Ir para o conteúdo

Console de Gerenciamento da EFD-REINF (FFIS0282)

Conhecer o Programa

Este programa possibilita controlar a geração e envio dos Eventos da EFD-REINF, por período e por empresa. Estão habilitados nesta console o gerenciamento dos seguintes eventos: R-1000, R-1070, R-2010, R-2020, R-2040, R-2050, R-2055, R-2060, R-2098, R-2099, R-4010, R-4020, R-4040, R-4080 e R-4099.

Regras para o Fechamento/Reabertura da Console
  1. Caso exista o envio Autorizado de ambos os Eventos R-2099 e R-4099 (Fechamento): o Período da Console no FOCCOERP ficará com a situação "Fechado";
  2. Caso exista o envio Autorizado do Evento R-2098 e/ou R-4099 (Reabertura): o Período da Console no FOCCOERP ficará com a situação "Reaberto";
  3. Caso existam apenas movimentos para a Série R-2000, o Evento R-4099 deverá estar informado no parâmetro 4 - Eventos Que Não Ficarão Disponíveis Na Console (FUTL0125 SPED SPED) antes que o Envio do Fechamento pela Console (Evento R-2099) seja enviado;
  4. Caso existam apenas movimentos para a Série R-4000, o Evento R-2099 deverá estar informado no parâmetro 4 - Eventos Que Não Ficarão Disponíveis Na Console (FUTL0125 SPED SPED) antes que o Envio do Fechamento pela Console (Evento R-4099) seja enviado.
Importante

Em substituição ao procedimento dos itens 3 e 4 acima, poderá ser optado por utilizar o botão "Fechar Período"/"Reabrir Período" (conforme a situação da Console) para realizar o fechamento/reabertura de forma manual. Deve-se ter cuidado, porém, para que o Período no FOCCOERP fique com a mesma situação do Período no Portal e-CAC. Ou seja: fazendo o processo mencionado nos itens 1, 2, 3 e 4, a Console terá a Situação conforme o retorno dos Eventos de forma automática; fazendo Fechamento/Reabertura de forma manual, a conferência ficará a cargo do Usuário.

Campo a Campo

Campo a Campo

Empresa

Demonstra o código e o nome da empresa para qual será gerado os Eventos da EFD-REINF.

Somente é permitida a seleção de empresas de último nível.

Período

Selecionar o período cadastrado para a empresa selecionada no programa (FFIS0178).

Evento

Ao clicar em executar, demonstra os eventos disponíveis para envio. É possível controlar a visualização dos eventos obrigatórios para cada empresa conforme resposta do parâmetro 4 - Eventos Que Não Ficarão Disponíveis Na Console (Parâmetros do SPED (FUTL0125 SPED SPED). Será considerado o evento em que o cursor estiver posicionado.

Descrição

Demonstra a descrição do evento conforme estabelecido pela EFD-REINF.

Situação

Demonstra a situação do evento selecionado para aquele período. Com exceção dos eventos de tabela R-1000 e R-1070, onde demonstra a situação do evento independentemente do período. As opções disponíveis são: Enviado, Autorizado, Rejeitado, Falha de Conexão, Exclusão Enviada, Exclusão Autorizada, Exclusão Rejeitada.

Botões

Pré-Visualizar XML

Permite visualizar o XML antes do envio do Evento selecionado. Ao clicar no botão abrirá uma tela com a opção de seleção do tipo do XML (Inclusão/Alteração ou Exclusão) e o caminho informado no parâmetro 3 - Caminho Padrão Para Gravação Do Xml - Parâmetros do SPED (FUTL0125 SPED SPED) / EFD-REINF, para gravação do arquivo.

Para o Evento R-1070, caso seja selecionado mais de um processo Adm/Judicial, é gerado um arquivo XML para cada processo.

Para o Evento R-2010, caso seja selecionado mais de um prestador, deverá gerar, no caminho especificado, um arquivo XML para cada prestador para o período informado.

Para o Evento R-2020, caso seja selecionado mais de um tomador, deverá gerar, no caminho especificado, um arquivo XML para cada tomador para o período informado.

Para o Evento R-4010, caso seja selecionado mais de um beneficiário, deverá gerar, no caminho especificado, um arquivo XML para cada beneficiário pessoa física para o período informado.

Para o Evento R-4020, caso seja selecionado mais de um beneficiário, deverá gerar, no caminho especificado, um arquivo XML para cada beneficiário pessoa jurídica para o período informado.

