Cadastro de Bens (FPAT0200)¶
Conhecer o Programa¶
Este programa possibilita cadastrar os bens e suas respectivas moedas, gerar lançamentos de aquisição e de depreciação (caso existir).
Campo a Campo¶
Campo a Campo
Campos - Pasta Bem
Incorporação
Checkbox. Selecionar para informar que uma incorporação será cadastrada a partir de um bem original já existente (Código com seq = 0), onde o código será o mesmo do bem original e a sequência será a próxima disponível.
Código
Informar um código para identificar cada bem. Se este campo não for preenchido o sistema gera um código automaticamente em ordem numérica crescente.
Sequência
Informar uma sequência para identificar cada bem. O valor "0" é usado para o bem original e os outros valores para a incorporação. Se este campo não for preenchido o sistema gera um código automaticamente em ordem numérica crescente.
Ident. Interna
Informar um valor auxiliar para a identificação interna do bem.
Data Aquis.
Informar a data da compra do bem ou a data de sua implantação no sistema.
Data Utiliz.
Informar a data de inicio da utilização do bem.
Caso o bem possua alteração no tipo de cálculo dos créditos de PIS/COFINS, ou os mesmos estiverem integrados na contabilidade, a data de utilização do bem não poderá ser alterada.
Ao alterar a data de utilização do bem, o sistema irá recalcular as parcelas de crédito de PIS/COFINS do respectivo bem, passando a considerar o mês da nova data de utilização, para o início da apropriação, da seguinte forma:
Exemplo
Com 3 parcelas a serem apropriadas:
Data de Utilização Cadastrada: 15/01/2015 Data das Parcelas: 31/01/2015 - 28/02/2015 - 31/03/2015
Nova Data de Utilização: 20/03/2015 Data das Parcelas: 31/03/2015 - 30/04/2015 - 31/05/2015
Botão Histórico
Ao clicar neste botão, a tela de históricos de alteração da data de utilização do bem será exibida, com os campos: Data Alteração; Usuário que realizou a alteração; Campo alterado e Valor anterior.
Este botão somente estará disponível quando existirem históricos de alteração da data de utilização do bem.
Desc. Res.
Informar a descrição principal do bem.
Desc. Comp.
Informar a descrição completa do bem, sendo que nela consta a descrição resumida.
Tipo
Selecionar o tipo de bem que está sendo cadastrado. Um bem de Capital requer um bem de Capital Corrigido previamente cadastrado. O valor da correção de um bem de Capital será lançado no bem de Capital Corrigido junto ao valor deste.
NFE
Selecionar o número da Nota Fiscal de Entrada.
Item
Selecionar os itens relativos à Nota Fiscal selecionada anteriormente.
Origem
Selecionar a origem do bem. As opções são Mercado Interno ou Mercado Externo. Caso seja informada uma nota de entrada, o sistema irá buscar a origem conforme a CFOP desta nota e esta informação não poderá ser alterada. Os CFOPs iniciados por "3" serão consideradas como "Mercado Externo" e os demais "Mercado Interno". Esta informação será utilizada nos registros F120 e F130 do EFD - Contribuições.
Fornecedor
Ao selecionar a Nota Fiscal este campo é preenchido automaticamente com o fornecedor ligado à nota.
Grupo Depr.
Selecionar um dos grupos cadastrados para depreciação.
Localização
Selecionar a localização do bem.
Conta
Selecionar a conta contábil a que o bem pertence. Nos relatórios e consultas é possível listar ou consultar todos os bens pertencentes a uma determinada conta.
CC
Selecionar o centro de custo a que o bem pertence. Nos relatórios e consultas é possível listar ou consultar todos os bens pertencentes a um determinado centro de custo.
Bem Corr.
Selecionar o código do bem de correção monetária do capital. Só poderá ser informado um bem do tipo "M".
Situação
Mostra a situação do bem.
-
Baixa Total: para um bem baixado totalmente.
-
Baixa Parcial: para um bem baixado parcialmente.
Data
Mostra a data da baixa caso o bem tenha sido baixado.
Utilização
Informar o código da função referente a utilização do bem no estabelecimento. Esta informação é obrigatória para o CIAP a ser enviado através do SPED Fiscal. Campo obrigatório sempre que um bem for incluído ou alterado. Busca as informações do programa Cadastro de Utilização do Bem (FPAT0108).
