Ir para o conteúdo

Integração BLU

Conhecer o Processo

Envio de Cobranças

O envio de cobranças que estão na fila, será executado automaticamente de acordo o tempo definido no parâmetro “4 - Intervalo De Tempo Para Envio De Cobranças (Em Minutos)” dos Parâmetros Gerais da Integração BLU. Também será possível solicitar a integração manualmente através do botão sincronizar da Console de Cobranças BLU (FAPG0200).

Para adicionar as cobranças que devem ser enviadas na fila de integração com a administradora de pagamentos, temos três opções:

1 - Botão Envia p/ BLU no Cadastro de Pedidos de Venda (FPDV0200 PDV)

Este botão ficará visível e habilitado para pedidos de venda do tipo “PDV” e que possuam o portador informado vinculado a um tipo de cobrança com tipo “Cobrança BLU” ou à uma condição de pagamento com o indicador “Cobrança BLU” marcado.

Ao clicar neste botão o sistema exibirá a seguinte mensagem para confirmação: “Confirma o envio da cobrança para aprovação do lojista no portal da Administradora de Pagamentos?”.

2 – Botão Enviar da Console de Cobranças BLU (FAPG0200) na aba de Pedidos de Venda

Pedidos de venda criados que devem ser enviados para o Administrador de Pagamentos, pedidos com portador com tipo de cobrança “Cobrança BLU” ou condição de pagamento com o indicador “Cobrança BLU” marcado, ficarão disponíveis para consulta na Console de Cobranças BLU.”

Nesta será possível selecionar os pedidos desejados e enviá-los para cobrança através do botão “Enviar”. Ao clicar neste botão será exibida uma mensagem solicitando a confirmação do envio.

Nos dois casos, ao confirmar, o pedido será adicionado à fila de envio onde posteriormente será enviado para a administradora de pagamentos, conforme periodicidade configurada, desde que o mesmo já não se encontre enviado ou aguardando envio. O pedido de venda poderá ser enviado novamente caso tenha ocorrido uma falha no envio, caso tenha sido rejeitado na administradora de pagamentos ou a cobrança tenha sido cancelada.

Após envio da cobrança para a BLU com sucesso, será possível acompanhar a situação da cobrança não só pela própria console como também pelo Cadastro de Pedidos de Venda (FPDV0200 PDV) através do campo Status no canto superior esquerdo da tela.

3 – Botão enviar Console de Cobranças BLU (FAPG0200) na aba de Enviar Títulos do CR.

Este botão permite realizar envio de Títulos do Contas a Receber (CR) para cobrança através da plataforma Blu.

O envio de Títulos do CR para cobrança na Blu só poderá ser realizado para títulos que não estiverem em cobrança escritural e que ainda não possuam registro de envio para a plataforma BLU.

Somente serão considerados para envio para a BLU títulos que possuírem o tipo de documento conforme o parametrizado no parâmetro "1 - Tipos de documento do CR que podem ser enviados para Cobrança na BLU" nos Parâmetros da Integração BLU (FUTL0125 ADM_PGTOS ADM_PGTOS).

O envio de Títulos do CR para a BLU sempre será feito de forma manual.

Após envio do título para cobrança na BLU com sucesso, será possível acompanhar a situação da cobrança não só pela própria console, na aba “Consulta Títulos Contas Receber”, como também pelo Cadastro de Títulos do Contas a Receber (FCTR0200) através do campo Status no canto superior esquerdo da tela.

Consulta de Aprovações/Rejeições de Pagamentos

A consulta de aprovações e rejeições de pagamentos será executada de forma automática de acordo com o intervalo de tempo definido no parâmetro “5 - Intervalo De Tempo Para Consulta De Cobranças (Em Minutos)” dos Parâmetros Gerais da Integração BLU.

Também será possível solicitar a integração manualmente através do botão sincronizar da Console de Cobranças BLU (FAPG0200), onde serão consultadas as cobranças selecionadas.

Processamento de Aprovação

O processamento de aprovação será executado automaticamente ao final do processo de consulta de cobranças, caso a cobrança retorne como “Aprovada”.

Atualmente existem três fluxos dentro do FoccoERP:

1) Antecipado (À Vista) – Processo que consiste na geração de adiantamento financeiro na aprovação da cobrança e encontro de contas no faturamento.

2) Boleto – Processo que consiste no faturamento de pedidos aprovados e conciliação das duplicatas correspondentes.

3) Garantido (Antecipação ZERO) – Processo que consiste na substituição de duplicatas no faturamento (Geração de Títulos BLU) e conciliação financeira de títulos BLU. Caso a condição de pagamento do pedido estiver marcada como "Pagamento no faturamento" os títulos serão gerados apenas quando o pedido for faturado, caso esteja desmarcado, os títulos BLU serão gerados no momento que for recebida a aprovação da cobrança.

