Pedido de Compra¶
Conhecer o Processo¶
O que é?¶
O pedido de compra é a oficialização da compra de mercadorias enviada pela empresa para o fornecedor.
Para que Serve?¶
Para que haja um controle de compras, a organização pode realizar solicitações desde um controle de cadastro manual, cotações de compra, ou a partir do cálculo do planejamento. O pedido pode ser voltado para um fornecedor específico, com informações necessárias para a correta entrega da mercadoria ou ainda, pode ser gerado a partir dos módulos de solicitação de compra, cotação de compra ou pelo contrato de fornecedores.
Roteiro de Implantação¶
Parâmetros
Os parâmetros podem ser definidos por usuário e por empresa. Através deles, é possível definir o modelo a ser usado pela empresa e pelo uso ou não de determinadas ferramentas.
Os parâmetros necessários para o Pedido de Compra encontram-se na seguinte pasta:
Parâmetros do Sistema >> Parâmetros do Suprimento >> Parâmetros Do Pedido de Compra (FUTL0125 PDC PDC)
Parâmetros do Sistema >> Parâmetros do Suprimento >> Parâmetros Do Pedido de Compra
1 - Abrir Janela De Itens Por Fornecedor Na Geração Do Pedido
2 - Considerar Todas As Movimentações De Compra Na Consulta Ult.Compra
3 - Geracao Do Codigo (M-Maximo, P-Proximo, S-Sequence, C-Contador, I-Id)
4 - Indicador Para Informar Se É Gerado Histórico De Exclusão Do Ped
5 - Inicializa Fornecedor Preferencial
Indica se o fornecedor é reinicializado após a geração do pedido de compra na liberação de ordens.
Possíveis Respostas: S - N.
6 - Intervalo De Data Das Movimentações Na Consulta Últimas Compras
Intervalo de datas a ser considerado nas movimentações de compra. Caso esteja nulo serão consideradas todas as notas.
7 - Número Máximo De Movimentações A Exibir Na Consulta Ult.Compra
Número máximo de movimentações a ser exibido por item. Sempre serão mostradas as movimentações mais recentes para as mais antigas.
8 - Obriga O Cadastro Da Condição De Pagamento No Pedido De Compra
Torna obrigatório o cadastro da condição de pagamento no pedido de compra.
Possíveis Respostas: S - N.
9 - Obriga Informar A Conta Contabil
Torna obrigatório o campo de conta contábil no pedido de compra.
Possíveis Respostas: S - N.
10 - Permite Alterar A Descrição Do Item
Indica se é permitido ou não alterar a descrição do item no cadastramento do pedido de compra.
Possíveis Respostas:
S: Permite
N: Não permite.
11 - Permite Alterar O Preço Dos Itens Com Tabela De Preço
Indicador que determina se será possível alterar o preço dos itens, no caso de ter sido informado uma tabela de preços do pedido.
Possíveis Respostas:
S: Permite alterar
N: Não permite
12 - Permite Intervalo De Fornecedores Na Geracao De Pedidos De Trans.
Indica se é permitida a informação de múltiplos fornecedores na geração de pedidos de compra de transferência - Estoque Mínimo.
Possíveis Respostas:S - N.
13 - Verifica Se Pode Informar Valor 0 (Zero) No Pedido De Compra
Define se é possível informar itens com valor 0 (zero) no pedido de compras.
Possíveis Respostas:
S: Sim (Não exige confirmação)
N: Não
C: Confirma.
14 - Verifica Se Pode Informar Valor Zero No Pedido De Compra De Serv.
Possíveis Respostas:S - N.
15 - Verifica Se Sera Feita Consistencia Com A Quantidade Da Embalagem
16 - Tratar Fornecedores Homologados No Cadastro Do Pedido De Compra
Tratar fornecedores homologados no cadastro do pedido de compra
Possíveis Respostas:
S: Sim, significa que somente aceitará fornecedores que estiver com o indicador de homologado assinalado, no cadastro de fornecedores.
