Ir para o conteúdo

Configurador de Produto

Conhecer o Processo

O que é?

O Configurador de Produto é um módulo do FoccoERP utilizado para configurar os itens quando os mesmos possuem variações.

Para a configuração de um produto é necessário realizar um processo que passa primeiramente pelo cadastro de itens, depois pela estrutura dos produtos até chegar no roteiro de fabricação.

Para que Serve?

O configurador de produto serve para configurar os itens Comprados, Fabricados e Itens de Terceiros, especificando suas características e as variações destas, automatizando a estrutura dos produtos que são padrão, proporcionando maior atenção aos produtos que são especiais, os quais não possuem uma estrutura configurada.

Por ser um módulo, dentro deste acontece os seguintes processos:

  • Cadastro de variações dos itens;

  • Cadastro de características (forma com que as variações ocorrem);

  • Cadastro de restrições;

  • Cadastro de regras;

Estes cadastros são todos utilizados para configurar o produto conforme a necessidade da empresa, facilitando o trabalho da engenharia, pois diminuem a quantidade de itens, estruturas e roteiros a serem cadastrados.

Através da Resposta Futura é possível permitir o cadastro de itens sem que sejam necessárias as definições de todas as respostas. Desta forma, um departamento poderá realizar uma parte da configuração do produto e posteriormente as demais áreas poderão complementar essa configuração acrescentando outras respostas. O programa é Cadastro de Matriz de Respostas Futuras (FENG0135).

O configurador de produtos é cadastrado na engenharia de produto e utilizado pelo pessoal do comercial no momento de cadastrar o pedido de venda facilitando ambos os trabalhos na engenharia a quantidade de itens a serem cadastrados e no comercial a negociação com o cliente e as restrições técnicas que o produto possui.

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Os parâmetros necessários para o cadastro do configurador de produto encontram-se nas seguintes pastas:

Parâmetros de Manufatura (FUTL0125 MAN MAN)

Parâmetros de Manufatura

2 - Caracter Delimitador Dos Produtos Configurados

Determina o caracter que será utilizado para separar a descrição da máscara dos itens configurados. Este é o caracter que será utilizado para separar as respostas do configurador de produtos no momento da montagem da máscara. É possível utilizar qualquer caracter, porém, deve-se ter o cuidado de não cadastrar na descrição da máscara um caracter igual ao caracter informado neste parâmetro.

v35 - Permite Cadastrar Mais De Uma Restrição Para Um Mesmo Item__

Indica se será possível cadastrar mais de uma restrição/dependência para o mesmo item, no programa Cadastro de Tributos (FITE0116).

57 - Indica Se Deve Realizar A Validação De Configurações Existente

Realizará a validação nos seguintes processos:

  • cadastro de pedidos de venda;

  • cadastro de orçamentos;

  • cadastro de faturas;

  • emissão de notas fiscais;

  • manutenção de notas fiscais de entrada;

  • importação de estoques;

  • implanta lote em item do estoque, importação de itens;

  • importação de itens via arquivo opções:

1) valida em todos os processos acima;

2) não valida quando assistência técnica (cadastro de pedidos de venda, cadastro de orçamentos, cadastros de faturas, emissão de notas fiscais, manutenção de ordens de fabricação);

3) nunca realiza a validação.

58 - Indica Se Responde Automaticamente Uma Resposta Do Configurador

Indica se assume a resposta automaticamente no configurador quando a característica possuir somente uma alternativa de resposta. Parâmetros de Itens (FUTL0125 ITE ITE)

11 - Replica Alterações Para Configurações

Se a resposta deste parâmetro for igual a "S" o sistema abrirá uma tela com as seguintes perguntas:

  • altera todas as configurações dos itens?

  • alterar apenas as configurações com dados iguais?

  • alterar apenas para as configurações com dados diferentes?

no momento em que o item configurado tiver alguma informação alterada em seu cadastro, replicando esta alteração conforme resposta para a pergunta em suas configurações (máscaras).

Se a resposta for não esta tela não abrirá e suas configurações (máscaras) não serão alteradas.

