Registro de Inventário (FFIS0302)¶
Conhecer o Programa
O objetivo deste programa é apurar os saldos de quantidade/valor de estoque dos produtos ou mercadorias cujo estoque é controlado pela empresa.
Ao gerar o inventário com a opção Fechamento Contábil marcada, todos os itens gerados no Inventário serão levados ao SPED.
Se o SPED for gerado novamente com a opção Paginação Oficial marcada, serão levados apenas os itens selecionados na tela.
Importante
Quando o inventário for gerado com a opção Fechamento Contábil para um período que já foi fechado, caso tenha sido realizada alguma alteração nos indicadores de propriedade do item pelo programa Manutenção de Indicadores de Propriedade do Inventário (FITE0210), estas alterações serão perdidas.
Campo a Campo¶
Campo a Campo
Empresa
Não é permitido imprimir o Registro de Inventário para empresa consolidada.
Período de Referência
Data que referência o período em que o Registro de Inventário está sendo apurado. Caso o período (mês/ano) informado estiver fechado, será impressa a posição do estoque gravada no momento do fechamento contábil, e caso o período informado estiver aberto, será impressa a posição atual do estoque no período informado (mês/ano).
Fechamento Contábil
Quando marcada esta opção:
-
É obrigatório que os meses anteriores estejam fechados;
-
É obrigatório informar o último dia do mês;
-
O Fechamento Contábil consiste em:
-
Bloquear o mês para movimentações do estoque;
-
Não permite que seja feito recálculo de custo médio (FEST0256);
-
Marcando esta opção os campos Classificação do Item, Item(ns), Almoxarifado(s), Grupo(s) de Inventário ficam desabilitados;
-
O sistema irá bloquear o mês para movimentações do estoque;
-
O sistema não irá permitir o recálculo de custo médio (FEST0256).
-
Paginação Oficial
Sempre que marcada esta opção o Registro de Inventário pagina a partir dos últimos números atualizados nos 4 parâmetros dos Parâmetros dos Livros Fiscais (Administrativo): Parâmetros gerais de impressão dos livros fiscais.
1 - Literal P/ Impressão No Contador De Páginas - Livros Oficiais
7 - Parâmetros dos livros fiscais de inventário
1 - Total De Páginas Por Livro Do Registro De Inventário
2 - Última Página Do Registro De Inventário
3 - Último Livro Emitido Pelo Registro De Inventário
Importante
Na geração do registro do inventário, quando os checkboxes Fechamento Contábil e Paginação Oficial estiverem marcados, se a combinação dos valores dos campos abaixo não estiver presente na tabela, será exibida uma mensagem de confirmação.
Classificação do Item
Selecionar os itens a serem listados a partir da sua Classificação. A classificação padrão para este campo pode ser definido no parâmetro abaixo, dentro dos Parâmetros dos Livros Fiscais (Administrativo):
2 - Parâmetros dos livros fiscais
5 - Intervalo default de classificação de itens no reg. de inventário.
Somente será habilitado quando não for marcada a opção de Fechamento Contábil.
Item(ns)
Selecionar os itens a serem listados a partir do seu código cadastral. Somente será habilitado quando não for marcada a opção de "Fechamento Contábil".
Almoxarifado(s)
Selecionar os itens que estão no(s) almoxarifado(s) informado(s). Somente será habilitado quando não for marcada a opção de "Fechamento Contábil".
Grupo(s) de Inventário
Selecionar os itens a serem listados a partir do seu Grupo de Inventário. Somente será habilitado quando não for marcada a opção de "Fechamento Contábil".
Ao clicar neste botão (LOV vermelha) será exibida a lista de almoxarifados disponíveis, para a empresa selecionada, com a opção de seleção/checkbox dos almoxarifados desejados para preencher o campo Almoxarifado(s). Os almoxarifados de assistência técnica serão exibidos no final da lista.
Matéria-Prima/Insumos
Definir quais são os valores unitários considerados quando os itens identificados como Matéria-Prima/Insumos forem listados no Registro de Inventário. São considerados como Matéria-Prima/Insumos os itens que possuírem esta informação no campo Tipo do Grupo de Inventário ao qual ele pertence.
Opções de seleção
Custo Médio (Processo Custo Médio) e Valor de Reposição (Valor calculado em Cálculo do Custo Standard (FCST0220)).
Ordens em Processos
Definir se as Ordens em Processo são exibidas no Registro de Inventário ou não. O valor das ordens em processo é o somatório dos valores de produtos requisitados (custo médio das demandas) para uma ordem de produção ou tempo de produção apontado em ordens de produção cujo item da ordem não foi entregue para o estoque, ou seja, os itens estão sendo manufaturados, porém, não houve finalização do item por completo (execução de todas as operações da ordem de produção). Este processo é calculado pela Valorização de Ordens de Produção (FCST0206). Opções de seleção: Não Exibir e Exibir.
