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Cadastro de Classificação de Itens (FITE0105)

Conhecer o Programa

As classificações são utilizadas para separar os itens da empresa em grupos e subgrupos, facilitando o controle dos itens e a extração de informações em consultas e relatórios. Em cada uma das pastas do cadastro de itens, deve ser informada qual a classificação que se enquadra para a pasta e item.

O Cadastro de Classificação de Itens é utilizado para cadastrar o código e a descrição dos grupos da classificação, conforme as possibilidades de geração da máscara cadastrada no programa Cadastro Máscaras de Classificação de Itens (FITE0101).

Importante

Antes de cadastrar um segundo nível se deve salvar o primeiramente nível, ou seja cadastrar primeiramente os grupos e salvar (botão Atualizar) e posteriormente cadastrar os sub grupos e assim sucessivamente.

Exemplo

Um exemplo para o cadastro de classificações do item com máscara: 99.999.999.9999

Nível '99', definido como primeiro nível e chamado de 'Grupo'

10 - Materiais Comprados (São os materiais adquiridos para a fabricação dos produtos. Exemplo: matérias primas e insumos).

20 - Produtos Fabricados (São os produtos que ainda estão em processo/produção).

30 - Produtos Prontos (São os produtos acabados, que já passaram por todos os processos produtivos).

99 - Genéricos (Classificação utilizada para relacionar itens que não são tangíveis referentes a despesas como energia elétrica, combustível, despesas com advogados, aluguel, etc.)

Nível '99.999', definido como segundo nível e chamado de 'Sub grupo' (Sub Grupo são as sub divisões dos grupos, ou seja, são as sub classificações dos materiais.)

10.100 - Matérias Primas (É o material essencial para a fabricação, que sofre alteração física durante o processo. Exemplo: Chapa de aço, Chapa de madeira)

10.200 - Materiais Embalagem (São os materiais comprados utilizados para embalagem dos produtos. Exemplo: caixas de papelão, plástico, isopor, etc.)

10.300 - Materiais para Manutenção (São os materiais comprados utilizados no setor de manutenção, tais como graxas, rolamentos, correias, etc.)

10.400 - Insumos/Componentes (São os materiais comprados utilizados como complementos. São também chamados "materiais de almoxarifado". Exemplo: fita de borda, puxadores, ferragens em geral.)

10.500 - Materiais Auxiliares (São os materiais comprados ligados diretamente no processo produtivo, porém não fazem parte da composição do produto. Exemplo: serras, fresas, lixas, etc.)

10.600 - Materiais de Consumo (São os materiais comprados utilizados pela empresa mas que não possuem ligação direta com o produto fabricado. Podem ser utilizados em qualquer área da empresa. Exemplo: produtos de limpeza, material de escritório, uniformes, EPI.)

20.100 - Produtos em Elaboração (São os produtos, ou peças, que estão em meio aos processos de fabricação e ainda não estão prontos. Exemplo: peças no setor de corte, peças no setor de furação, etc.)

30.100 - Linha 1 (São os produtos que já passaram por todos os processos, já receberam acabamento e já estão devidamente embalados e prontos para o consumo ou venda. Exemplo: produtos na Expedição.)

Nível '99.999.999', definido como terceiro nível e chamado de 'Família' (É um conjunto de tipos de itens com mesmas características básicas.)

10.100.100 - Chapas

10.100.200 - Tubos

10.400.100 - Puxadores

Nível '99.999.999.9999' definido como quarto nível e chamado de 'Sub família' (É a subdivisão dos itens da mesma família. São produtos com mesmas finalidades porém com características diferentes.)

10.100.100.1000 - MDF

10.100.100.2000 - MDP

10.400.100.1000 - Puxador Plástico

10.400.100.1000 - Puxador Zamac

Exemplo

Deste cadastro no FoccoERP:

Campo a Campo

Campo a Campo
Classificação do Item

Descrição

Selecionar a descrição da classificação para cadastrar os possíveis grupos ou subgrupos. Estarão disponíveis as classificações cadastradas no programa Cadastro Máscara de Classificações de Itens (FITE0101).

