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Cartas de Crédito

Conceito

Para que seja possível compreender todo o processo de cartas de crédito, é de fundamental importância que os conceitos abaixo estejam claros e sejam utilizados como referência ao se deparar com alguma dúvida.

Observação: nem todos os conceitos abaixo são novos no FoccoERP (após a implementação deste processo), porém sua compreensão é tão importante quanto.

Sistema de Terceiro

Haverão algumas referências a este termo na documentação, se referindo a um sistema de terceiro, pois as grandes operações deste processo são acionadas fora do FoccoERP. Atualmente, apenas o FoccoLOJAS e FoccoPORTAL estão integrados com este processo, porém é possível que outros sistemas venham a utilizá-lo no futuro.

Linha de Produto

Representam um grupo de produtos da empresa, referenciados através de uma tabela de venda, ou seja, é a tabela de venda do item do pedido de venda que determina qual linha de produto aquele item está relacionado.

Carta de Crédito

As cartas de crédito representam um novo conceito no FoccoERP, visando a contratação do crédito para posterior utilização em pedidos de venda. É importante ressaltar que as cartas de crédito são vinculadas diretamente a um cliente e a uma linha de produto, ou seja, apenas pedidos de venda com estas restrições poderão consumir o saldo da carta.

Reajustes de Linha de Produto

As linhas de produto do FoccoERP podem sofrer reajustes, a serem determinados pela empresa. Estes reajustes são cadastrados através do programa Cadastro de Reajustes de Linhas de Produto (FPDV0164), e representam um percentual em uma determinada data em que o fato ocorreu. Portanto, considerando que as cartas de crédito estão diretamente vinculadas à uma linha de produto, todos os reajustes que incidirem sobre a linha de produto, também incidirão sobre a carta de crédito, gerando benefícios ao contratante através de descontos nos pedidos de venda.

Exemplo

1) Carta de crédito contratada de R$1.000,00 para a linha de produto XYZ, com todas as parcelas pagas até o dia 01/01/20XX.

2) Reajuste de 10% criado em 01/02/20XX para a linha de produto XYZ.

3) A carta de crédito constará com um saldo total disponível de R$1.100,00.

Importante

Cada parcela paga da carta de crédito passa a receber os reajustes, mesmo que a carta de crédito não esteja completamente paga.

Documentos Envolvidos (Financeiro)

Durante o processo de cartas de crédito, devem ser utilizados 3 (três) tipos de documentos diferentes, visando a utilização do processo em sua totalidade, sendo eles:

  • Boleto da carta de crédito¹: será o tipo de documento que representará as parcelas da carta de crédito e o valor que o cliente irá pagar para obter o crédito. Utilizaremos a nomenclatura CPR¹ para facilitar o entendimento do restante do processo.

  • Adiantamento ou crédito liberado da carta de crédito²: será o tipo de documento gerado assim que os boletos da carta de crédito forem pagos, representando o crédito liberado que será utilizado nos pedidos de venda. Utilizaremos a nomenclatura ADC² para facilitar o entendimento do restante do processo.

  • Crédito remanescente da carta de crédito³: tanto para o processo de cancelamento, quanto encerramento da carta de crédito, as parcelas pagas e não consumidas até o ato de cancelamento ou encerramento serão baixadas e poderão gerar um outro tipo de documento, que será o crédito remanescente das cartas de crédito. Utilizaremos a nomenclatura CBC³ para facilitar o entendimento do restante do processo.

Carta de Crédito Adicional

Durante a emissão de um pedido de venda através do sistema de terceiro, pode ser realizada uma simulação de como as cartas de crédito selecionadas serão aplicadas no respectivo pedido de venda. Caso as cartas de crédito disponíveis não atendam 100% do pedido de venda, deve ser solicitada a criação de uma carta de crédito adicional para atender o restante do valor do pedido de venda.

A carta de crédito adicional segue o mesmo processo de manutenção de uma carta de crédito contratada previamente ao pedido de venda, com a diferença que a mesma é gerada na data do pedido de venda e seu saldo consta em aberto até que o cliente efetive o pagamento da mesma.

Conhecer o Processo

O que é?

O processo de Cartas de Crédito se refere à utilização de um crédito pago antecipadamente para o pagamento de pedidos de venda, garantindo benefícios tanto para o cliente que está contratando e utilizando as cartas de crédito, quanto para a empresa que as está recebendo e gerenciando, conforme estará detalhado nas seções posteriores.

Visando o acompanhamento das cartas de crédito no FoccoERP, e consequentemente deste processo como um todo, o Painel de Cartas de Crédito (FCRT0200) pode ser utilizado para acompanhamento.

IMPORTANTE Atualmente, as cartas de crédito podem ser criadas apenas através de um sistema de terceiro, ou seja, apesar de serem gerenciadas pelo FoccoERP, apenas terceiros podem solicitar a contratação de novas cartas de crédito. Da mesma forma, a sua utilização ocorre apenas através da importação de pedidos de venda através do FoccoIntegrador.