Percentuais
Segue as mesmas regras do campo Produto em Elaboração.
Tabela de Venda
Segue as mesmas regras do campo Produto em Elaboração.
Produto em Elaboração
Este campo define quais são os valores unitários considerados quando os itens identificados como Produtos em Elaboração forem listados no Registro de Inventário.
São considerados como Produtos em Elaboração os itens que possuírem esta informação no campo Tipo do Grupo de Inventário ao qual ele pertence.
Opções de seleção
Custo Médio
Uma Vez e Meia Custo Médio
O custo médio do item terá seu valor agregado em 50%. Este cálculo será realizado somente se o custo médio sofrer alterações entre o mês do fechamento e o mês anterior. Ou se no mês anterior o inventário não tenha sido gerado com esta opção. Esta opção só estará disponível quando o parâmetro "41 - Habilitar Opção "Uma Vez E Meia Custo Médio" P/ Produtos Em Elab", dos Parâmetros de Estoque, estiver respondido como "S".
Importante
Está opção não tem embasamento legal, por este motivo aconselha-se a utilizar a opção de 1 ½ Maior Custo de Materiais.
1 ½ Maior Custo de Materiais
Esta é uma forma de avaliação dos estoques dos produtos em elaboração aceita pelo fisco. Trata de apurar o somatório das matérias primas utilizadas no produto pelo maior custo de aquisição do período multiplicando por 1 ½. Este processo pode ser utilizado na ausência de um sistema de contabilidade de custeio integrado. Ao ser selecionada esta opção o campo Período de Venda/Compra será habilitado.
Segue fluxo ao gerar o registro de inventário:
1) Será verificada a estrutura dos produtos em elaboração até o nível dos materiais (itens comprados). A data de validade da estrutura será a data do registro de inventário;
2) Para cada material (item comprado) será feita uma busca nas notas fiscais de entrada (tipo compra e que atualiza custo médio) pelo maior valor de aquisição no Período de Venda/Compra informado, multiplicando o mesmo por 1 ½. Caso o sistema não encontre nota fiscal de entrada neste período, será feita uma busca pela última nota fiscal de entrada (tipo compra e que atualiza custo médio) existente, se mesmo assim não encontrar valor, será feita uma busca pelos movimentos de implantação, e se não encontrar nenhum valor será gerado um relatório de inconsistências, caso o registro não seja o oficial;
3) Ao gerar o relatório do registro de inventário não oficial serão exibidas as inconsistências dos produtos em elaboração no final da execução do relatório.
O que diz a legislação
Produtos acabados e em elaboração:
Os estoques deverão ser avaliados de acordo com o seguinte critério (RIR/1999, art. 296):
a) Os de materiais em processamento, por uma vez e meia o maior custo das matérias-primas adquiridas no período, ou em 80% do valor dos produtos acabados, determinado de acordo com a alínea "b" a seguir;
b) Os dos produtos acabados, em 70% do maior preço de venda no período de apuração.
Importante
Quando existirem itens cujo Grupo de Inventário seja "Produto em Elaboração" e Tipo de Item for "Terceirizado" para a empresa corrente, quando utilizada a opção "1 ½ Maior Custo de Materiais" para os Produtos em Elaboração, os valores de itens de terceiros não serão calculados, tornando a geração do registro de inventário incorreta.
Valor de Venda
É o valor de venda do item, cadastrado na tabela de venda selecionada no campo Tabela de Venda do Registro de Inventário, respeitando as regras de cálculo da tabela, multiplicado pelo percentual informado no campo Percentual do Registro de Inventário.
Importante
Políticas Comerciais de Acréscimos e Descontos não são consideradas no cálculo, pois informações que podem ser configuradas não tem vínculo direto com o Produto (Exemplo: Tipo de Nota, Cliente dentre outros).
Maior Valor Praticado
É o maior valor encontrado entre:
-
Maior Valor encontrado para o item em Notas Fiscais de Saída emitidas dentro do período informado no campo Período de Venda/Compra do Registro de Inventário;
-
Maior Valor para o item cadastrado no programa Cadastro do Maior Valor Praticado (FFIS0139), dentro do período informado no campo Período de Venda/Compra do Registro de Inventário;
Em caso de não encontrar nenhum dos dois valores acima detalhado, o sistema utiliza a mesma fórmula de cálculo explicada na situação do "Valor de Venda".
