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Pedido de Compra

Conhecer o Processo

O que é?

O pedido de compra é a oficialização da compra de mercadorias enviada pela empresa para o fornecedor.

Para que Serve?

Para que haja um controle de compras, a organização pode realizar solicitações desde um controle de cadastro manual, cotações de compra, ou a partir do cálculo do planejamento. O pedido pode ser voltado para um fornecedor específico, com informações necessárias para a correta entrega da mercadoria ou ainda, pode ser gerado a partir dos módulos de solicitação de compra, cotação de compra ou pelo contrato de fornecedores.

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Os parâmetros podem ser definidos por usuário e por empresa. Através deles, é possível definir o modelo a ser usado pela empresa e pelo uso ou não de determinadas ferramentas.

Os parâmetros necessários para o Pedido de Compra encontram-se na seguinte pasta:

Parâmetros do Sistema >> Parâmetros do Suprimento >> Parâmetros Do Pedido de Compra (FUTL0125 PDC PDC)

Parâmetros do Sistema >> Parâmetros do Suprimento >> Parâmetros Do Pedido de Compra

1 - Abrir Janela De Itens Por Fornecedor Na Geração Do Pedido

2 - Considerar Todas As Movimentações De Compra Na Consulta Ult.Compra

3 - Geracao Do Codigo (M-Maximo, P-Proximo, S-Sequence, C-Contador, I-Id)

4 - Indicador Para Informar Se É Gerado Histórico De Exclusão Do Ped

5 - Inicializa Fornecedor Preferencial

Indica se o fornecedor é reinicializado após a geração do pedido de compra na liberação de ordens.

Possíveis Respostas: S - N.

6 - Intervalo De Data Das Movimentações Na Consulta Últimas Compras

Intervalo de datas a ser considerado nas movimentações de compra. Caso esteja nulo serão consideradas todas as notas.

7 - Número Máximo De Movimentações A Exibir Na Consulta Ult.Compra

Número máximo de movimentações a ser exibido por item. Sempre serão mostradas as movimentações mais recentes para as mais antigas.

8 - Obriga O Cadastro Da Condição De Pagamento No Pedido De Compra

Torna obrigatório o cadastro da condição de pagamento no pedido de compra.

Possíveis Respostas: S - N.

9 - Obriga Informar A Conta Contabil

Torna obrigatório o campo de conta contábil no pedido de compra.

Possíveis Respostas: S - N.

10 - Permite Alterar A Descrição Do Item

Indica se é permitido ou não alterar a descrição do item no cadastramento do pedido de compra.

Possíveis Respostas:

S: Permite

N: Não permite.

11 - Permite Alterar O Preço Dos Itens Com Tabela De Preço

Indicador que determina se será possível alterar o preço dos itens, no caso de ter sido informado uma tabela de preços do pedido.

Possíveis Respostas:

S: Permite alterar

N: Não permite

12 - Permite Intervalo De Fornecedores Na Geracao De Pedidos De Trans.

Indica se é permitida a informação de múltiplos fornecedores na geração de pedidos de compra de transferência - Estoque Mínimo.

Possíveis Respostas:S - N.

13 - Verifica Se Pode Informar Valor 0 (Zero) No Pedido De Compra

Define se é possível informar itens com valor 0 (zero) no pedido de compras.

Possíveis Respostas:

S: Sim (Não exige confirmação)

N: Não

C: Confirma.

14 - Verifica Se Pode Informar Valor Zero No Pedido De Compra De Serv.

Possíveis Respostas:S - N.

15 - Verifica Se Sera Feita Consistencia Com A Quantidade Da Embalagem

16 - Tratar Fornecedores Homologados No Cadastro Do Pedido De Compra

Tratar fornecedores homologados no cadastro do pedido de compra

Possíveis Respostas:

S: Sim, significa que somente aceitará fornecedores que estiver com o indicador de homologado assinalado, no cadastro de fornecedores.

N: Não.

17 - Verifica Se Serão Impressos Somente Itens Pendentes

Verifica se serão impressos somente itens pendentes quando a emissão for a partir da impressão ou do envio por e-mail do pedido a partir do cadastro de pedidos de compra.

