Cadastro do Item - PDM¶
Conhecer o Processo¶
O que é?¶
Neste processo será descrito o passo a passo para cadastrar um item no FoccoERP utilizando a padronização da descrição destes materiais (PDM).
Os itens são todos os materiais comprados, fabricados ou de terceiro que a empresa deve possuir cadastrado no sistema de acordo a necessidade. Com a utilização do PDM, através do Cadastro de Itens, todos os itens são cadastrados seguindo o mesmo padrão.
Para que Serve?¶
O cadastro de Itens - PDM é utilizado para evitar que várias pessoas (usuários) possam cadastrar um mesmo item de maneira diferente, conforme o que achar conveniente, pois, utilizando o PDM é possível impedir estes problemas de descrições de itens fora do padrão e manter o padrão criado inicialmente pela empresa.
Também é utilizado para facilitar o cadastro do item através do item base.
Vantagens da utilização do PDM:
Não irá existir itens duplicados, cadastrados duas vezes, no sistema.
Padroniza a descrição evitando que seja cadastrado PARAFUSO, PARAF, PARAFU, PARAFUZO....
Item base Reduz tempo de cadastro e de manutenção das informações dos itens.
Pode ser utilizado no processo de configurador de produto, na característica fórmula, por exemplo.
Os itens são cadastrados pela engenharia e a pasta contábil deve ser preenchida pelo responsável do setor fiscal da empresa.
O PDM é utilizado sempre que um item for cadastrado e é utilizado para padronizar a descrição dos materiais e para facilitar o cadastro dos demais itens do mesmo GRUPO, MODIFICADOR ou ATRIBUTO, através do item base.
Roteiro de Implantação¶
Parâmetros
Os parâmetros necessários para o cadastro do item - PDM encontram-se nas seguintes pastas:
FUTL0125 MAN MAN - Parâmetro da Manufatura
Parâmetro da Manufatura
1 - Ativa Todas As Pastas Dos Itens Em Cascata
Utilizado para ativar (tornar ativo) os itens em todas as pastas, ao ativar o item na capa. Se a resposta for não, as pastas dos itens deverão ser ativadas manualmente, uma por uma.
FUTL0125 ITE ITE - Parâmetro de Itens
Parâmetro de Itens
1 - Ativa Todas As Pastas Dos Itens Em Cascata
Utilizado para ativar (tornar ativo) os itens em todas as pastas, ao ativar o item na capa. Se a resposta for não, as pastas dos itens deverão ser ativadas manualmente, uma por uma.
1 - Código De Item Numérico Ou Alfanumérico
Se o parâmetro do item for "N" (numérico) a geração do código do item será automática. Se o parâmetro for "A" (alfanumérico) é necessário informar o código do item no cadastro.
Observação
Se o código do item for numérico o mesmo não poderá ser alterado.
2 - Código Inicial Para Itens Protótipo
Os itens protótipos terão os códigos diferenciados dos demais itens e iniciarão do código definido neste parâmetro.
3 - Geração Do Código (M,P,S,C,I,K)
Forma que o sistema irá utilizar para gerar os códigos dos itens, caso o mesmo seja numérico, conforme parâmetro 1 explicado acima.
M - máximo;
P - próximo;
S - sequencial;
C - contador;
I - ID;
K - classificação do item.
4 - Valida Item Do Fornecedor No Código Do Item
Indica se irá validar o item informado pelo código do fornecedor. Se o código informado existir em algum fornecedor, este parâmetro será usado na função de busca e retornará o item do Focco3i correspondente a este item de fornecedor.
5 - Replica A Classificação Informada Em Uma Pasta Para As Demais
Indica se o sistema irá sugerir como default a classificação da pasta estoque no cadastramento de uma nova pasta do item. Se a resposta for 'S' replica e se a resposta for 'N' não replica.
