Ir para o conteúdo

Integração Contábil

Conhecer o Processo

O que é?

Integração que o sistema realiza entre os módulos do FoccoERP voltada para a contabilidade: cheques, comissões, ativo fixo, contas a pagar, a receber, estoque, mapa de localização de custos, recebimento, faturamento, ordens de fabricação e recibos.

Para que Serve?

O intuito deste módulo é reunir informações dos módulos: comercial, financeiro, suprimentos e manufatura, através de combinações parametrizáveis de contas contábeis. A integração contábil é uma forma de processar as informações provenientes dos módulos descritos acima, transformando-as em lançamentos contábeis automaticamente. Pode-se citar como exemplo o lançamento de uma nota fiscal de saída:

Ao emitir uma nota fiscal de saída, seria necessário que o usuário do setor contábil efetuasse os seguintes lançamentos contábeis:

  • A débito: cliente A débito: cliente

  • A crédito: venda prazo

  • A débito: ICMS recuperar

  • A crédito: ICMS recolher

  • A débito: IPI recuperar

  • A crédito: IPI recolher

Através da combinação feita no módulo contábil, este lançamento é armazenado ao ser emitida a nota fiscal de saída, e ao rodar a integração contábil este processo é automaticamente integrado à contabilidade.

E assim sucessivamente para os outros módulos.

Roteiro de Implantação

Parâmetros

Os parâmetros podem ser definidos por usuário e por empresa. Através deles, é possível definir o modelo a ser usado pela empresa e pelo uso ou não de determinadas ferramentas.

Os parâmetros necessários para o cadastro da integração contábil encontram-se nas seguintes pastas:

Parâmetro da Integração Contábil

Os parâmetros de integração contábil permitem restringir as informações que devem ser levadas à contabilidade, e de que forma estas informações devem ser integradas à mesma.

Parametrização da Integração Contábil referente ao Módulo Comercial

Notas Fiscais de Saída

É realizada através do cadastro de tipos de notas fiscais de saída e cadastro de divisões de venda, parametrizando quais são as contas de débito e crédito referente à venda e ao cliente, impostos como ICMS, PIS, COFINS, CSLL, ISSQN, INSS e IR.

Comissões

Realizada via Cadastro de Representantes, onde serão definidas as contas para integração das comissões e do Imposto de Renda sobre as comissões.

Parametrização da Integração Contábil referente ao Módulo Suprimentos

Notas Fiscais de Entrada

Efetuada no Cadastro de Tipos de Notas Fiscais de Entrada e no cadastro do fornecedor, incluindo as movimentações de entradas de mercadorias e seus respectivos impostos, como: ICMS, PIS, COFINS, CSLL, ISSQN, INSS e IR.

Parametrização da Integração Contábil referente ao Módulo Financeiro

A integração contábil do módulo financeiro subdivide-se entre os módulos de contas a pagar, contas a receber.

Contas a pagar
Títulos a pagar

Os parâmetros estão disponíveis no programa de Manutenção de Tipos de Movimentos – CP. Ainda pode ser informada uma conta contábil no cadastro do título e no Cadastro do Fornecedor.

  • O contas a pagar não integra históricos de movimentos gerados com o código cadastrado no parâmetro "6 - Tipo De Movimentação Para Pagamento - Cr" nos parâmetros do boletim de caixa.
Parametrização da Integração Contábil referente ao Módulo Manufatura

Existem empresas que optam pela contabilização por item, ou seja, para cada item existe uma conta contábil pré-definida.

Neste caso, a parametrização contábil deve ser feita no Cadastro de Itens, informando na pasta contábil do item, as contas contábeis de venda e de estoque. Parametrização da Integração Contábil referente ao Módulo Administrativo:

Controle Patrimonial

As contas contábeis são parametrizadas no Cadastro de Contas para Integração Contábil, onde são informadas as contas de aquisição, correção monetária, depreciação, baixas, baixas da depreciação, débito e crédito de PIS e COFINS do bem.

Dica

A melhor forma de integração contábil das compras do imobilizado é parametrizar no Cadastro de Contas para Integração Contábil (Aquisição, baixas depreciação...) no módulo controle Patrimonial, e no tipo de nota de entrada apenas os impostos quando houver.

  • Verifica no parâmetro "29 - UTILIZA CONTABILIDADE POR CENTRO DE TRABALHO E MÁQUINA" nos PARÂMETROS DO ADMINISTRATIVO -> PARÂMETROS DA CONTABILIDADE se vai usar centro de trabalho e máquina na integração.

  • Verifica no parâmetro "5 - INFORMAR A CONTA DÉBITO DA DEPRECIAÇÃO NO BEM" nos PARÂMETROS DO ADMINISTRATIVO -> PARÂMETROS DO CONTROLE PATRIMONIAL;

Se estiver marcado como sim irá integrar a conta e centro de custos de débito cadastrados na tab moeda do programa (FPAT0200). Se não busca a conta e centro de custos cadastrados no programa FPAT0203 para a depreciação.