N: Não.
17 - Verifica Se Serão Impressos Somente Itens Pendentes
Verifica se serão impressos somente itens pendentes quando a emissão for a partir da impressão ou do envio por e-mail do pedido a partir do cadastro de pedidos de compra.
Possíveis Respostas:
G: Geral
P: Pendentes.
18 - Inclui Usuário Como Comprador, Se Usuário Tiver Esta Funcao.
Se o comprador não for informado, inclui usuário como comprador se este usuário tiver a função de comprador.
Possíveis Respostas: S - N.
19 - Percentual De Tolerância No Atendimento De Quantidade
Percentual de tolerância para o atendimento de pedidos de compra com unidades de medida diferente no aviso de recebimento e/ou nota fiscal de entrada.
Possíveis Respostas: 0000 - 9999.
20 - Desabilita Num Do Pedido De Compra, Assume Data Emissão
Desabilita o número do pedido de compra, assume data de emissão como atual e desabilita o campo, consiste data de entrega para que não seja maior que a de emissão.
Possíveis Respostas: S - N.
21 - Permite Incluir Itens Do Tipo Fabricados No Pedido De Compra
Permitir ou não a inclusão de itens fabricados.
Possíveis Respostas:
S: Para incluir itens fabricados
N: Para não incluir itens fabricados.
22 - Valida Número De Documento No Atendimento/Cancelamento De Pedidos
Indica se o número de documento informado em um atendimento/cancelamento de pedidos deve ser uma nota fiscal de entrada cadastrada no sistema ou não.
Possíveis Respostas: S - N.
23 - Formato Do Arquivo Do Relatorio A Ser Enviado Por E-Mail
Indicador do formato do arquivo para envio do relatório por e-mail no pedido de compra.
Possíveis Respostas: PDF - HTMLCSS.
24 - Agrupa Os Itens Da Solicitação No Item Do Pedido
Indica se os itens da solicitação com mesmo código, data de entrega, unidade de medida, conta contábil e centro de custo devem ser agrupados no mesmo item do pedido.
Possíveis Respostas: S - N.
25 - Permite Alterar Data De Entrega Geracao De Pedidos Por Carga/Ranc
Indica se a data de entrega dos pedidos gerados através e rancho ou carga pode ser alterada programa de geração.
Possíveis Respostas: S - N.
26 - Indica Se A Ordem De Serviço Deve Ser Encerrada Ao Cancelar Item
Indica se a ordem de serviço vinculada ao item do pedido de compra de serviço deve ser encerrada ao cancelar o item do pedido.
Possíveis Respostas: S - N.
27 - Indica Se Será Carregado O Contato Do Fornecedor No Pedido
Indica se o contato de menor ranking do fornecedor será carregado no pedido de compra automaticamente.
Possíveis Respostas: S - N.
28 - Indica Se Existe Tabela De Preço Cadastrada Na Capa Do Pedido De
Indica se existe tabela de preço cadastrada na capa do pedido de compra, caso exista não irá digitar os itens que não pertençam a tabela, forçando assim, o usuário a cadastrar a tabela de preço o item o fornecedor.
Possíveis Respostas: S - N.
29 - Código Do Item De Frete/Diária
Código do item a ser utilizado na geração dos pedidos de compra de frete e nos pedidos de compra de frete de diárias.
Possíveis Respostas: SELECT TO_CHAR(I.COD_ITEM) COD| I.DESC_TECNICA DESCRICAO|FROM TITENS_EMPR E.
30 - Item Genérico Para Pedido De Frete
Código do item genérico que será gravado nos pedidos de frete.
Possíveis Respostas: SELECT ITE.COD_ITEM COD - ITE.DESC_TECNICA DESCRICAO - "OUTROS| FROM TITENS.
31 - Limite De Variação Do Preço De Compra
Este parâmetro tem como finalidade definir o valor de variação do preço do pedido de compra/serviço em relação a tabela de preços de compras/serviço do fornecedor.