Observação: Para identificação do tipo de pagamento e momento do pagamento deverão ser considerados os campos “kind” e “charger_kind” da API de consulta de Cobranças. https://integracao.useblu.com.br/sobre-apis#consultar-cobranca

A definição e controle para execução de cada um deles será conforme as regras abaixo:

Seguindo o fluxo do FoccoERP previamente definido, este processamento consiste de:

1 – Atualização da Condição de Pagamento do Pedido de Venda:

A condição de pagamento do pedido de venda é atualizada para a condição de pagamento correspondente à selecionada pelo lojista/cliente no portal da Administradora de Pagamentos.

Boleto BLU: quando a cobrança for aprovada com esta forma de pagamento, não será atualizada a condição de pagamento do pedido de venda, pois considera-se que o pedido é criado por padrão com a condição de pagamento correspondente ao Boleto BLU.

Antecipado (À Vista): quando a cobrança for aprovada com esta forma de pagamento, a condição de pagamento do pedido será atualizada para a informada no parâmetro “1 - Condição De Pagamento Para Antecipado (À Vista)” da seção “2 - PARÂMETROS DE COBRANÇA BLU”.

Garantido (Antecipação Zero): quando a cobrança for aprovada com esta forma de pagamento, a condição de pagamento do pedido será atualizada para a informada no parâmetro "2 - Condição De Pagamento Para Garantido (Antecipação Zero)" da seção “2 - PARÂMETROS DE COBRANÇA BLU”. No caso de cobranças com antecipação zero que a condição de pagamento do pedido não estiver marcada para realizar o pagamento no faturamento, será utilizado o parâmetro "22 - CONDIÇÃO DE PAGAMENTO PARA OTIMIZADO/GARANTIDO "BILLING LATER" FALSE." da seção “2 - PARÂMETROS DE COBRANÇA BLU”.

2 – Geração de Acréscimos/Descontos e Recálculo do Pedido de Venda:

Após finalizar a atualização da condição de pagamento, será executada a geração de possíveis descontos fornecidos pela BLU conforme a forma de pagamento selecionada e o recálculo do pedido de venda, isto ocorre pois no momento da seleção da forma de pagamento no portal da BLU poderá ser fornecido um desconto à cobrança/pedido, assim podendo haver alteração no valor total do mesmo.

Ao final dos recálculos, caso houver diferença entre o valor enviado para cobrança originalmente e o valor recalculado, será enviada automaticamente solicitação para cancelamento da cobrança seguida de um reenvio da cobrança com os valores atualizados.

Quando ocorrer o cancelamento e reenvio, a cobrança em questão não seguirá com a execução dos itens 3 e 4 abaixo, pois a mesma ficará pendente de aprovação no portal da Administradora de Pagamentos novamente e assim que aprovada executará o processo por completo.

3 – Liberação do Pedido de Venda no Financeiro:

É realizada a liberação financeira do pedido de venda, permitindo assim que o mesmo seja faturado.

Caso ocorra algum erro ou exista algo que impeça a liberação do pedido de venda, o processo seguirá mesmo sem esta etapa e o usuário deverá liberar o pedido de venda no financeiro manualmente através do programa Liberação Financeira de Pedidos de Venda (FPDV0203 FIN) ou do programa Liberação Comercial/Financeira de Pedidos de Venda (FPDV0203 AMB).

4 – Geração de Adiantamento para o Cliente:

Quando a aprovação ocorrer com o tipo de pagamento "Antecipado (À Vista)", será gerado automaticamente um título de adiantamento no Contas a Receber (CR), correspondente ao valor da cobrança aprovado na Administradora de Pagamentos.

Para a geração deste título de adiantamento serão utilizados os seguintes dados:

  • Tipo de Documento, parâmetro “14 - Tipo De Documento Utilizado Para Adiantamentos” dos Parâmetros do Contas a Receber;

  • Tipo de Movimento, parâmetro “7 - Tipo De Movimento Para Emissão De Adiantamentos BLU” dos Parâmetros de Cobrança BLU;

  • Portador, o mesmo informado no pedido de venda;

  • Número do Título, será utilizado o número do pedido de venda caso ainda não exista um título com este número, caso contrário seguirá o padrão do FoccoERP buscando o próximo número de título disponível.

  • Data de Emissão/Vencimento, será utilizada a data atual do sistema.

