Gestão de Crédito de Clientes (FSPL0250)¶
Conhecer o programa¶
Esse programa tem como objetivo realizar a gestão de crédito para os clientes que terão vendas com cobrança Supplier. Aqui será possível realizar a concessão de limite de crédito, alteração do limite de crédito, consulta de crédito e histórico de crédito do cliente.
Conheça o processo em (Processo de Gestão de Crédito).
Crédito de Clientes
Nesta aba, será possível adicionar os clientes que terão seu crédito analisado pela Supplier. Ao executar o envio de um cliente para análise de crédito pela Supplier, serão enviados os dados cadastrais e o histórico de vendas realizadas nos últimos 12 meses para o mesmo.
Listagem de Clientes Serão listados todos os clientes cadastrados, onde é possível ter um controle do status do cliente e de crédito.
Coluna | Detalhes |
---|---|
Empresa | Empresa que o cliente está cadastrado |
Cliente | Código e nome do Cliente do FoccoERP |
Estabelecimento | Código do Estabelecimento do cliente |
CPF/CNPJ | CPF/CNPJ do Cliente |
Limite Aprovado | Indica o limite que foi aprovado pela Supplier. |
Limite Disponível | Indica o limite que tem disponível para o cliente. Esse valor é alterado a partir das vendas feitas para o cliente, sendo que o controle de crédito é totalmente gerenciado pela Supplier. |
Situação do Cliente | Indica a situação do Cliente. Possíveis status: Ativo, Bloqueado por crédito, Bloqueado por Atraso, Cartão não Habilitado, Falha. |
Situação Crédito | Indica a situação de Crédito do Cliente. Possíveis status: Em Processamento, Aprovado, Em Análise, Rejeitado, Cancelado, Pendente, Enviado, Falha. |
Faturamento a Prazo | Indica a situação do cliente para faturamento a prazo na Supplier, podendo ser liberado ou bloqueado. Quando bloqueado os pedidos criados para o cliente serão bloqueados por um motivo específico por bloqueio de faturamento a prazo na Supplier, e não será permitido o envio de vendas para a Supplier. |
Ações | Botões de ações: Solicitação de Alteração de Limite, Histórico |
Adicionar Clientes
Abre uma tela para que possam ser enviados os clientes para análise de crédito na Supplier. Os clientes adicionados/enviados para a Supplier aparecerão na grid da aba "Crédito Clientes". É possível enviar 1 ou vários clientes por execução realizando filtros por empresa e cliente, quando marcada a opção "Múltiplos Clientes" será possível informar o código dos clientes separados por vírgulas para busca dos clientes.
Os clientes resultantes do filtro informado serão exibidos em uma listagem que permitirá a seleção de 1 ou vários clientes/estabelecimentos para envio.
Listagem de Clientes/Estabelecimentos
Coluna | Detalhes |
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Cliente | Código e descrição do cliente. |
Estabelecimento | Código e descrição do estabelecimento. |
CPF/CNPJ | Documento (CPF ou CNPJ) do estabelecimento. |
Limite Crédito Focco | Limite de crédito fornecido pelo FoccoERP. |
Detalhes para Solicitação de Limite
Limite de Crédito Sugerido Permite informar o limite de crédito sugerido que será utilizado no envio para a Supplier.
Emergencial Indica se o cliente deve ter sua concessão de crédito analisada de forma emergencial pela Supplier.
Importante
No campo Limite de Crédito Sugerido o valor informado é apenas um valor sugerido. O valor que realmente será considerado como limite de crédito é definido pela Supplier. Ex: O usuário solicitou um limite de R$ 10.000, porém a Supplier analisou que poderia entregar um limite de R$ 20.000, então o limite será o cotado pela própria Supplier. E o inverso pode acontecer também, no caso de solicitar um valor de R$ 15.000 e ser aprovado apenas R$ 8.000.
Alteração de Limite
Ação apenas disponível caso o cliente possuir pelo menos uma (1) análise de Situação de Crédito aprovada pela Supplier. A solicitação de alteração de limite de crédito será enviada para a Supplier e caso Aprovada, o Limite Aprovado do cliente é alterado. Caso a aprovação for negada, irá constar na aba de Histórico o motivo da Negação.
Histórico
Ação disponível para que o usuário possa consultar todos os detalhes de crédito do cliente, além de ter um controle do histórico das situações de Crédito e de Cliente. Essa interface é dividida em duas listas, que irão mostrar os detalhes de comunicação que foi realizada com a plataforma Supplier. Nela é possível ver motivos de rejeições e/ou negações. Além de consultar limites e os status das análises de crédito.