Possíveis Respostas:

G: Geral

P: Pendentes.

18 - Inclui Usuário Como Comprador, Se Usuário Tiver Esta Funcao.

Se o comprador não for informado, inclui usuário como comprador se este usuário tiver a função de comprador.

Possíveis Respostas: S - N.

19 - Percentual De Tolerância No Atendimento De Quantidade

Percentual de tolerância para o atendimento de pedidos de compra com unidades de medida diferente no aviso de recebimento e/ou nota fiscal de entrada.

Possíveis Respostas: 0000 - 9999.

20 - Desabilita Num Do Pedido De Compra, Assume Data Emissão

Desabilita o número do pedido de compra, assume data de emissão como atual e desabilita o campo, consiste data de entrega para que não seja maior que a de emissão.

Possíveis Respostas: S - N.

21 - Permite Incluir Itens Do Tipo Fabricados No Pedido De Compra

Permitir ou não a inclusão de itens fabricados.

Possíveis Respostas:

S: Para incluir itens fabricados

N: Para não incluir itens fabricados.

22 - Valida Número De Documento No Atendimento/Cancelamento De Pedidos

Indica se o número de documento informado em um atendimento/cancelamento de pedidos deve ser uma nota fiscal de entrada cadastrada no sistema ou não.

Possíveis Respostas: S - N.

23 - Formato Do Arquivo Do Relatorio A Ser Enviado Por E-Mail

Indicador do formato do arquivo para envio do relatório por e-mail no pedido de compra.

Possíveis Respostas: PDF - HTMLCSS.

24 - Agrupa Os Itens Da Solicitação No Item Do Pedido

Indica se os itens da solicitação com mesmo código, data de entrega, unidade de medida, conta contábil e centro de custo devem ser agrupados no mesmo item do pedido.

Possíveis Respostas: S - N.

25 - Permite Alterar Data De Entrega Geracao De Pedidos Por Carga/Ranc

Indica se a data de entrega dos pedidos gerados através e rancho ou carga pode ser alterada programa de geração.

Possíveis Respostas: S - N.

26 - Indica Se A Ordem De Serviço Deve Ser Encerrada Ao Cancelar Item

Indica se a ordem de serviço vinculada ao item do pedido de compra de serviço deve ser encerrada ao cancelar o item do pedido.

Possíveis Respostas: S - N.

27 - Indica Se Será Carregado O Contato Do Fornecedor No Pedido

Indica se o contato de menor ranking do fornecedor será carregado no pedido de compra automaticamente.

Possíveis Respostas: S - N.

28 - Indica Se Existe Tabela De Preço Cadastrada Na Capa Do Pedido De

Indica se existe tabela de preço cadastrada na capa do pedido de compra, caso exista não irá digitar os itens que não pertençam a tabela, forçando assim, o usuário a cadastrar a tabela de preço o item o fornecedor.

Possíveis Respostas: S - N.

29 - Código Do Item De Frete/Diária

Código do item a ser utilizado na geração dos pedidos de compra de frete e nos pedidos de compra de frete de diárias.

Possíveis Respostas: SELECT TO_CHAR(I.COD_ITEM) COD| I.DESC_TECNICA DESCRICAO|FROM TITENS_EMPR E.

30 - Item Genérico Para Pedido De Frete

Código do item genérico que será gravado nos pedidos de frete.

Possíveis Respostas: SELECT ITE.COD_ITEM COD - ITE.DESC_TECNICA DESCRICAO - "OUTROS| FROM TITENS.

31 - Limite De Variação Do Preço De Compra

Este parâmetro tem como finalidade definir o valor de variação do preço do pedido de compra/serviço em relação a tabela de preços de compras/serviço do fornecedor.

32 - Percentual De Variação Do Preço De Compra

Este parâmetro tem como finalidade definir o percentual de variação do preço do item no pedido de compra/serviço com o preço da tabela de preços.

33 - Exige Tabela De Preços De Compra

No cadastro do pedido de compra indica se a tabela de preços é obrigatória.

Possíveis Respostas: S - N.

34 - Permite Alterar A Data De Entrega Do Item No Pedido De Serviço

Indica se permite a alteração da data de entrega do item no pedido de serviço.

Possíveis Respostas:

S: Permite

N: Não permite

35 - Item Genérico Para Pedido De Frete De Devolução

Código do item genérico que será gravado nos pedidos de frete de devolução.

Possíveis Respostas: SELECT ITE.COD_ITEM COD - ITE.DESC_TECNICA DESCRICAO - "OUTROS| FROM TITENS.

36 - Item Genérico Para Pedido De Frete De Retorno De Armazenagem

Código do item genérico que será gravado nos pedidos de frete de retorno de armazenagem.

Possíveis Respostas: SELECT ITE.COD_ITEM COD - ITE.DESC_TECNICA DESCRICAO - "OUTROS| FROM TITENS.

37 - Dias Para Reprogramar A Data De Entrega Pedido(H - N)

Parâmetro para informar o número de dias que o programa Agendamento de Reprogram. Datas de Entrega de Ped. de Compra (FUTL0240) deverá observar para reprogramar os pedidos de compra. O número de dias informado deverá ser utilizado para calcular a data de entrega dos saldos dos itens pendentes nos pedidos de compra. A fórmula será:

Data Atual menos o número informado no parâmetro. Se usarmos como exemplo o parâmetro com valor 4, teremos (H - 4). Segue exemplo:

Se a data atual é 09/02/07 os pedidos deverão ser reprogramados para 05/02/07, sempre em dias corridos, isto é, sem considerar dias úteis.

38 - Permite Informar Aliquota (%) Icms No Item Do Pedido

Este parâmetro possibilita informar/gravar no item do pedido de compra, a alíquota de ICMS, com caráter somente informativo, ou seja, sem nenhum cálculo/processo/programa utilizando-se deste campo; exceto para relatórios específicos de pedido de compra.

Possíveis Respostas: S - N

Resposta padrão: "N" Não.

39 - Dias Para Formar A Dt De Entr. Do Item Nos Ped. Gerados Por Safra

Número de dias a serem somados a partrir da data de emissão do pedido de compra (somente para pedidos gerados através do cadastro de vinhedos) para formar a data de entrega do item do pedido de compra.

EXEMPLO Data de geração do pedido, 01/02/2007, número de dias do parâmetro 40, data de entrega do item, 10/08/2007.

40 - Exige Comprador No Pedido De Compra

Na geração do pedido de compra, informe automaticamente o funcionário comprador, esse funcionário deve estar vinculado ao usuário logado no sistema através do cadastro de usuários. Caso não encontrar o cadastro, irá mostrar mensagem exigindo que seja cadastrado corretamente o usuário logado no sistema com o funcionário.

Possíveis Respostas: S - N.

41 - Enviar E-Mail De Pedido De Compra Pelo Outlook

No pedido de compra, ao pressionar o botão Enviar Pedido por E-mail, deve utilizar o outlook, ou utilizar a rotina interna do sistema de envio de e-mail. O default é o uso do outlook.

Possíveis Respostas:

S: Envia e-mail pelo outlook

N: Envia e-mail pela rotina do Focco3i

NCCO: Envia e-mail pela rotina do Focco3i e manda uma cópia oculta para o remetente.

42 - Mensagem Do Envio De E-Mail Do Pedido De Compra

Corpo da mensagem que será enviada por e-mail quando utilizado o parâmetro 41 do pedido de compra.

Campo chaves:

Código do pedido de compra.

Data de emissão do pedido de compra.

Descrição do fornecedor do pedido de compra.

43 - Imprimir Código Da Classificação De Materiais No Rel. De Pedc

Parâmetro utilizado em determinados relatórios específicos de pedido de compra.

Possíveis Respostas:

S: (Sim), imprime o código da classificação de materiais mais código do item.

N: (Não), imprime somente o código do item.

44 - Classificação De Materiais Que Deve Ser Impressa No Rel. Do Ped.

Parâmetro utlizado em determinados relatórios específicos de pedido de compra, estes sendo específicos de cliente.

Informa a classificação de materiais que será utilizado na impressão do pedido de compra. Permite que o usuário selecione a pasta da classificação de materiais, podendo apenas ser selecionada uma classificação, sendo esta permitida alterar. Ex.: Estoque, suprimentos, engenharia, etc.