Além disso, é possível a configuração do valor para geração do título de adiantamento, sendo possível gerar o adiantamento de forma “Normal”, considerando o valor final da cobrança considerando o valor de desconto fornecido na BLU ou então a geração com o valor “Total”, onde é gerado o adiantamento com o valor total da cobrança/pedido de venda desconsiderando desconto. Neste ultimo caso, o valor de desconto é incluído no título de adiantamento como um movimento de baixa, para possibilitar a contabilização em separado.

Esse processo é configurado nos parâmetros 13, 14 e 15 nos “2 - PARÂMETROS DE COBRANÇA BLU” (FUTL0125 ADM_PGTOS ADM_PGTOS).

Se no momento da geração do adiantamento algum dos parâmetros não estiver preenchido ou ocorrer alguma outra divergência, será apresentado erro no processamento da aprovação e será possível solicitar um novo processamento da aprovação da cobrança manualmente pela “Console de Cobranças BLU” (FAPG0200).

Cancelamento de Cobranças

O processo de cancelamento de cobranças será executado automaticamente, junto do processo de envio de cobranças, para as cobranças que tiveram seu cancelamento incluído na fila de envio para a BLU.

O cancelamento de uma cobrança pode ser solicitado através da Console de Cobranças BLU (FAPG0200), ao selecionar uma cobrança e clicar no botão “Cancelar”.

Será exibida uma mensagem pedindo confirmação para o cancelamento das cobranças selecionadas, ao confirmar o cancelamento das mesmas será incluído na fila de envio para BLU.

Também serão solicitados cancelamentos automaticamente quando ocorrer divergência entre o valor enviado e o valor recalculado do pedido no processo de “Processamento de Aprovação”.

Devolução de Cobranças

O processo de devolução consiste em retornar o valor “em aberto” de uma cobrança para o cliente/lojista.

A devolução de uma cobrança pode ser solicitada através da Console de Cobranças BLU (FAPG0200), ao selecionar uma cobrança e clicar no botão “Devolver”.

Será exibida uma mensagem pedindo confirmação para a devolução das cobranças selecionadas, ao confirmar a devolução das mesmas será solicitada.

Envio de Dados de Faturamento

Ao final do processo de faturamento do FoccoERP, caso o pedido de venda tenha vínculo com a Administradora de Pagamentos, automaticamente os dados de faturamento da cobrança serão colocados na fila para envio.

O envio destas informações será executado de acordo com o tempo definido no parâmetro “6 - Intervalo De Tempo Para Envio De Faturamento (Em Minutos)” dos Parâmetros Gerais da Integração BLU quando a nota fiscal estiver “autorizada” no SEFAZ.

Se cancelada uma nota fiscal, cujos dados de faturamento foram enviados para a Administradora de Pagamentos, será adicionada a fila de integração uma solicitação de cancelamento do faturamento da cobrança em questão.

Caso ocorra algum problema na execução destes processos, o mesmo registrará um histórico de falha e adicionará novamente a fila de integração para que seja realizada uma nova tentativa.

O envio de faturamento só será feito para as cobranças aprovadas com o tipo de pagamento “Garantido/Otimizado” e que tiverem pagamento no faturamento.

Conciliação Financeira

O processo de conciliação financeira consiste na baixa de títulos de cobranças enviadas para a BLU, conforme o pagamento realizado pela administradora de pagamentos. A conciliação financeira ocorre para pagamentos dos tipos Boleto BLU e Garantido (Antecipação ZERO), os quais após o faturamento ficam com títulos em aberto para pagamento futuro.

A consulta de pagamentos/conciliação financeira é realizada de forma automática conforme tempo definido no parâmetro “7 - Intervalo De Tempo Para Consulta De Conciliação De Pagamentos (Em Minutos)” dos Parâmetros Gerais da Integração BLU.

Os registros de pagamentos são disponibilizados na aba “Conciliação Financeira” da Console de Cobranças BLU (FAPG0200) para processamento manual, ou ainda, pode ser executada a baixa de títulos automaticamente através da configuração disponível no parâmetro “8 - Realizar Conciliação De Pagamentos Automaticamente” dos Parâmetros Gerais da Integração BLU.

Um registro de pagamento pode gerar até 3 (três) movimentos no título correspondente sendo eles: Movimento de Pagamento, Movimento de Taxa de Antecipação e Movimento de Taxa de Seguro Inadimplência. Os tipos de movimento para cada um dos valores devem ser configurados nos “2 - PARÂMETROS DE COBRANÇA BLU” (FUTL0125 ADM_PGTOS ADM_PGTOS) destacados abaixo:

“8 - Tipo De Movimento Para Pagamento De Títulos Blu”

“9 - Tipo De Movimento Para Baixa De Taxa De Antecipação”

“10 - Tipo De Movimento Para Baixa De Taxa De Seguro Inadimplência”

Observações

Efetuado tratamento no programa Negociação de Pedidos x Títulos (FCTR0203) para que não seja possível negociar pedidos de venda que foram enviados para cobrança pela administradora de pagamentos. Desta forma os pedidos de venda não são exibidos nas buscas e consultas efetuadas pelo programa.”