Classificação

Máscara da Classificação escolhida.

Uso

Indica qual o uso da Classificação escolhida.

Tipo

Indica qual o tipo da Classificação escolhida.

Botão Empresas

Permite selecionar as Empresas que utilizarão a Classificação escolhida.

Grupo de Classificação do item

São cadastradas todas as opções disponíveis de grupos e subgrupos que a Classificação permite, conforme a máscara da classificação selecionada no bloco Classificação do item.

Grupo

informar todos os possíveis grupos e níveis da classificação conforme máscara cadastrada.

Exemplo

  • 10

    • 10.100

      • 10.100.100

        • 10.100.100.1000

        • 10.100.100.2000

      • 10.100.200

    • 10.400

      • 10.400.100

        • 10.400.100.1000
  • 20

  • ...

Descrição

Para cada grupo cadastrado, é necessário informar a descrição do grupo ou subgrupo.

Exemplo

  • 10 - Materiais Comprados

    • 10.100 - Matérias Prima

      • 10.100.100 - Chapas

        • 10.100.100.1000 - MDF

        • 10.100.100.2000 - MDP

      • 10.100.200 - Tubos

    • 10.400 - Insumos/Componentes

      • 10.400.100 - Puxadores

        • 10.400.100.1000 - Puxador Plástico
  • 20 - Produtos Fabricados

  • ...

% Toler.

Informar o percentual de tolerância para calcular o excedente de entrega de produção. Utilizado nos programas de Entrega de Itens (Planejada) (FEST0112 e FPRD0260), caso não esteja informado o percentual de tolerância na pasta Estoque do Cadastro de Itens (FITE0200).

Tempo Garantia

Informar o tempo de garantia. Utilizado no Cadastro de Chamados de Assistência Técnica (FASS0201), caso o Tempo de Garantia do item na pasta Comercial não esteja informado, para determinar se o item está dentro do prazo de garantia.

Sep. U.M.

Utilizado por empresas do tipo Encarroçadoras para que, no cadastro de pedidos de venda, os itens (veículos) sejam inseridos por linha do pedido conforme a quantidade informada.

Alçada

Checkbox: Somente estará disponível quando o uso da classificação for igual a Suprimentos. Permite identificar a classificação (em qualquer nível) do uso de Suprimentos que exige aprovação. Quando for assinalada uma classificação pai, todos os filhos serão automaticamente assinalados. Quando for assinalada uma classificação filha, automaticamente os pais serão assinalados. Ao desmarcar um pai, automaticamente os filhos terão o mesmo comportamento. Ao desmarcar o último filho (que estava assinalado) então automaticamente os pais serão desmarcados. A ativação ou desativação de descontos de alçada é feita por este cadastro.

Botão Observ.

Utilizado para inserir observações referente a classificação.

Botão Imagem

Utilizado para adicionar uma imagem à classificação. O formato suportado é JPEG.

Botão Seq.

Este botão estará disponível somente para classificações de uso Estoque. Utilizado para informar o próximo código de item a ser utilizado para a classificação. Somente para empresas que utilizam o parâmetro "3 - Geração Do Código (M,P,S,C,I,K) " dos Parâmetros dos Itens, respondido com "K".

Botão Div.

Este botão estará disponível somente para classificações de uso Suprimentos. Utilizado no Relatório de Análise de Recebimentos (Compras x Recebimentos) (FREC0318), serve para listar as divergências existentes entre os pedidos de compra e as notas fiscais de entrada. É necessário que neste botão estejam marcados os tipos de divergências que devem ser listados no relatório. É possível selecionar as seguintes opções:

  • Quantidade

  • Preço Unit.

  • Cond. Pagto.

  • Data Entrega

  • Perc.IPI

  • Un. Medida

  • Data Receb.

  • Ped. Compra

Processos deste Programa

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Este programa faz parte do processo:

Cadastro do Item - PDM