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Gestão de Pós-Vendas

Conhecer o Processo

O que é?

Quando é necessário a devolução, cancelamento ou bonificação de uma nota fiscal que possuir transação aprovada na Supplier, a Supplier não permite o cancelamento ou alteração em uma transação (nota fiscal) de venda registrada e aprovada. Nestas situações, deve ser executado o fluxo de pós-vendas definido pela Supplier, o qual consiste no envio de solicitação de pós-vendas, que serão analisadas para definir o quanto de crédito/saldo da venda pode ser devolvido/bonificado pela Supplier e o quanto do valor da devolução, cancelamento ou bonificação que deverá ser devolvido diretamente ao cliente.

Devolução e Cancelamento

Devolução e cancelamento seguem o seguinte processo:

1 - Execução da devolução ou cancelamento no FoccoERP

Quando for realizada a devolução ou o cancelamento de uma nota fiscal de saída com transação aprovada na Supplier, utilizando os processos padrões do FoccoERP (Manutenção de Notas de Entrada – FREC0200 ou Cancelamento de Notas Fiscais de Saída - FFAT0101), será gerado um crédito para o cliente da nota fiscal correspondente ao valor total da devolução, conforme os parâmetros configurados nos parâmetros da categoria “5 - PARÂMETROS DE PÓS-VENDAS” dos “Parâmetros de Integração Supplier”. Este crédito, será considerado como um crédito “temporário” que será baixado por reversão quando for recebido o resultado do envio da solicitação de pós-vendas da Supplier, onde serão gerados os créditos definitivos correspondentes ao valor devolvido pela Supplier e o valor devolvido diretamente ao cliente. Além disso, a partir deste momento, o registro de Pós-Vendas estará disponível para consulta e acompanhamento na Console de Gestão de Vendas-Supplier, vinculado à nota fiscal de saída origem da devolução ou cancelamento.

2 - Envio da Solicitação de Pós-Vendas de Devolução e Cancelamento para a Supplier

Após a efetivação de uma devolução ou cancelamento de uma nota fiscal de saída com transação aprovada na Supplier, é disparado automaticamente o envio da solicitação de pós-vendas para a Supplier, que corresponde no registro da devolução/cancelamento na Supplier com o objetivo de verificar se a operação é aprovada, o valor de crédito que é possível devolver pela Supplier e o valor de crédito que deverá ser devolvido diretamente ao cliente. O resultado do envio da solicitação pode ser acompanhado pela Console de Gestão de Crédito - Supplier aba Notas Fiscais, e caso ocorra algum problema no envio da solicitação de pós-vendas é possível executar manualmente o envio pela console.

3 - Consulta do Resultado da Solicitação de Pós-Vendas na Supplier

No envio da solicitação de pós-venda, normalmente a solicitação não é aprovada de imediato, sendo retornada à situação “Em Análise/Em Andamento” no momento do envio da solicitação. Desta forma, é necessário consultar posteriormente o resultado do registro da solicitação. Para isso, existe um processo de consulta de solicitações de pós-vendas executado de forma automática na periodicidade configurada no parâmetro "2.4 - Intervalo De Tempo Para Consulta Automática De Solicitação De Pós-Vendas (Em Minutos)", dos "Parâmetros de Integração Supplier". Além disso, é possível a execução de consultas de forma manual pela Console de Gestão de Vendas – Supplier aba Notas Fiscais – Pós-vendas. Ao ser recebido o resultado de uma consulta de solicitação de pós-vendas, a solicitação de pós-vendas é atualizada e mantida conforme a situação da mesma na Supplier, registrando as parcelas de débito recebidas da Supplier, quando existirem.

4 - Processamento da Aprovação da Solicitação de Pós-Vendas

O processamento da aprovação de uma solicitação de pós-vendas de cancelamento e devolução, é executado de forma automática ao ser recebida a aprovação de uma solicitação de pós-vendas, no envio ou consulta de solicitações de pós-vendas. Além disso, é possível executar o processamento de forma manual pela Console de Gestão de Vendas – Supplier (aba Notas Fiscais, Informações de pós-vendas), para situações em que ocorrer alguma divergência e for necessário o reprocessamento da aprovação. A situação do processamento pode ser acompanhada junto à interface de “Informações de vendas” da nota fiscal correspondente, na Console de Gestão de Vendas – Supplier.

