Inspeção de Recebimento¶
Conhecer o Processo¶
O que é?¶
É uma forma de avaliar as peças e serviços dos fornecedores, através de um roteiro de inspeção previamente cadastrado.
Para que Serve?¶
Serve para avaliar inspecionar a qualidade de produção de determinados fornecedores e também é utilizado no cálculo da avaliação do fornecedor, influencia diretamente no índice de qualificação do fornecedor.
Sempre que lançada uma nota de entrada e ou um aviso de recebimento, conforme parametrizações, de um item que possua inspeção em recebimento o sistema irá gerar uma ordem de inspeção, que deverá ser liberada e impressa para o controle de qualidade realizar a conferencia das peças conforme roteiro de inspeção, que foi previamente cadastrado, este irá rejeitar e ou aprovar o lote de peças dependendo do número de peças conforme e ou inconforme. O resultado desta inspeção irá influenciar na avaliação do fornecedor.
Roteiro de Implantação¶
Parâmetros
Os parâmetros podem ser definidos por usuário e por empresa. Através deles, é possível definir o modelo a ser usado pela empresa e pelo uso ou não de determinadas ferramentas.
Os parâmetros necessários para a inspeção de recebimento encontram-se nas seguintes pastas:
Parâmetros de Inspeção de Recebimento (FUTL0125 INSP INSP)
Parâmetros de Inspeção de Recebimento
1 - Almoxarifado De Inspeção
Código do Almoxarifado que será transferido como default na inclusão de Roteiros de Inspeção dos itens. O campo Localização do Almoxarifado deve ser igual a "Inspeção".
2 - Almoxarifado De Rejeição
Código do Almoxarifado que será transferido o estoque dos itens rejeitados pela inspeção. O campo Localização do Almoxarifado deve ser igual a Rejeição.
3 - Permite Alterar A Forma De Apontamento
Permite alterar a forma de apontamento no momento em que os apontamentos estão sendo realizados: S / N
4 - Permite Alterar O Apontamento Pelo Mesmo Usuário
Permite que os apontamentos de inspeção do processo sejam alterados pelo mesmo usuário que realizou os apontamentos: S / N
5 - Permitir A Alteração Do Tipo De Classificação Nos Cad. Item X For
Indica se será permitido informar o tipo de classificação nos cadastros de itens x fornecedor pelo usuário, ou se a classificação será gerada automaticamente na entrada da nota.: S / N
6 - Tipo De Frequência Padrão Para Cadastro De Frequências
Tipo de Frequência padrão para cadastro de frequências: geralmente utilizado I - Item.
8 - Indicador De Geração De Ordem Para Itens Fora Da Frequência
Indica se serão geradas ordens de inspeção para itens mesmo que estes não estejam no skip que indique a necessidade da geração da ordem.
10 - Permite Aprovar As Ordens De Inspeção Sem Fazer Apontamentos
Indica se na manutenção de ordens de inspeção é possível fazer a aprovação sem fazer apontamentos.
O campo Tipo Freq. é utilizado para definir o tipo de frequência a ser cadastrado. Este campo é apenas informativo, não podendo ser alterado. O valor que o mesmo irá assumir será o mesmo cadastrado para o parâmetro de tipo de frequência padrão, nos parâmetros da inspeção de recebimento. Os tipos de frequência podem ser:
I - Item,
CT - Classificação da Inspeção e Tipo de Mercado,
CI - Classificação do Item.
Conforme o tipo de frequência, o programa exibe os campos para informar os valores a serem cadastrados.
11 - Geração Do Código Da Inspeção De Recebimento
Define como será gerado o código de inspeção de recebimento:
S - Sequence
L - Lote
12 - Classificação Default No Cadastro De Item X Fornecedor
Em caso de resposta com valor, o cadastro assume automaticamente o campo Tipo de Classificação com o valor e a Data Clas com a data atual.
Quando a resposta for "Não", não assumirá nenhum valor automaticamente.
13 - Cria Roteiro No Momento Da Geração Da Ordem
Indica se o roteiro será criado no momento da geração da ordem de inspeção quando uma nota é cadastrada.