Valor Médio Praticado
É o maior valor encontrado entre:
-
Maior Valor encontrado para o item em Notas Fiscais de Saída emitidas dentro do período informado no campo Período de Venda/Compra do Registro de Inventário;
-
Maior Valor para o item cadastrado no programa Cadastro do Maior Valor Praticado (FFIS0139), dentro do período informado no campo Período de Venda/Compra do Registro de Inventário;
Em caso de não encontrar nenhum dos dois valores acima detalhado, o sistema irá utilizar a mesma fórmula de cálculo explicada na situação do "Valor de Venda".
Produto Pronto
Definir quais são os valores unitários considerados quando os itens identificados como Produtos em Elaboração forem listados no Registro de Inventário.
São considerados como Produtos em Elaboração os itens que possuírem esta informação no campo Tipo do Grupo de Inventário ao qual ele pertence. Opções de seleção:
Custo Médio (Processo do Custo Médio)
Valor de Venda: É o valor de venda do item, cadastrado na tabela de venda selecionada no campo Tabela de Venda do Registro de Inventário, respeitando as regras de cálculo da tabela, multiplicado pelo percentual informado no campo Percentual do Registro de Inventário.
Importante
Políticas Comerciais de Acréscimos e Descontos não são consideradas no cálculo, pois informações que podem ser configuradas não tem vínculo direto com o Produto (Exemplo: Tipo de Nota, Cliente dentre outros).
Maior Valor Praticado
É o maior valor encontrado entre:
-
Maior Valor encontrado para o item em Notas Fiscais de Saída emitidas dentro do período informado no campo Período de Venda/Compra do Registro de Inventário;
-
Maior Valor para o item cadastrado no programa Cadastro do Maior Valor Praticado (FFIS0139), dentro do período informado no campo Período de Venda/Compra do Registro de Inventário;
Em caso de não encontrar nenhum dos dois valores acima detalhado, o sistema utiliza a mesma fórmula de cálculo explicada na situação do "Valor de Venda".
Período de Venda/Compra
Período utilizado para as opções de Valor Venda, Maior Valor Praticado e 1 ½ Maior Custo de Materiais. Ao selecionar a opção 1 ½ Maior Custo de Materiais o período será utilizado na busca de notas fiscais de entrada e para as demais opções para as notas fiscais de saída e Cadastro do Maior Valor Praticado (FFIS0139). Este período é utilizado tanto para produtos em elaboração como para produtos prontos.
Listar Itens com Saldo
Definir quais os itens serão listados no Registro de Inventário com base no seu Saldo de Estoque.
Dica
Antes de emitir o inventário oficial, emitir um inventário não oficial somente com itens de saldo negativo não agrupando os almoxarifados, a fim de corrigir as inconsistências de estoque. A informação Total do Grupo que consta no relatório sempre respeitará a parametrização realizada, somando os itens listados no relatório. No inventário oficial não pode aparecer itens com quantidades negativas.
Restrições de Itens/Almox.
Selecionar a opção desejada para emissão do relatório, as opções são:
-
Não filtrar;
-
Somente Itens nos Almox. Restrição;
-
Itens sem Restrições e Itens nos Almox. Restrição;
-
Todos itens, exceto Itens nos Almox. Restrição - Serão listados todos os itens, com exceção dos itens no seu respectivo almoxarifado de restrição.
Aplicar as seleções de almoxarifados definidos na subpasta Almoxarifados do Cadastro de Itens (FITE0200).
Exemplo
Ao selecionar a opção "Não Filtrar"
Ao selecionar a opção "Somente Itens nos Almox. Restrição"
Ao selecionar a opção "Itens sem Restrições e Itens nos Almox. Restrição"
Ao selecionar a opção "Todos itens, exceto Itens nos Almox. Restrição"
Estoque em trânsito
Quando este campo estiver selecionado como "Calcular", será gerado o estoque em trânsito para o inventário. O controle de estoque em trânsito será realizado nas seguintes situações:
-
Notas fiscais de saída emitidas dentro do período de geração do inventário, que não foram canceladas, onde a raiz do CNPJ do cliente é igual à raiz do CNPJ da empresa que emitiu a nota.
-
Ambas empresas utilizam o sistema FoccoERP;
-
Ambas empresas trabalham com o mesmo servidor.