Para que serve?

A utilização deste processo garante alguns benefícios para o cliente que está contratando e utilizando, sendo eles:

  • Garantir as políticas de descontos da data de contratação do crédito.

  • Recebimento de todos os reajustes aplicados desde os pagamentos da carta de crédito até a sua efetiva utilização em um pedido de venda.

Por outro lado, a empresa/indústria também acaba se beneficiando de diversos fatores, sendo eles:

  • Incentivo do investimento do cliente na empresa, uma vez que o investimento ocorre com antecedência aos pedidos de venda.

  • Antecipação de receita.

  • Transparência com clientes.

  • Facilitar o controle das operações financeiras do FoccoERP, uma vez que o pedido de venda já entra comprometido com um valor que já está na empresa.

Como funciona?

O ciclo de vida e utilização de uma carta de crédito ocorre através das seguintes etapas, a serem detalhadas nas próximas seções:

  • Contratação

  • Pagamento

  • Utilização em Pedidos de Venda

  • Faturamento

  • Cancelamento Manual

  • Cancelamento Automático (opcional)

  • Encerramento (opcional)

1) Contratação

Conforme citado na introdução desta documentação, a contratação de cartas de crédito não ocorre através do FoccoERP e sim através de um sistema terceiro. Portanto, através de outro sistema, são informados os dados básicos de uma carta de crédito, sendo eles:

  • Descrição

  • Cliente

  • Linha de Produto

  • Valor

  • Parcelas

    • Número

    • Valor

    • Vencimento

A partir do momento em que o FoccoERP recebe estas informações para contratar uma carta de crédito, será gerado um código sequencial (único para todas empresas), a mesma será registrada e será gerado um título (CPR¹) para cada parcela informada na carta de crédito. Os títulos gerados utilizarão os seguintes dados:

  • Tipo de Documento: de acordo com o parâmetro 1 – Tipo De Documento Para Emissão Do Boleto da categoria 2 – PARÂMETROS DE GERAÇÃO DOS BOLETOS DA CARTA DE CRÉDITO (FUTL0125 CAR_CRE).

  • Tipo de Movimento de Emissão: de acordo com o parâmetro 2 – Tipo De Movimento Para Emissão Do Boleto da categoria 2 – PARÂMETROS DE GERAÇÃO DOS BOLETOS DA CARTA DE CRÉDITO (FUTL0125 CAR_CRE).

  • Portador: de acordo com o parâmetro 3 – Portador Para Emissão Do Boleto da categoria 2 – PARÂMETROS DE GERAÇÃO DOS BOLETOS DA CARTA DE CRÉDITO (FUTL0125 CAR_CRE).

  • Numeração: se disponível, será utilizada a mesma numeração da carta de crédito. Caso contrário, será utilizada a próxima numeração de acordo com o tipo de documento.

  • Parcela: mesma numeração de parcela informada no sistema de origem.

  • Cliente: cliente informado no sistema de origem.

  • Estabelecimento de Fatura: estabelecimento padrão de faturamento do cliente (FCLI0200). Esta informação é repassada pelo sistema de origem.

  • Estabelecimento de Cobrança: estabelecimento padrão de cobrança do cliente (FCLI0200). Esta informação é repassada pelo sistema de origem.

  • Valor: valor da parcela, informada no sistema de origem.

  • Vencimento: vencimento da parcela, informado no sistema de origem.

  • Representante: representante de menor ranking do cliente (FCLI0200).

    Observação

    Será gerada uma observação que indicará que este título foi gerado através de uma determinada carta de crédito (código e descrição).

Para orientar o sistema de origem quanto aos dados de criação da carta de crédito, os parâmetros da categoria 1 - PARÂMETROS DE GERAÇÃO DA CARTA DE CRÉDITO (FUTL0125 CAR_CRE) são utilizados.

Juntamente com os títulos, os dados dos boletos serão gerados automaticamente, com o intuito de disponibilizar estas informações para o sistema de terceiro, visando a geração efetiva e visual dos boletos através do mesmo.

Observação

Também é possível reimprimir os boletos através do FoccoERP (FFAT0320).

Ao final desta etapa, a carta de crédito estará com a situação Em Aberto e estará aguardando o seu pagamento para que fique disponível para uso.

2) Pagamento

O pagamento das cartas de crédito ocorre através do pagamento dos títulos/parcelas/boletos vinculados à carta de crédito, seguindo os mesmos processos de pagamentos de títulos do FoccoERP.

Com relação à movimentação financeira, o movimento de pagamento das cartas de crédito (Pagamento do CPR¹) deve estar parametrizado (Roteiro de Implantação) para gerar um novo título referente ao crédito liberado (Emissão do ADC²). Portanto, sempre que for realizado um pagamento de uma parcela de uma carta de crédito (CPR¹), um novo título referente à liberação do crédito será gerado no FoccoERP (ADC²), porém, o uso da carta de crédito apenas estará disponível quando TODAS as parcelas forem pagas e a situação da carta não estiver mais em aberto.

