Ir para o conteúdo

Integração FoccoLOJAS (WebService)

Conhecer o Processo

O que é?

É o processo de integração do FoccoERP (sistema fábrica) com o sistema FoccoLOJAS (sistema das lojas) também chamado de WebService (WS).

Para que Serve?

Durante o processo de orçamento, precificação, geração e envio de pedido de compra, seja por venda, venda futura e/ou assistência técnica, o sistema se comunica com a fábrica através de webservice para capturar algumas informações.

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Os parâmetros necessários para a integração com o FoccoMOBILE encontram-se nas seguintes pastas:

Parâmetros Gerais do Pedido de Venda do FoccoERP

61 - indica se é obrigatório informar a transportadora no pedido, dos parâmetros gerais do pedido de venda.

Cadastros Auxiliares

Não se aplica.

Passo a Passo

Passo a Passo

Serão descritos neste passo a passo a captura referente às seguintes informações: Transportadora, Divisão de Venda, Tipo de Nota e Tabela de preço de venda.

Importante

Sempre que uma informação for sugerida, esta não será substituída automaticamente, somente informações que não estejam informadas serão substituídas durante o processo de sincronismo.

Exemplo

No momento do orçamento foi informado que será utilizada a Tabela de Venda A e pela hierarquia a que se deveria utilizar é a Tabela de Venda B, o sistema não substitui a informação inserida no orçamento. Apenas se o campo estiver em branco o sistema informa como padrão para o usuário a Tabela de Venda B.

Transportadora

A hierarquia para captura e sugestão da Transportadora é:

  • Transportadora de menor ranking do cadastro de clientes/estabelecimentos na fábrica;

  • Se não for pedido de compra, ou seja, se estiver somente orçando/precificando, utiliza a primeira transportadora encontrada no cadastro da fábrica;

  • Por fim, respeita o parâmetro "61 - indica se é obrigatório informar a transportadora no pedido, dos parâmetros gerais do pedido de venda do FoccoERP. Assim, se não houver nenhuma transportadora que atenda as regras acima, exibe uma mensagem de erro.

Divisão de Venda

A hierarquia para captura e sugestão da divisão de venda é:

  • Busca a informação caso esteja cadastrada nos dados de faturamento do estabelecimento do cliente. Após isso valida com o tipo de pedido que está sendo gerado: Normal, Venda Futura ou Assistência Técnica. Se o tipo estiver de acordo, utiliza esta divisão de venda;

  • Se a situação acima não for encontrada, verifica se há somente uma divisão de venda cadastrada com o tipo do pedido, em caso positivo, utiliza esta divisão de venda;

  • Se nenhuma das duas situações acima forem verdadeiras e o usuário não está gerando um pedido de compra, ou seja, está somente orçando/precificando, o sistema utiliza a 1ª divisão de venda encontrada que respeite o tipo de pedido conforme citado na primeira tentativa;

  • Se não houver nenhuma divisão de venda que atenda às regras, será exibeda uma mensagem de erro solicitando que entre em contato com a fábrica.

Tipo de Nota

A hierarquia para captura e sugestão do tipo de nota é:

  • Utilizando a divisão de venda, caso esta seja de assistência técnica, é possível cadastrar no cadastro de assistência técnica na fábrica o tipo de nota a ser utilizado por UF. Se houver este cadastro o mesmo será utilizado;

  • Caso a primeira situação seja inválida, o sistema procura o tipo de nota que respeita o cadastro de redução, substituição e diferimento de ICMS/IPI da fábrica;

  • Ainda assim, se o tipo de nota não for encontrado, o sistema irá buscar a informação do cadastro de clientes/estabelecimento na fábrica;

  • Se a informação ainda não existir, o próximo passo é o cadastro de tipo de nota default da fábrica;

  • Se não obtiver ainda a informação, utiliza o primeiro tipo de nota informado na capa do pedido;

  • Finalmente, se não for possível obter a informação, será exibida uma mensagem de erro solicitando que entre em contato com a fábrica.

Tabela do Preço de Venda

A hierarquia para captura e sugestão da tabela do preço de venda é:

  • Utilizando a divisão de venda, captura-se a tabela do preço de venda;

  • Se não houver informação no cadastro da divisão de venda da fábrica, busca a informação da capa do cliente/estabelecimento;

  • Se ainda não for encontrada a informação, verifica se foi informado nos parâmetros da fábrica qual a tabela de venda default deve ser utilizada;

  • Se ainda não obtiver a informação, verifica se há somente um registro de tabela de venda na fábrica, em caso positivo, utiliza esta tabela;

  • Finalmente, se não for possível identificar qual a tabela de venda, será exibida uma mensagem de erro solicitando que entre em contato com a fábrica.

Fluxo

Fluxo

s Em desenvolvimento.