Efetuado tratamento no programa Cadastro de Pedidos de Venda (FPDV0200 PDV) para que não seja possível alterar pedidos de venda que foram enviados para cobrança pela administradora de pagamentos. Sendo assim apenas é possível alterar os pedidos quando a cobrança não tiver sido enviada, estiver com falha e sem tipo de pagamento definido, estiver rejeitada ou cancelada.

Renegociação de Títulos do CR

Este processo visa realizar, por parte do fornecedor, a renegociação de títulos com os lojistas, ou seja, permite consultar títulos do CR e enviá-los para a BLU.

Deve ser parametrizado na seção “3 - Parâmetros da renegociação da BLU (Envio de títulos do CR)” dos Parâmetros da Administradora de Pagamentos (FUTL0125 ADM_PGTOS ADM_PGTOS).

A consulta/sincronismo das cobranças pode ser executada de forma automática ou manual. Para automatizar, basta configurar o tempo de consulta de cobranças nos parâmetros da integração com administradora de pagamentos.

Segue lista de status disponíveis para uma cobrança BLU originada de um título CR:

  • Não enviado;

  • Enviado;

  • Falha;

  • Aguardando aprovação;

  • Aprovado;

  • Aprovação processada;

  • Pago;

  • Rejeitado;

  • Cancelado;

  • Devolvido;

  • Processando aprovação;

Para que um título esteja apto a ser enviado, precisará respeitar as seguintes condições:

  • Ter valor em aberto;

  • Tipo de documento conforme o parametrizado no parâmetro "1 - Tipos de documento do CR que podem ser enviados para Cobrança na BLU;

  • Não possuir vínculo ao processo de cobrança escritural;

Títulos que foram enviados para a BLU, exceto se estiverem com situação “Rejeitado” ou “Cancelado”, não serão considerados nos seguintes processos do FoccoERP:

Ao realizar o envio de títulos na aba “Enviar Títulos do CR”, a cobrança estará disponível para aprovação do lojista no portal da BLU e poderá ser consultada na aba “Consulta Títulos do CR”. Na consulta, é possível executar o cancelamento e/ou processamento da aprovação. O retorno desses processos, tanto para erro quanto para sucesso, pode ser visualizado na janela de detalhes da cobrança (coluna Atualizações).

Caso ocorra o recebimento da aprovação de uma cobrança, conforme o tipo de pagamento selecionado pelo lojista, as seguintes operações financeiras serão realizadas:

Antecipado

Altera o portador do título conforme parametrizado e realiza a baixa do título original.

Otimizado/Garantido

Altera o portador do título conforme parametrizado, baixa o título CR original e gera títulos BLU (os títulos BLU ficam disponíveis para serem baixados pelo processo de conciliação financeira).

Na aba “Conciliação Financeira”, é possível realizar a execução da conciliação financeira para registros recebidos da BLU, originados de títulos do CR. A consulta/sincronismo da conciliação pode ser executada de forma automática ou manual. Para automatizar, basta responder o parâmetro "8 - Realizar Conciliação De Pagamentos Automaticamente" dos Parâmetros Gerais da Integração BLU como “Sim” (S).

Console de Cobranças BLU (FAPG0200)

A Console de Cobranças BLU (FAPG0200) é o programa onde está concentrada a integração com a administradora de pagamentos BLU e esta se divide em quatro abas principais. Todas abas possuem filtro de data e status para facilitar a exibição dos dados em tela, além de um botão “Atualizar".

Pedidos de Venda:

Nesta aba são listados os pedidos/cobranças vinculados a administradora de pagamentos.

Selecionando as cobranças no grid são exibidos botões na parte inferior da tela de acordo com as funcionalidades disponíveis para as cobranças selecionadas, assim é possível realizar o envio para a BLU, devolução, cancelamento e processamento de aprovação.

Além disto pode-se acompanhar a situação da cobrança através do campo status e visualizar o histórico da mesma ao clicar no link do respectivo campo.

Nos detalhes da cobrança é possível visualizar as informações de data de emissão, cliente, identificador, tipo e pagamento no faturamento.

Consulta Títulos CR:

Nesta aba são listados todos os Títulos do Contas a Receber já enviados para a Blu bem como possibilita realizar ações sobre estes títulos.

