Central de Vendas (FCVN0200)¶
Conhecer o Processo¶
Conhecer o Processo
A central de vendas tem como propósito centralizar as funcionalidades de operações comerciais de um vendedor, facilitando o acesso às atividades comuns e recorrentes do processo de vendas.
A central foi criada para permitir realizar simulações, orçamentos e pedidos de venda de maneira ágil, prática e dinâmica.
A fim de atender diferentes perfis de usuários, a central de vendas foi preparada para que neste momento permita a utilização de usuários internos da empresa, que podem ter acesso a todas as informações do FoccoERP, e também usuários externos, que poderão ter acesso apenas a informações de sua carteira.
Como Funciona?
A central de vendas permite iniciar uma nova venda sem a obrigatoriedade de gerar um orçamento ou pedido de venda, podendo ser apenas uma simulação, para consulta de produtos, preços, estoque ou uma negociação pontual com clientes.
Nova Venda
A central de vendas avaliará:
-
Perfil de Usuário
-
Caso seja um usuário interno do FoccoERP, poderá iniciar uma nova venda para qualquer cliente válido da base.
-
Caso seja um usuário externo do FoccoERP, poderá iniciar uma nova venda apenas para clientes que fazem parte de sua carteira.
-
-
Representante
-
Permite que o representante da nova venda seja reconhecido automaticamente.
-
Neste caso é avaliado se o usuário possui um representante vinculado ao seu usuário e se a central está configurada para esta ação e se deverá preencher como representante principal ou secundário (conforme parâmetro nº 1 da central de vendas).
-
-
Consumidor Final
-
Permite que a venda seja automaticamente iniciada para um consumidor final (conforme parâmetro 2 da central de vendas), porém permitindo que o cliente seja alterado.
-
Esta funcionalidade pode ser aplicada para empresas que atendem clientes sem cadastro, como por exemplo: venda de balcão.
-
A central de vendas apresentará as principais informações do cliente selecionado, com seu respectivo saldo do limite de crédito, permitindo que neste momento o usuário responsável realize uma avaliação dos dados e se os mesmos estão de acordo ou necessitam de atualização.
Catálogo de Produtos
Após a seleção do cliente a central de vendas navega para uma nova página onde permite a consulta dos produtos. Os produtos podem ser visualizados em formato de lista ou por imagem. Este modo de exibição pode ser definido conforme exemplo:
A central de vendas disponibiliza o conceito de SUPER BUSCA, onde basicamente é uma opção de pesquisa que permite ao usuário informar características dos produtos para que sejam apresentados para seleção.
-
A super busca permite que seja informadas características do produto, desde seu código, descrições, marca, até o código do fornecedor (de acordo com o relacionamento de itens por fornecedor).
-
De acordo com o nível de erro ortográfico, a super busca avaliará a informação digitada e apresentará produtos que façam sentido com a informação digitada, mesmo que de maneira incorreta. Exemplo:
Exemplo
Descrição do Produto: Caçado
Informado na Super Busca: Calsado
Neste exemplo a super busca identificará o erro ortográfico e apresentará como sugestão os produtos que possuem em sua descrição a palavra Calçado.
Lista de Produtos
-
De acordo com as características informadas na super busca a central de vendas apresentará os produtos encontrados no FoccoERP.
-
Na lista de produtos serão apresentadas as principais informações do produto, como: código, descrição e marca, além de:
-
Preço: Apresentará o preço identificado para o produto, empresa e cliente, com base na tabela de preços da venda.
-
Últimos Preços Praticados: Apresenta histórico dos últimos preços praticados para o produto e cliente, podendo ser um pedido de venda ou nota fiscal. Também permite visualizar as últimas consultas para o produto e cliente da venda, que não necessariamente viraram orçamento ou pedido.
-
Estoque: Apresentará o estoque total disponível para venda na empresa logada. De acordo com resposta do parâmetro 6 da Central de Vendas, permite que seja consultado o saldo de estoque das demais empresas do grupo (de acordo com a empresa consolidada) e por almoxarifado.
-
Alternativos: Apresentará os produtos alternativos, conforme vínculo do cadastro de itens.
