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Gestão de Crédito de Clientes (FSPL0250)

Conhecer o programa

Esse programa tem como objetivo realizar a gestão de crédito para os clientes que terão vendas com cobrança Supplier. Aqui será possível realizar a concessão de limite de crédito, alteração do limite de crédito, consulta de crédito e histórico de crédito do cliente.

Conheça o processo em (Processo de Gestão de Crédito).

Crédito de Clientes

Nesta aba, será possível adicionar os clientes que terão seu crédito analisado pela Supplier. Ao executar o envio de um cliente para análise de crédito pela Supplier, serão enviados os dados cadastrais e o histórico de vendas realizadas nos últimos 12 meses para o mesmo.

Listagem de Clientes Serão listados todos os clientes cadastrados, onde é possível ter um controle do status do cliente e de crédito.

Coluna Detalhes
Empresa Empresa que o cliente está cadastrado
Cliente Código e nome do Cliente do FoccoERP
Estabelecimento Código do Estabelecimento do cliente
CPF/CNPJ CPF/CNPJ do Cliente
Limite Aprovado Indica o limite que foi aprovado pela Supplier.
Limite Disponível Indica o limite que tem disponível para o cliente. Esse valor é alterado a partir das vendas feitas para o cliente, sendo que o controle de crédito é totalmente gerenciado pela Supplier.
Situação do Cliente Indica a situação do Cliente. Possíveis status: Ativo, Bloqueado por crédito, Bloqueado por Atraso, Cartão não Habilitado, Falha.
Situação Crédito Indica a situação de Crédito do Cliente. Possíveis status: Em Processamento, Aprovado, Em Análise, Rejeitado, Cancelado, Pendente, Enviado, Falha.
Faturamento a Prazo Indica a situação do cliente para faturamento a prazo na Supplier, podendo ser liberado ou bloqueado. Quando bloqueado os pedidos criados para o cliente serão bloqueados por um motivo específico por bloqueio de faturamento a prazo na Supplier, e não será permitido o envio de vendas para a Supplier.
Ações Botões de ações: Solicitação de Alteração de Limite, Histórico
Adicionar Clientes

Abre uma tela para que possam ser enviados os clientes para análise de crédito na Supplier. Os clientes adicionados/enviados para a Supplier aparecerão na grid da aba "Crédito Clientes". É possível enviar 1 ou vários clientes por execução realizando filtros por empresa e cliente, quando marcada a opção "Múltiplos Clientes" será possível informar o código dos clientes separados por vírgulas para busca dos clientes.

Os clientes resultantes do filtro informado serão exibidos em uma listagem que permitirá a seleção de 1 ou vários clientes/estabelecimentos para envio.

Listagem de Clientes/Estabelecimentos

Coluna Detalhes
Cliente Código e descrição do cliente.
Estabelecimento Código e descrição do estabelecimento.
CPF/CNPJ Documento (CPF ou CNPJ) do estabelecimento.
Limite Crédito Focco Limite de crédito fornecido pelo FoccoERP.

Detalhes para Solicitação de Limite

Limite de Crédito Sugerido Permite informar o limite de crédito sugerido que será utilizado no envio para a Supplier.

Emergencial Indica se o cliente deve ter sua concessão de crédito analisada de forma emergencial pela Supplier.

Importante

No campo Limite de Crédito Sugerido o valor informado é apenas um valor sugerido. O valor que realmente será considerado como limite de crédito é definido pela Supplier. Ex: O usuário solicitou um limite de R$ 10.000, porém a Supplier analisou que poderia entregar um limite de R$ 20.000, então o limite será o cotado pela própria Supplier. E o inverso pode acontecer também, no caso de solicitar um valor de R$ 15.000 e ser aprovado apenas R$ 8.000.

Alteração de Limite

Ação apenas disponível caso o cliente possuir pelo menos uma (1) análise de Situação de Crédito aprovada pela Supplier. A solicitação de alteração de limite de crédito será enviada para a Supplier e caso Aprovada, o Limite Aprovado do cliente é alterado. Caso a aprovação for negada, irá constar na aba de Histórico o motivo da Negação.

Histórico

Ação disponível para que o usuário possa consultar todos os detalhes de crédito do cliente, além de ter um controle do histórico das situações de Crédito e de Cliente. Essa interface é dividida em duas listas, que irão mostrar os detalhes de comunicação que foi realizada com a plataforma Supplier. Nela é possível ver motivos de rejeições e/ou negações. Além de consultar limites e os status das análises de crédito.