14 - Endereços De E-Mail Com Aviso De Inspeção De Processo
Cadastro de e-mail das pessoas que recebem e-mail quando um item de serviço da NFE tem inspeção de processo na ordem de Produção.
15 - Realiza Inspeção De Recebimento A Partir Do Aviso De Recebimento
Indica se a Inspeção de Recebimento será gerada a partir do Aviso de Recebimento ou da NFE.
16 - Caminho Do Arquivo Txt Que Será Gerado Pelo Programa Fins0313
Define o caminho e o arquivo .txt que será gerado através da exportação de dados das inspeções pelo programa FINS0313. Exemplo: C:\INSP.TXT.
17 - Caminho Do Arquivo Xls Que Será Gerado Pelo Programa Fins0313
Define o caminho e o arquivo do Excel que será aberto com as informações exportadas pelo programa FINS0313.
Exemplo
C:\INSP.XLS.
Observação
É necessário ter o software Excel instalado na estação.
18 - Informar Quantidade Etiqueta Na Impressao.
No programa FINS0304, poder informar a quantidade que será impressa na etiqueta. A quantidade informada apenas será impressa, não sendo registrada no sistema.
19 - Ordem De Visualização Da Ordem De Inspeção De Recebimento
Nos programas FINS0202 e FINS0309, ordenar pela sequência de inspeção (S) e ou pelo código de inspeção (C).
21 - Mantêm As Inspeções Ao Cancelar O Aviso De Recebimento
Ao cancelar o aviso de recebimento, exclui a inspeção associada a este.
Cadastros Auxiliares
Antes de iniciar a utilização do processo de inspeção de recebimento os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.
Cadastro de Itens (FITE0200) - Pasta Engenharia
Todos os itens que sofrerão inspeção no recebimento devem ter marcado o checkbox Inspeção, da pasta Engenharia, do Cadastro do Item.
Cadastro de Almoxarifados (FITE0103)
Cadastrar os almoxarifados de inspeção e rejeição, indicando no campo Localização.
Cadastro de Grupos de Instrumentos (FENG0121 SUP)
Definir os grupos de instrumentos que serão utilizados no Cadastro de Instrumentos (FENG0118 SUP).
Exemplo
1 Trenas;
2 Paquímetros;
3 Micrometros Externos.
Cadastro de Instrumentos (FENG0118 SUP)
Cadastrar os instrumentos que serão utilizados para inspecionar o recebimento das mercadorias, por grupos definidos no cadastro (FENG0121_SUP) indicando a localização (setor em que o instrumento se encontra) do mesmo.
Cadastro do Tipo de Amostra (FENG0120 SUP)
Define a quantidade de itens a serem inspecionados e o critério de aprovação (rejeição). A quantidade final nunca pode ser igual a quantidade inicial, portanto, deve-se cadastrar como exemplo a amostra inicial com quantidade 0 e a quantidade final 0,99, para a próxima amostra ter quantidade inicial 1. Será utilizado no Cadastro do Roteiro de Inspeção de Recebimento (FINS0200).
Cadastro de Normas (FENG0122 SUP)
Cadastrar os tipo de normas que a empresa possui, exemplo ISO9001.
Cadastro de Tipos de Inspeção (FENG0119 SUP)
Consiste em fazer o cadastro/manutenção dos tipos de inspeção que o roteiro do item pode ter. Será utilizado no programa Cadastro de Frequência de Inspeção (FINS0204).
Exemplo
Comprimento, espessura, peso, etc.
Uma inspeção pode ser específica ao Recebimento, ao Processo ou pode servir para ambos.
Na Forma de Apontamento, deve ser informado:
-
Todas as medições: obriga o apontamento de todas as inspeções do roteiro de inspeção, indicar SIM para apontamento;
-
Por intervalo (um): solicita o menor valor encontrado e o maior valor encontrado na inspeção;
-
Por intervalo (vários); solicita os menores e maiores valores encontrados, respeitando a quantidade de itens inspecionados (amostra);
-
Status Aprova/Reprova: não solicita valores, apenas se a inspeção está aprovada ou reprovada (normalmente utilizada para inspeções por atributo).