Também é possível visualizar o Código da Última Análise, código retornado pela própria plataforma Supplier que é utilizado para identificar solicitações de análise de concessão e alteração de crédito.
Conciliacão
Nesta aba é possível realizar o acompanhamento dos registros de conciliação financeira recebidos da Supplier com o objetivo de executar a conciliação.
A conciliação consiste em realizar a movimentação dos títulos correspondentes aos registros de conciliação conforme os tipos de eventos recebidos, com objetivo de espelhar no títulos do contas a receber as movimentações de taxas e repasses realizados pela Supplier para a empresa.
Listagem de Registros de Conciliação
Coluna | Detalhes |
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Empresa | Código da empresa do registro de conciliação. |
Transação | Número da transação (nota fiscal) correspondente à conciliação. |
Nota Fiscal | Número é série da nota fiscal. |
Cliente | Código e descrição do cliente. |
Tp. Lcto | Tipo de Lançamento de Conciliação. (Débito ou Crédito) |
Tp. Evento | Tipo de evento de conciliação. Tipos possíveis: IMPL - Crédito por implantação de faturamento. CANCE - Débito por cancelamento total CANCEP - Débito por cancelamento parcial. RPASSC -Taxa por Cancelamento de Contrato RPASSP - Taxa por Prorrogação de Vencimentos RPASSI - Repasse de IOF BONIFI - Débito por lançamento de bonificação DIVCOM – Divergência Comercial DEBNF – Débito referente a cobrança de Nota Fiscal emitida BXSLDN – Baixa de saldo negativo por pagamento via nota de débito |
Data | Data de ocorrência da conciliação |
Valor Lcto | Valor do lançamento. |
Valor Taxa | Valor de taxa. |
Título ERP | Título do ERP correspondente ao registro de conciliação. Estre é o título que será movimentado pelo processamento da conciliação. |
Situação | Situação do processamento da conciliação. Situações possíveis: Não Conciliado, Conciliado, Informativo e Falha. |
Ações | Excluir Conciliação - Permite excluir a conciliação realizada para registros já conciliados. Histórico - Abre a interface de histórico e detalhes do registro de conciliação. |
Histórico: O histórico do processamento da aprovação de um registro de conciliação, pode ser acessado pelo botrão "Histórico" da coluna de Ações na listagem de registros de conciliação.
Histórico de Conciliação
Coluna | Detalhes |
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Data e Hora | Data e hora de ocorrência do histórico. |
Usuário | Usuário do sistema responsável pela execução da ação. |
Situação | Situação da conciliação para a ocorrência do histórico. |
Observação | Detalhes da ocorrência do histórico. Em caso de falha no processamento, aqui será descrito o motivo da falha de conciliação. |
Executando a Conciliação
A conciliação é executada selecionando 1 ou N registros de conciliação na listagem. Quando houver registros selecionados que permitam a conciliação, será exibido o botão "Conciliar" no canto inferior direito da interface e ao executar a conciliação será realizado o "processamento da conciliação" realizando a movimentação do título correspondente copnforme as configurações para o Tipo de Evento.
Importante
Registros de conciliação com tipo de evento "DIVCOM – Divergência Comercial", "DEBNF - Débito referente a cobrança de Nota Fiscal emitida" e "BXSLDN - Baixa de saldo negativo por pagamento via nota de débito" são registros apenas informativos, ou seja, terão a situação "Informativo" e não será possível a execução de conciliação para os mesmos. Estes registros são para indicar que existe alguma divergência ou débito extraordinário na Supplier, que não está relacionado à títulos "Supplier" gerados pelas operações de vendas e pós-vendas.
Logs
Nesta aba, é possível visualizar todas as comunicações realizadas com a Supplier. Sendo possível visualizar detalhes das requisições apoiando na análise de possíveis problemas e divergências na integração. Nesta interface serão exibidos detalhes do registro de conciliação como dados de nota fiscal, transação, solicitação de pós-vendas, título do ERP e valores. Além do histórico de ocorrências da conciliação para que seja possível a consulta de detalhes da execução da mesma.
Listagem de Logs
Coluna | Detalhes |
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Hora do Envio | Mostra a data e hora que a requisição foi enviada para a Supplier. |
Processo | Informa o processo que foi enviado para a Supplier |
Status | Status da requisição |
Conteúdo | Botão onde é possível consultar o JSON que foi enviado para a plataforma Supplier e visualizar a resposta que a plataforma retornou para a requisição. |
Protocolo | Protocolo da requisição. |