32 - Percentual De Variação Do Preço De Compra
Este parâmetro tem como finalidade definir o percentual de variação do preço do item no pedido de compra/serviço com o preço da tabela de preços.
33 - Exige Tabela De Preços De Compra
No cadastro do pedido de compra indica se a tabela de preços é obrigatória.
Possíveis Respostas: S - N.
34 - Permite Alterar A Data De Entrega Do Item No Pedido De Serviço
Indica se permite a alteração da data de entrega do item no pedido de serviço.
Possíveis Respostas:
S: Permite
N: Não permite
35 - Item Genérico Para Pedido De Frete De Devolução
Código do item genérico que será gravado nos pedidos de frete de devolução.
Possíveis Respostas: SELECT ITE.COD_ITEM COD - ITE.DESC_TECNICA DESCRICAO - "OUTROS| FROM TITENS.
36 - Item Genérico Para Pedido De Frete De Retorno De Armazenagem
Código do item genérico que será gravado nos pedidos de frete de retorno de armazenagem.
Possíveis Respostas: SELECT ITE.COD_ITEM COD - ITE.DESC_TECNICA DESCRICAO - "OUTROS| FROM TITENS.
37 - Dias Para Reprogramar A Data De Entrega Pedido(H - N)
Parâmetro para informar o número de dias que o programa Agendamento de Reprogram. Datas de Entrega de Ped. de Compra (FUTL0240) deverá observar para reprogramar os pedidos de compra. O número de dias informado deverá ser utilizado para calcular a data de entrega dos saldos dos itens pendentes nos pedidos de compra. A fórmula será:
Data Atual menos o número informado no parâmetro. Se usarmos como exemplo o parâmetro com valor 4, teremos (H - 4). Segue exemplo:
Se a data atual é 09/02/07 os pedidos deverão ser reprogramados para 05/02/07, sempre em dias corridos, isto é, sem considerar dias úteis.
38 - Permite Informar Aliquota (%) Icms No Item Do Pedido
Este parâmetro possibilita informar/gravar no item do pedido de compra, a alíquota de ICMS, com caráter somente informativo, ou seja, sem nenhum cálculo/processo/programa utilizando-se deste campo; exceto para relatórios específicos de pedido de compra.
Possíveis Respostas: S - N
Resposta padrão: "N" Não.
39 - Dias Para Formar A Dt De Entr. Do Item Nos Ped. Gerados Por Safra
Número de dias a serem somados a partrir da data de emissão do pedido de compra (somente para pedidos gerados através do cadastro de vinhedos) para formar a data de entrega do item do pedido de compra.
EXEMPLO Data de geração do pedido, 01/02/2007, número de dias do parâmetro 40, data de entrega do item, 10/08/2007.
40 - Exige Comprador No Pedido De Compra
Na geração do pedido de compra, informe automaticamente o funcionário comprador, esse funcionário deve estar vinculado ao usuário logado no sistema através do cadastro de usuários. Caso não encontrar o cadastro, irá mostrar mensagem exigindo que seja cadastrado corretamente o usuário logado no sistema com o funcionário.
Possíveis Respostas: S - N.
41 - Enviar E-Mail De Pedido De Compra Pelo Outlook
No pedido de compra, ao pressionar o botão Enviar Pedido por E-mail, deve utilizar o outlook, ou utilizar a rotina interna do sistema de envio de e-mail. O default é o uso do outlook.
Possíveis Respostas:
S: Envia e-mail pelo outlook
N: Envia e-mail pela rotina do Focco3i
NCCO: Envia e-mail pela rotina do Focco3i e manda uma cópia oculta para o remetente.
42 - Mensagem Do Envio De E-Mail Do Pedido De Compra
Corpo da mensagem que será enviada por e-mail quando utilizado o parâmetro 41 do pedido de compra.
Campo chaves:
43 - Imprimir Código Da Classificação De Materiais No Rel. De Pedc
Parâmetro utilizado em determinados relatórios específicos de pedido de compra.
Possíveis Respostas:
S: (Sim), imprime o código da classificação de materiais mais código do item.
N: (Não), imprime somente o código do item.
44 - Classificação De Materiais Que Deve Ser Impressa No Rel. Do Ped.
Parâmetro utlizado em determinados relatórios específicos de pedido de compra, estes sendo específicos de cliente.
Informa a classificação de materiais que será utilizado na impressão do pedido de compra. Permite que o usuário selecione a pasta da classificação de materiais, podendo apenas ser selecionada uma classificação, sendo esta permitida alterar. Ex.: Estoque, suprimentos, engenharia, etc.
Possíveis Respostas:SELECT TO_CHAR(UPPER(RV_MEANING)) COD| - "OUTROS| FROM CG_REF_CODES| WH.
45 - Permite Informar Solicitante No Ped Diferente Usuario Comprador
Ao informar o solicitante do pedido de compra, o sistema permite informar um usuário comprador diferente do solicitante vinculado ao usuário conectado no sistema, isso na inclusão de um novo item novo, no caso de vir de outro processo do sistema, será validado o parâmetro 46.
Possíveis Respostas: S - N
Resposta Padrão: Sim
46 - Permite No Item Alterar Solicitante Vindo De Outro Processo
Permite alterar solicitante, quando este estiver populado a partir de outro processo.
Exemplo
Solicitação de Compra, Contratos, etc.
Possíveis Respostas: S - N
Resposta Padrão: Sim
47 - Desatender Os Itens Que Tem Origem Da Cotação De Compra
Ao excluir um item do pedido de compra e este originou a partir de uma cotação de compra, deve-se desatendê-lo para possibilitar atendê-lo em outro pedido de compra.
Possíveis Respostas: S - N
Resposta Padrão: Não
48 - Obriga Informar Centro De Custo
Torna obrigatório o campo de centro de custo no pedido de compra caso o parâmetro 9 esteja respondido como "Sim".
Possíveis Respostas: S - N.
49 - Habilita Alteração Do Campo "Qtde Interna"
Habilita alteração do campo Quantidade Interna no cadastro do pedido de compra.
Possíveis Respostas: S - N.
50 - Converte A Qtde Do Item Da Ordem De Ocs Na Um Do Serviços De Terc
Este parâmetro tem como finalidade permitir que a unidade de medida do item da ordem seja convertida para a unidade de medida cadastrada na manutenção de preços de serviços de terceiros. Para que esta conversão seja realizada o fator e conversão é buscada a seguinte ordem:
1 - Fator de conversão a manutenção de preços e serviços de terceiros.
2 - Quantidade do cadastro e conversões por item.
3 - Quantidade do cadastro de padrões de conversão.
51 - Permite Informar Transportadora Quando Frete Selecionado For Cif?
52 - Mostra Itens Genéricos Quando Existe Tabela De Preço No Pdc
53 - Considerar Data De Entrega Como Dia Útil (Industrial)
54 - Carrega Tipo De Nota Automatico No Pedido De Compra
55 - Permite Informar Dt De Entrega Maior Que A Dt De Emissão
56 - Permite Alterar O Preço Dos Itens Para Serviço De Terceiros
57 - Ordem De Busca Do Valor De
1 - Custo médio da empresa produtora
2 - Tabela de venda empresa produtora
3 - Tabela de compra da empresa compradora
4 - Custo médio da empresa compradora
Parâmetros Da Tabela de Preço Compra (FUTL0125 PRC PRC)¶
1 - Aplica Desc/Acresc Em Cascata
2 - Obriga Informar Motivo Em Caso De Alteração De Preço
3 - Permite O Cadastro De Itens Fabricados Na Tab. De Preços De Compra
4 - Atualiza Situação Do Item Na Tabela De Preços Automaticamente
5 - Indica Na Tab. Compra E Aguardando Impl. Se Forn. Preferencial
Cadastros Auxiliares
Antes de iniciar a utilização do processo de Comissões os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.
