Ir para o conteúdo

Tratamento de Tipos de Frete

Conhecer o Processo

O que é?

O objetivo deste processo é tratar os tipos de frete definidos pela autoridade fiscal brasileira no arquivo XML da NFe, DANFE e arquivos de dados fiscais do SPED Fiscal e EFD - PIS/COFINS.

Para que Serve?

O processo de definição do tipo de frete é utilizado para determinar o correto tipo de frete do documento fiscal emitido/recebido pela empresa, bem como nos arquivos de dados fiscais enviados à SEFAZ (principalmente SPED Fiscal e EFD - PIS/COFINS). Adicionalmente pode ser utilizado para definir tipos de frete default em clientes/fornecedores, definição das políticas de desconto/acréscimo/comissões da empresa como um critério de seleção.

Roteiro de Importação

Parâmetros

Não se aplica.

Cadastros Auxiliares

Não se aplica.

Passo a Passo

Passo a Passo

Todo o processo de tratamento de tipos de frete do FoccoERP será explicado passo a passo a seguir:

Passo 1:

O tipo de frete padrão deve ser informado corretamente no Cadastro de Clientes (FCLI0200), na pasta Dados de Faturamento, com o tipo de frete normalmente utilizado para faturamento a este cliente. Isto facilitará a operação do sistema por parte do usuário final do processo e ajudará a evitar erros na emissão de notas fiscais e pedidos.

Passo 2:

Da mesma forma, no Cadastro de Fornecedores (FFOR0200) deve ser informado o tipo de frete padrão nas notas vindas do fornecedor, mais uma vez facilitando a utilização do sistema por parte do usuário do setor de recebimento.