Ir para o conteúdo

Apontamento de Produção

Visão Geral

O Aplicativo de Apontamento de Produção é uma ferramenta desenvolvida para facilitar o registro de apontamentos de ordens de produção em ambientes industriais. Com suporte para leitura de códigos de barras e inserção manual de informações, o aplicativo oferece mobilidade aos usuários, permitindo o registro das atividades em qualquer lugar da planta de produção.

Utilização

Para utilizar a aba de Apontamento de Produção, o usuário deve seguir os seguintes passos:

  1. Selecionar a empresa correspondente.
  2. Informar os dados de Funcionário, Operação e Recurso (opcional conforme parâmetro '2 - Mantém Recurso Informado No Apontamento No App').
  3. Iniciar apontamentos, realizando as leituras necessárias.

O aplicativo suporta os seguintes formatos de leitura:

A nível de parametrização inicial do apontamento
  • Funcionário: FUN + Código do Funcionário (Ex: FUN1)
  • Operação: OPE + Código da Operação (Ex: OPE10)
  • Recurso: REC + Código do Recurso (Ex: REC100)

A nível de apontamento
  • Ordem: ORD + ID da Ordem (Ex: ORD0001)
  • Quantidade: QTD + Quantidade (Ex: ORD0001QTD25)

Observação

A ordem também pode ser informada através do Identificador (ID) diretamente da etiqueta através das tabelas TETIQ_PLC e TLEITURAS_ETIQ.

A quantidade tem que ser sempre informada procedendo a informação da ordem, se a quantidade não for informada na leitura da ordem será carregada uma tela para informar a quantidade, podendo inserir quantidade 0.

Parametrização

O primeiro passo é parametrizar os usuários que poderão acessar o apontamento de produção, através da tela de Cadastro de Licenças Nomeadas (FUTL0102).

A configuração inicial do aplicativo é realizada através da tela de Parâmetros de Aplicativos Móveis (FUTL0125 APP). Embora a ativação de parâmetros opcionais possa oferecer funcionalidades adicionais, nenhum parâmetro específico da área de apontamentos é obrigatório para o funcionamento básico do aplicativo, o único parâmetro que precisa ser informado obrigatoriamente se refere à área de Parâmetros Gerais dos Aplicativos, que seria o parâmetro 1 - Token Utilizado Nas Requisições A Api Do Foccoerp No Aplicativo De Apontamentos. Abaixo seguem as funcionalidades do aplicativo e como ativá-las via parametrização.

Funcionalidades

1. Processo de Apontamento

A principal funcionalidade deste módulo do aplicativo é a realização de apontamentos através de leitura. Um exemplo pode ser visto no gif de leitura da ordem.

2. Visualização de Progresso e Histórico

Após cada apontamento, o aplicativo exibe o progresso das operações da ordem atual. Isso proporciona uma visão clara do status de produção em tempo real. Além disso é possível trocar a visão para o modo de leitura, que disponibilizará um histórico de todas as leituras feitas de apontamentos realizados, ou, até mesmo, tentativas de apontamentos.

3. Funcionalidades Adicionais

  • Parada de Máquina: Permite registrar pausas e retornos, incluindo o motivo da parada da máquina. Essa funcionalidade é crucial para identificar e analisar as interrupções no processo produtivo. Podendo ter o uso personalizado através do parâmetro '1 - Permite Apontamento Enquanto A Máquina Estiver Parada'.

  • Controle de Lotes: Oferece suporte para seleção de lotes, especialmente útil quando o item controla lote e o parâmetro de baixa por FIFO está configurado para "N". Isso garante o controle preciso do estoque e o cumprimento das políticas de FIFO.

  • Apontamento de Refugos: Possibilita o registro de refugos durante o processo de produção. Isso permite o monitoramento e a análise de desperdícios, contribuindo para a melhoria contínua do processo produtivo.

  • Apontamento Início/Fim: Permite o registro do início e término de atividades. Essa funcionalidade é útil para rastrear o tempo gasto em cada etapa do processo produtivo, facilitando a identificação de gargalos e oportunidades de otimização. A alteração do tipo de apontamento pode ser feita através do parâmetro '8 - Tipo De Apontamento Utilizado No App'.

  • Apontamento Intervalo Hora: Parametrizável para registrar intervalos de hora durante as operações. Isso possibilita o acompanhamento preciso do tempo de trabalho e a identificação de tempos mortos. A alteração do tipo de apontamento pode ser feita através do parâmetro '8 - Tipo De Apontamento Utilizado No App'.

  • Fila de Apontamentos: Opção para guardar registros com falha do dia, permitindo o reprocessamento em outro momento. Isso garante a integridade dos dados e evita interrupções no processo de apontamento. Para ativar o uso da fila é necessário ativar o parâmetro '6 - Utiliza Fila De Apontamento Para Os Apontamentos Com Falha'.

  • Impressão de Etiquetas: Realiza a impressão de etiquetas após o apontamento. Esta funcionalidade é ativável através do parâmetro '9 - Solicita Impressão De Etiquetas Após Apontamento'.