Campos - Pasta Moeda
Esta pasta reúne as informações das moedas ligadas ao bem, mas estas informações podem variar de acordo com cada moeda.
Moeda
Selecionar a moeda.
Vlr Aquis.
Informar o valor pago pelo bem (valor aquisição - depreciação) no mês da implantação. Para os bens muito antigos é possível atribuir o valor = 0,01. Este valor será em moeda nacional.
O Valor Aquisição poderá ser informado como negativo, quando for informado nos Parâmetros do Patrimônio um código reduzido de conta contábil e este código for o mesmo código reduzido informado para a conta contábil do bem patrimonial.
Moeda Aquis.
Mostra o valor da aquisição convertida para a moeda correspondente.
A Moeda Aquisição poderá ser informada como negativa quando for informado nos Parâmetros do Patrimônio um código reduzido de conta contábil e este código for o mesmo código reduzido informado para a conta contábil do bem patrimonial.
Vlr Corrigido
Informar o valor corrigido do bem. Este valor deve ser maior ou igual ao valor da aquisição.
O Valor Corrigido poderá ser informado como negativo quando for informado nos Parâmetros do Patrimônio um código reduzido de conta contábil e este código for o mesmo código reduzido informado para a conta contábil do bem patrimonial.
Calcula Correção
Checkbox. Selecionar para informar que será realizado o cálculo da correção monetária para o bem.
Vlr Deprec.
Informar o valor da depreciação do bem. Este valor deve ser menor ou igual ao valor corrigido do bem. Para novas aquisições será sempre zero.
Moeda Deprec.
Mostra o valor de depreciação convertido para a moeda selecionada. Este valor deve ser menor ou igual ao valor da moeda de aquisição do bem.
% Deprec.
Mostra o percentual de depreciação anual que será utilizado na hora do cálculo.
Observação: O cálculo sempre irá buscar o percentual de depreciação válido para o período.
Calcula Depreciação
Checkbox. Selecionar para informar que será realizado o cálculo da depreciação para o bem.
Deprec. Incent.
Selecionar uma Depreciação Incentivada.
Crédito PIS/Cofins
Selecionar um dos tipos de créditos do PIS/COFINS cadastrados, a ser utilizado no rateio das parcelas do PIS e COFINS.
Se selecionada a opção Depreciação será gerado no arquivo do EFD PIS/COFINS no registro F120 (Bens Incorporados ao Ativo Imobilizado - Operações Geradoras de Crédito com base nos encargos de depreciação e amortização) o valor de crédito de PIS e COFINS quando for calculada a depreciação mensal no programa de Cálculo da Depreciação (FPAT0250).
Se selecionada a opção Parcelas o sistema irá utilizar o valor do campo Base de PIS/COFINS e será gerado no arquivo do EFD PIS/COFINS no registro F130 (bens incorporados ao ativo imobilizado - Operações Geradoras de crédito com base no valor de aquisição). O sistema irá utilizar o campo Base PIS/COFINS, verificar o percentual informado nos parâmetros: 3 - Percentual De Pis Do Crédito Sobre A Depreciação e 4 - Percentual De Cofins Do Crédito Sobre A Depreciação, dos parâmetros do controle patrimonial. O resultado será dividido pelo número de parcelas, gerando créditos mensais.
Alíq. PIS
Informar, se desejado, a alíquota referente ao Valor de PIS do Bem.
Este campo estará desabilitado caso o campo Crédito PIS/COFINS não for informado.
Preenchido inicialmente com a resposta do parâmetro "3 -Percentual de PIS do Crédito sobre a Depreciação" dos Parâmetros do Controle Patrimonial, e possibilita alteração.
Quando este campo for alterado, o conteúdo do campo Valor PIS será reajustado, conforme nova alíquota informada.
Alíq. Cofins
Informar, se desejado, a alíquota referente ao Valor de COFINS do Bem.
Este campo estará desabilitado caso o campo Crédito PIS/COFINS não for informado.
Preenchido inicialmente com a resposta do parâmetro "4 - Percentual de COFINS do Crédito sobre a Depreciação" dos Parâmetros do Controle Patrimonial, e possibilita alteração.
Quando este campo for alterado, o conteúdo do campo Valor COFINS será reajustado, conforme nova alíquota informada.
Valor PIS
Inserir o valor do PIS.
Valor Cofins
Inserir o valor do COFINS.