Ir para o conteúdo

Inter-Fábricas

Conhecer o Processo

O que é?

O processo inter-fábricas permite a uma empresa que tenha várias fábricas que faça todo o gerenciamento de compras e vendas de produtos dentro do grupo de forma automatizada.

Para que Serve?

Para exemplificar o processo é necessário imaginar que exista uma Matriz e duas fábricas (a Fábrica A e a Fábrica B). Assim, a matriz é a responsável por todas as compras e vendas de matéria-prima do grupo e o processo segue o seguinte fluxo:

  • O MRP é executado na Matriz que gera as ordens de compra inter-fábrica;

  • Estas ordens de compra são liberadas automaticamente gerando pedidos de compra na Matriz. Nas Fábricas A e B são gerados os pedidos de venda.

  • Ao término da execução do MRP o programa será novamente executado na Fábrica A que fará o mesmo processo da Matriz gerando os pedidos de compra na Fábrica A e os pedidos de venda para a Fábrica B ou para a própria Matriz no caso de matéria-prima.

Deste modo, este ciclo será executado em todas as fábricas até voltar à Matriz que gerará as ordens de compras de necessidades de matéria-prima vindas das fábricas.

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Antes da parametrização é necessário fazer o cadastramento das empresas envolvidas no processo inter-fábricas.

Tanto no caso da EMPRESA PRODUTORA quanto da EMPRESA FILIAL será necessário fazer o cadastramento em:

Utilitários > Cadastro de Empresas (FUTL0001) através do preenchimento do campo Código na pasta Empresa.

Os seguintes parâmetros devem ser definidos para a utilização do processo Inter-Fabricas:

  1. No caso da empresa ser uma FILIAL é necessário informar o código da empresa como fornecedor inter-fábrica no Parâmetro 2 (Código de Fornecedor para Geração de Pedido de Compra Inter-Fábrica) em Parâmetros do Sistema > Parâmetros da Manufatura > Parâmetros Planejamento (FUTL0125 PLA PLA). Este código será gerado e utilizado no programa Cadastro de Fornecedores (FFOR0200) como informação do campo Código e isto demonstrará que a filial se comportará como um fornecedor perante a matriz.

  2. No caso da empresa ser a MATRIZ é necessário informar o código da empresa como cliente inter-fábrica no Parâmetro 3 (Código do Cliente para Geração do Pedido de Venda Inter-Fábrica) em Parâmetros do Sistema -> Parâmetros da Manufatura -> Parâmetros Planejamento (FUTL0125 PLA PLA). Este código será gerado e utilizado no programa Cadastro de Clientes (FCLI0200) como informação do campo Cliente e isto demonstrará que a matriz se comportará como um cliente da filial.

  3. No entanto, caso a empresa seja PRODUTORA não será necessário informar respostas no Parâmetro 2 (Código de Fornecedor para Geração de Pedido de Compra Inter-Fábrica) e no Parâmetro 3 (Código do Cliente para Geração do Pedido de Venda Inter-Fábrica) em Parâmetros do Sistema > Parâmetros da Manufatura > Parâmetros Planejamento (FUTL0125 PLA PLA).

Cadastros Auxiliares

Antes de iniciar a utilização do processo de Inter-Fábricas os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.

Em Cadastros Auxiliares > Comercial > Pedido de Venda > Tabela de Venda > Cadastro de Preços da Tabela de Venda (FPRV0201)

Em Cadastros Auxiliares > Comercial > Pedido de Venda > Tabela de Venda > Cadastro de Preços da Tabela de Venda

Cadastrar o preço de venda na tabela de venda para que a empresa produtora possa gerar o pedido de venda inter-fábrica.

É necessário cadastrar os itens na EMPRESA PRODUTORA através do programa localizado em: Manufatura > Item - PDM > Cadastro de Itens (FITE0200) através do preenchimento do campo Código do Item na pasta Item e do campo Empresa Produtora na pasta Engenharia (isso porque como o item é fabricado deve ser informada a empresa produtora).