Possíveis Respostas:SELECT TO_CHAR(UPPER(RV_MEANING)) COD| - "OUTROS| FROM CG_REF_CODES| WH.

45 - Permite Informar Solicitante No Ped Diferente Usuario Comprador

Ao informar o solicitante do pedido de compra, o sistema permite informar um usuário comprador diferente do solicitante vinculado ao usuário conectado no sistema, isso na inclusão de um novo item novo, no caso de vir de outro processo do sistema, será validado o parâmetro 46.

Possíveis Respostas: S - N

Resposta Padrão: Sim

46 - Permite No Item Alterar Solicitante Vindo De Outro Processo

Permite alterar solicitante, quando este estiver populado a partir de outro processo.

Exemplo

Solicitação de Compra, Contratos, etc.

Possíveis Respostas: S - N

Resposta Padrão: Sim

47 - Desatender Os Itens Que Tem Origem Da Cotação De Compra

Ao excluir um item do pedido de compra e este originou a partir de uma cotação de compra, deve-se desatendê-lo para possibilitar atendê-lo em outro pedido de compra.

Possíveis Respostas: S - N

Resposta Padrão: Não

48 - Obriga Informar Centro De Custo

Torna obrigatório o campo de centro de custo no pedido de compra caso o parâmetro 9 esteja respondido como "Sim".

Possíveis Respostas: S - N.

49 - Habilita Alteração Do Campo "Qtde Interna"

Habilita alteração do campo Quantidade Interna no cadastro do pedido de compra.

Possíveis Respostas: S - N.

50 - Converte A Qtde Do Item Da Ordem De Ocs Na Um Do Serviços De Terc

Este parâmetro tem como finalidade permitir que a unidade de medida do item da ordem seja convertida para a unidade de medida cadastrada na manutenção de preços de serviços de terceiros. Para que esta conversão seja realizada o fator e conversão é buscada a seguinte ordem:

1 - Fator de conversão a manutenção de preços e serviços de terceiros.

2 - Quantidade do cadastro e conversões por item.

3 - Quantidade do cadastro de padrões de conversão.

51 - Permite Informar Transportadora Quando Frete Selecionado For Cif?

52 - Mostra Itens Genéricos Quando Existe Tabela De Preço No Pdc

53 - Considerar Data De Entrega Como Dia Útil (Industrial)

54 - Carrega Tipo De Nota Automatico No Pedido De Compra

55 - Permite Informar Dt De Entrega Maior Que A Dt De Emissão

56 - Permite Alterar O Preço Dos Itens Para Serviço De Terceiros

57 - Ordem De Busca Do Valor De

1 - Custo médio da empresa produtora

2 - Tabela de venda empresa produtora

3 - Tabela de compra da empresa compradora

4 - Custo médio da empresa compradora

Parâmetros Da Tabela de Preço Compra (FUTL0125 PRC PRC)

1 - Aplica Desc/Acresc Em Cascata

2 - Obriga Informar Motivo Em Caso De Alteração De Preço

3 - Permite O Cadastro De Itens Fabricados Na Tab. De Preços De Compra

4 - Atualiza Situação Do Item Na Tabela De Preços Automaticamente

5 - Indica Na Tab. Compra E Aguardando Impl. Se Forn. Preferencial

Cadastros Auxiliares

Antes de iniciar a utilização do processo de Comissões os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.

Cadastro de Motivos de Alteração da Tabela de Preços (FPDC0101)

Este programa possibilita informar os motivos de alteração de preços.

Cadastro da Tabela de Preço de Compra (FPDC0102_NOVO)

Este programa possibilita cadastrar a tabela de preços dos produtos do fornecedor. Sugestão: Cadastrar o código da tabela como "1" e a descrição da tabela com a mesma descrição do fornecedor para facilitar as buscas, pesquisas e cadastros que dependem desta informação.

Cópia de Tabela de Preço de Compra (FPDC0112)

Este programa possibilita efetuar cópias de listas de preço de compras entre fornecedores.

