Cadastro Máscara de Classificação de Itens (FITE0101)¶
Conhecer o Programa¶
As classificações são utilizadas para separar os itens da empresa em grupos e subgrupos, facilitando o controle dos itens e a extração de informações em consultas e relatórios. Em cada uma das pastas do cadastro de itens, deve ser informada qual a classificação cuja pasta do item se enquadra.
O Cadastro Máscaras de Classificação de Itens permite cadastrar a estrutura do código, ou seja, indica os níveis e o número de posições por nível que irá compor a máscara da classificação de itens.
Exemplo
Máscara = 99.999.999.9999
Os números "9" representam a quantidade de dígitos e o "." (ponto) delimita um grupo numérico formando a cada ponto um novo nível.
No exemplo acima há três níveis e o código gerado para esta máscara será:
- Primeiro nível: 99
Início 01 final 99
-- Segundo nível: 999
Início 001 final 999
--- Terceiro nível: 999
Início 001 final 999
---- Quarto nível: 9999
Início 0001 final 9999
Campo a Campo¶
Campo a Campo
Classificação
Informar a estrutura do código.
Descrição
Informar a máscara.
Gera EAN
Selecionar para identificar se os itens ligados a esta máscara terão o seus códigos EAN (usado para o código de barras) gerados automaticamente no próprio cadastro do item.
Uso
Selecionar para quais pastas de atributos do item se aplicará a máscara.
Tipo
Selecionar para identificar se a mesma é "geral" ou "específica". Quando o tipo da classificação do item for Geral (pode ser geral de 1 até 7) quando inserido, alterado ou excluído um grupo da classificação, todas as classificações que estiverem com o mesmo tipo (Grupo 1) e estiverem liberadas para as mesmas empresas, sofrerão a mesma alteração. Para que não ocorra, basta colocar o tipo de classificação como Específico, e assim, ao alterar os grupos de uma classificação, os grupos das outras classificações não sofrerão alterações.
Botão Níveis
Este botão possibilita definir um "nome" para cada nível de código da máscara.
Empresas para a Classificação do Item
Empresa
Selecionar as empresa que usarão a classificação corrente.