6 - Permitir a Alteração Da Data De Cadastro Do Item
Indica se a data de cadastro do item poderá ser alterada (na capa do cadastro do item). Se a resposta for igual a 'S' permite alterar e se a resposta for igual a 'N' não permite alterar.
7 - Diretório Onde Está Armazenado O Desenho Do Item
Cadastrar o caminho onde estarão os arquivos pdf's dos desenhos. É importante colocar o sinal "\" no final do caminho especificado. Este não é o parâmetro utilizado para impressão do desenho nas ordens de fabricação. É somente utilizado nas consultas dos desenhos nos programas, como por exemplo no cadastro de estrutura e liberação de ordens.
8 - Replica Alteração Da Versão Do Desenho
Este parâmetro indica se as alterações de versão do desenho devem ser replicadas para a pasta de engenharia, no cadastro do item.
9 - Sequência Para Geração Dos Dos Códigos Ean/Dun
Define a sequência para geração dos códigos EAN-13 e DUN-14. 'M' pega o último código gerado + 1 e 'P' Pega o primeiro código livre.
10 - Próximo Código Para Itens Novos Sem Código
Define o próximo código do item, tanto para codificação numérica como alfanumérica, quando não informado pelo usuário. Se o parâmetro não for informado para a empresa, continua a regra antiga.
11 - Replica Alterações Para Configurações
Indica se deve ou não replicar as alterações de itens para as configurações (somente poderá ser utilizado se a empresa utilizar o configurador de produto). Se a resposta for 'S', será solicitado no cadastro de itens que tipo de replicação deverá ser feita. Em todas as configurações, somente as configurações com dados iguais ao que está sendo alterado ou somente as configurações com dados diferentes ao que está sendo alterado.
12 - Tratamento De Variáveis X Idioma
Se a resposta for igual a 'S', permite cadastrar as descrições das variáveis por idioma e ligar os países ao idioma, como é feito por item. Esta descrição é utilizada para geração das etiquetas de embalamento (conforme customização). Se a resposta for igual a 'N' não permite cadastrar as descrições de variáveis por idioma.
13 - Tipo De Planejamento Default Na Inclusão De Um Item Novo
Define o tipo de planejamento default que irá vir na geração de um item novo. Possíveis respostas:
KAN - KANBAN;
MIN - mínimo/máximo
MPS - plano mestre de produção;
MRP - planejamento das necessidades de materiais;
REP - ponto de reposição;
PRO - protótipo.
14 - Aceita Quantidade Fracionada No Múltiplo De Venda
Indica se no "múltiplo de venda" da pasta de dados comerciais dos itens pode aceitar quantidade fracionada, se o item não aceita quantidade este campo também não irá aceitar, mesmo colocando este parâmetro como 'S'.
15 - Nome Do Programa Para Visualização Dos Desenhos Dos Itens
Informe o nome do programa utilizado para visualização do desenho do item no cadastro do item. Caso este não faça parte do path da máquina, informar o caminho completo de onde encontra-se o programa.
16- Ordenação Das Configurações Do Item No Cadastro De Item
Informe como serão ordenadas as configurações dos itens no botão configurador do cadastro do item. Possíveis respostas:
1 - ID da pasta;
2 - ID identificação da configuração;
3 - descrição da configuração.
17 - Replicar A Descrição Do Item Na Pasta Comercial Nas Cópias?
Quando este parâmetro estiver com 'S' a descrição do item na pasta comercial será levada na cópia de itens, cópia de itens entre empresas e se estiver como 'N' não será levado.
18 - Gravar Histórico De Alteração De Respostas Das Máscaras Dos Itens
Este parâmetro só tem reflexo no sistema quando o mesmo estiver trabalhando com respostas futuras no configurador de produto. Sempre que a resposta for 'S', será gravado um histórico com as alterações sofridas pela máscara desde a sua inclusão. Somente será gravado o histórico das características marcadas para gravar histórico (vide cadastro de características).