A EMPRESA FILIAL copiará todos os itens da EMPRESA PRODUTORA através do programa que se encontra em: Manufatura > Item - PDM > Cópia de Itens entre Empresas (FITE0254).

Observação

Para a EMPRESA FILIAL o item poderá ser fabricado deste que esteja informada a empresa produtora no programa localizado em: Manufatura > Item - PDM > Cadastro de Itens (FITE0200).

É necessário cadastrar o plano de planejamento na EMPRESA PRODUTORA através do programa que se encontra em: Manufatura > Planejamento de Materiais > Manutenção de Planos de Produção (FPLA0101). Para isto, é preciso informar as empresas que participarão do processo inter-fábricas informando o Código e a Razão Social das mesmas na tela que é aberta ao clicar no botão Inter-Fábricas na pasta Planos de Produção. Também é importante selecionar os parâmetros a serem utilizados pela empresa na pasta Parâmetros.

É necessário cadastrar o plano de planejamento na EMPRESA FILIAL através do programa que se encontra em: Manufatura > Planejamento de Materiais > Manutenção de Planos de Produção (FPLA0101). Para isto, é preciso informar as empresas que participarão do processo inter-fábricas informando o Código e a Razão Social das mesmas na tela que é aberta ao clicar no botão Inter-Fábricas na pasta Planos de Produção. É importante selecionar os parâmetros a serem utilizados pela empresa na pasta Parâmetros. No entanto, no plano cadastrado na empresa filial é preciso ficar atento ao parâmetro "Pedidos de Compra Liberados" porque se este plano não considerar os pedidos de compra liberados gerará ordens de compra planejadas duplicadas. Deste modo, cada vez que for executado o MRP serão geradas ordens de compra de pedidos de venda que já foram planejados.

Passo a Passo

Passo a Passo

Para que o processo inter-fábricas funcione de forma correta é necessário seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1

É necessário cadastrar o pedido de venda procedendo como o habitual no programa localizado em: Comercial > Pedido de Venda > Cadastro de Pedidos de Venda (FPDV0200 PDV).

OBSERVAÇÃO Toda a ação do processo inter-fábricas ocorrerá levando em consideração as informações do cadastro de itens através do programa localizado em: Manufatura > Item - PDM > Cadastro de Itens (FITE0200).

Passo 2

Em seguida é preciso realizar a liberação dos pedidos através do programa localizado em: Comercial > Pedido de Venda > Liberação Comercial/Financeira Pedidos de Venda (FPDV0203 AMB). Para isto, basta informar no campo Número Pedidos os números dos pedidos para liberação.

Passo 3

Após a liberação dos pedidos deve ser realizado o cálculo do planejamento através do programa localizado em: Manufatura > Planejamento de Materiais > Cálculo do Planejamento (FPLA0200).

Passo 4

Na sequência deve ser feita a liberação das ordens de compra planejadas inter-fábricas através do programa que se encontra em: Suprimentos > Pedido de Compra > Liberação de Ordens de Compra (Planejadas) (FPLA0202). Neste programa é preciso selecionar o plano inter-fábrica no campo Plano e, além disto, também é necessário selecionar a opção Inter-Fábrica no campo Tipo Ordem antes de executar a consulta através do botão Executar. Assim, aparecerão os itens que estão na EMPRESA PRODUTORA informada, ou seja, os itens que são fabricados. Logo em seguida, deve-se selecionar os itens desejados e clicar no botão Gerar Pedido para que seja gerado um pedido de compra para cada item na EMPRESA FILIAL e um pedido de venda para cada item na EMPRESA PRODUTORA.

Passo 5

Após a liberação dos pedidos é realizado o cálculo do MRP na empresa produtora através do programa localizado em: Manufatura > Planejamento de Materiais > Cálculo do Planejamento (FPLA0200).

Passo 6

Para consultar os pedidos de venda inter-fábrica na empresa produtora deve-se ir ao programa que se encontra em: Comercial > Pedido de Venda > Consultas > Consulta Pedidos de Venda (CPDV0410 PDV).

Fluxo

Fluxo

Em desenvolvimento.