Enviar XML

Permite enviar para o serviço da EFD-REINF o XML do evento selecionado.

Histórico

Demonstra o histórico de toda a movimentação do Evento selecionado no período.

  • Os eventos R-1000 e R-1070 são visualizados nos históricos de todas as empresas com a mesma raiz do CNPJ em todos os períodos.

  • No R-1070 é possível, também, visualizar o histórico por processo, para a raiz do CNPJ da empresa.

  • No R-2010 é possível visualizar o histórico por fornecedor, por empresa, mês/ano do período.

  • No R-2020 é possível visualizar o histórico por cliente /estabelecimento, por empresa, mês/ano do período.

  • No R-4010 é possível visualizar o histórico por beneficiário (fornecedor pessoa física), por empresa, mês/ano do período.

  • No R-4020 é possível visualizar o histórico por beneficiário (fornecedor pessoa jurídica), por empresa, mês/ano do período.

Ambiente: Busca o ambiente do parâmetro "01 - Identificador Do Ambiente De Envio" - categoria "Parâmetros do SPED / EFD-REINF"

Nr. Processo: Este campo somente estará disponível quando selecionado o Evento R-1070

Prestadores: Este campo somente estará disponível quando selecionado o Evento R-2010.

Tomadores: Este campo somente estará disponível quando selecionado o Evento R-2020.

Beneficiários: Este campo somente estará disponível quando selecionado o Evento R-4010 ou R-4020.

Botão Download do XML: Possibilita o download do XML correspondente ao histórico.

Detalhes: Demonstra as informações referente a situação do evento selecionado, retornado pelo Webservice da Receita Federal.

Processos

É habilitado quando for selecionado o evento R-1070. Os botões "Pré-Visualizar XML", "Enviar XML" e "Enviar XML Exclusão" ficarão desabilitados. Ao clicar no botão Processos, abrirá uma tela com as mesmas funcionalidades da tela anterior, sendo possível realizar o controle dos históricos por processo ADM/Judicial enviados.

Serão visualizados nesta tela os processos que possuem alguma suspensão válida para o período selecionado e também os processos que não possuem suspensão válida para o período selecionado, porém tiveram movimentação no período, para esses casos será permitido apenas a visualização dos históricos.

Prestadores

É habilitado quando for selecionado o evento R-2010. Os botões "Pré-Visualizar XML", "Enviar XML" e "Enviar XML Exclusão" ficarão desabilitados. Ao clicar no botão Prestadores, abrirá uma tela com as mesmas funcionalidades da tela anterior, sendo possível realizar o controle dos históricos por prestador enviados.

Serão visualizados nesta tela todos os prestadores (fornecedores) que possuem alguma nota fiscal de entrada de prestação de serviço ou conhecimento de frete (modelo 67) para o período selecionado e, que possuam itens com código do serviço informado, conforme Tabela 06-REINF, no Cadastro do item - pasta contábil.

Deve mostrar, também, os prestadores (fornecedores) que não possuem nota ou código do serviço vinculado, porém possuem alguma movimentação no período). Para estes prestadores será permitido apenas a visualização dos históricos.

Tomadores

É habilitado quando for selecionado o evento R-2020. Os botões "Pré-Visualizar XML", "Enviar XML" e "Enviar XML Exclusão" ficarão desabilitados. Ao clicar no botão Tomadores, abrirá uma tela com as mesmas funcionalidades da tela anterior, sendo possível realizar o controle dos históricos por tomador enviados.

Serão visualizados nesta tela todos os tomadores (clientes/estabelecimentos) que possuem alguma nota fiscal de saída de prestação de serviço para o período selecionado e, que possuam itens com código do serviço informado, conforme Tabela 06-REINF, no Cadastro do item - pasta contábil.

Deve mostrar, também, os tomadores (clientes/estabelecimentos) que não possuem nota ou código do serviço vinculado (porém possuem alguma movimentação no período). Para estes tomadores será permitido apenas a visualização dos históricos.

Produtores

É habilitado quando for selecionado o evento R-2055. Os botões "Pré-Visualizar XML", "Enviar XML" e "Enviar XML Exclusão" ficarão desabilitados. Ao clicar no botão Produtores, abrirá uma tela com as mesmas funcionalidades da tela anterior, sendo possível realizar o controle dos históricos por produtor enviado.