16 - Ordenação Das Configurações Do Item No Cadastro De Item

Forma com que serão ordenadas as máscaras (configurações) no Cadastro do Item, botão Configurado. Possíveis respostas:

4) ID da Pasta (identificação da pasta)

5) ID da máscara (identificação da máscara/configuração do item)

6) Descrição da máscara/configuração do item

18 - Gravar Histórico De Alteração De Respostas Das Máscaras Dos Itens

Este parâmetro somente será utilizado quando a empresa optar por trabalhar com a resposta futura do configurador de produtos.

Sempre que a resposta for "S" será gravado um histórico com as alterações sofridas pela máscara, desde a sua inclusão.

Somente será gravado histórico das características marcadas para gravar histórico em Manutenção de Características (FENG0102).

Parâmetros de Descrição de Configurados (FUTL0125 DEC DEC)

Parâmetros de Descrição de Configurados

Podemos indicar o tipo de descrição das máscaras dos itens configurados nos programas, consultas, relatórios, conforme o programa Manutenção dos Tipos de Descrições (FENG0108).

Parâmetro Gerais

Parâmetro Gerais

8 - Indica posição do id na posição do configurado

A - Mostra o ID após a descrição;

F - Mostra o ID na frente da descrição;

N - Não mostra o ID, somente a descrição.

Cadastros Auxiliares

Verificar passo a passo.

Passo a Passo

Passo a Passo

Todo o processo do configurador de produto será explicado utilizando o ITEM_CONFIGURADO como exemplo.

Passo 1: Planilha com levantamento de todos os itens e de todas as características de cada item

Para que o Configurador de Produto faça a leitura correta das estruturas de um determinado item, antes mesmo de cadastrar no sistema, é de suma importância que seja feito em uma planilha, de preferência em Excel, um levantamento preciso e completo de todos os itens e de todas as características de cada item.

Exemplo

"ITEM CONFIGURADO"

O "Item Configurado" é composto de que?

Passo 2: Utilizando a planilha, cadastrar os itens no PDM

Antes de utilizar o Configurador de Produto é necessário cadastrar os itens utilizando o PDM (Padronizador da descrição de Materiais). Esta ferramenta agiliza o cadastro de itens e cria consistência na forma de cadastramento destes itens, independentemente de quem o fizer. Basta cadastrar exatamente como está na planilha.

Programa para cadastrar o item:

Cadastro de Itens (FITE0200)

Na capa o item deve estar marcado como "Configurado" para que seja possível vincular a ele características e permitir configurar a sua estrutura.

Passo 3: Configurar a Estrutura do Produto

A estrutura configurada do produto, diferentemente da estrutura convencional, faz com que o mesmo componente seja repetido várias vezes, isto para que seja possível criar regras lógicas para que o sistema encontre qual o produto específico para a necessidade do cliente. Tal processo automatiza a estrutura dos produtos que são padrão, facilitando o trabalho da engenharia e proporcionando maior atenção aos produtos que são especiais, os quais não possuem uma estrutura configurada.

Normalmente, no processo convencional da estrutura do produto, toda vez que um item padrão deve ser comercializado suas regras devem ser cadastradas no sistema, consumindo muito tempo desnecessário para produtos que podem ter sua estrutura facilmente configurada no sistema através do configurador, possibilitando que o tempo da equipe seja automatizado, disponibilizando maior atenção aos produtos especiais que possuem exceções.

Ordem dos programas para o cadastramento da estrutura de produto:

1º) Manutenção de Conjuntos/ Variáveis (FENG0101)

Neste programa são cadastrados conjuntos de "respostas soltas" que representam conjuntos de variáveis de determinado item.

Observações

Se as variáveis forem medidas utilizar o código e a descrição iguais, pois assim poderão ser utilizados para calcular fórmulas na estrutura de produto.

2º) Manutenção de Características (FENG0102)

Neste programa são cadastrados conjuntos de "perguntas soltas", são as características de determinado item.

É importante lembrar que neste momento se deve definir se a característica que está sendo cadastrada terá tratamento de Resposta Futura.

