Cadastro de Máquinas (FENG0111)¶
Este programa possibilita cadastrar os recursos que serão utilizados para produção de produtos, se forem vinculados ao roteiro de fabricação serão utilizados no cálculo do sequenciamento, do CRP e nos apontamentos de produção. Os recursos cadastrados também poderão ter manutenções preventivas ou corretivas, conforme o processo de manutenção industrial.
Campo a Campo
Campos - Novo Cadastro
Este bloco possibilita cadastrar os recursos que poderão ter manutenções preventivas ou corretivas.
Recurso
Informar o código do recurso, pode ser números ou letras.
Tipo
O tipo "Máquina" é utilizado para cadastrar a máquina e a mesma será utilizada no roteiro de fabricação. Os demais tipos só serão utilizados na manutenção industrial.
O tipo "Ferramenta" habilita o campo item. As ferramentas devem ser cadastradas no programa Cadastro de Ferramentas (FENG0112).
Descrição
Informar o nome do recurso.
UM
Selecionar uma das unidades de medida para a máquina nos apontamentos, sequenciamento e CRP. As mesmas são cadastradas no programa Cadastro de Unidades de Medidas (FITE0102).
Centro de Trabalho
Informar o centro de trabalho ao qual o recurso pertence no roteiro de fabricação, conforme resposta do parâmetro "4 - Listar somente ativos na LOV de recursos", dos parâmetros para o sequenciamento da produção. Os mesmos são cadastrados no programa Cadastro de Centros de Trabalho (FENG0110).
Uso
Descrever qual a utilização do recurso cadastrado.
Data Aquisição
Informar a data de aquisição do recurso.
Tempo Prepar.
Informar o tempo utilizado para preparar o recurso (limpeza, troca de ferramenta, etc.) para iniciar a produção. O mesmo também pode ser informado no roteiro de fabricação.
UM
Selecionar a unidade de medida referente ao tempo de preparação do recurso, cadastrada no programa Cadastro de Unidades de Medidas (FITE0102).
Fornecedor
Selecionar o fornecedor, vendedor do recurso para a empresa. O mesmo deve estar cadastrado no programa Cadastro de Fornecedores (FFOR0200).
Situação
Selecionar para indicar se o recurso está ativo ou inativo. Quando o recurso for inativado automaticamente é excluído dos Roteiros dos quais faz parte e continua aparecendo na lista dos recursos com Situação "0".
Preferencial
Selecionar para indicar se o recurso será preferencial no momento de alocar os recursos na ordem de fabricação (recursos do roteiro). Porém, o recurso utilizado para o cálculo do MRP, sequenciamento, custos e CRP é o que esta informado como preferencial no Roteiro de Fabricação.
Marca
Informar a marca do fabricante do recurso.
Capacidade
Informar a capacidade do recurso para o cálculo do CRP.
Grupo
Selecionar o grupo ao qual o recurso fará parte. Será utilizado para verificar os recursos no Sequenciamento de Produção. As informações são trazidas do Cadastro de Grupos de Recursos (FMAN0104).
Resp. Manutenção
Selecionar o responsável pela manutenção do recurso. O responsável deve ser um funcionário da empresa cuja função seja mecânico, por isso, na lista estarão apenas os funcionários que foram cadastrados no programa Cadastro de Funcionários (FADM0200) com a função "mecânico".
Calendário
Selecionar o calendário que o recurso usará. Os calendários são cadastrados no programa Cadastro do Calendário de Máquinas (FPRD0112).
Crítico
Selecionar "Sim" se for o único recurso para a produção de determinado produto. Selecionar "Não" se existirem mais recursos iguais a este para a produção de determinado produto.
Localização
Informar a localização do recurso na fábrica (setor, corredor, posição, etc.).
Campos - Consulta
Para consultar um cliente há duas opções:
1ª) Clicar no botão . Abrirá uma nova tela.
Selecionar um dos dados listados na tela.
Clicar no botão OK.
2ª) Pressionar F7.
Digitar o número desejado.
Pressionar F8.
Pastas¶
Pastas
Serviços
Esta pasta possibilita reunir as informações sobre os serviços necessário para se fazer a manutenção industrial do recurso.
Serviço: Selecionar um serviço de manutenção industrial para o recurso. O serviço é cadastrado no programa Cadastro de Serviços Preventivos (FMAN0101). O tipo deste serviço pode ser Elétrico, Mecânico ou Ambos.
Observação
Se deve ter muita atenção para não cadastrar serviços com nomes iguais, embora o sistema permita.
Periodicidade
Informar o intervalo de tempo utilizado para gerar ordens de manutenção industrial, sendo que este intervalo pode ser por dia, por semana, por mês, por ano ou por unidade.
Tolerância Máxima
Informar a tolerância máxima para executar o serviço, ou seja, o tempo máximo a ser utilizado após terminado o tempo informado no campo Periodicidade.
Fornecedor
Se o serviço for executado por um fornecedor, informar o fornecedor que executará o serviço. Acessa o programa Cadastrado de Fornecedores (FFOR0200).
Data Implantação
Informar a data de implantação do serviço. É a partir desta data que o sistema inicia a contagem para gerar ordens de manutenção industrial.
Data Execução
Informar a última data em que o serviço foi executado.
Data Início
Informar quando o serviço iniciou.
Data Fim
Informar quando foi terminada a execução do serviço.
Observação
Informar qualquer observação. Para abrir o Editor de texto basta dar um duplo clique sobre o campo.
Itens
Esta pasta possibilita reunir as informações sobre os itens necessários para executar o serviço do recurso. Os itens são informados quando o serviço é executado por um funcionário e não por fornecedores. É informado o fornecedor quando este além de executar o serviço também fornece o material.
Item
Selecionar o item necessário para executar o serviço. Acesso o Cadastro de Itens (FITE0200).
Quantidade
Informar a quantidade necessária do item para executar o serviço.
Observação
Informar alguma observação do item para o serviço correspondente. Para abrir o editor de texto basta dar um duplo clique no campo.
Dados Especiais
Nesta pasta são cadastrados os dados especiais do recurso. Acessa o Cadastrado de Dados Especiais do Recurso (FMAN0105).
Exemplo
Dados de RPM (rotação por minuto) do Motor de uma Máquina. TON capacidade de uma prensa.
Responsáveis
Nesta pasta é escolhido o responsável pela manutenção do recurso/serviço. O responsável deve ser um funcionário da empresa cuja função seja mecânico ou eletricista, varia conforme o tipo do serviço (se for elétrico é um eletricista, se for mecânico é um mecânico) se for ambos, pode ser os dois ou qualquer um dos dois. Acessa o Cadastro de Funcionários (FADM0200).
As ordens de manutenção industrial serão geradas para este responsável.