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Gestão de Vendas (FSPL0251)

Conhecer o programa

Este programa tem como objetivo realizar a gestão das vendas (pedidos e notas fiscais) realizados com cobrança Supplier, onde será possível a visualização de pedidos de venda e execução de ações manuais de envio/consulta/renovação/cancelamento de pré-autorizações na Supplier, além de visualizar o histórico de comunicação com a Supplier. Também será possível acompanhar o envio de Notas Fiscais para a Supplier, bem como possíveis pós-vendas executados sobre as notas fiscais, além da conferência e execução de conciliação financeira e consultar os Logs de comunicação dos processos de vendas.

Conheça os processo em Gestão de Vendas, Gestão de Pós-Vendas e Conciliação Financeira.

Pedidos de Venda

Nessa aba é possível o acompanhamento de Pedidos de Vendas que possuem Cobrança Supplier, para envio de pré-autorizações. Através dessa interface, o usuário poderá consultar os pedidos de venda com Cobrança Supplier, realizar o envio/renovação/cancelamento das pré-autorizações e consultar o status e histórico do pedido/pré-autorização na Supplier.

Listagem de Pedidos de Venda: Aqui são listados todos os pedidos de venda que possuem Cobrança Supplier, sendo possível a execução de ações e consulta da situação dos mesmos.

Coluna Detalhes
Empresa Empresa que o pedido de venda está relacionado.
Pedido Número do Pedido de Venda, ao clicar será aberta a Central de Vendas permitindo consulta e edição do pedido.
Cliente Código e nome do Cliente do Pedido de Venda
Estabelecimento Código do Estabelecimento de Faturamento do Pedido de Venda.
Emissão Data da emissão do Pedido de Venda.
Valor Valor Total do Pedido de Venda.
Posição PDV Indica a situação do pedido Pendente ou Atendido.
Pré-Autorização Indica se o Pedido de Venda possui uma pré-autorização e o status da mesma. Possíveis status de uma pré-autorização: Vigente, Vencida, Enviada, Não Enviada e Falha
Validade Validade da pré-autorização.
Ações Cancelar - Realiza o cancelamento manual de uma pré-autorização
Renovar - Realiza a renovação manual de uma pré-autorização.
Histórico - Abre os detalhes de histórico de pré-autorização do pedido além de visualizar o Código de Pré-Autorização e vigência.

Histórico: Acessada pelo botão “Histórico” na coluna Ações do Grid de Pedidos, a interface de histórico possui o objetivo de permitir a listagem do ciclo de vida de pré-autorização do pedido de venda selecionado. No cabeçalho será possível identificar o pedido e a situação da pré autorização na Supplier, sendo possível a visualização do histórico com as informações abaixo.

Coluna Detalhes
Data e Hora Data e hora da ocorrência do evento.
Status Situação da pré-autorização na ocorrência do evento.
Validade Data de validade da pré-autorização na ocorrência do evento.
Usuário Usuário que executou a ação/evento, quando for possível de identificá-lo.
Observação Detalhes da ocorrência do evento.
Notas Fiscais

Nesta aba é possível realizar a consulta e acompanhamento de Notas Fiscais de Saída Emitidas com Cobrança Supplier, sendo possível o acompanhamento das situações do Sefaz, Supplier e Processamento das Notas Fiscais, além da execução de ações sobre as mesmas e a consulta de possíveis ocorrências de pós-vendas sobre elas.

Listagem de Notas Fiscais: Nesta listagem são exibidas todas as notas fiscais emitidas com Cobrança Supplier, conforme os filtros informados permitindo o acompanhamento e gestão destas notas fiscais.

Coluna Detalhes
Empresa Empresa da nota fiscal.
Nota Fiscal Número e série da nota fiscal, sendo um link para a consulta de notas fiscais.
Cliente Código e descrição do cliente da nota fiscal.
Estabelecimento Código do estabelecimento.
Emissão Data de emissão.
Valor Valor da nota fiscal.
SEFAZ Situação da nota fiscal no Sefaz.
Supplier Situação do registro da transação da nota fiscal na Supplier.
Processamento Situação do processamento da aprovação (geração dos títulos do calendário de Pagamentos no Contas a Receber).
Ações Histórico – abre a tela de consulta de histórico da nota fiscal.
Calendário de Pagamentos – permite a consulta do calendário de pagamentos da nota fiscal.
Informações de Pós-Vendas - abre a interface de listagem/consulta das solicitações/ocorrências de pós-vendas para a nota fiscal.
Reenviar Faturamento – realiza o reenvio da nota fiscal para registro da transação na Supplier.
Reprocessar Aprovação – permite o reprocessamento da aprovação da nota fiscal.
Bonificar – abre a interface de bonificação que permite informar o valor da bonificação fornecida ao cliente para enviar para a Supplier, referente à nota fiscal selecionada

Histórico: A consulta de histórico da nota fiscal é acessada pelo botão Histórico das ações disponíveis na listagem de notas fiscais e permite a consulta do ciclo de vida da nota fiscal na Supplier.