A descrição da característica é a pergunta que aparecerá no momento de configurar o produto (tela do Configurador) no pedido de venda, ordem de fabricação, relatórios e consultas.

3º) Manutenção de Características do Item (FENG0107)

As características devem ser cadastradas por ordem/ sequência de importância na estrutura do item, sendo que a característica principal deve ser a primeira, isto não significa que será cadastrada com o número 1. O sistema considera a numeração crescente para validar qual a primeira característica, por isto, sugere-se inserir números de 10 em 10 para a sequência, pois, mesmo que a planilha esteja representando exatamente a estrutura, futuramente pode existir a necessidade de se cadastrar novas características para o determinado produto, sendo assim, é possível cadastra-las entre as características já existentes, uma vez que há 9 espaços entre as sequências e as características não podem ser alteradas quando o configurador já está sendo utilizado.

Para facilitar o cadastro das características e conferir se as mesmas estão sendo cadastradas na sequência correta, sugere-se trabalhar com duas telas ao mesmo tempo:

1ª) Manutenção de Características do Item (FENG0107)

2ª) Consulta Saldo de Estoque (FEST0402)

Neste programa é realizada a simulação do configurador conforme o cadastro das características vai sendo realizado.

Quando digitar o nome do item que está sendo configurado habilita o botão que dá acesso ao configurador.

Observações

Pode-se configurar um produto em diversos locais do sistema além do programa Consulta Saldo de Estoque (FEST0402), pode ser também nos programas: Cadastro de Pedido de Venda (FPDV0200 PDV), Relatório de Estrutura de Produto (FENG0350), Relatório de Explosão de Itens (FPLA0303), Consulta de Perfil de Itens (FPLA0400) e Consulta Extrato de Itens (FEST0401).

Importante

Quando a máscara for gerada e movimentada não é mais possível excluí-lá. Quando o relatório de estrutura de produto for executado/gerado, o sistema gera máscara para todos os itens filhos que forem configurados.

4º) Manutenção dos Motivos de Restrições (FENG0103)

Os motivos de restrições cadastrados neste programa serão utilizados no campo Motivo do programa Manutenção de Restrições/Dependências (FENG0116)

5º) Manutenção de Restrições/Dependências (FENG0116)

Este programa é muito importante, pois nele se "ensina" ao sistema como ele deve ler e interpretar as características e variáveis já cadastradas. Neste momento são ligadas as possíveis respostas para o conjunto de perguntas existentes.

O programa é composto por 3 blocos, os quais são responsáveis por montar as configurações que são levadas para o configurador. São eles:

1º bloco) Restrições: é o bloco de seleção do tipo restrição. Os tipos de restrições são também os motivos de restrições que podem ser:

a) Comercial: a nível de negócio é viável/ rentável produzir o item configurado em questão.

b) Técnica: a nível técnico é possível produzir o item configurado em questão.

c) Processo: a empresa possui capacidade para produzir o item configurado em questão.

d) Global: quando qualquer motivo é possível para produzir o item configurado em questão

2º bloco) Dominantes: este bloco determina o que pode acontecer, ou seja, determina uma ação no determinante que é o bloco a seguir. É sempre uma frase que inicia com "SE".

Exemplo: "Se a COR (código) do Item_Configurado for igual/ diferente/ maior/ menor/ pertence/ não pertence/ inválida (Operador) a Azul ou Vermelha."

Ao final da frase acima, se as restrições dominantes continuarem, na linha a seguir deve-se utilizar as condições: (E) ou (OU), para indicar quais são as dominantes.

Exemplo

3º bloco) Determinantes: este bloco determina se as características dominantes cadastradas no bloco anterior são Verdadeiras ou Falsas. Sempre seguindo a sequência das características elencadas na planilha.

Continuando o exemplo utilizado no 2º bloco:

"Se a cor do Item_Configurado for (igual) a Azul ou Vermelha;

(E) a Forma Geométrica for (igual) a Quadrado,

(OU) Largura diferente de 50

então ..."

"Se a cor do Item_Configurado for (igual) a Azul ou Vermelha;

(E) a Forma Geométrica for (igual) a Quadrado,

(OU) Largura diferente de 50

então

A Profundidade (Código) é Inválida e

o Volume (Código) é Inválida."