FUTL0125 PDM PDM - Parâmetro do PDM
Parâmetro do PDM
1 - Utiliza O Pdm
Indica se a empresa irá utilizar o módulo do PDM. 'S' utiliza o PDM e 'N' não utiliza o PDM.
2 - Caracter Delimitador Pdm
Caracter delimitador para as descrições criadas pelo PDM, se a resposta ficar em branco o sistema não irá utilizar nenhum caracter delimitador para as descrições de itens criadas através do PDM.
3 - Permite Atributos Essenciais Após Complementares
Indica se permite cadastrar atributos complementares antes de atributos essenciais (de preenchimento obrigatório) no cadastro de atributos do PDM.
4 - Permite Copiar Estrutura E Roteiro
Indica se na geração do item novo pelo item base será perguntado se deseja copiar também estrutura e roteiro de fabricação (caso estes já tenham sido cadastrados para o item base).
Se a resposta for igual a "S" abre possibilidade de copiar estrutura e roteiro, e se a resposta for igual a "N" não disponibiliza esta opção.
5 - Permite Descrições Iguais Para Empresas Diferentes
Permite que sejam geradas descrições iguais para itens de empresas diferentes.
Se a resposta for igual a "S" o sistema irá permitir e se a resposta for igual a "N" o sistema não irá permitir descrições iguais para itens de empresas diferentes.
6 - Permite Incluir Itens Por Fornecedor Sem Passar Pelo PDM
Indica se permite o cadastro de um item por fornecedor sem passar pelo PDM.
Se a resposta for igual a "S" o sistema irá permitir que empresa utilize o cadastrado de um fornecedor sem utilizar a descrição do PDM. Se a resposta for igual a "N" não será permitido cadastrar um fornecedor sem utilizar a descrição do PDM. Importante observar que este parâmetro pode ser respondido por usuário.
7 - Permite Incluir Itens Sem Passar Pelo Pdm
Indica se permite o cadastro de um item sem passar pelo PDM.
Se a resposta for igual a "S" o sistema irá permitir que empresa utilize o cadastrado de um item sem utilizar a descrição do PDM. Se a resposta for igual a "N" não será permitido cadastrar um item sem utilizar a descrição do PDM. É importante observar que este parâmetro pode ser respondido por usuário.
8 - Utiliza O Pdm Por Fornecedor
Indica se o módulo do PDM será utilizado no cadastro de itens por fornecedor.
Se a resposta for igual a "S" utiliza o PDM e se a resposta for igual a 'N' não utiliza o PDM na descrição de itens por fornecedor.
9 - Inativar Pasta Empresa
Indica se a pasta empresa deve ser inativada toda vez que um item for gerado a partir do item base.
Se a resposta for igual a "S" inativa a pasta e se for igual a "N" não inativa pasta.
10 - Inativar Pasta Contábil
Indica se a pasta contábil deve ser inativada toda vez que um item for gerado a partir do item base.
Se a resposta for igual a "S" inativa a pasta e se "N" não inativa pasta.
11 - Inativar Pasta Comercial
Indica se a pasta comercial deve ser inativada toda vez que um item for gerado a partir do item base.
Se a resposta for igual a "S" inativa a pasta, se "N" não inativa pasta.
12 - Inativar Pasta Custos
Indica se a pasta custos deve ser inativada toda vez que um item for gerado a partir do item base.
Se a resposta for igual a "S" inativa a pasta, se "N" não inativa pasta.
13 - Inativar Pasta Engenharia
Indica se a pasta engenharia deve ser inativada toda vez que um item for gerado a partir do item base. Se resposta igual a "S" inativa a pasta se "N" não inativa pasta.
14 - Inativar Pasta Estoque
Indica se a pasta estoque deve ser inativada toda vez que um item for gerado a partir do item base. Se a resposta for igual a "S" inativa a pasta, se "N'" não inativa pasta.
