Ir para o conteúdo

Valorização do Estoque em Processo

Conhecer o Processo

O que é?

É um submódulo do módulo de custos que possue diversos relatórios que permitem, a partir de vendas efetivadas, visualizar curvas de vendas por produtos, resultados, regiões, itens, representantes e muito mais.

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Não se aplica.

Cadastros Auxiliares

Não se aplica.

Passo a Passo

Passo a Passo

Todo o processo de Valorização do Estoque em Processo do FoccoERP será explicado passo a passo a seguir:

Passo 1: Implantação de Saldo em Ordens de Fabricação (FCST0207)

Permite implantar valores referentes a materiais e operações em ordens de fabricação que não contenham está referência.

Passo 2: Valorização das Ordens de Fabricação (FCST0206)

Processo de cálculo dos custos envolvidos em cada ordem de fabricação para valorização dos estoques em elaboração e prontos.

Este programa possibilita reunir todas as Ordens de Fabricação que tiveram movimentação no mês ou em específico as ordens pesquisadas nos campos da tela de seleção como: Número da Ordem, Código de Item ou Classificação por Pasta.

A movimentação da Ordem, que é considerada para a Valorização, é Requisição de Demadas/Consumos, Apontamentos de Operações, Entregas/Estornos de Produção.

Após selecionadas as Ordens, o sistema percorre uma a uma buscando a quantidade requisitada e/ou apontada, multiplica pelo custo médio do item da demanda ou do consumo e o tempo de processo pelo valor da taxa hora do centro de custo. Esse valor calculado é gerado para cada entrega de produção desta Ordem, para que no final, quando toda a ordem for entregue, possa ser calculado o Custo Médio do Item da Ordem.

O objetivo da Valorização de Ordens é Calcular o Custo Material e o Custo Operacional da Ordem para gerar um Custo Médio de Fabricação para o Item da Ordem. No Final do Cálculo é Gerado um relatório informando se aconteceram erros na Geração da Valorização para que o usuário possa verificar e corrigir os erros a fim de garantir o cálculo correto do Custo Médio.

O Cálculo da Valorização de Ordens tem início desde a primeira movimentação da ordem, até sua última entrega de produção. Quando não houver movimentos em algum mês, mas a ordem continuar aberta, o sistema gerará o saldo da ordem que deverá ser carregado até que a EPP (Entrega de Produção) correspondente seja realizada.

Passo 3: Atualização Horas Trabalhadas (FCST0252)

Este programa possibilita apurar a quantidade de horas trabalhadas por Centro de Custo, Centros de Trabalho ou Máquinas com base nos apontamentos da produção. Este número de horas será utilizado posteriormente no cálculo da taxa hora do centro de custo. A taxa hora do centro de custo, por sua vez, será utilizada na apuração dos valores de mão-de-obra através da Valorização das Ordens de Fabricação.

Passo 4: Relatório de Valorização das Ordens de Fabricação (FCST0306)

Lista as ordens já valorizadas pelo programa de valorização das ordens de fabricação.

Passo 5: Relatório de Valorização de Ordens por Centro de Custo (FCST0310)

Visualização das ordens de fabricação e seus respectivos custos por centro de custo.

Passo 6: Relatório de Custos dos Produtos Vendidos (FCST0311)

Visualização dos custos para produtos vendidos CPV.

Passo 7: Relatório de Ordens de Fabricação com Valorização (FCST0312)

Permite visualizar as ordens de fabricação que possuem valorização.

Passo 8: Relatório de Apontamento por Centro de Custos (FCST0313)

Este programa possibilita listar os tempos totais de produção que foram apontados no período selecionado, agrupando pelo Centro de Custo.

Este relatório lista as Operações Internas e as Operações de Terceiros agrupando por Centro de Custo.

Normalmente este relatório é emitido mensalmente, para verificar os apontamentos de produção do mês.