  • Foi criado o parâmetro "13 - Agrupa Int.Cont.Controle Patrimonial Por C.Custo" nos PARÂMETROS DO ADMINISTRATIVO -> PARÂMETROS DA INTEGRAÇÃO CONTÁBIL, que se for marcado como sim vai agrupar os lançamentos por conta e histórico e realizar quebra por centro de custos, centro de trabalho e máquina;

  • Os parâmetros da contabilidade de patrimônio podem ser localizados pela conta, centro de custos, centro de trabalho, máquina e moeda, todos cadastrados no programa (FPAT0200). Só serão considerados centro de trabalho e máquina se o parâmetro 29 estiver marcado como sim.

Os movimentos aquisição, correção monetária, depreciação, correção da depreciação, baixa do valor original, baixa da depreciação, baixa do valor comercial são integrados a partir dos históricos de movimento do bem.

Os movimentos de PIS e COFINS são integrados a partir dos valores cadastrados no cadastro de bens (FPAT0200) na tabela moeda.

Parametrização Geral da Integração Contábil

52 - COMPLETA INTERVALOS DE NÚMEROS DE LANÇAMENTOS

Ao realizar a integração contábil (FCTB0250), os números dos lançamentos são populados de forma sequencial, porém quando existe um intervalo de números deixados por uma desintegração contábil (FCTB0255), ou seja, algumas sequencias foram apagadas, no momento de uma nova integração, por padrão, o programa irá tentar realizar o preenchimento desses números vagos.

O objetivo desse parâmetro é indicar se deve ou não realizar o preenchimento dos números vagos com as seguintes opção de resposta.

S - É o default do sistema, irá sempre realizar o preenchimento da numeração vaga.

N - Irá sempre pegar o próximo número não levando em consideração os números vagos.

Parâmetros disponíveis em Parâmetros do Sistema.

Cadastro Auxiliares

Antes de iniciar a utilização do processo de Integração Contábil os seguintes cadastros auxiliares devem ser realizados no FoccoERP, conforme a necessidade da empresa.

Cheques

Acessado através do Cadastro de Bancos, Agências e Contas para informação da conta partida (conta do Banco), e no Cadastro do Cheque do banco é feita sua contrapartida (destino do valor do cheque), no momento do lançamento do cheque.

Contas a receber

Recebe os parâmetros de integração do Cadastro de Tipos de Movimentação - CR, pasta de Integração Contábil, onde são informadas as contas para as baixas ou emissão de títulos.

O contas a receber não integra históricos de movimentos gerados com o código cadastrado no parâmetro "6 - Tipo De Movimentação Para Pagamento - Cr" nos parâmetros do boletim de caixa;

Cadastro de divisões de venda

É possível ainda fazer integração contábil das receitas pela divisão de vendas. Podem ser criadas várias divisões de venda, conforme a necessidade, e informar uma conta contábil de receita mais os impostos sobre a venda para cada divisão.

Cadastro Tipos de Movimento de Estoque (FEST0101)

A integração contábil do estoque irá seguir a hierarquia de agrupamento de lançamentos por contas conforme Cadastro Tipos de Movimento de Estoque (FEST0101). A integração da contas de estoque irá ocorrer quando o checkbox Estoque estiver marcado no Geração de Lançamentos Contábeis (FCTB0250).

Passo a Passo

Passo a Passo

Todo o processo de Integração Contábil do FoccoERP será explicado passo a passo a seguir:

Passo 1: Importação Folha de Pagamento (FCTB0251)

A importação do arquivo da folha de pagamento serve para processar o arquivo da folha de pagamento gerado em formato texto. A importação deste arquivo gera lançamentos contábeis. O layout disponível é somente referente o programa da metadados.

Passo 2: Importação Sistema de Comércio Exterior (FCTB0256)

Este programa possibilita processar o arquivo gerado pelo Sistema de Comércio Exterior e a sua importação gera lançamentos contábeis.

Passo 3: Geração de Lançamentos Contábeis (FCTB0250)

Geração de Lançamentos Contábeis

Este programa possibilita fazer a integração de itens (tais como: Cheques, Comissões, Contas a Pagar, Contas a Receber, Controle Patrimonial, Custo Produtos Vendidos, Estoque, MLC, Notas Fiscais de Entrada, Notas Fiscais de Saída, Ordens de Fabricação e Recibos) com a Contabilidade.

Observação

A integração de Notas Fiscais de Entrada utiliza todas as notas cadastradas no período informado. Assim, gera lançamentos contábeis, correspondente ao valor da Nota, ICMS, ICMS-ST, IPI, INSS, ISS, IR e Funrural conforme contas/parâmetros cadastrados no cadastro de tipos de notas fiscais de entradas.