Como funciona o processamento da aprovação de devolução e cancelamento?

O processamento da aprovação de uma solicitação de pós-vendas de devolução e/ou cancelamento corresponde em 3 etapas:

A. Realizar a geração dos títulos do CR correspondente às parcelas de débito recebidas da Supplier, sendo esse o valor de “crédito devolvido pela Supplier”:

Caso existir valor de “crédito devolvido pela Supplier” para a solicitação de pós-vendas em questão, a Supplier irá disponibilizar as parcelas de débito e para cada uma dessas parcelas será realizada a geração do título do CR correspondente, conforme as configurações realizadas nos parâmetros 10, 11 e 12 da categoria “5 - PARÂMETROS DE PÓS-VENDAS” dos “Parâmetros da Integração Supplier”. Estas parcelas de débito, serão baixadas posteriormente pelo processo de conciliação, conforme as movimentações financeiras realizadas pela Supplier.

B. Realizar a geração do título do CR correspondente ao valor de “crédito devolvido ao Cliente”:

Caso existir valor de “crédito devolvido diretamente ao Cliente” para a solicitação de pós-vendas em questão, será realizada a geração de um adiantamento/crédito ao cliente, para que ele possa utilizar esse crédito em vendas futuras. O título de crédito será gerado conforme as configurações realizadas nos parâmetros 7, 8 e 9 da categoria “5 - PARÂMETROS DE PÓS-VENDAS” dos “Parâmetros da Integração Supplier”.

C. Realizar a baixa por reversão do título de crédito gerado na Execução da devolução ou cancelamento no FoccoERP, contra os títulos gerados nos itens A e B: Visto que ao executar uma devolução ou cancelamento foi realizada a geração de um crédito “temporário” para o cliente, este é o momento em que é realizada a baixa do crédito temporário, para indicar a substituição do mesmo pelos créditos que oficialmente serão fornecidos ao cliente, sendo que os créditos oficiais são os títulos do CR gerados pelos itens A e B acima. Neste momento, é realizada a baixa por reversão do título de crédito temporário, contra os títulos de crédito devolvidos diretamente ao cliente e devolvidos pela Supplier. Para isso, são utilizados tipos de movimento e portador configurados nos parâmetros 13 e 14 para baixa por “crédito devolvido diretamente ao Cliente” e 15 e 16 para baixa por “crédito devolvido pela Supplier”. Parâmetros estes configurados junto à categoria “5 - PARÂMETROS DE PÓS-VENDAS” dos “Parâmetros da Integração Supplier”.

Bonificação

Bonificação segue o seguinte processo:

1 - Fornecimento de Bonificação

A bonificação é realizada de forma manual pela Console de Gestão de Vendas – Supplier, executando a bonificação para a Nota Fiscal selecionada. Neste momento é informado qual o valor que se deseja bonificar ao cliente e ao confirmar é realizado o registro da bonificação para envio à Supplier e é feita a geração do crédito “temporário” para o cliente, correspondente ao valor da bonificação. O título de crédito é gerado conforme as configurações realizadas nos parâmetros 1, 2 e 3 da categoria “6 - PARÂMETROS DE BONIFICAÇÃO” dos “Parâmetros da Integração Supplier”. Além disso, a partir deste momento o registro de pós-vendas estará disponível para consulta e acompanhamento na Console de Gestão de Vendas - Supplier, vinculado à nota fiscal de saída origem da bonificação.

2 - Envio da Solicitação de Pós-Vendas de Bonificação para a Supplier

Após a confirmação da bonificação é disparado automaticamente o envio da solicitação de pós-vendas para a Supplier, que corresponde no registro da bonificação na Supplier com o objetivo de verificar se a operação é aprovada e o valor de crédito que é possível bonificar pela Supplier e o valor de crédito que deverá ser devolvido/bonificado diretamente ao cliente. O resultado do envio da solicitação pode ser acompanhado pela Console de Gestão de Crédito - Supplier aba Notas Fiscais, e caso ocorra algum problema no envio da solicitação de pós-vendas é possível executar manualmente o reenvio pela console.