Serão visualizados nesta tela todos os produtores rurais (campo "tipo" do cadastro de fornecedores informado) que possuem alguma nota fiscal de entrada de compra para o período selecionado.

Deve mostrar, também, os produtores rurais que não possuem nota, porém possuem alguma movimentação no período. Para estes produtor será permitido apenas a visualização dos históricos.

Beneficiários

É habilitado quando for selecionado o evento R-4010 ou R-4020. Os botões "Pré-Visualizar XML", "Enviar XML" e "Enviar XML Exclusão" ficarão desabilitados. Ao clicar no botão Beneficiários, abrirá uma tela com as mesmas funcionalidades da tela anterior, sendo possível realizar o controle dos históricos por beneficiário enviados.

Para o R-4010, serão visualizados nesta tela todos os Beneficiários (fornecedores) pessoas físicas que possuem informações armazenadas no programa FFIS0178, na aba específica do evento para o período selecionado.

Para o R-4020, serão visualizados nesta tela todos os Beneficiários (fornecedores) pessoas jurídicas que possuem informações armazenadas no programa FFIS0178, na aba específica do evento para o período selecionado.

Enviar XML Exclusão

Permite enviar para o serviço da EFD-REINF o XML de exclusão do evento selecionado. Ao clicar no botão, será solicitado confirmação ao usuário através de mensagem.

Podem ser enviadas exclusões para os eventos de tabela (R-1000, R-1070) e periódicos (R-2010 ao R-2060 e R-4010 ao R-4080), exceto os eventos de reabertura (R-2098), fechamento (R-2099) e Reabertura/Fechamento R-4099.

Atualizar Situação

Consulta específica para o Evento R-2099.

Permite solicitar a atualização da situação no FoccoERP com a situação da Receita após o envio do Evento R-2099. Somente será possível solicitar uma atualização de situação do evento R-2099 quando a situação atual do mesmo for "Enviado" ou "Falha de Conexão".

Importante

A utilização deste botão deverá ocorrer apenas quando houver alguma falha de comunicação ou demora no retorno do evento R-2099. Caso contrário a atualização ocorrerá automaticamente após o envio.

Gerar Comprovante

Permite gerar o relatório com informações das autorizações dos eventos apenas quando o período estiver fechado.

Observação

O evento R-1000 e R-1070 será impresso em todos os comprovantes com as informações do envio ou da última alteração.

Consultar Apuração

Permite consultar o resultado da apuração deste período, somente quando o período estiver fechado, ou seja, quando existir um evento R-2099 Autorizado.

Ao pressionar este botão, será aberta uma tela com todos os valores retornados pelo serviço de consulta do Webservice da EFD-REINF referente os eventos: R-2010, R-2020, R-2040, R-2050 e R-2060.

Limpeza de Base R.F.

Permite solicitar a limpeza da base de dados da Receita Federal no ambiente de Produção Restrita/Homologação da EFD-REINF para a empresa selecionada.

Será enviado um evento R-1000 solicitando a exclusão do contribuinte da base de dados e, se todas as condições forem atendidas e a operação for autorizada, será realizada a exclusão de todos os eventos já enviados deste contribuinte (de todos os períodos cadastrados), os quais permanecerão com o histórico de "Exclusão Autorizada" no FoccoERP.

Observação

O ambiente da EFD-REINF não permite exclusão das informações do ambiente de Produção através desta funcionalidade.

Validações dos Eventos

Validações dos Eventos
R-1000
  • Evento R-1000 (inclusão): Será enviado quando não possuir movimento anterior Autorizado do evento R-1000 (para a raiz do CNPJ da empresa) ou quando o último movimento Autorizado do evento R-1000 (para a raiz do CNPJ da empresa) tiver situação igual a Exclusão Autorizada.

  • Evento R-1000 (alteração): Será enviado quando o último movimento Autorizado do evento R-1000 (para a raiz do CNPJ da empresa) tiver situação igual a Autorizado. Este é um evento de tabela, ou seja, precisa ser reenviado apenas quando alguma informação sofrer alteração.

  • Evento R-1000 (exclusão): Será enviado quando o último movimento do evento R-1000 (para a raiz do CNPJ da empresa) seja um envio autorizado.