15 - Inativar Pasta Planejamento
Indica se a pasta planejamento deve ser inativada toda vez que um item for gerado a partir do item base. Se a resposta for igual a "S" inativa a pasta, se "N" não inativa pasta.
16 - Inativar Pasta Suprimentos
Indica se a pasta suprimentos deve ser inativada toda vez que um item for gerado a partir do item base. Se a resposta for igual a "S" inativa a pasta se "N" não inativa pasta.
17 - Atualiza Código Do Desenho (Eng)
Indica se deve ou não ser atualizado o campo Código do Desenho da pasta Engenharia, com o mesmo campo do item base. Se a resposta for igual a "S" o campo será atualizado com a mesma informação do item base e se "N" o campo ficará em branco.
18 - Atualiza Peso Líquido (Eng)
Indica se deve ou não ser atualizado o campo Peso Líquido da pasta Engenharia, com o mesmo campo do item base. Se a resposta for igual a "S" o campo será atualizado com a mesma informação do item base e se "N" o campo ficará em branco.
19 - Atualiza Peso Bruto (Eng)
Indica se deve ou não ser atualizado o campo Peso Bruto da pasta Engenharia, com o mesmo campo do item base. Se a resposta for igual a "S" o campo será atualizado com a mesma informação do item base e se "N" o campo ficará em branco.
20 - Atualiza Cubagem (Eng)
Indica se deve ou não ser atualizado o campo Cubagem da pasta Engenharia, com o mesmo campo do item base. Se a resposta for igual a "S" o campo será atualizado com a mesma informação do item base e se "N" o campo ficará em branco.
21 - Atualiza Tipo De Planejamento (Plan)
Indica se deve ou não ser atualizado o campo Tipo de Planejamento da pasta Planejamento, com o mesmo campo do item base. Se a resposta for igual a "S" o campo será atualizado com a mesma informação do item base e se "N" o campo ficará em branco.
22 - Atualiza Lote Máximo (Plan)
Indica se deve ou não ser atualizado o campo Lote Máximo da pasta Planejamento, com o mesmo campo do item base. Se a resposta for igual a "S" o campo será atualizado com a mesma informação do item base e se "N" o campo ficará em branco.
23 - Atualiza Lote Mínimo (Plan)
Indica se deve ou não ser atualizado o campo Lote Mínimo da pasta Planejamento, com o mesmo campo do item base. Se a resposta for igual a "S" o campo será atualizado com a mesma informação do item base e se "N" o campo ficará em branco.
24 - Atualiza Lote Múltiplo (Plan)
Indica se deve ou não ser atualizado o campo Lote Múltiplo da pasta Planejamento, com o mesmo campo do item base. Se a resposta for igual a "S" o campo será atualizado com a mesma informação do item base e se "N" o campo ficará em branco.
25 - Atualiza Quantidade Máxima Da Ordem (Plan)
Indica se deve ou não ser atualizado o campo Quantidade Máxima da Ordem da pasta Planejamento, com o mesmo campo do item base. Se a resposta for igual a "S" o campo será atualizado com a mesma informação do item base e se "N" o campo ficará em branco.
26 - Atualiza Estoque De Segurança (Plan)
Indica se deve ou não ser atualizado o campo Estoque de Segurança da pasta Planejamento, com o mesmo campo do item base. Se a resposta for igual a "S" o campo será atualizado com a mesma informação do item base e se "N" o campo ficará em branco.
27 - Atualiza Tempo De Reposição (Plan)
Indica se deve ou não ser atualizado o campo Tempo de Reposição da pasta Planejamento, com o mesmo campo do item base. Se a resposta for igual a "S" o campo será atualizado com a mesma informação do item base e se "N" o campo ficará em branco.
28 - Atualiza Tempo De Segurança (Plan)
Indica se deve ou não ser atualizado o campo Tempo de Segurança da pasta Planejamento, co