Nas situações descritas acima os itens da nota fiscal de saída ficarão como estoque em trânsito da empresa origem, por até 2 meses ou até que seja realizada a nota fiscal de entrada, na empresa destino. Ex.: Uma nota emitida em 10/2021, que não teve a realização da nota fiscal de entrada na empresa destino, será listada como estoque em trânsito para os meses de 10/2021 e 11/2021, porém não será listada de 12/2021 em diante
Caso não seja possível realizar a nota fiscal de entrada na empresa destino, única forma de cancelar o estoque em trânsito é através do estorno que deverá ser realizado no programa FFAT0257 ENT. Não será considerado devolução como cancelamento do estoque em trânsito no registro de inventário.
O valor de estoque em trânsito é a média do valor do item da nota, de todas as notas emitidas no período que estiverem em trânsito.
A quantidade é a soma de todas as quantidades das notas em trânsito, para cada um dos itens.
O valor unitário é calculado através da divisão entre o valor total do item, dividido pela quantidade.
Os valores das notas fiscais de saídas serão convertidos com a unidade de medida do estoque.
Somente após a entrada na empresa destino é que será considerada a baixa do estoque da empresa origem.
Exemplo
Empresa: 92.528.058/0001-20
Cliente: 92.528.058/0002-01
A raiz do CNPJ é 92.528.058.
Notas fiscais emitidas pela empresa 92.528.058/0001-20 para a empresa 92.528.058/0002-01 ficarão em trânsito na origem, até que seja identificada a entrada, na empresa destino.
Quando a opção fechamento contábil for marcada o campo Estoque em trânsito será marcado como "calcular" e não poderá ser alterado.
Quando o indicador de propriedade estiver marcado, o estoque em trânsito será gerado abaixo da quebra Item do Informante, no relatório.
Opções de Impressão
Define os formatos do Layout de impressão do Registro de Inventário que se deseja obter.
Classificação
Classificação
Opção de impressão por classificação em:
Item: Último Nível
Mostra somente o último nível da classificação do item.
Item: Todos os Níveis
Mostra todos os níveis da classificação do item.
Fiscal: NCM
Mostra somente a classificação fiscal NCM do item.
Ordenação
Permite que o relatório seja ordenado pela classificação fiscal.
Orientação
Orientação
Opção de orientação do relatório:
Retrato
Mostra o relatório no formato retrato da folha (em pé).
Paisagem
Mostra o relatório no formato paisagem da folha (deitada).
Resumo
Resumo
Indicar as informações que serão mostradas no resumo de execução do relatório mostrado na página seguinte ao final do relatório:
Tipo Item
Mostra o resumo de execução, totalizando por cada tipo de item do grupo de inventário.
Classificação Primeiro Nível
Mostra o resumo de execução, totalizando pelo grupo de inventário e o primeiro nível da classificação do grupo de inventário.
Classificação Segundo Nível
Mostra o resumo de execução, totalizando pelo grupo de inventário e todos os níveis da classificação do grupo de inventário, até o segundo nível.
Observação
Nesta opção, o resumo só é mostrado se o campo Classificação estiver com a opção diferente de "Fiscal: NCM" marcada.
Classificação Terceiro Nível
Mostra o resumo de execução, totalizando pelo grupo de inventário e todos os níveis da classificação do grupo de inventário, até o terceiro nível.
Observação
Nesta opção, o resumo só é mostrado se o campo Classificação estiver com a opção diferente de "Fiscal: NCM" marcada.
Grupo Inventário
Mostra o resumo de execução, totalizando pelo grupo de inventário.
Conta Contábil
Mostra o resumo de execução, totalizando por Conta Contábil.
Observação
Nesta opção, o resumo só é mostrado se o campo Quebra estiver com a opção "Conta Contábil" marcada.
Almoxarifado
Indicar se no momento da impressão os saldos dos itens serão agrupados por almoxarifado ou não.
Opções de seleção
Não agrupar
Lista os itens por Almoxarifado.
Agrupar
Lista o total de estoque do item em toda a empresa. Desta forma não é possível visualizar as respectivas quantidades de cada almoxarifado. Lista os itens independentemente de Almoxarifado.
Layout
Indicar quais as opções de Layout do relatório:
Opções de seleção
Default: Esta opção habilita as opções de modelo de layout do relatório que são: Padrão e Modelo 7.
Observação
No Modelo 7, o relatório somente pode ser mostrado na orientação retrato da folha e quando é escolhida faz a troca automática no campo Orientação caso esteja com a opção "Paisagem" marcada.
Arq. Texto: Esta opção habilita o campo diretório, onde será escolhido o diretório no sistema de arquivos do computador, sendo neste diretório o local onde será gerado um arquivo texto, nomeado "registro_inventario.txt", com os dados do registro de inventário executado pelo programa.
Observação
Nesta opção o relatório do registro de inventário não é gerado.
Itens com Valor Pos./Neg.
