Registros de Entrada (FFIS0306)¶
Conhecer o Programa¶
Este programa possibilita escriturar o movimento de entradas de mercadorias no estabelecimento ou a utilização de serviços para qualquer título. Fornece um relatório não agrupado, além de exibir uma listagem de todas as informações fiscais das notas fiscais de entrada.
Também devem ser escriturados os documentos fiscais relativos às aquisições de mercadorias que não transitarem pelo estabelecimento do contribuinte adquirente, bem como outros créditos fiscais para os quais seja obrigatória a emissão de documentos fiscais. (Livro II, Art.151 - ICMS).
A resposta do parâmetro "14 - Critério p/ apresentar Diferim. Parcial ICMS no Reg. Saídas e SPED Fiscal", dos Parâmetros de Livros Fiscais (FUTL0125 LFIS), será considerada na emissão do relatório.
Importante
Todas as notas fiscais de entrada que possuem em seu tipo de nota o checkbox Reg. Esp. / Norma Esp. assinalado serão exibidas sem valores fiscais, de forma apenas informativa.
Campo a Campo¶
Campo a Campo
Período de Entrada
Informar um intervalo de datas.
Ordenação
Selecionar o tipo de ordenação: por "Notas" (número da nota) ou por "Fornecedor" (código do fornecedor).
Modelo
Selecionar um dos modelos disponíveis para a ordenação do relatório. As opções são:
-
O Padrão é utilizado pelos contribuintes sujeitos, simultaneamente, para as legislações de IPI e ICMS.
-
O Modelo P1 é utilizado pelos contribuintes sujeitos apenas em relação à Legislação do ICMS. Para este somente estarão disponíveis os checkboxes: ST-Observação; Oficial e Imprimir Resumo por CFOP.
ST - Observação
Checkbox. Marcar para que seja exibida a substituição tributária na observação das Notas cujo o campo Tipo ICMS ST, no programa Cadastro de Tipos de Notas Fiscais de Entrada (FREC0101), estiver respondido como "Isento" ou "Outros".
Totais por Dia
Checkbox. Marcar para imprimir uma linha com os totais por dia de ICMS, IPI ou Substituição Tributária quando houver. Somente estará disponível para o modelo Padrão.
Totais por Decêndio
Checkbox. Marcar para imprimir uma linha com os totais por decêndio de ICMS, IPI ou Substituição Tributária quando houver. Somente estará disponível para o modelo Padrão.
Totais por Quinzena
Checkbox. Marcar para imprimir uma linha com os totais por quinzena de ICMS, IPI ou Substituição Tributária quando houver. Somente estará disponível para o modelo Padrão.
OficiaOficial
Checkbox. Marcar para indicar que o relatório será impresso de forma oficial considerando o número de folhas ou páginas e o número do livro oficial informado nos parâmetros do FoccoERP.
Imprimir Resumo por CFOP
Checkbox. Marcar para imprimir um resumo das Operações e Prestações de Serviço por Código Fiscal (Natureza de Operação) informando Valores Contábeis, Base de Cálculo, Imposto Creditado, Isentas e Outras.
Imprimir Resumo por Fornecedor
Checkbox. Marcar para imprimir um resumo dos Fornecedores informando o Código do Fornecedor, Razão Social, UF de Origem, Número do CNPJ e Código da Inscrição Estadual. Somente estará disponível para o modelo Padrão.
Imprimir sem IPI
Checkbox. Marcar para que não seja impressa a linha do IPI. Somente estará disponível para o modelo Padrão.
Agrupar Lançamentos da Nota
Checkbox. Marcar para que, quando existir mais de um lançamento para a nota, (seja por diferentes CFOPs, diferentes alíquotas, etc) não repita os dados da nota e do fornecedor. Somente estará disponível para o modelo Padrão.
Legendas¶
Legendas
Essas legendas de siglas servem como base para interpretação dos tratamentos realizados no registro de entradas.