Cópia de Tabela de Preço de Compra Entre Empresas (FPDC0113)

Este programa possibilita efetuar cópias de listas de preço de compras de uma empresa para outra. Para tanto, o fornecedor da lista de preços origem deve estar disponível para as empresas destino além de ser obrigatório que os itens da lista de preço origem também estejam cadastrados nas empresas destino e possuam nestas a pasta de suprimentos.

Cadastro Tabela de Preços a Partir do Pedido/Nota (FPDC0111)

Este programa possibilita cadastrar ou alterar itens em uma tabela de compra já existente com o valor unitário baseado no pedido de compra ou na nota de entrada.

Sempre que é feita uma alteração ou inclusão a unidade de medida da tabela de preços também sofrerá mudanças respeitando a unidade de medida do pedido de compra ou da nota de entrada.

O item será mostrado duas vezes caso seja escolhida a opção "Ambos". Uma vez mostrando o preço do pedido de compra e outra vez mostrando o preço da nota de entrada que poderá ser diferente.

Não serão considerados os pedidos de serviços e de itens de serviços da nota fiscal de entrada.

Cadastro de Motivos de Cancelamento (FUTL0130 PDC)

Este programa possibilita cadastrar os motivos de cancelamento do pedido de compra no sistema.

Cadastro de Observações do Pedido de Compra (FPDC0106)

Este programa possibilita cadastrar todas as observações que serão anexadas no pedido de compras, através do botão Obs. Complementares.

Reajuste de Tabela de Preços de Compra (FPDC0114)

Este programa possibilita reajustar os valores de uma lista de preços de compra, conforme um percentual de reajuste.

Importação de Preço de Compra (FTER0201 PDC)

Este programa possibilita realizar a importação de serviços de terceiros e de preços de compra.

O layout do arquivo é: código_item#máscara_item#preço.

Cadastro de Fornecedores (FFOR0200)

Cadastrar todos os fornecedores da empresa. O campo Prazo Pagamento deve ser preenchido para que no cadastro do pedido de compra a informação do botão Pagamentos seja preenchida automaticamente.

Passo a Passo

Passo a Passo

Todo o processo de Pedido de Compra do FoccoERP será explicado passo a passo a seguir:

Passo 1: Cadastro do Pedido de Compra (FPDC0200)

Programa utilizado para gerar o pedido de compra e enviá-lo ao fornecedor, por e-mail.

Observação

Para pedidos de compra gerados a partir de acionamentos de Kanban não será permitido a exclusão do pedido, nem alteração de qualquer informação.

O cancelamento destes pedidos será possível através do programa Cancelamento/Atendimento Pedido de Compra (FPDC0205), que não gera movimentação de estoque ao atender/cancelar um pedido, sua funcionalidade padrão é de vincular o pedido de compra a uma nota de entrada quando por algum motivo isto não foi feito anteriormente.

Ao realizar consultas, sem informar um pedido específico, não lista os pedidos originados por acionamento de Kanban.

Ao consultar por um pedido específico e o mesmo for originado por acionamento de Kanban, não permite visualizar o pedido e exibe a seguinte mensagem: "Este pedido foi gerado por acionamento de Kanban e não pode ser alterado. Para visualizar seus dados utilize o programa Consulta de Pedidos de Compra (CPDC0400)."

É obrigatório informar as condições de pagamento em dias, ao informar o número de dias para o vencimento o sistema preenche automaticamente a data de vencimento dos títulos fixos, caso a data deva ser calculada a partir da data da entrada da NF, é necessário excluir a data fornecida pelo sistema.

Passo 2: Cadastro do Pedido de Compra de Serviço (FPDC0200 SER)

Este programa possibilita gerar o pedido de compra de serviço de terceiros.

A tabela de compra utilizada neste programa será a manutenção de preços de serviços de roteiros cadastrada no roteiro do item por fornecedor.

Passo 3: Cadastro do Pedido de Frete (FPDC0200 FRE)

Este programa possibilita cadastrar pedidos de frete do tipo Ordem de Compra de Frete - OCF.