Indicar se os itens com valor positivo ou negativo serão impressos no Registro de Inventário.
Importante
Se o campo Itens com Valor Pos./Neg. ou o campo Itens com Valor Zerado estiverem MARCADOS, o relatório assume as opções do campo Almoxarifado (Não Agrupar/Agrupar). Se ambos estiverem DESMARCADOS, o campo Almoxarifado não influencia na geração do relatório, mesmo marcando as opções do campo (Não Agrupar/ Agrupar).
Itens com Valor Zerado
Indicar se os itens com Valor "Zero" serão impressos no Registro de Inventário.
Importante
Se o campo Itens com Valor Pos./Neg. ou o campo Itens com Valor Zerado estiverem MARCADOS, o relatório assume as opções do campo Almoxarifado (Não Agrupar/Agrupar). Se ambos estiverem DESMARCADOS, o campo Almoxarifado não influencia na geração do relatório, mesmo marcando as opções do campo (Não Agrupar/ Agrupar).
Parâmetros
Indicar se os parâmetros de tela serão impressos.
Grupo de Inventário
Indicar se a quebra de impressão do relatório será por Grupo de Inventário.
Conta Contábil
Indicar se a quebra de impressão do relatório será por Conta Contábil.
Tipo de Item
Indicar se a quebra de impressão do relatório será por Tipo de Item do grupo de inventário.
Indicador Propriedade
Checkbox. Marcar este para realizar a quebra pelo indicador de propriedade do item e listar a informação de relacionamento (cliente ou fornecedor). Quando marcado será realizada uma quebra por indicador de propriedade do item no inventário, sendo quebra principal como: Item do Informante, Em posse do informante ou Em posse de terceiros, e uma secundária com os clientes ou fornecedores (quando a quebra principal for Em posse de terceiros ou Em posse do informante).
No final da quebra do indicador de propriedade terá um Totalizador Indicador com a soma dos itens.
A quebra só será habilitada para a orientação Retrato.
Importante
Quando o parâmetro "45 - Obrigar Controle de Estoque de Terceiros e em Terceiros" dos parâmetros do estoque estiver respondido como "S" este campo não estará disponível e ao imprimir o relatório o sistema irá considerar como se este checkbox estivesse marcado e irá considerar os seguintes indicadores de propriedade/posse:
-
Item de propriedade do informante e em seu poder;
-
Item de propriedade do informante em posse de terceiros;
-
Item de propriedade de terceiros em posse do informante.
Os indicadores acima deverão ser utilizados nas seguintes situações:
Para os itens do registro de inventário que possuírem o Indicador de Propriedade "1" ou "2", serão carregados cliente, estabelecimento e fornecedor para o item, conforme:
Regras¶
Regras
1) Para este programa os passos a seguir são pré-condição:
-
Cadastro de itens;
-
Saldos de estoques;
-
Custo dos itens;
-
Correção de Inconsistências do Estoque (FEST0501);
-
Definição da forma de Custeio;
-
Definição de Opções de Impressão;
-
Escolha de Período de Referência.
2) O resumo de execução do relatório NÃO pode ser gerado quando ocorrer uma das duas condições abaixo:
Primeira condição:
a) Não gera quando o campo Classificação estiver com a opção "Fiscal: NCM".
b) Não gera quando o campo Resumo estiver em uma das opções: "Classificação Primeiro Nível" ou "Classificação Segundo Nível" ou "Classificação Terceiro Nível".
Segunda condição:
a) Não gera quando o Campo Resumo estiver com a opção "Conta Contábil".
b) Não gera quando o Campo Quebra estiver com a opção diferente de "Conta Contábil".
3) Verificar existência de itens com quantidades negativas.
4) Verificar existência de itens com custo zerado.
Geração do Valor Unitário no Registro de Inventário¶
Geração do Valor Unitário no Registro de Inventário
O valor unitário no registro de inventário é calculado com base no seu total agrupado por almoxarifado.
A fórmula para a geração do valor unitário é: Arredondamento (Quantidade*Valor Unitário) / Quantidade
Observação
O arredondamento será realizado para 2 casas decimais.
Importante
Conforme o arredondamento aplicado no cálculo do valor total, o valor unitário poderá ficar divergente com relação ao seu custo médio original.
Exemplo
Custo médio original = 80,717372
Quantidade = 24
Valor total gerado = 1.937,22
Aplicação da Fórmula:
Arredondamento (24 * 80,717372)/24 = 1.937,22/24
Custo médio gerado = 80,717500
Processos deste Programa¶
Processos deste Programa
Este programa faz parte dos seguintes processos:
Registro de Inventário