Importante

As alterações das informações a seguir devem ser enviadas para a EFD-REINF através do evento R-1000 no período em que elas ocorrerem:

  • Cadastro da empresa – Aba EFD-REINF:
    • Classificação Tributária, Obrigatoriedade da Escrituração Contábil, Desoneração da folha e Isenção de Multa;
  • Situação da Pessoa Jurídica:
    • Informação no período FFIS0178:
      • 0 - Situação normal;
      • 1 - Extinção;
      • 2 - Fusão;
      • 3 - Cisão;
      • 4 - Incorporação;
  • Parâmetro SPED – EFD-REINF:
    • Indicativo de entidade ligada a União, quando declarante for igual a:
      • 101-5;
      • 104-0;
      • 107-4;
      • 110-4;
      • 113-9;
      • 116-3;
      • 121-0;
      • 122-8;
      • 125-2;
      • 126-0;
      • 128-7;
      • 131-7;
      • 201-1;
      • 203-8;
  • Data de transformação de entidade beneficente de assistência social em sociedade com fins lucrativos;
  • Informações de contato:
    • Nome do Contato;
    • CPF do Contato;
    • Telefone;
    • E-mail.
R-1070
  • Eventos R-1070: Só poderão ser enviados quando o último movimento do evento R-1000 (para a raiz do CNPJ da empresa) tiver situação igual a Autorizado. Caso este evento não existir, será exibido um aviso ao usuário e não será permitido gerar o evento.

  • R-1070 (inclusão): Será enviado quando não possuir movimento anterior Autorizado do R-1070 (para a raiz do CNPJ da empresa e processo) ou quando o último movimento Autorizado do evento R-1070 (para a raiz do CNPJ da empresa e processo) tiver situação igual a Exclusão Autorizada.

  • R-1070 (alteração): Será enviado quando o último movimento Autorizado do evento R-1070 (para a raiz do CNPJ da empresa e processo) tiver situação igual a Autorizado. Este é um evento de tabela, ou seja, precisa ser reenviado apenas quando alguma informação sofrer alteração. Estas alterações serão identificadas pelo sistema e será exibido um aviso ao usuário.

  • R-1070 (exclusão): Só poderão ser enviados quando o último movimento do evento R-1070 (para a raiz do CNPJ da empresa e processo selecionado) seja um envio autorizado. Caso não possuir esta autorização, será exibido mensagem e não será permitido gerar o evento de exclusão.

R-2010

Eventos R-2010 só poderão ser enviados quando o último movimento Autorizado do evento R-1000 (para a raiz do CNPJ da empresa) tiver situação igual a Autorizado. Caso este evento não existir, não será permitido gerar eventos R-2010.

  • R-2010 (inclusão): Será enviado quando não possuir movimento anterior Autorizado do R-2010 (para a empresa, período e prestador) ou quando o último movimento Autorizado do evento R-2010 (para a empresa, período e prestador) tiver situação igual a Exclusão Autorizada.

  • R-2010 (alteração): É considerada como "RETIFICAÇÃO" no ambiente da EFD-REINF. Será enviado quando o último movimento Autorizado do evento R-2010 (para a empresa, período e prestador) tiver situação igual a Autorizado e não tiver sido enviado o evento de fechamento do período (R-2099). Caso contrário deve-se enviar um evento de reabertura (R-2098), realizar a correção devida, enviar a alteração (R-2010) e enviar novo evento de fechamento do período (R-2099).

  • R-2010 (exclusão): Só poderão ser enviados quando o último movimento Autorizado do evento R-2010 (para a empresa, período e prestador) tiver situação igual a Autorizado. Caso não possuir esta autorização, será exibido mensagem e não será permitido gerar o evento de exclusão. Quando selecionado mais de um prestador, deverá verificar esta restrição para todos os prestadores selecionados e, caso encontrada restrição para algum prestador, será identificado o(s) prestador(es) e o envio não será realizado. A exclusão do evento R-2010 será enviado através de um evento R-9000, gerado pelo serviço do REINF (vinculado ao botão "Enviar XML Exclusão").

R-2020

Eventos R-2020 só poderão ser enviados quando o último movimento Autorizado do evento R-1000 (para a raiz do CNPJ da empresa) tiver situação igual a Autorizado. Caso este evento não existir, não será permitido gerar eventos R-2020.

  • R-2020 (inclusão): Será enviado quando não possuir movimento anterior Autorizado do R-2020 (para a empresa, período e tomador) ou quando o último movimento Autorizado do evento R-2020 (para a empresa, período e tomador) tiver situação igual a Exclusão Autorizada.