Passo 4: Cadastro do Pedido de Frete de Devolução de Cliente (FPDC0200 DEV)

Este programa possibilita cadastrar os pedidos de frete de devolução do tipo Ordem de Compra de Frete de Devolução de Cliente - OCV.

Passo 5: Cadastro do Pedido de Frete de Retorno de Armazenagem (FPDC0200 ARM)

Este programa possibilita cadastrar pedidos de frete de retorno de armazenagem do tipo Ordem de Compra de Frete do retorno de Armazenagem - OCR.

Passo 6: Cadastro do Pedido de Frete de Complemento (FPDC0200 COM)

Este programa possibilita cadastrar os pedidos de frete de complemento do tipo Ordem de Compra de Frete de Complemento - OCC.

Passo 7: Geração de Pedidos a Partir de Solicitações (FPDC0204)

Este programa possibilita selecionar os itens das solicitações de compra que se deseja gerar o pedido de compra.

É possível restringir as solicitações desejadas utilizando os campos de múltipla escolha. Informados os critérios de seleção basta clicar no botão Executar e serão exibidos os registros que atendem os critérios desejados.

Para gerar um pedido de compra basta marcar o campo Gerar no início de cada registro e informar a quantidade a atender. A quantidade a atender poderá ser maior do que a quantidade digitada na solicitado para a geração do pedido de compra. Entretanto, só será vinculado ao item da solicitação a quantidade solicitada (liberada).

Ao carregar na tela os itens das solicitações a serem transformadas em pedido de compra será colocado como default (padrão) no campo do fornecedor o primeiro fornecedor preferencial de cada item. Caso o item não possua fornecedor preferencial o campo ficará sem valor default (padrão). Se o item possuir mais de um fornecedor será alterado o fundo do campo do código de fornecedor para vermelho permitindo assim que se altere posteriormente o fornecedor escolhido através do botão Selecionar Fornecedores.

Passo 8: Cancelamento/Atendimento de Pedidos de Compra (FPDC0205)

Este programa possibilita cancelar, atender, descancelar ou desatender os pedidos de compra / serviço. No caso de pedidos de serviço só estarão disponíveis as opções de cancelamento / descancelamento e o botão Cancelar Todos não estará disponível.

O atendimento do pedido de compra se faz necessário quando o tipo de nota utilizado no recebimento da nota fiscal de entrada estava com o check Box atender pedido desmarcado.

Passo 9: Cancelamento de Pedidos de Frete (FPDC0207)

Este programa possibilita cancelar ou excluir os pedidos de frete cadastrados no Pedido de Frete. Possui filtros de Fornecedor, Pedidos e Datas para seleção do pedido a ser executado.

Passo 10: Liberação de Ordens de Compra (Planejadas) (FPLA0202)

Este programa possibilita liberar ordens compra e de serviços de terceiros geradas, através da rodada do cálculo de necessidades de materiais - MRP e ou se o item tiver o tipo de planejamento KANBAN e for gerado para este item uma ordem manual e o mesmo tiver uma operação de terceiros o sistema ira gerar para este uma ordem de serviço planejada. A liberação consiste em avaliar uma demanda de ordem de compra e ou de terceiro gerada e transformá-la em um pedido de compra e ou de serviço de terceiros.

Passo 11: Liberação de Ordens de Compra (Cotação) (FPLA0203)

Este programa possibilita gerar cotações firmes a partir de ordens planejadas geradas pelo cálculo do MRP.

Passo 12: Cópia do Pedido de Compra (FPDC0116)

Este programa possibilita realizar cópias de pedidos de compra existentes no sistema.

No entanto, algumas informações do pedido de compra original não serão copiadas tais como: a tabela de preços, os desenhos dos itens (pela necessidade de uma série de validações), a posição do pedido e dos itens, as quantidades atendidas (todo o pedido estará pendente). Todas as validações decorrentes do cadastramento do pedido de compra manual não são realizadas na cópia do pedido. No final da geração da cópia será exibida uma mensagem com o código do pedido de compra gerado.

Passo 13: Geração de Pedidos de Compra a Partir de Ranchos e Cargas (FPDC0206)

Este programa possibilita refinar a geração dos Pedidos de Compra que deverão ser gerados baseados na carga ou no rancho desejado a partir da seleção do Fornecedor, Planejador entre outros itens.