Cadastro de Motivos de Alteração da Tabela de Preços (FPDC0101)
Este programa possibilita informar os motivos de alteração de preços.
Cadastro da Tabela de Preço de Compra (FPDC0102_NOVO)
Este programa possibilita cadastrar a tabela de preços dos produtos do fornecedor. Sugestão: Cadastrar o código da tabela como "1" e a descrição da tabela com a mesma descrição do fornecedor para facilitar as buscas, pesquisas e cadastros que dependem desta informação.
Cópia de Tabela de Preço de Compra (FPDC0112)
Este programa possibilita efetuar cópias de listas de preço de compras entre fornecedores.
Cópia de Tabela de Preço de Compra Entre Empresas (FPDC0113)
Este programa possibilita efetuar cópias de listas de preço de compras de uma empresa para outra. Para tanto, o fornecedor da lista de preços origem deve estar disponível para as empresas destino além de ser obrigatório que os itens da lista de preço origem também estejam cadastrados nas empresas destino e possuam nestas a pasta de suprimentos.
Cadastro Tabela de Preços a Partir do Pedido/Nota (FPDC0111)
Este programa possibilita cadastrar ou alterar itens em uma tabela de compra já existente com o valor unitário baseado no pedido de compra ou na nota de entrada.
Sempre que é feita uma alteração ou inclusão a unidade de medida da tabela de preços também sofrerá mudanças respeitando a unidade de medida do pedido de compra ou da nota de entrada.
O item será mostrado duas vezes caso seja escolhida a opção "Ambos". Uma vez mostrando o preço do pedido de compra e outra vez mostrando o preço da nota de entrada que poderá ser diferente.
Não serão considerados os pedidos de serviços e de itens de serviços da nota fiscal de entrada.
Cadastro de Motivos de Cancelamento (FUTL0130 PDC)
Este programa possibilita cadastrar os motivos de cancelamento do pedido de compra no sistema.
Cadastro de Observações do Pedido de Compra (FPDC0106)
Este programa possibilita cadastrar todas as observações que serão anexadas no pedido de compras, através do botão Obs. Complementares.
Reajuste de Tabela de Preços de Compra (FPDC0114)
Este programa possibilita reajustar os valores de uma lista de preços de compra, conforme um percentual de reajuste.
Importação de Preço de Compra (FTER0201 PDC)
Este programa possibilita realizar a importação de serviços de terceiros e de preços de compra.
O layout do arquivo é: código_item#máscara_item#preço.
Cadastro de Fornecedores (FFOR0200)
Cadastrar todos os fornecedores da empresa. O campo Prazo Pagamento deve ser preenchido para que no cadastro do pedido de compra a informação do botão Pagamentos seja preenchida automaticamente.
Passo a Passo¶
Passo a Passo
Todo o processo de Pedido de Compra do FoccoERP será explicado passo a passo a seguir:
Passo 1: Cadastro do Pedido de Compra (FPDC0200)
Programa utilizado para gerar o pedido de compra e enviá-lo ao fornecedor, por e-mail.
Observação
Para pedidos de compra gerados a partir de acionamentos de Kanban não será permitido a exclusão do pedido, nem alteração de qualquer informação.
O cancelamento destes pedidos será possível através do programa Cancelamento/Atendimento Pedido de Compra (FPDC0205), que não gera movimentação de estoque ao atender/cancelar um pedido, sua funcionalidade padrão é de vincular o pedido de compra a uma nota de entrada quando por algum motivo isto não foi feito anteriormente.
Ao realizar consultas, sem informar um pedido específico, não lista os pedidos originados por acionamento de Kanban.
Ao consultar por um pedido específico e o mesmo for originado por acionamento de Kanban, não permite visualiza