  • R-2020 (alteração): É considerada como "RETIFICAÇÃO" no ambiente da EFD-REINF. Será enviado quando o último movimento Autorizado do evento R-2020 (para a empresa, período e tomador) tiver situação igual a Autorizado e não tiver sido enviado o evento de fechamento do período (R-2099). Caso contrário deve-se enviar um evento de reabertura (R-2098), realizar a correção devida, enviar a alteração (R-2020) e enviar novo evento de fechamento do período (R-2099).

  • R-2020 (exclusão): Só poderão ser enviados quando o último movimento Autorizado do evento R-2020 (para a empresa, período e tomador) tiver situação igual a Autorizado. Caso não possuir esta autorização, será exibido mensagem e não será permitido gerar o evento de exclusão. Quando selecionado mais de um tomador, deverá verificar esta restrição para todos os tomadores selecionados e, será identificado o(s) prestador(es) e o envio não será realizado. A exclusão do evento R-2020 será enviado através de um evento R-9000, gerado pelo serviço do REINF (vinculado ao botão "Enviar XML Exclusão").

R-2040
  • Eventos R-2040: Só poderão ser enviados quando o último movimento do evento R-1000 (para a raiz do CNPJ da empresa) tiver situação igual a Autorizado. Caso este evento não existir, será exibido um aviso ao usuário e não será permitido gerar o evento.
R-2050

Eventos R-2050 só poderão ser enviados quando o último movimento do evento R-1000 (para a raiz do CNPJ da empresa) tiver situação igual a Autorizado. Caso este evento não existir, será exibido um aviso ao usuário e não será permitido gerar o evento.

R-2055

Eventos R-2055 só poderão ser enviados quando o último movimento Autorizado do evento R-1000 (para a raiz do CNPJ da empresa) tiver situação igual a Autorizado. Caso este evento não existir, não será permitido gerar eventos R-2055.

  • R-2055 (inclusão): Será enviado quando não possuir movimento anterior Autorizado do R-2055 (para a empresa, período e produtor rural) ou quando o último movimento Autorizado do evento R-2055 (para a empresa, período e produtor rural) tiver situação igual a Exclusão Autorizada.

  • R-2055 (alteração): É considerada como "RETIFICAÇÃO" no ambiente da EFD-REINF. Será enviado quando o último movimento Autorizado do evento R-2055 (para a empresa, período e produtor rural) tiver situação igual a Autorizado e não tiver sido enviado o evento de fechamento do período (R-2099). Caso contrário deve-se enviar um evento de reabertura (R-2098), realizar a correção devida, enviar a alteração (R-2055) e enviar novo evento de fechamento do período (R-2099).

R-2060

Eventos R-2060 só poderão ser enviados quando o último movimento do evento R-1000 (para a raiz do CNPJ da empresa) tiver situação igual a Autorizado. Caso este evento não existir, será exibido um aviso ao usuário e não será permitido gerar o evento.

R-2098
  • R-2098 (Reabertura): Este evento será utilizado para reabrir movimento de um período já encerrado, possibilitando o envio de Retificações ou novos Eventos periódicos do R-2010 ao R-2060. Somente será possível enviar o R-2098 após o envio autorizado do evento R-2099 (Fechamento) para o período de apuração selecionado.
R-2099
  • R-2099 (Fechamento): Este evento se destina a informar o encerramento da transmissão de todos os eventos periódicos na EFD-REINF do Contribuinte, e deve ser realizado somente na EMPRESA MATRIZ, pois o fechamento é por RAIZ de CNPJ, no período selecionado e deve ser enviado até o dia 15 do mês subsequente. Neste momento, no ambiente da EFD-REINF, são consolidadas todas as informações prestadas nos eventos R-2010 ao R-2060. A aceitação deste evento pela EFD-REINF após processadas as devidas validações, conclui a totalização das bases de cálculo e possibilita a integração com a respectiva Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais - DCTF. Somente será possível enviar este evento se existir um evento R-1000 autorizado. Se caso não existir o envio de eventos periódicos do R-2010 ao R-2060, o fechamento será enviado como "Sem Movimento".
R-4010

Eventos R-4010 só poderão ser enviados quando o último movimento Autorizado do Evento R-1000 (para a raiz do CNPJ da empresa) tiver situação igual a "Autorizado". Caso o Evento R-1000 não existir, não será permitido gerar Eventos R-4010.