Cadastro de Tipos de Armazenamento (FINS0101)
Consistem em fazer cadastro/manutenção dos tipos de armazenamento, ou seja, o tipo de armazenamento que o item deve ter no momento da inspeção.
Exemplo
Guardar em local refrigerado.
Cadastro de Tipos Manuseio (FINS0102)
Consiste em fazer o cadastro/manutenção dos tipos de manuseio, ou seja, a forma como o item deve ser manuseado durante a inspeção
Exemplo
Manusear com luvas e manusear com mascará de proteção.
Cadastro de Tipos de Ocorrências (FINS0105)
O cadastro de tipos de ocorrências será utilizado no cadastro de ocorrências (FINS0106).
E pode ser considerado no cálculo do IQF (índice de qualificação de Fornecedores), bastando para isso cadastrar o intervalo para a avaliação de fornecedores no botão (Interv. Aval. Fornec).
Cadastro de Layouts de Ocorrências (FINS0107)
Caso o tipo de ocorrência tenha o checkbox E-mail marcado, o campo Layout da Ocorrência será habilitado e seu preenchimento é obrigatório. Neste cadastro é possível, então, cadastrar este layout para o envio da ocorrência por e-mail, que é o assunto e o texto padrão para o envio do e-mail.
Para cadastrar o texto a ser enviado por e-mail. Este texto possui as seguintes palavras chaves:
contato : contato do fornecedor, o primeiro do ranking,
fornecedor : descrição do fornecedor,
não conformidade : descrição da não conformidade,
disposição : descrição da disposição,
ações : descrição da verificação das ações,
fechamento : descrição do fechamento.
As palavras chaves serão substituídas no programa que faz o envio do e-mail e devem ser incluídas no texto entre sinais de maior e menor.
Exemplo de texto padrão:
Sr. (a)
Comunicamos que na inspeção de recebimento detectamos
Diante do exposto, informamos o
Atenciosamente.
Gerente da Qualidade.
Cadastro de Tipos de Classificação (FINS0104)
O cadastro de tipos de classificação serve para cadastrar tipos de classificação que o item no fornecedor pode assumir.
Exemplo
Classificação A, B, C.
O campo Ranking é usado para informar o ranking da classificação, pois sempre que ocorrer mudança de classificação e tiver duas situações de mudança será respeitado o ranking informado.
Para entender melhor este procedimento, verificar o cadastro de Mudança de Classificação a seguir.
Cadastro de Mudança de Classificação (FINS0205)
O cadastro de mudança de classificação serve para informar a classificação origem e a classificação destino para ocorrer mudança de classificação do fornecedor na entrada da nota.
Na Inspeção do Recebimento é possível determinar diferentes amostragens para o mesmo item, mas com fornecedores distintos (cada fornecedor tem a sua qualidade).
Pode ser parametrizado para que se o Fornecedor for "Classe A" a inspeção será "Suave", se for "Classe B" "Média" e C "Rigorosa".
Nos casos em que não há divergência nas inspeções, com o tempo, o sistema eleva o fornecedor de C para B. Também, se houver aumento nas divergências o fornecedor passa de B para C.
Cadastro de Tratamento de Não Conformidades (FINS0103)
Cadastrar os tratamentos de não conformidades, ou seja, o tratamento que o item deverá ter quando for rejeitado. Quando é realizada uma inspeção e o item for rejeitado este é transferido para o almoxarifado de rejeição e sofrerá algum tratamento que será cadastrado neste programa.
O tratamento é informativo, ou seja, não existe nenhum processo gerado automaticamente pelo sistema.
Exemplo
Se o tratamento de não conformidade for fazer Reinspeção, o usuário deverá se encarregar de fazer a reinspeção, ou seja, nenhum processo é disparado automaticamente.
Cadastro de Frequência de Inspeção (FINS0204)
O cadastro de frequência de inspeção é utilizado para cadastrar frequências nas quais deve ocorrer a inspeção nos itens recebidos.
Depende da resposta do parâmetro: "6 - Tipo