Ir para o conteúdo

Manutenção Industrial

Conhecer o Processo

O que é?

É um processo do módulo da manufatura que controla todas as manutenções corretivas, e preventivas que devem ser realizadas nos equipamentos da fábrica no intervalo de tempo determinado.

Para que Serve?

O processo inicia pela elaboração de planos de manutenção a serem executados na planta fabril. Permite controlar máquinas, ferramentas, veículos e prédios. O grande objetivo é otimizar ao máximo o plano, buscando diminuir as paradas de máquinas e manutenções corretivas. São apontadas as horas alocadas nas ordens, responsáveis, materiais sugeridos e consumidos. A cada mês, as ordens podem ser valorizadas e, com base nisto, o submódulo ainda permite levantar o custo da manutenção realizada pela máquina.

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Os parâmetros necessários para a Manutenção Industrial encontram-se na seguinte pasta:

Parâmetros da Manufatura (FUTL0125 MAN MAN) - Parâmetros de Manutenção Industrial (Se encontram no final deste programa, logo após os parâmetros de Manufatura).

Cadastros Auxiliares

Antes de iniciar a utilização do processo de Manutenção Industrial os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.

Cadastro de Serviços Preventivos (FMAN0101)

Este programa possibilita cadastrar os tipos de manutenções preventivas.

Cadastro de Efeitos do Defeito (FMAN0102)

Este programa possibilita cadastrar os efeitos gerados pelos defeitos.

Cadastro de Causas do Defeito (FMAN0103)

Este programa possibilita cadastrar as causas geradas pelo defeito.

Cadastro de Grupos de Recursos (FMAN0104)

Este programa possibilita cadastrar grupos de recursos. Facilitando assim a geração de planos diferenciados, de acordo com regras criadas pelo coordenador na manutenção.

Cadastro de Dados Especiais do Recurso (FMAN0105)

Neste cadastro poderão ser criados campos complementares de informação da máquina, não esquecer de vincular a empresa. Assim no cadastro de recursos (FENG0101) serão disponibilizados estes dados adicionais para a respectiva empresa.

Cadastro de Funcionários (FADM0200)

Cadastrar os funcionários responsáveis pela manutenção industrial e vincular com a função mecânico ou eletricista, dependendo do tipo de serviço. As ordens de manutenção industrial serão geradas para este responsável.

Cadastro de Funcionários por CC (FMAN0106)

O sistema considera o centro de custo informado neste cadastro, por funcionário, para a valorização das ordens de serviço. As taxas utilizadas devem ser cadastradas no Cadastro do Custo Operacional (FCST0103) conforme o processo de valorização de ordens.

Cadastro de Recursos - Máquinas / Ferramentas / Veículos (FMAN0111)

Este programa possibilita cadastrar os recursos. Os recursos cadastrados também poderão ter manutenções preventivas ou corretivas, conforme o processo de manutenção industrial.

Na pasta Serviços informar os serviços necessário para se fazer a manutenção industrial do recurso.

Na pasta Itens informar os itens necessários para executar o serviço do recurso. Os itens são informados quando o serviço é executado por um funcionário e não por fornecedores. É informado o fornecedor quando este além de executar o serviço também fornece o material.

Na pasta Dados informar os dados especiais do recurso. Acessa o Cadastrado de Dados Especiais do Recurso no programa (FMAN0105).

EXEMPLO Dados de RPM (rotação por minuto) do Motor de uma Máquina. TON capacidade de uma prensa.

Na pasta Responsáveis informar o responsável pela manutenção do recurso/serviço. O responsável deve ser um funcionário da empresa cuja função seja mecânico ou eletricista, varia conforme o tipo do serviço (se for elétrico é um eletricista, se for mecânico é um mecânico) se for ambos podem ser os dois ou qualquer um dos dois. As ordens de manutenção industrial serão geradas para este responsável.

Cadastro de Planos Preventivos (FMAN0203)

Este programa possibilita cadastrar planos de manutenção preventiva que serão utilizados como parâmetro para o cálculo das ordens de manutenção preventivas. Basta preencher uma das pastas para vincular as máquinas ao Plano de Manutenção.

Com base nas regras que o coordenador de manutenção quiser criar para facilitar a geração e emissão das ordens de manutenção, aconselha-se criar restringindo grupo de recurso, máquinas ou centro de trabalho.

Cadastro de Almoxarifados (FITE0103)

Possibilita cadastrar um almoxarifado específico, identificação do local de armazenagem/estocagem, para os itens de manutenção industrial.

Cadastro de Itens (FITE0200)

Os componentes/materiais que serão utilizados na manutenção industrial devem ser cadastrados neste programa. E caso tenha sido cadastrado um almoxarifado especifico para estes itens de manutenção é possível através da pasta Estoque vincular o item a este almoxarifado.

Passo a Passo

Passo a Passo

Para o processo de Manutenção industrial aconselha-se seguir os seguintes passos:

Passo 1: Cálculo de Ordens de Serviço de Manutenção Preventivas (FMAN0200)

Este programa possibilita gerar ordens de serviços planejadas por plano referentes às manutenções preventivas de máquinas e/ou equipamentos.

Para cada serviço atrelado à máquina e/ou equipamento será gerada uma ordem de serviço de acordo com a periodicidade informada. Quando um serviço estiver atrasado em relação à data do sistema será gerada apenas uma ordem: última data de serviço + periodicidade em dias.

O cálculo inicia lendo o cadastro de máquinas (será selecionada as máquinas que estejam com situação de "Ativas") para cada máquina será lido o cadastro de serviços da mesma e será selecionado o serviço em que o período esteja entre a data de início e fim do serviço (serviço válido). Se um serviço precisar ser realizado será gerada uma ordem de serviço planejada tipo OMP com o serviço e a data em que o mesmo deve ser realizado.

Passo 2: Liberação de Ordens de Serviço de Manutenção (FMAN0204)

Este programa possibilita liberar as ordens planejadas que foram geradas pelo cálculo de manutenção para o plano informado. Baseado nas regras que o coordenador de manutenção fez no cadastro de planos de manutenção a liberação de ordens pode obedecer tal regra, facilitando a geração e emissão das ordens de manutenção.

Passo 3: Cadastro de Ordens de Serviço de Manutenção (FMAN0202)

Este programa possibilita buscar os serviços e os itens que estejam válidos e cadastrados para a máquina.

Passo 4: Requisição Planejada de Itens de Manutenção (FMAN0206)

Este programa possibilita gerar o movimento de estoque dos itens dos serviços com o tipo de movimentação REM (Requisição da Manutenção Industrial). O programa baixa dos estoques os itens pertencentes aos serviços da ordem requisitada. A máquina e o centro de trabalho gerado pertencerão à ordem de manutenção e o almoxarifado será o informado na ordem de manutenção.

Observação

A requisição pode ser "Parcial" ou "Total".

Nesse programa as ordens de manutenção preventivas, terão seus componentes requisitados a partir do número da ordem de manutenção (itens já previstos, cadastrados junto ao serviço), facilitando assim a requisição de serviço com vários itens vinculados. Nos casos de manutenção corretiva, os itens utilizados deverão ser cadastrados (pode ser após o conserto, pois não são itens previstos) junto à respectiva ordem para poderem ser requisitados posteriormente.

Passo 5: Fechamento Ordens de Serviço de Manutenção (FMAN0205)

Este programa possibilita fazer o fechamento das ordens de serviço referentes às manutenções preventivas e/ou corretivas. Assim, é possível informar o tempo gasto para executar o serviço, os materiais (itens) utilizados e o diagnóstico da manutenção. Além disto, também é permitido informar serviços realizados que não estavam previstos.

É neste programa que ordens de manutenção, tanto corretivas quanto preventivas, serão entregues, detalhando o problema detectado, diagnóstico do mecânico e executor do serviço entre outros. Sempre após a requisição dos componentes utilizados na manutenção.

Observação

O processo de apontamento é definido conforme o parâmetro 10 - Forma De Apontamento Das Ordens Da Manutenção Industrial? Da Manufatura como sendo por Serviço ou Executor.

Passo 6: Requisição Não-Planejada (FMAN0207)

Este programa possibilita gerar o movimento de estoque para os itens que não estão ligados a nenhuma ordem com tipo de movimentação de estoque igual à RMQ. É necessário informar para qual máquina e centro de trabalho o item está sendo requisitado para que ocorra a sua posterior contabilização.

Valorização de Ordens de Serviço de Manutenção (FMAN0253)

Após realizada a implementação do módulo de custos o processo de valorização das ordens de manutenção industrial poderá ser executado.

Passo 7: Consulta Ordens de Serviço de Manutenção (CMAN0401)

Este programa possibilita listar as ordens de serviço de manutenção que foram feitas manualmente ou que foram planejadas pelo sistema.

Passo 8: Relatório de Recursos (FMAN0300)

Este programa possibilita escolher as opções para gerar o relatório de recursos.

Passo 9: Relatório de Manutenção Preventiva (FMAN0301)

Este programa possibilita listar as manutenções preventivas ou corretivas de cada máquina e/ou recurso cadastrado. Também é exibida uma listagem detalhada dos serviços necessários para realizar a manutenção e quais os itens necessários para realizar o serviço. A listagem está agrupada por grupo de recurso, centro de custo, máquina/recurso, serviço e itens do serviço, respectivamente.

Passo 10: Relatório de Recursos c/ Serviços (FMAN0302)

Este programa possibilita gerar relatórios de recursos e os respectivos serviços conforme as opções selecionadas pelo usuário.

Passo 11: Relatório de Ordens de Serviço (FMAN0303)

Este programa possibilita listar as ordens, os serviços realizados e os itens utilizados.

Passo 12: Emissão/Reemissão de Ordens de Manutenção (FMAN0305)

Este programa possibilita listar as ordens de manutenção a serem efetuadas.

Observação

O envio por e-mail ocorre no momento da geração de um arquivo no formato .TXT.

Passo 13: Relatório de Tempos de Manutenção (FMAN0307)

Este programa possibilita listar o tempo gasto na manutenção dos recursos.

Fluxo

Fluxo

Em desenvolvimento.