Gestão Financeira de Pedidos de Venda¶
Conhecer o Processo¶
O que é?¶
O processo de Gestão Financeira de Pedidos de Venda tem como objetivo proporcionar um gerenciamento eficiente da entrada de pedidos dos lojistas, bem como o controle de pagamentos de antecipação e adiantamento de pedidos. Além disso, o sistema possibilita a entrada de pré-pedidos, que são pedidos destinados a reservar o valor dos itens, garantindo o preço da tabela de venda no dia do envio, independentemente de possíveis alterações futuras de preço.
Para que Serve?¶
O processo de Gestão Financeira de Pedidos de Venda serve para proporcionar um gerenciamento eficiente da entrada de pedidos de vendas da empresa. Ele abrange várias etapas e funcionalidades que visam controlar o fluxo financeiro relacionado aos pedidos, garantindo a integridade das informações financeiras e oferecendo flexibilidade para ajustes antes da finalização dos pedidos
Finalidades desse processo
Controle de Pedidos O processo permite o registro e controle de pedidos de venda, incluindo pré-pedidos, pedidos definitivos, pedidos de assistência técnica e pedidos de requisição.
Reserva de Valor Através dos pré-pedidos, é possível reservar o valor dos itens de acordo com a tabela de venda atual, garantindo que o preço não seja afetado por possíveis alterações futuras nos preços.
Antecipação de Pagamento Com a entrada de pré-pedidos, os clientes têm a opção de antecipar o pagamento, assegurando que os recursos financeiros estejam disponíveis para o projeto futuro.
Substituição de Pedidos O processo permite a criação de pedidos de substituição, nos quais é possível fazer alterações e ajustes em relação aos pré-pedidos originais, como adição, remoção ou modificação de itens.
Comparação e Cálculo de Diferenças A interface da Gestão Financeira permite comparar detalhadamente o pedido de substituição com o pré-pedido original. Além disso, o sistema calcula as diferenças entre os valores, levando em conta os parâmetros de descontos/acréscimos e diferença do valor presente.
Acompanhamento Um programa específico, o "Console de Gestão Financeira de Pedidos de Venda," proporciona uma visão completa do status e das etapas financeiras envolvidas no processo, permitindo o acompanhamento e a tomada de decisões informadas.
Roteiro de Implantação¶
Antes de iniciar a utilização do processo os seguintes parâmetros e cadastros auxiliares devem ser respondidos no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa:
Parâmetros
A gestão financeira de pedidos de venda possui diversos parâmetros que podem ser configurados para adequar o processo às necessidades específicas do negócio.
Os parâmetros necessários para a configuração da gestão financeira estão no programa Parâmetros da Gestão Financeira de Pedidos de Venda
1 - Forma de Vínculo do Pedido de Substituição com o Pré-Pedido
Indica a forma do vínculo de encontro de pedidos de substituição com o pré-pedido.
- "Pré-Pedido será informado na inclusão da substituição": Nessa opção, o pré-pedido deve ser informado manualmente no momento da inclusão da substituição. O usuário deve especificar o ID do pré-pedido associado à substituição.
- "Será indicado pelo contrato": Nessa opção, o pré-pedido será vinculado automaticamente ao contrato associado à substituição. Nesse caso, só poderá existir um pré-pedido por contrato, e o pré-pedido anterior será cancelado automaticamente.
Resposta padrão: 1
2 - Copiar Descontos/Acréscimos do Pré-Pedido para a Substituição
Indica se os descontos/acréscimos do pré-pedido devem ser copiados para o pedido de substituição.
- Habilitado (S): Os descontos/acréscimos da capa e dos itens do pré-pedido serão copiados para o pedido de substituição. Os descontos/acréscimos da substituição serão ignorados, mantendo apenas os do pré-pedido. Essa regra não será aplicada para itens da substituição que não existem no pré-pedido.
- Desabilitado (N): Os descontos/acréscimos do pré-pedido não serão copiados para o pedido de substituição.
Resposta padrão: N
3 - Desconto/Acréscimo com Diferença do Valor Presente do Pré-Pedido
Indica se o pedido de substituição terá um desconto/acréscimo correspondente à diferença do valor presente do pré-pedido com o valor de tabela de venda atual.
- Habilitado (S): Caso o pré-pedido seja informado na substituição, o pedido de substituição receberá um desconto/acréscimo correspondente à diferença do valor presente do pré-pedido com o valor de tabela de venda atual. Esse desconto/acréscimo será colocado na capa do pedido de substituição.
- Desabilitado (N): Não será calculado a diferença de preços do pré-pedido com a tabela atual.
Resposta padrão: N
4 - Motivo de Cancelamento Automático dos Pedidos de Venda
Define o código do motivo de cancelamento que será utilizado para o cancelamento automático de pré-pedidos na gestão financeira. Será considerado apenas quando a Forma de Vínculo for por contrato.
5 - Dias de Vencimento para Geração do Título de Débito
Indica a quantidade de dias para o vencimento do pagamento do título gerado pelo débito da conciliação entre o pedido de substituição e o pré-pedido.
