Cadastro de Chamados de Assistência Técnica (FASS0201)¶
Conhecer o Programa¶
Este programa possibilita cadastrar um chamado de assistência técnica que consiste em atender o cliente e preencher os campos da tela de acordo com a demanda de conserto de uma peça ou de uma troca. Após isto o chamado será analisado e o mesmo poderá se transformar em um pedido de venda.
O campo Motivo na capa do chamado somente estará disponível para informar quando o status do chamado for diferente de "Atendido por Pedido, Atendido por Pedido Pendente NFE, Atendido por Pedido NFE". Quando o motivo for informado o sistema atualizará o status do chamado como "Atendido Manual".
Quando o chamado for atendido por qualquer um dos status e o campo Fechado estiver selecionado, o sistema entenderá que o chamado foi encerrado e não permitirá nenhuma manutenção no mesmo. Este campo não será acessível quando o status do chamado estiver como Pendente.
Campo a Campo¶
Campo a Campo
Chamado
Informar o número do chamado de assistência técnica registrado pelo atendente. Se não for informado o sistema calculará automaticamente.
Data
Informar a data da abertura do chamado de assistência técnica.
Cliente
Selecionar o código de um cliente já existente para que sejam preenchido os demais campos. Caso o código seja do cliente genérico (Parâmetro 2 da Nota Fiscal de Saída) abrirá a tela para a digitação dos dados do cliente.
Estab. Fatura
Selecionar o código do estabelecimento de fatura.
Ass. Técnico
Selecionar um assistente técnico cadastrado. Quando o cliente do chamado possuir um assistente técnico vinculado, este campo será automaticamente preenchido. Caso o cliente do chamado for genérico ou não possuir um assistente técnico vinculado buscará a cidade do cliente do chamado, caso não exista buscará a microrregião. Caso a cidade do cliente não esteja vinculada a nenhuma microrregião o sistema buscará os assistentes técnicos do estado.
Tipo
Selecionar o tipo de chamado que está sendo registrado. Este campo está vinculado a um cadastro auxiliar que, de acordo com a parametrização, definirá o tipo de tratamento que o chamado terá quanto à exigência de devolução e permitirá gerar um pedido através do chamado.
Motivo
Selecionar o motivo do chamado que está sendo registrado. Este campo está vinculado a um cadastro auxiliar que, de acordo com a parametrização, definirá o tipo e o chamado. Listará somente os motivos relacionados ao tipo selecionado no campo anterior.
Solução
Informar a solução que foi encontrada para este chamado.
Botão Itens
Abre nova tela com os seguintes campos:
Campos deste Botão
Item
Selecionar o item do chamado. Ao informar o número da nota fiscal da empresa no cadastro de chamados o sistema preencherá os campo data da NF automaticamente e nas listas de valores de item disponibilizará somente os itens vinculados a esta NFS. Ao informar o item disponibilizar somente os números de série vinculados a este item nesta NFS. Da mesma forma quando o usuário informar o número de série o sistema preencherá os demais campos automaticamente, pois o número de série é o nível mais baixo da Hierarquia.
Se alguma nota (saída ou entrada) for informada, na LOV somente serão exibidos os itens dessa nota de entrada.
Nota Fiscal Saída
Selecionar o número da NFS caso a ocorrência seja de um cliente direto da venda. Este campo será usado para que o sistema possa calcular com base no tempo de garantia cadastrado no item se este se encontra em garantia ou não. Caso o campo Data da NF Revendedor estiver informado este será a base para o cálculo da garantia.
Nota Fiscal Entrada
Selecionar o número da nota fiscal de entrada.
Na LOV serão exibidas todas as notas de entrada do fornecedor vinculado ao cliente e estabelecimento de faturamento informado na capa. Se não existir fornecedor vinculado ao cliente, não serão exibidas notas.
Se algum item for informado, na LOV somente serão exibidas as notas do item em questão.
Não serão exibidas notas de entrada canceladas.
Nota de Revenda
Selecionar o item do chamado. Ao informar o número da nota fiscal da empresa no cadastro de chamados o sistema preencherá os campos data da NF automaticamente e nas listas de valores de item disponibilizará somente os itens vinculados a esta NFS e ao informar o item disponibilizará somente os números de série vinculados a este item nesta NFS. Da mesma forma quando o usuário informar o número de série o sistema preencherá os demais campos automaticamente, pois o número de série é o nível mais baixo da Hierarquia.
Data
Informar a data da NF de compra do revendedor informado pelo cliente.
Lote/ Série Filho
Informar o número de série do item do chamado. Preenchendo este campo serão preenchidos os demais campos do item do chamado. Este campo estará disponível somente para os itens novos no chamado, ou seja, ao dar manutenção em um item de um chamado o campo estará desabilitado.
Lote/Série Pai
Informar o número de série do item pai do chamado. Preenchendo este campo serão preenchidos os demais campos do item pai do chamado. Este campo estará disponível somente para os itens novos no chamado, ou seja, ao dar manutenção em um item de um chamado o campo estará desabilitado.
Quantidade
Informar a quantidade de peças do item do chamado. Quando o item possuir série o sistema permitirá informar neste campo a quantidade total e abrirá uma tela para informar os números de série.
Valor
Informar o valor unitário do item no chamado.
Defeito Alegado
Motivo
Selecionar o motivo do chamado que está sendo registrado. Este campo vem informado conforme o motivo da capa do chamado. Está vinculado a um cadastro auxiliar que conforme a parametrização do mesmo definirá o tipo e o chamado. Listará somente os motivos relacionados ao tipo selecionado no campo anterior.
Defeito
Informar o defeito no ato da abertura do chamado conforme a descrição do problema que é passado pelo cliente permitindo ao atendente registrar a reclamação do mesmo.
Defeito Constatado
Motivo
Selecionar o motivo do chamado que foi constatado após o atendimento e a resolução do chamado.
Defeito
Informar a causa da manutenção se for necessário.
Observação
Informar alguma observação referente ao chamado.
Botão Consulta Comercial
Este botão possibilita abrir a consulta comercial do item do chamado e caso o item esteja preenchido carregará o item e executará a consulta. Caso o item não esteja preenchido abrirá a consulta sem o item e possibilitará consultar qualquer item.
Botão Item Pai
Este botão possibilita informar o código do item PAI do chamado. Buscará a lista de valores ou permitirá a digitação manual do código e mostrará a descrição do Item. Deverá ser o mesmo tratamento de item pai usado no pedido de venda atual. Isto deverá ocorrer quando o item do chamado for componente que possui número de série ou garantia.
Máscara
Selecionar a máscara do item configurado. Quando o item PAI for configurado o sistema abrirá um campo onde é possível escolher uma máscara existente ou configurar uma máscara. Deverá ser o mesmo tratamento de item pai usado no pedido de venda atual.
Botão E-mail
Este botão possibilita enviar um e-mail ao cliente usando o e-mail do cadastro do cliente ou o e-mail informado. No corpo deste e-mail deverá constar o número do chamado, o motivo do chamado e o motivo do fechamento do chamado, quando este for atendido manualmente. Também permitirá complementar o e-mail com outras informações.
Botão Consulta Comercial
Este botão possibilita abrir a consulta comercial do sistema preenchendo o campo Cliente com o cliente do chamado.