Deve ser selecionada pelo menos uma Carga ou um Rancho na Geração dos Pedidos de Compra para que o programa funcione corretamente. Esta seleção permitirá a seleção da ordenação por item, descrição técnica, unidade de medida, data, máscara e tipo de estrutura. Podendo também ser impresso o rancho e a carga para facilitar o processo.

Passo 14: Geração Automática de Pedidos de Compra por Rancho/Carga (FPDC0211)

Este programa possibilita refinar a geração dos Pedidos de Compra que deverão ser gerados baseados na carga ou no rancho desejado a partir da seleção do Fornecedor, Planejador entre outros itens.

Deve ser selecionada pelo menos uma Carga ou um Rancho na Geração dos Pedidos de Compra para que o programa funcione corretamente. Esta seleção apurada das características fará com que o programa de Geração Automática de Pedidos de Compra por Rancho/ Carga gere um número preciso de Pedidos de Compras.

Passo 15: Consulta de Pedido de Compra (CPDC0400)

Este programa possibilita listar os dados dos pedidos de compra / serviço conforme os critérios de seleção informados. Nos valores visualizados através da utilização do botão Totais e o valor do botão Frete está incluído no total dos produtos.

Passo 16: Cruzamento de Preço de Itens (FPDC0402)

Este programa possibilita a comparação de preços de itens que foram cadastrados na tabela de preços de compra. Quando o fornecedor informar a nova tabela de preços, ou alteração de valores de determinados produtos, os mesmos podem ser comparados com a tabela anterior e alterados criando uma nova tabela de preços com os itens que desejar.

Passo 17: Consulta Itens a Comprar (CPDC0402)

Este programa possibilita consultar os itens a serem comprados com base na quantidade em estoque, consumo médio, pedidos de compra e necessidade.

Passo 18: Consulta Histórico de Movimentações de Compra (CPDC0403)

Este programa possibilita pesquisar informações por qualquer tipo de registro histórico de compra proporcionando, deste modo, o acesso simplificado a todas as consultas do pedido de compra em um único programa. É necessário selecionar o tipo de pesquisa através dos critérios de refinamento de busca específicos das funcionalidades para obter a consulta desejada.

Para executar uma consulta, é necessário primeiramente clicar em um dos botões (Solicitação de Compra, Cotação de Compra, Contratos de Fornecedores, Pedido de Compra, Alçada de Valores, Aviso de Recebimento, Nota Fiscal de Entrada) para abrir a tela na especificidade desejada. Logo após, é necessário clicar no botão Executar, na barra de ferramentas, para que abra a tela de consulta referente ao aspecto desejado. Nesta tela aparecerão outros botões que viabilizarão uma consulta mais detalhada de um aspecto escolhido. Ao clicar em algum destes botões (caso possuam registros vinculados) abrirá uma tela com as devidas informações selecionadas que irá se sobrepor a tela anterior. Assim, ao repetir estes passos é possível realizar diversas consultas sobrepondo as telas de pesquisa.

Este programa possui algumas particularidades em relação à navegabilidade que devem ser conhecidas:

  • Ao clicar em Fechar na barra superior do sistema, dar um clique duplo sobre um item ou utilizar os comandos CTRL+S o programa voltará para a tela inicial (CPDC0403)

  • Ao clicar no botão Sair da barra de ferramentas, ao lado esquerdo, o programa retornará para a tela anterior a pesquisa atual. Passo 19: Relatório de Ordens de Compra (FPDC0302)

Este programa possibilita gerar uma listagem de todas as ordens de compra e ou de serviços geradas pelo cálculo do planejamento e ou manualmente pelo processo KANBAN no caso das ordens de serviço.

Passo 20: Relatório de Pedidos de Compra (FPDC0250)

Este programa possibilita gerar uma listagem de todos os pedidos de compras cadastrados no programa Cadastro de Pedido de Compra FPDC0200.

Passo 21: Relatório Simplif. de Itens a Comprar (PR) (FPDC0301)

Este programa possibilita verificar a necessidade de compra para itens que possuem o tipo de planejamento como ponto de reposição.