O valor correspondente ao lançamento a débito da Nota será montado conforme o parâmetro "Tipo de Integração Contábil de NFE's". Este parâmetro poderá assumir os seguintes valores:

NÃO: utiliza o valor correspondente ao total da nota; (mais utilizado)

  • ICMS: diminui do valor correspondente ao total da nota o valor do ICMS. Nesta situação o lançamento correspondente ao ICMS deve possuir apenas a conta débito.

  • ICMS-ST: diminui do valor correspondente ao total da nota o valor do ICMS-ST. Nesta situação o lançamento correspondente ao ICMS-ST deve possuir apenas a conta débito.

  • IPI: diminui do valor correspondente ao total da nota o valor do IPI. Nesta situação o lançamento correspondente ao IPI deve possuir apenas a conta débito.

  • AMBOS: diminui do valor correspondente ao total da nota os valores do ICMS e IPI. Nesta situação o lançamento correspondente ao ICMS e IPI devem possuir apenas as contas débito.

Do valor correspondente ao lançamento a crédito da Nota poderão ser abatidos os impostos (IR, PIS/COFINS/CSLL, PIS retenção, COFINS retenção, CSLL retenção, ISSQN, INSS) conforme o parâmetro "Abate impostos das NFE de Entrada" para notas de prestação de serviço e FUNRURAL para qualquer Nota Fiscal de Entrada. Nesta situação os lançamentos correspondentes aos impostos devem possuir apenas a conta crédito.

A integração das Notas Fiscais de Entrada também conta com um processo que pode ser feito em função da integração do valor de ICMS. Existe a opção "Tributa NF/Outros Livros/Tributa Contabilidade" para o campo Tipo ICMS, no Cadastro de Tipos de Nota Fiscal de Entrada, em Cadastros Auxiliares/ Suprimentos/ Recebimento. Neste caso, o valor do ICMS das notas fiscais de entrada será integrado na Contabilidade apesar de aparecer em "Outras de ICMS" nos Livros Fiscais.

Integração Contábil - Nota Fiscal de Entrada

No Cadastro de Tipo de Nota Fiscal de Entrada (FREC0101) existe a pasta Integração Contábil, onde pode ser cadastrada a conta débito e/ou conta crédito com uma determinada conta fixa para os tipos de nota.

Caso a conta de débito (valor contábil da nota) ou conta crédito (impostos) não possuam informação, o checkbox Lcto deve estar marcado para que o sistema busque a conta do lançamento informado no item da nota fiscal.

Importante

Não informar contas que exigem centro de custo, pois para estas a integração deve ser realizada pelo item da nota de entrada para que seja informado o centro de custo.

Caso ocorra de uma conta, já cadastrada no tipo de nota, que não exigia centro de custo e esta passa a exigir, ao ser realizada a integração das notas fiscais de entrada, o lançamento irá ficar inconsistente, sem contra partida. Neste caso é necessário alterar o tipo de nota, deixando em branco a conta contábil e marcar o checkbox "Lcto" (buscando a conta do item da nota fiscal), onde tem a opção de preencher o centro de custo. Após realizado os ajustes será necessário realizar a desintegração e após integrar novamente o período para que as informações fiquem corretas e os lançamentos consistentes.

Integração Contábil - Estoque

Ao marcar o checkbox Estoque deste programa será realizada a integração do estoque seguindo a hierarquia de agrupamento de lançamentos por contas conforme Cadastro Tipos de Movimento de Estoque (FEST0101).

Passo 4: Exclusão de Lançamentos Contábeis (FCTB0255)

Este programa possibilita fazer a "Desintegração" entre lançamentos contábeis com a Contabilidade. Esta desintegração é realizada através da exclusão de lançamentos contábeis.

Passo 5: Cadastro de Lançamentos Contábeis (FCTB0104)

Este programa possibilita fazer lançamentos contábeis manuais. Tudo o que não for proveniente dos módulos de integração contábil será lançado neste programa. A integração contábil gera o tipo de lançamento OUT.

Passo 6: Cadastro de Implantação de Saldos (FCTB0106)

Este programa possibilita "iniciar" o saldo contábil de uma determinada conta, quando ocorre a implantação do sistema.

Sendo assim, o Cadastro de Implantação de Saldos gera lançamentos do tipo "IMP". Sem este processo de cadastro de implantação de saldos a implantação de um sistema na parte contábil seria inviável por não possuir registro dos saldos contábeis finais anteriores à implantação (a empresa não teria os saldos iniciais para começar a fazer lançamentos contábeis para fechar os saldos das contas contábeis).

Fluxo

Fluxo

Em desenvolvimento.