Legenda para o Tipo de ICMS e Tipo de IPI:
E - Tributa NF/ Isento Livros
I - Isento NF/Isento Livros
R - Tributa NF/Não considera Livros
O - Outros NF/Outros Livros
T - Tributa NF/Tributa Livros
U - Tributa NF/Outros Livros
N - Não considera NF/Não Considera Livros
Para o Tipo de ICMS ainda consta mais uma opção:
C - Tributa NF/ Outros Livros/Tributa Contabilidade
Legenda para o Tipo de ICMS Substituição Tributária:
T - Tributado
I - Isento
O - Outros
Tratamento realizado no registro de entradas¶
Tratamento realizado no registro de entradas
Segue abaixo listagem do tratamento que o sistema aplica sobre cada campo na impressão do relatório.
Dica
Para interpretar as siglas utilize as legendas acima.
VALOR CONTÁBIL
O item da nota deve possui valor contábil, e o tipo de nota deve estar com o checkbox Lista valor Contábil marcado.
BASE DE CÁLCULO DO IPI
Se o tipo de IPI for E, U, R, N o valor considerado no livro será ZERO. Se não, o sistema levará o valor da Base de Cálculo do IPI.
BASE DE CÁLCULO DO ICMS
Se o tipo de IPI for E, U, R, N, C o valor considerado no livro será ZERO. Se não, o sistema levará o valor da Base de Cálculo do ICMS.
VALOR DO IPI
Se o tipo de IPI for E, U, R, N o valor considerado no livro será ZERO. Se não, o sistema irá considerar o valor do IPI + Valor do IPI frete + Valor do IPI Despesa.
VALOR DO ICMS
Se o tipo de ICMS for E, U, R, N, C o valor considerado no livro será ZERO. Se não, o sistema irá considerar o valor do ICMS + Valor do ICMS frete + Valor do ICMS Despesa.
ISENTO IPI
Se o tipo de IPI for N será ZERO. Se o tipo de IPI for E, será considerado a Base do IPI + Valor do IPI + Valor IPI Frete + Valor IPI Despesa + Isento de IPI. Se for Diferente de N e/ou E, será considerado o valor de ISENTO de IPI do item da nota.
ISENTO ICMS
Se o tipo de ICMS for E, será considerado a Base do ICMS + Isento de ICMS. Se for Diferente de N e/ou E, será considerado o valor de ISENTO de ICMS do item da nota.
OUTROS DE IPI
Se o tipo de IPI for N será ZERO. Se o tipo de IPI for U ou C será considerado a Base de Cálculo do IPI + Valor de Outras de IPI. Se não, será considerado o Valor de Outros de IPI.
OUTROS DE ICMS
Se o tipo de ICMS for U e for uma nota de importação, será considerado o valor da Base de ICMS.
Se o tipo de ICMS for U e não for uma nota de importação, será considerado o valor contábil (-) Valor do IPI (-) Valor do IPI Frete (-) Valor do IPI Despesa (-) Valor do IPI Uso Consumo (-) Valor de Isento de ICMS. E se o checkbox ICMS Subs. no Total NFE estiver marcado, também será diminuído o Valor do ICMS Subst. Tributária.
Se o tipo de ICMS for C, será considerado a Base de Cálculo do ICMS + Valor do ICMS, senão será levado o Valor de Outros de ICMS. BASE DE ICMS SUBS. TRIBUTÁRIA
Se o tipo de ICMS ST for T, será considerado o valor da Base de Cálculo do ICMS ST, senão será ZERO. ISENTO SUBST. TRIBUTÁRIA
Se o tipo de ICMS ST for I, será considerado o valor da Base de Cálculo do ICMS ST, senão será ZERO. OUTROS SUBST. TRIBUTÁRIA
Se o tipo de ICMS ST for O, será considerado o valor da Base de Cálculo do ICMS ST, senão será ZERO. VALOR DE SUBST. TRIBUTÁRIA
Se o tipo de ICMS ST for T, será considerado o Valor do ICMS ST, senão será ZERO. VALOR ICMS SUBST. TRIBUTÁRIA OBS
Deve ser marcado no relatório para imprimir ST - Observação. Se o tipo de ICMS Subst. Tributária for T, será ZERO. Senão será levado para as OBS o valor do ICMS ST. VALOR IPI OBS
Se o tipo de IPI for E e/ou U será considerado nas OBS o Valor do IPI + Valor do IPI Frete + Valor do IPI Despesa.