Passo 4: Configurador de Produtos

O Configurador de Produtos propicia reduzir o número de códigos de itens da engenharia cadastrados no sistema. Ele antecipa quais itens estão associados ou são necessários para a configuração de um determinado produto e deixa de solicitar informações desnecessárias e redundantes quando estas não estão vinculadas a configuração do produto. Sendo assim, tem-se um único código para o produto, atribuindo a ele características e variações destas características.

Definir quais são as características e variáveis do item é praticamente como se fosse fazer perguntas para a composição do item e responde-las. As Características são associadas às Perguntas e as Variáveis são associadas às Respostas.

Na prática, utilizando o mesmo exemplo do Item_Configurado, na tela do Configurador aparecerá tudo que foi cadastrado nos passos 1º, 2º e 3º, sendo que respeitará as Restrições realizadas no programa Manutenção de Restrições/ Dependências (FENG0116).

Exemplo:

Mesmo que para a característica COR tenha sido cadastrado Amarela, Azul, Branca, Preta, Verde e Vermelha e para a característica Forma Geométrica tenha sido cadastrado Cubo e Quadrado, foi realizada uma restrição indicando que quando as cores forem Azul ou Vermelha, E a Forma Geométrica for Quadrada OU a Largura for Diferente de 50 então a Profundidade e o Volume são desnecessários, pois são utilizados somente para Cubo.

Com esta restrição cadastrada as outras opções da característica COR, na sequência 10, não aparecerão na tela do configurador, bem como para a característica FORMA GEOMÉTRICA não terá opção, a sequência 20 já vem respondida com a resposta Quadrado e ocultando as características PROFUNDIDADE e VOLUME, saltando direto para a sequência 30 sem opção de alteração. Veja figuras:

Para as características que restaram (30- Largura, 40- Altura e 70- Sequência) não foram cadastradas restrições, podendo ser escolhida qualquer uma das respostas disponíveis.

Porém, é necessário que sejam respondidas na ordem sequencial em que se encontram, caso contrário o sistema não permite nenhuma alteração, nem mesmo a visualização das opções existentes.

Conforme as respostas vão sendo informadas, o configurador verifica se existem restrições/dependências válidas e começa a responder as características determinantes que possuem apenas uma resposta possível recursivamente. Desta maneira, dependendo do tipo de produto e de como as restrições foram cadastradas, é possível responder automaticamente quase todas as características do item.

Quando houver a necessidade de visualizar as características, respostas, restrições, enfim, tudo o que foi cadastrado para o item em questão, basta clicar no botão , no canto superior direito da tela do configurador. Algumas vezes, quando existem muitas restrições cadastradas, pode ficar complicado entender por que uma característica foi invalidada ou por que foi respondida de uma maneira diferente do que se esperava. Esta consulta permite realizar uma pequena auditoria do que o configurador está fazendo e exibe informações claras e objetivas de todas as características do item. Ao clicar neste botão abre nova janela com os botões a seguir:

Botão Auditoria

Esta consulta permite realizar uma pequena auditoria do que o configurador está fazendo e exibe informações claras e objetivas de todas as características do item.

Mais informações sobre este botão

Característica

Nesta coluna é listada a sequência e a descrição da característica do item conforme cadastro do programa Manutenção de Características do Item (FENG0107), separadas por hífen.

Tip.

Nesta coluna é listado o tipo da característica conforme o programa Manutenção de Características (FENG0102). Os tipos são: CA: Campo, DE: Desenho, FO: Fórmula, ES: Escolha, IC: Inf. Caracter, IN: Inf. Numérica, ME: Escolha Mult. e OP: Opção.

Sit. Anterior

Quando utilizado o processo de resposta futura, mostra a situação da característica antes da mesma ter sido alterada.

Exemplo: uma determinada característica tinha resposta obrigatória no comercial e foi respondida normalmente, esta resposta aparece na coluna Resp. Anterior, só que por algum determinado motivo a mesma é alterada na engenharia passando a ser inválida, o sistema portanto mantém este histórico. Para esta funcionalidade seja executada, o parâmetro "18 - Gravar Histórico De Alteração De Respostas Das Máscaras Dos Itens", dos parâmetros de itens, deve estar respondido como "Sim".