A exclusão dos movimentos de pagamento também é possível neste processo, desde que ainda não existam pedidos de venda que consumiram a carta de crédito ou que estes pedidos de venda estejam cancelados.

Ao final desta etapa, a carta de crédito pode ainda estar em uma das seguintes situações:

  • Em Aberto: ainda existem parcelas pendentes de pagamento e a carta segue indisponível para utilização.

  • Paga: todas as parcelas foram pagas, liberando o uso da carta de crédito.

Importante

A partir do pagamento de uma parcela, a mesma já passa a receber os reajustes a partir da sua data de pagamento. A única exceção a esta regra se dá na primeira parcela, onde a data base para aplicação de reajustes poderá ser a data de emissão da primeira parcela, desde que a mesma tenha sido paga até o vencimento.

3) Utilização em Pedidos de Venda

Após a liberação da carta de crédito para utilização, a mesma passa a constar nas listagens do sistema de terceiro para utilização e vínculo com pedidos de venda que serão enviados para o FoccoERP. Este vínculo ocorre somente através da importação do pedido de venda, através das tags/colunas específicas para tal.

Ao importar pedidos de venda no FoccoERP que utilizem cartas de crédito, após a importação padrão do sistema, será aplicada uma etapa de cálculo de utilização da carta de crédito no FoccoERP, detalhado na seção de Cálculo do Pedido de Venda.

Existe a possibilidade de as cartas de crédito vinculadas ao pedido de venda não atenderem 100% do valor final do pedido. Nestes casos, o FoccoERP também permite que o sistema de terceiro solicite a criação de uma carta de crédito adicional, com o valor restante do pedido de venda. Para facilitar o controle destes pedidos de venda, é possível parametrizar o FoccoERP para que os mesmos entrem bloqueados por um motivo específico de carta de crédito em aberto. O parâmetro que define este bloqueio encontra-se detalhado no Roteiro de Implantação.

Ao final desta etapa, a carta de crédito não terá a sua situação alterada, ou seja, permanecerá com a situação Paga, pois seus pedidos de venda ainda não foram faturados e podem vir a ser cancelados. Porém, o ato de importação do pedido de venda (quando não for uma simulação) irá consumir o saldo da carta de crédito e o saldo de reajustes desta carta de crédito, o que pode ser detalhado com precisão ao pressionar o botão Detalhes do Painel.

  • Cancelamento

    Se o pedido de venda vier a ser cancelado ou algum de seus itens, o saldo proporcional ou integral utilizado no pedido de venda será retornado à carta de crédito.

    Em caso de cancelamento parcial do pedido, o valor correspondente aos itens cancelados será baixado do ADC² e disponibilizado novamente através de um CBC³. Caso o pedido cancelado tenha utilizado valores de Verba de Propaganda e/ou de Reajustes da carta de crédito, será disponibilizado um crédito proporcional ao valor cancelado como uma nova Verba de Propaganda. Caso a carta tenha Reajuste e Verba de Propaganda serão criados dois lançamentos.

  • Simulação

    É importante ressaltar que os pedidos de venda de simulação poderão ser utilizados neste processo, porém não consumirão a carta de crédito ou a verba de propaganda simulada. Além disso, foi disponibilizada uma validação para que o cálculo do pedido de venda simulado seja o mesmo cálculo do pedido de venda importado, caso ocorreu alguma mudança de parametrização ou concorrência entre a simulação e o envio efetivo do pedido.

4) Faturamento

Após a utilização dos pedidos de venda na carta de crédito, os mesmos poderão ser faturados normalmente, com o objetivo que as duplicatas geradas pela nota fiscal (DUP) sejam abatidas com o valor de crédito das cartas de crédito (ADC²), pagas anteriormente.

Nesta operação, os tipos de movimentos cadastrados no Cadastro de Movimentos para Negociação (FNEG0100) serão utilizados. O detalhamento do seu preenchimento encontra-se no Roteiro de Implantação.

Considerando a parametrização acima, ao faturar a nota fiscal, ocorrerá o encontro de contas entre o crédito das cartas e as duplicatas, abatendo o pagamento que o cliente teria que fazer para a respectiva nota fiscal.

Ao final desta etapa, a carta de crédito poderá constar como Faturada, desde que 100% da carta de crédito tenha sido utilizada em pedidos de venda e todos os pedidos de venda estejam faturados.

5) Cancelamento

Caso ocorra algum equívoco na contratação da carta de crédito ou desistência da sua aquisição, a opção para cancelamento da carta de crédito estará disponível apenas no sistema de terceiro. Esta opção estará disponível apenas enquanto a carta de crédito estiver em aberto. Caso a carta de crédito tenha sido totalmente paga, o processo de encerrament