Coluna Detalhes
Data e Hora Data e hora da ocorrência do histórico.
Status Status da transação na ocorrência do histórico.
Usuário Usuário que executou a ação/evento, quando for possível de identificá-lo.
Observação Detalhes da ocorrência.

Calendário de Pagamentos: A consulta do calendário de pagamentos é executada através do botão Calendário de Pagamentos disponível nas ações da listagem de notas fiscais, sendo listadas nessa interface as parcelas de crédito/pagamento/repasse que serão realizadas pela Supplier para a nota fiscal.

Coluna Detalhes
Parcela Número da parcela.
Valor Valor da parcela de crédito.
Vencimento Vencimento da parcela de crédito.
Título ERP Número e parcela do título gerado no FoccoERP.
Tipo Documento Tipo de documento do título no FoccoERP.
Situação Situação do título no FoccoERP.

Informações de Pós-Vendas: A consulta de operações de pós-vendas executadas para uma Nota Fiscal de Saída com Cobrança Supplier, é realizada através do botão “Informações de Pós-Vendas”, onde é aberta uma interface com os detalhes da nota fiscal e a listagem dos registros/operações de pós-vendas executadas para ela, permitindo a consulta de detalhes de cada operação e a execução de ações conforme as regras.

Listagem de Operações de Pós-Vendas

Coluna Detalhes
Tipo Indica o tipo da operação de pós-vendas: Bonificação, Cancelamento ou Devolução.
Nota Número da Nota Fiscal envolvido na operação. Quando devolução é o número da nota de entrada correspondente.
Data Data da operação de pós-vendas.
Valor Total Valor total da operação de pós-vendas.
Valor Supplier Valor devolvido/creditado pela Supplier.
Valor Cliente Valor devolvido/creditado diretamente ao cliente.
Solicitação Número da solicitação de pós-vendas na Supplier. Código identificador da operação de pós-vendas junto à Supplier.
Situação Supplier Situação da Solicitação de pós-vendas na Supplier. Situações possíveis:Não Enviada, Enviada, Em Andamento, Rejeitada, Aprovada e Falha
Processamento Situação do processamento da aprovação (movimentações financeiras pós-aprovação). Situações possíveis: Pendente, Processada e Falha
Ações Reenviar Solicitação – Realiza o reenvio da solicitação para a Supplier, caso necessário, em caso de falha, por exemplo.
Reprocessar Aprovação – Realiza o reprocessamento da aprovação, caso necessário, em caso de falha, por exemplo.
Consultar Solicitação – Dispara a execução de uma consulta da solicitação de pós-vendas na Supplier.

Calendário de Débitos

Coluna Detalhes
Parcela Número da parcela.
Valor Valor da parcela de débito.
Vencimento Vencimento da parcela de débito.
Título ERP Número e parcela do título gerado no FoccoERP.
Tipo Documento Tipo de documento do título no FoccoERP.
Situação Situação do título no FoccoERP.

Interface de Bonificação: A bonificação para uma Nota Fiscal de Saída com Cobrança Supplier, é realizada através do botão “Bonificar”, onde é aberta uma interface com os detalhes da nota fiscal para informar o valor a ser gerado de bonificação para a nota fiscal selecionada.

Importante

O valor máximo permitido para bonificação é o valor total da nota fiscal menos todas as operações de pós-vendas realizadas para ela.

Ao confirmar a execução de uma bonificação, será criado um registro de bonificação junto às “Informações de Pós-Vendas” da Nota Fiscal, o qual será enviado para a Supplier via integração. Além disso, neste momento é gerado um crédito para o cliente, correspondente ao valor que está sendo bonificado, crédito este que será baixado por reversão no processamento da aprovação da bonificação, gerando os títulos correspondentes ao crédito devolvido diretamente ao cliente e o valor de crédito devolvido pela Supplier.

Logs

Nesta aba, é possível visualizar todas as comunicações realizadas com a Supplier para os processo de vendas (pré-autorização, faturamento e pós-vendas). Sendo possível visualizar detalhes das requisições apoiando na análise de possíveis problemas e divergências na integração.

Listagem de Logs

Coluna Detalhes
Hora do Envio Mostra a data e hora que a requisição foi enviada para a Supplier.
Processo Informa o processo que foi disparado para a Supplier.
Status Status da requisição, Podendo ser: Enviado, Sucesso ou Falha.
Conteúdo Botão onde é possível consultar o JSON que foi enviado para a plataforma Supplier e visualizar a resposta que a plataforma enviou para a requisição.
Protocolo Protocolo da requisição.