3 - Consulta do Resultado da Solicitação de Pós-Vendas na Supplier

No envio da solicitação de pós-venda, normalmente a solicitação não é aprovada de imediato, sendo retornada a situação “Em Análise/Em Andamento” no momento do envio da solicitação. Desta forma, é necessário consultar posteriormente o resultado do registro da solicitação. Para isso, existe um processo de consulta de solicitações de pós-vendas executado de forma automática na periodicidade configurada no parâmetro "2.4 - Intervalo De Tempo Para Consulta Automática De Solicitação De Pós-Vendas (Em Minutos)", dos "Parâmetros de Integração Supplier". Além disso, é possível a execução de consultas de forma manual pela Console de Gestão de Vendas – Supplier aba Notas Fiscais – Pós-vendas. Ao ser recebido o resultado de uma consulta de solicitação de pós-vendas, a solicitação de pós-vendas é atualizada e mantida conforme a situação da mesma na Supplier, registrando as parcelas de débito recebidas da Supplier, quando existirem.

4 - Processamento da Aprovação da Solicitação de Pós-Vendas de Bonificação

O processamento da aprovação de uma solicitação de pós-vendas de bonificação é executado de forma automática ao ser recebida a aprovação de uma solicitação de pós-vendas, no envio ou consulta. Além disso, é possível executar o processamento de forma manual pela Console de Gestão de Vendas – Supplier (aba Notas Fiscais, Informações de pós-vendas), para situações em que ocorrer alguma divergência e for necessário o reprocessamento da aprovação. A situação do processamento pode ser acompanhada junto à interface de “Informações de vendas” da nota fiscal correspondente, na Console de Gestão de Vendas – Supplier.

Como funciona o processamento da aprovação de uma bonificação?

O processamento da aprovação de uma solicitação de pós-vendas de bonificação, corresponde a 3 etapas:

A. Realizar a geração dos títulos do CR correspondente às parcelas de débito recebidas da Supplier, esse é o valor de “crédito bonificado pela Supplier”:

Caso existir valor de “crédito devolvido/bonificado pela Supplier” para a solicitação de pós-vendas em questão, a Supplier irá disponibilizar as parcelas de débito e para cada uma dessas parcelas será realizada a geração do título do CR correspondente, conforme as configurações realizadas nos parâmetros 7, 8 e 9 da categoria “6 - PARÂMETROS DE BONIFICAÇÃO” dos “Parâmetros da Integração Supplier”. Estas parcelas de débito, serão baixadas posteriormente pelo processo de conciliação, conforme as movimentações financeiras realizadas pela Supplier.

B. Realizar a geração do título do CR correspondente ao valor de “crédito devolvido/bonificado ao Cliente”:

Caso existir valor de “crédito devolvido/bonificado diretamente ao Cliente” para a solicitação de pós-vendas em questão, será realizada a geração de um adiantamento/crédito ao cliente, para que ele possa utilizar esse crédito em vendas futuras. O título de crédito será gerado conforme as configurações realizadas nos parâmetros 4, 5 e 6 da categoria “6 - PARÂMETROS DE BONIFICAÇÃO” dos “Parâmetros da Integração Supplier”.

C. Realizar a baixa por reversão do título de crédito gerado no “Fornecimento da Bonificação”, contra os títulos gerados nos itens A e B:

Visto que ao executar uma bonificação, foi realizada a geração de um crédito “temporário” para o cliente, este é o momento em que é realizada a baixa do crédito temporário para indicar a substituição do mesmo pelos créditos que oficialmente serão fornecidos ao cliente, sendo que os créditos oficiais são os títulos do CR gerados pelos itens A e B acima. Neste momento, é realizada a baixa por reversão do título de crédito temporário, contra os títulos de crédito devolvido/bonificado diretamente ao cliente e devolvidos/bonificados pela Supplier. Para isso, são utilizados tipos de movimento e portador configurados nos parâmetros 10 e 11 para baixa por “crédito devolvido/bonificado diretamente ao Cliente” e 12 e 13 para baixa por “crédito devolvido/bonificado pela Supplier”. Parâmetros estes configurados junto à categoria “6 - PARÂMETROS DE BONIFICAÇÃO” dos “Parâmetros da Integração Supplier”.

Fluxo

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Gestão de Crédito