Ir para o conteúdo

Registros de Saída (FFIS0305)

Conhecer o Programa

Este programa possibilita escriturar os movimentos de saídas, fornecimentos de mercadorias ou prestações de serviços para qualquer título. Fornece um relatório agrupado por Dia, Natureza de Operação, UF, Alíquota de ICMS e Observação, além de exibir uma listagem de todas as informações fiscais das notas fiscais de saída.

Também devem ser escriturados os documentos fiscais relativos às transmissões de propriedade das mercadorias que não tenham transitado pelo estabelecimento do contribuinte, bem como outros débitos fiscais para os quais seja obrigatória a emissão de documentos fiscais.

A resposta do parâmetro "14 - Critério p/ apresentar Diferim. Parcial ICMS no Reg. Saídas e SPED Fiscal", dos Parâmetros de Livros Fiscais (FUTL0125 LFIS), será considerada na emissão do relatório.

Campo a Campo

Campo a Campo

Período de Emissão

Informar um intervalo de datas.

Modelo

Selecionar um dos modelos disponíveis para impressão dos registros de saída.

O "Modelo 2 (com IPI)" é utilizado pelos contribuintes sujeitos, simultaneamente, para as legislações de IPI e ICMS.

O "Mod.2-A (sem IPI)" é utilizado pelos contribuintes sujeitos apenas em relação ao ICMS.

O "P2" é utilizado pelos contribuintes sujeitos, simultaneamente, para as legislações de IPI e ICMS. Modelo utilizado pelos estados de Mato Grosso (MT) e Minas Gerais (MG). Para este modelo somente estarão disponíveis os checkboxes: Agrupar Notas; Oficial; Imprimir Resumo por CFOP e Imprimir a redução Z.

Agrupar Notas

Checkbox. Marcar para agrupar notas quando a codificação fiscal for a mesma para as notas agrupadas por dia, por CFOP e por alíquota de ICMS.

Totais por Dia

Checkbox. Marcar para imprimir uma linha com os totais por dia de ICMS, IPI ou Substituição Tributária quando houver. Somente estará disponível para os modelos: 2 (com IPI) e 2A (sem IPI).

Totais por Decêndio

Checkbox. Marcar para imprimir uma linha com os totais por decêndio de ICMS, IPI ou Substituição Tributária quando houver. Somente estará disponível para os modelos: 2 (com IPI) e 2A (sem IPI).

Totais por Quinzena

Checkbox. Marcar para imprimir uma linha com os totais por quinzena de ICMS, IPI ou Substituição Tributária quando houver. Somente estará disponível para os modelos: 2 (com IPI) e 2A (sem IPI).

Totais por mês

Checkbox. Marcar para que seja impresso o relatório com os totais por mês. Somente estará disponível para os modelos: 2 (com IPI) e 2A (sem IPI).

Oficial

Checkbox. Marcar se o relatório será impresso de forma oficial considerando o número de folhas ou páginas e o número do livro oficial informado nos parâmetros.

Imprimir Resumo por CFOP

Checkbox. Marcar para imprimir um Resumo das Operações e Prestações de Serviço por Código Fiscal (Natureza de Operação) informando Valores Contábeis, Base de Cálculo, Imposto Debitado, Isentas e Outras.

Imprime Resumo por Cliente

Checkbox. Marcar para imprimir um resumo dos Clientes informando o Código do Emitente, Razão Social, UF de Origem, Número do CNPJ e Código da Inscrição Estadual.

Imprimir Observação

Checkbox. Marcar para imprimir observações da nota fiscal. Somente estará disponível para os modelos: 2 (com IPI) e 2A (sem IPI).

Imprimir a Redução Z

Checkbox. Marcar para imprimir a Redução Z (ao invés de cupons individuais). Esta opção será utilizada para que ao invés de listar todos os cupons fiscais e seus respectivos valores, sejam listados apenas os valores da redução Z. Caso esta opção não esteja marcada, todos os Cupons Fiscais serão listados de forma individual. Essa alteração é regulamentada pela Instrução Normativa IN45/98 (Base Legal: IN DRP nº 45/98 - Tit.I, Cap.XV, Seção 1.0). O preenchimento dos campos, quando assinalado este checkbox, será:

1) Na coluna Documento Fiscal:

  • Espécie será a sigla "CF" (Cupom Fiscal);

  • Como série e subsérie, será o Número de Ordem Sequencial do Equipamento atribuído pelo usuário (Código da Impressora), conforme cadastro campo Código do Cadastro de Impressoras Fiscais (FINP0201);

  • Como número, inicial e final, do documento fiscal, o número do Contador de Ordem de Operação do documento utilizado como base para a escrituração, ou seja, com base na Redução Z, conforme cadastro campo Cupom Red. Z do Cadastro de Impressoras Fiscais (FINP0201), pasta Redução Z;

2) Na coluna Valor Contábil: O valor acumulado no totalizador parcial de venda líquida diária que representa a diferença entre o valor indicado no totalizador de venda bruta diária e o somatório dos valores acumulados nos totalizadores de cancelamento, desconto, ISS e acréscimo financeiro, se for o caso;

3) Nas colunas BASE DE CÁLCULO, ALÍQUOTA e IMPOSTO DEBITADO: Os valores acumulados dos registros das operações e das prestações efetuadas, utilizando-se tantas linhas quantas forem as alíquotas e/ou os percentuais da efetiva carga tributária das operações e das prestações; Será realizada também quebra por CFOP (campo Codificação Fiscal).

4) Na coluna ISENTAS e NÃO-TRIBUTADAS: Os valores acumulados dos registros das operações e das prestações isentas e das não-tributadas;

5) Na coluna OUTRAS: O valor será preenchido da mesma forma que quando o checkbox não for assinalado;

Importante

Todos os campos acima, desde o item 2 até o 5, serão preenchidos da mesma forma quando o checkbox estiver desmarcado.

6) Na coluna OBSERVAÇÕES: O valor acumulado no Totalizador Parcial de ISS e o no Totalizador Parcial de Acréscimo Financeiro.

  • Com relação ao Acréscimo, o valor será buscado do campo Acréscimos do programa Cadastro de Impressoras Fiscais (FINP0201), pasta Redução Z;

  • Com relação ao ISS, será efetuada a soma dos valores das alíquotas que sejam de ISS, ou seja, as alíquotas que estiverem marcadas como Alíquota de ISS no programa Cadastro de Impressoras Fiscais (FINP0201), pasta Redução Z.

Exemplo

relatório impresso: