Ir para o conteúdo

Importação de Itens via Arquivo (FSTR0251)

Conhecer o Programa

O programa de importação de itens via arquivo permite aos usuários realizar a inclusão de itens no FoccoERP de forma facilitada e simplificada, utilizando itens base para esse processo.

Como Funciona

  • A interface principal do programa permite visualizar os registros utilizados para importação, tanto os que já foram importados quanto os pendentes de importação.

  • É possível utilizar o programa através de upload de arquivo .CSV e através de inclusão manual de itens para importação.

Processos

Listagem de Itens

Exibe uma listagem de registros para importação, permitindo filtrar os mesmos através do status de importação:

  • Importado: Item importado com sucesso no FoccoERP. Esse status permite acessar o cadastro do item (programa FITE0200) através do botão "Abrir cadastro do item" disponível na coluna de ações.

  • Falha: Foram realizadas tentativas de importação e foram retornadas falhas durante o processo. As falhas podem ser visualizadas nos históricos de importação, através do botão "Históricos" disponível na coluna de ações.

  • Pendente: O registro foi incluído através de arquivo ou inclusão manual mas ainda não foi processada a importação do mesmo para o FoccoERP.

Carregar Arquivo

Permite a seleção de um arquivo com extensão .CSV para importação de uma lista de itens.

Layout

O conteúdo do arquivo deve seguir o padrão abaixo:

CÓDIGO;DESCRIÇÃO;UNIDADE DE MEDIDA;AGRUPADOR

Exemplo:

ITEM1;DESCRIÇÃO DO ITEM 1;UN;AGRUPADOR

ITEM2;DESCRIÇÃO DO ITEM 2;UN;AGRUPADOR

ITEM3;DESCRIÇÃO DO ITEM 3;KG

ITEM4;DESCRIÇÃO DO ITEM 4;KG

ITEM5;DESCRIÇÃO DO ITEM 5

ITEM6;DESCRIÇÃO DO ITEM 6

  1. Código do item: Código do item a ser importado (limite de 20 caracteres). Informação obrigatória. O código do item deve ser único.
  2. Descrição do item: Descrição do item a ser importado (limite de 70 caracteres). Informação obrigatória.
  3. Unidade de Medida: Unidade de medida do item a ser importado (limite de 6 caracteres). Opcional.
  4. Agrupador: Agrupador do item a ser importado (limite de 70 caracteres). Opcional.

Importante

Não deve ser adicionada linha de cabeçalho no arquivo para importação.

Incluir Item Manual

Permite a inclusão manual de um item para importação. Esta ação irá abrir uma interface para informar os dados do item, obedecendo as mesmas regras de negócio da importação via arquivo.

Excluir

O processo de exclusão pode ser realizado indidualmente para cada registro, através das ações disponíveis na listagem ou pode ser realizada em lote, selecionado vários registros da listagem. O botão "Excluir" disponível no rodapé da interface somente ficará disponível quando existirem registros selecionados, desde que eles não estejam importados no FoccoERP.

Processo de Importação

Para iniciar a importação dos itens para o FoccoERP é necessário selecionar ao menos um registro na listagem. Caso o usuário selecione itens importados e pendentes, os já importados serão ignorados no processo de importação.

Antes de iniciar a importação o sistema permite que sejam informados dados complementares para o processo de importação e criação dos itens.

O processo exige que seja selecionado um item base e empresas, ou seja, os itens selecionados serão criados nas empresas selecionadas e irão herdar as informações do item base escolhido.

Os dados informados/selecionados na tela de dados complementares irão prevalecer em relação ao item base. Exemplo: item base possui lote mínimo de 5 e na tela o usuário informa lote mínimo de 10. Nesse exemplo os itens serão criados com lote mínimo de 10.

As informações que são específicas por empresa estão disponíveis na aba "Empresas". A seleção dos dados é feita por empresa, permitindo assim flexibilidade no processo de importação.

Ao finalizar o processo de importação dos itens é exibido um resumo da importação, indicando os sucessos e falhas ocorridas no processo. Após fechar a tela de resumo é possível acessar e visualizar os mesmos históricos através do botão "Históricos" disponível na coluna de ações.

Regras de importação

Conforme citado anteriormente, o processo de importação irá herdar as informações do item base, e verificar os dados informados na tela de dados complementares da importação. Algumas informações do item destino seguem as regras abaixo:

Código e descrição do item: serão utilizados conforme informado no registro de importação.

Unidade de medida: será considerada a unidade de medida informada nos dados complementares. Caso não tenha sido informada, então será considerada a unidade de medida informada no registro de importação. Se ambas não estiverem informadas, será utilizada a unidade de medida do item base.

Classificação de itens: caso seja informada nos dados complementares da importação, a classificação será replicada para todas as pastas do item a ser criado. Se não for informada, será utilizada a classificação do item base.

Almoxarifado: caso seja informado um almoxarifado nos dados complementares da importação, o almoxarifado será replicado para todas as pastas do item a ser criado. Se não for informado, será utilizado o almoxarifado do item base.

Históricos

Para cada item é possível visualizar os históricos vinculados, tanto a origem do item (arquivo ou manual) quanto as tentativas de importação para o FoccoERP. Os históricos são exibidos de ordem decrescente, ou seja, os últimos históricos aparecem antes na listagem.

Os históricos relacionados à importações possuem a opção de visualizar os históricos de dados complementares utilizados no processo.

Histórico de Dados Complementares

Interface que permite visualizar todos os dados utilizados no processo de importação dos itens.