Sit. Atual

Situação atual da característica no momento da configuração. Quando não utilizado o processo de resposta futura a situação atual é sempre obrigatória.

Resp. Anterior

É a resposta anterior dada para a característica quando utilizado o processo de resposta futura, caso a situação da característica tenha sido alterada em algum momento do processo.

Res. Atual

É a resposta selecionada para a característica na tela do Configurador.

DOM

Mostra o código da restrição dominante que está sendo aplicada conforme resposta selecionada. As restrições são cadastradas no programa Manutenção de Restrições/Dependências (FENG0116).

DET

Mostra o código da restrição determinante aplicada para a característica. Só aparece caso a restrição determinante da característica não seja inválida. As restrições são cadastradas no programa Manutenção de Restrições/Dependências (FENG0116).

INV

Mostra o código da restrição das características inválidas. As restrições são cadastradas no programa Manutenção de Restrições/Dependências (FENG0116).

Carac. Pai

É a característica pai informada para a característica do item no programa de Manutenção de Características do Item (FENG0107).

É Ident.?

Quando marcado identifica que esta é a característica identificadora, quando utilizado processo de resposta futura.

Possui DOM?

Quando marcado identifica que a característica possui restrição dominante cadastrada, independentemente se o operador da restrição da característica for inválido, o mesmo aparece como marcado. As restrições são cadastradas no programa Manutenção de Restrições/Dependências (FENG0116).

Possui DET?

Quando marcado identifica que a característica possui restrição determinante cadastrada, independentemente se o operador da restrição da característica for inválido, o mesmo aparece como marcado. As restrições são cadastradas no programa Manutenção de Restrições/Dependências (FENG0116).

Legenda

Identifica as cores da coluna Resp. Atual, se a linha da coluna Resp. Atual estiver em:

Vermelho: significa que a característica ainda não foi respondida no Configurador de Produto.

Diferente do histórico: Quando utilizado o processo de resposta futura as colunas Sit. Anterior e Resp. Anterior ficam com o fundo pintado de amarelo, caso a resposta da característica tenha sido alterada em algum determinado momento por algum motivo.

Característica Visível: É o padrão de visualização das colunas.

Característica Invisível: Fica com a fonte esmaecida quando a característica pai ainda não tenha sido respondida, ou quando a característica possui o operador inválido no cadastro de restrição.

Data do Histórico

Este campo permite visualizar o histórico de alterações das respostas das características quando o processo de resposta futura estiver sendo utilizado e o parâmetro "18 - Gravar Histórico De Alteração De Respostas Das Máscaras Dos Itens", dos parâmetros de itens, deve estar respondido como "Sim". O botão navega para os históricos dos dias anteriores.

Botão Voltar

Retorna para a tela do configurador de produto.

Botão Auditoria Téc

Esta consulta permite realizar uma pequena auditoria do que o configurador está fazendo e exibe informações técnicas e ID’s de todas as características do item, só é possível consultar através do usuário do FoccoERP.

Botão Composição Máscara

Mostra as sequências, as características, o tipo da característica e as respostas selecionadas para as características até o momento.

Na tela do Configurador as opções de escolha Composição da Máscara ou Descrição, são utilizadas para definir se a descrição que aparecerá no configurador será a composição da máscara ou a descrição, conforme definido no programa de Manutenção de Conjuntos/Variáveis (FENG0101), só irão aparecer caso a característica seja do tipo escolha.

Passo 5: Junção de PDM com o Configurador de Produtos

A junção do Cadastro do Item com o Configurador de Produto se dá utilizando o Código e a Descrição Técnica Do Item (cadastrados no Cadastro do Item) e o Configurador atribui o complemento da descrição e as características do item. Ou seja, a característica principal fica na descrição, utilizando o PDM, somando-se à máscara que é a parte variável do produto.

A máscara é a composição das respostas para as perguntas feitas que definem