Resposta padrão: 30 dias
6 - Gerar Adiantamento Do Crédito Da Substituição
Indica se irá gerar o título de adiantamento no crédito da substituição. Deve ser utilizado Desabilitado (N) quando for utilizado o mesmo documento de adiantamento configurado no sistema para gerar os títulos de adiantamento na gestão financeira.
- Habilitado (S): Gera o título de adiantamento ao liberar um pedido de substitução que possua crédito em sua comparação com o pré-pedido.
- Desabilitado (N): Não será gerado o título de adiantamento. A responsabilidade de manter o adiantamento será dado pelo pagamento das antecipações, configurado no programa FPDV0255.
Resposta padrão: S
7 - Tipo De Movimento Para A Emissão Dos Adiantamentos
Informe o tipo de movimento para emissão dos adiantamentos no processo de geração de crédito da substituição.
8 - Cancelamento Automático da Liberação do Pedido
- Habilitado (S): Os pedidos serão cancelados automaticamente ao cancelar a liberação do pedido no programa de gestão financeira.
- Desabilitado (N): Os pedidos terão seus títulos cancelados, mas o pedido poderá ser liberado novamente, gerando novos títulos de antecipação
Resposta padrão: N
9 - Intervalo de Dias na Gestão Financeira
Informe o valor padrão de dias para serem exibidos no intervalo de data na gestão financeira (FPDV0254).
Resposta padrão: 30 dias.
10 - Permitir Liberação de Pedidos com Máscaras Temporárias ou Inválidas
- Habilitado (S): Será permitido liberar os pedidos na gestão financeira mesmo quando o pedido possuir máscaras temporárias ou inválidas.
- Desabilitado (N): Sistema irá bloquear a liberação de pedidos com máscaras temporárias ou inválidas.
Resposta Padrão: N
11 - Bloquear Alterações dos Itens do Pedido em Gestão Financeira
- Habilitado (S): Serão bloqueadas alterações no item do pedido (inclusão, exclusão, alteração do código do item, configurado e quantidade) que estiverem em gestão financeira.
- Desabilitado (N): O sistema irá permitir alterar informações do pedido enquanto o pedido não for liberado e tiver títulos de antecipação gerados.
Resposta Padrão: N
12 - Liberação de Pedidos Após Envio do Último Pedido
- Habilitado (S): O processo de liberação (salvar) um pedido na gestão financeira só poderá ser realizado depois do envio do último pedido. Ao liberar um pedido, todos os pedidos de mesmo contrato serão liberados.
- Desabilitado (N): Não realiza validação de último pedido na liberação de pedidos
Resposta Padrão: N
13 - Cancelamento Automático dos Pedidos de Substituição do Mesmo Contrato
- Habilitado (S): ao cancelar um pré-pedido com contrato na gestão financeira, todos os pedidos de substituição do mesmo contrato serão cancelados.
- Desabilitado (N): ao cancelar um pré-pedido, será cancelado o pedido mas a substituição de mesmo contrato ficarão em aberto
Resposta Padrão: N
14 - Forma de Baixa dos Títulos do Faturamento em Aberto
Indica a forma de baixa dos títulos de faturamento para pedidos da gestão financeira quando houver títulos de antecipação em aberto:
- 1: Deixa o título em aberto. Sua baixa será realizada pelo pagamento do adiantamento.
- 2: Realiza a baixa total do título. Não serão mais gerados adiantamentos nos pagamentos da antecipação. Necessário configurar o tipo de movimento de pagamento total e seu portador pelo programa FPDV0255.
Resposta Padrão: 1
Cadastros Auxiliares
Configurações da Gestão Financeira de Pedidos de Venda (FPDV0255)
O programa FPDV0255 permite as configurações dos parâmetros financeiros para geração dos títulos do processo. É possível realizar regras de configurações por tipo de pedido e forma de pagamento
Entrada de Pedidos na Gestão Financeira¶
A entrada de pedidos é realizada por meio da importação de pedidos pelo FoccoIntegrador ou sua API.
Ao entrar na gestão financeira, um pedido é bloqueado no financeiro com o motivo de "PEDIDO EM PROCESSO DE GESTÃO FINANCEIRA DO PEDIDO DE VENDA". Esse pedido só poderá ser liberado pela gestão financeira de pedidos de venda, a liberação de pedidos no financeiro não irá permitir a sua liberação até que o pedido tenha sido aprovado.
Para importação de um pedido na gestão financeira dos pedidos, é necessário informar os campos da "GestaoFinanceira", conforme o exemplo abaixo:
"GestaoFinanceira": {
"Tipo": "PP",
"Contrato": "PED00001-00001",
"PrePedidoID": 59908,
"UltimoPedido": true
}
Detalhes dos Campos¶
A "GestaoFinanceira" possui três campos que devem ser preenchidos adequadamente:
- Tipo (obrigatório): Indica o tipo do pedido sendo importado. Os valores possíveis são:
Tipo | Descrição |
---|---|
PP | Pré Pedido: Utilizado para criar um pré-pedido que servirá para reservar o valor dos itens e garantir o preço da tabela de venda no momento da criação do pré-pedido. Para importação de um Pré Pedido o tipo do pedido deve ser Orçamento (ORC) |
S | Substituição: Utilizado para importar um pedido de substituição com base em um pré-pedido existente. |
P | Pedido: Utilizado para importar um pedido definitivo |