Também é possível visualizar o Código da Última Análise, código retornado pela própria plataforma Supplier que é utilizado para identificar solicitações de análise de concessão e alteração de crédito.

Conciliacão

Nesta aba é possível realizar o acompanhamento dos registros de conciliação financeira recebidos da Supplier com o objetivo de executar a conciliação.

A conciliação consiste em realizar a movimentação dos títulos correspondentes aos registros de conciliação conforme os tipos de eventos recebidos, com objetivo de espelhar no títulos do contas a receber as movimentações de taxas e repasses realizados pela Supplier para a empresa.

Listagem de Registros de Conciliação

Coluna Detalhes
Empresa Código da empresa do registro de conciliação.
Transação Número da transação (nota fiscal) correspondente à conciliação.
Nota Fiscal Número é série da nota fiscal.
Cliente Código e descrição do cliente.
Tp. Lcto Tipo de Lançamento de Conciliação. (Débito ou Crédito)
Tp. Evento Tipo de evento de conciliação. Tipos possíveis:
IMPL - Crédito por implantação de faturamento.
CANCE - Débito por cancelamento total
CANCEP - Débito por cancelamento parcial.
RPASSC -Taxa por Cancelamento de Contrato
RPASSP - Taxa por Prorrogação de Vencimentos
RPASSI - Repasse de IOF
BONIFI - Débito por lançamento de bonificação
DIVCOM – Divergência Comercial
DEBNF – Débito referente a cobrança de Nota Fiscal emitida
BXSLDN – Baixa de saldo negativo por pagamento via nota de débito
Data Data de ocorrência da conciliação
Valor Lcto Valor do lançamento.
Valor Taxa Valor de taxa.
Título ERP Título do ERP correspondente ao registro de conciliação. Estre é o título que será movimentado pelo processamento da conciliação.
Situação Situação do processamento da conciliação. Situações possíveis: Não Conciliado, Conciliado, Informativo e Falha.
Ações Excluir Conciliação - Permite excluir a conciliação realizada para registros já conciliados. Histórico - Abre a interface de histórico e detalhes do registro de conciliação.

Histórico: O histórico do processamento da aprovação de um registro de conciliação, pode ser acessado pelo botrão "Histórico" da coluna de Ações na listagem de registros de conciliação.

Histórico de Conciliação

Coluna Detalhes
Data e Hora Data e hora de ocorrência do histórico.
Usuário Usuário do sistema responsável pela execução da ação.
Situação Situação da conciliação para a ocorrência do histórico.
Observação Detalhes da ocorrência do histórico. Em caso de falha no processamento, aqui será descrito o motivo da falha de conciliação.

Executando a Conciliação

A conciliação é executada selecionando 1 ou N registros de conciliação na listagem. Quando houver registros selecionados que permitam a conciliação, será exibido o botão "Conciliar" no canto inferior direito da interface e ao executar a conciliação será realizado o "processamento da conciliação" realizando a movimentação do título correspondente copnforme as configurações para o Tipo de Evento.

Importante

Registros de conciliação com tipo de evento "DIVCOM – Divergência Comercial", "DEBNF - Débito referente a cobrança de Nota Fiscal emitida" e "BXSLDN - Baixa de saldo negativo por pagamento via nota de débito" são registros apenas informativos, ou seja, terão a situação "Informativo" e não será possível a execução de conciliação para os mesmos. Estes registros são para indicar que existe alguma divergência ou débito extraordinário na Supplier, que não está relacionado à títulos "Supplier" gerados pelas operações de vendas e pós-vendas.

Logs

Nesta aba, é possível visualizar todas as comunicações realizadas com a Supplier. Sendo possível visualizar detalhes das requisições apoiando na análise de possíveis problemas e divergências na integração. Nesta interface serão exibidos detalhes do registro de conciliação como dados de nota fiscal, transação, solicitação de pós-vendas, título do ERP e valores. Além do histórico de ocorrências da conciliação para que seja possível a consulta de detalhes da execução da mesma.

Listagem de Logs

Coluna Detalhes
Hora do Envio Mostra a data e hora que a requisição foi enviada para a Supplier.
Processo Informa o processo que foi enviado para a Supplier
Status Status da requisição
Conteúdo Botão onde é possível consultar o JSON que foi enviado para a plataforma Supplier e visualizar a resposta que a plataforma retornou para a requisição.
Protocolo Protocolo da requisição.