  • R-4010 (inclusão): Será enviado quando não possuir movimento anterior "Autorizado" do R-4010 (para a empresa, período e beneficiário) ou quando o último movimento "Autorizado" do Evento R-4010 (para a empresa, período e beneficiário) tiver situação igual a "Exclusão Autorizada".

  • R-4010 (alteração): É considerada como "RETIFICAÇÃO" no ambiente da EFD-REINF. Será enviado quando o último movimento "Autorizado" do evento R-4010 (para a empresa, período e beneficiário) tiver situação igual a "Autorizado" e não tiver sido enviado o Evento de Fechamento do Período (R-4099). Caso contrário deve-se enviar um Evento de Reabertura do Período (R-4099), realizar a correção devida, enviar a alteração (R-4010) e enviar novo Evento de Fechamento do Período (R-4099).

R-4020

Eventos R-4020 só poderão ser enviados quando o último movimento Autorizado do Evento R-1000 (para a raiz do CNPJ da empresa) tiver situação igual a "Autorizado". Caso o Evento R-1000 não existir, não será permitido gerar Eventos R-4020.

  • R-4020 (inclusão): Será enviado quando não possuir movimento anterior "Autorizado" do R-4020 (para a empresa, período e beneficiário) ou quando o último movimento "Autorizado" do Evento R-4020 (para a empresa, período e beneficiário) tiver situação igual a "Exclusão Autorizada".

  • R-4020 (alteração): É considerada como "RETIFICAÇÃO" no ambiente da EFD-REINF. Será enviado quando o último movimento "Autorizado" do evento R-4020 (para a empresa, período e beneficiário) tiver situação igual a "Autorizado" e não tiver sido enviado o Evento de Fechamento do Período (R-4099). Caso contrário deve-se enviar um Evento de Reabertura do Período (R-4099), realizar a correção devida, enviar a alteração (R-4020) e enviar novo Evento de Fechamento do Período (R-4099).

R-4010/R-4020 (exclusão)

Eventos R-4010/R-4020 (exclusão) só poderão ser enviados quando o último movimento Autorizado do evento R-4010 ou R-4020 (para a empresa, período e beneficiário) tiver situação igual a Autorizado. Caso não possuir esta autorização, será exibido mensagem e não será permitido gerar o evento de exclusão. Quando selecionado mais de um beneficiário, deverá verificar esta restrição para todos os beneficiários selecionados e, será identificado o(s) beneficiário (s) e o envio não será realizado. A exclusão do evento R-4010 ou R-4020 será enviada através de um evento R-9000, gerado pelo serviço do REINF (vinculado ao botão "Enviar XML Exclusão")

R-4040

Eventos R-4040 só poderão ser enviados quando o último movimento Autorizado do Evento R-1000 (para a raiz do CNPJ da empresa) tiver situação igual a "Autorizado". Caso este evento não existir, será exibido um aviso ao Usuário e não será permitida a geração do Evento.

R-4080

Eventos R-4080 só poderão ser enviados quando o último movimento Autorizado do Evento R-1000 (para a raiz do CNPJ da empresa) tiver situação igual a "Autorizado". Caso este evento não existir, será exibido um aviso ao Usuário e não será permitida a geração do Evento.

R-4099
  • R-4099 (fechamento): Este Evento se destina a informar o encerramento da transmissão de todos os Eventos Periódicos da Série R-4000 na EFD-REINF do Contribuinte e deve ser realizado somente na Empresa Matriz, pois o fechamento é por Raiz de CNPJ, no Período selecionado e deve ser enviado até o dia 15 do mês subsequente. Neste momento, no ambiente da EFD-REINF, são consolidadas todas as informações prestadas nos Eventos R-4010 ao R-4080. A aceitação deste Evento pela EFD-REINF, após processadas as devidas validações, conclui a totalização das bases de cálculo e possibilita a integração com a respectiva Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais - DCTF. Somente será possível enviar este Evento se existir um Evento R-1000 Autorizado.
Observação

Se caso não existir o envio de Eventos Periódicos do R-4010 ao R-4080, não será necessário enviar o fechamento.

  • R-4099 (reabertura): Este Evento será utilizado para reabrir movimento de um período já encerrado, possibilitando o envio de Retificações ou novos Eventos periódicos do R-4010 ao R-4080. Somente será possível enviar o R-4099 (Reabertura) após o envio autorizado do evento R-4099 (Fechamento) para o Período de apuração selecionado.