Selecionando os títulos no grid são exibidos botões na parte inferior da tela de acordo com as funcionalidades disponíveis para os títulos selecionados, assim é possível realizar o envio para aprovação na Blu e cancelamento da cobrança na Blu.

Além disto pode-se acompanhar a situação da cobrança através do campo status e visualizar o histórico da mesma ao clicar no link do campo “Atualizações”.

Nos detalhes da cobrança é possível visualizar as informações de data de emissão, cliente, identificado e tipo.

Envia Títulos CR:

Nesta aba são listados todos os títulos do Contas a Receber que podem ser enviados para a Blu.

Selecionando os títulos no grid são exibidos botões na parte inferior da tela de acordo com as funcionalidades disponíveis para os títulos selecionados, assim é possível realizar um agendamento de envio e envio imediato.

É possível realizar o agendamento do pagamento da cobrança, conforme indicado pelo usuário no momento do envio do título para a BLU.

Conciliação Financeira:

Nesta aba são listados os pagamentos recebidos da administradora de pagamentos.

Possibilita executar uma consulta manual para uma data específica e realizar a conciliação financeira dos pagamentos recebidos com os títulos correspondentes no FoccoERP.

Logs:

Nesta aba são visualizados todos os logs de integração entre FoccoERP e a administradora de pagamentos BLU. Sendo possível identificar qual o processo da integração, momento em que foi feita a comunicação, status e até o JSON utilizado.

Roteiro de Implantação

Roteiro de Implantação

Para utilização do processo de cobranças através da administradora de pagamentos BLU, alguns parâmetros e cadastros devem ser preenchidos, sendo eles:

Cadastro de Tipos de Cobrança – FFIN0070

É necessário criar um tipo de cobrança do tipo “Cobrança BLU”. Este tipo de cobrança será vinculado ao portador e assim permite identificar pagamentos que serão realizados pela administradora de pagamentos BLU.

Cadastro de Portadores – FFIN0050

É necessário cadastrar um portador com o tipo de cobrança BLU, ao utilizar este portador em um pedido de venda estará identificando que os pagamentos deste serão realizados pela administradora de pagamentos BLU.

Cadastro de Condições de Pagamento – FPDV0107

É necessário cadastrar uma condição de pagamento com o indicador “Cobrança BLU” marcado. Ao utilizar esta condição de pagamento em um pedido de venda estará identificando que os pagamentos deste serão realizados pela administradora de pagamentos BLU.”

Cadastro de Clientes – FCLI0200

Para habilitar pagamentos através de boletos BLU para o estabelecimento do cliente, é necessário que seja marcado o indicador “Permite Pagamento com Boleto BLU” localizado no cadastro de clientes, pasta estabelecimentos -> dados faturamento.

O processo de integração de estabelecimentos do FoccoIntegrador foi ajustado para considerar este novo indicador.

Parâmetros de Pedidos de Vendas – FUTL0125 PDV PDV

O parâmetro “8 – Libera Análise Financeira do Pedido” do programa Parâmetros de Pedidos de Vendas, deve ser respondido com “N”.

Desta forma todos os pedidos de venda gerados no FoccoERP: manualmente pelo Cadastro de Pedidos de Venda (FPDV0200 PDV), incluídos pelo FoccoIntegrador e incluídos pelo processo de Importação de Pedidos, serão bloqueados na análise financeira com o código “310 - Pedido de Venda com Pagamento BLU”.

Isto impede que o pedido de venda seja liberado para faturamento antes que ocorra a aprovação da cobrança pelo lojista no portal da BLU.

Parâmetros da Análise Financeira - FUTL0125 BLQF BLQF

O parâmetro “26 - Libera no Faturamento se Operação com Administradora de Pagamentos” do programa Parâmetros da Análise Financeira indica se o pedido de venda deve ser liberado da análise financeira no faturamento, quando o mesmo já tiver sofrido um bloqueio de motivo “Administradora de Pagamentos” e tiver sido liberado previamente. Possíveis respostas: S – N.

Parâmetros da Análise Comercial - FUTL0125 BLQC BLQC

O parâmetro “33 - Libera no Faturamento se Operação com Administradora de Pagamentos” do programa Parâmetros da Análise Comercial indica se o pedido de venda deve ser liberado da análise comercial no faturamento, quando o mesmo já tiver sofrido um bloqueio de motivo “Administradora de Pagamentos” e tiver sido liberado previamente. Possíveis respostas: S – N.

Parâmetros da Integração BLU – FUTL0125 ADM_PGTOS ADM_PGTOS

Nesta tel