-
Aplicação: Caso seja uma empresa com atividade de comércio e do tipo distribuidora de autopeças (definido no cadastro de empresas, pasta dados adicionais) será permitido consultar a aplicação do produto, ou seja, identificar a quais veículos o produto se aplica.
-
Estrutura de Produtos: Permite que ao invés de adicionar o produto selecionado no carrinho, sejam adicionados itens da sua estrutura de produtos, podendo ser parcial ou completa.
- As informações dos produtos são identificadas de acordo com o padrão do cliente, exemplo: Tabela de Venda.
-
-
Identificado o produto, é possível adicioná-lo ao carrinho. Neste caso a central de vendas apresentará informações mais completas do produto, permitindo que de acordo com permissões e dependências possam ser alteradas.
-
Aba Item
-
Apresentará as principais informações do produto para a ação de venda, buscando os dados padrões do cadastro do cliente e da hierarquia quando tipo de nota fiscal.
-
Quantidade automaticamente considera o mínimo, máximo e múltiplo de venda, não permitindo que seja informado algo diferente do configurado.
-
Importante ressaltar que neste momento impostos e políticas não são aplicados, apenas após o produto adicionado ao carrinho é que estas informações serão calculadas.
-
-
Aba Entrega
- Permite que seja definida a data de entrega do produto e se foi firmada com o cliente.
-
Aba Descontos/Acréscimos
- Permite que sejam aplicados descontos e/ou acréscimos para o produto.
-
Aba Adicionais
- Apresenta informações que são importantes para a venda, mas que não são utilizadas com frequência, exemplo: Ordem de Compra, Utiliza Verba Comercial.
-
Adicionando Produto no Carrinho
- Ao adicionar produto no carrinho a central de vendas aplica políticas comerciais e tributos, apresentando o valor final para conferência.
-
Carrinho
-
São apresentados os produtos da simulação, orçamento ou pedido de venda.
-
Permite a edição e exclusão de produtos de acordo com permissão.
Detalhes da Venda/Fechamento
A página de detalhes da venda tem como objetivo apresentar o fechamento da operação, onde estão presentes informações de:
-
Cliente
- Apresenta as informações do cliente, com dados de faturamento, entrega e cobrança, além do representante.
-
Produtos
- Lista os produtos que fazem parte da simulação, orçamento ou pedido de venda, permitindo alterar caso tenha permissão.
-
Descontos e Acréscimos (capa)
- Apresenta os descontos e acréscimos de capa, permitindo editar, incluir ou excluir de acordo com permissões e status da venda.
-
Transporte e Redespacho
-
Apresenta as informações de entrega, permitindo informar transportadora e transportadora de redespacho, com seus respectivos valores.
-
De acordo com permissão e contratação de serviço, é possível conectar com TMS para encontrar uma transportadora e valor de frete de acordo com critérios pré-estabelecidos, que no seu retorno atualizará automaticamente os dados na venda.
-
-
Cobrança
-
Apresenta a condição de pagamento e portador, permitindo alteração de acordo com permissões e status.
-
Permite a flexibilidade de parcelas quando a condição de pagamento estiver cadastrada como ESPECIAL.
-
Neste caso é possível definir as parcelas de maneira manual, sem a necessidade de ter um cadastro para a condição específica.
-
É possível configurar as parcelas de duas maneiras:
-
Prazo em Dias: Pode ser definido o número de parcelas e o prazo de cada uma. Exemplo: 30/60/90/120.
-
Data Fixa: Pode ser definido o número de parcelas, data de vencimento e valor de cada uma.
-
-
-
Exemplo
1 – 10/02/2021 – 50%
2 – 10/03/2021 – 25%
3 – 20/03/2021 – 25%
-
Margem de Contribuição
- Permite visualizar a margem de contribuição por produto e por pedido, de acordo com parâmetro número 90 dos pedidos de venda.
-
Totais
- Apresenta os totais de produtos, impostos, descontos, acréscimos, frete e total da operação.
-
Ações
-
Salvar Orçamento
- Permite salvar a simulação como um orçamento, de acordo com o parâmetro nº 4 da central de vendas.
-
Gerar Pedido de Venda
- Permite gerar um pedido de venda a partir da simulação e/ou orçamento, de acordo com o parâmetro nº 4 da central de vendas.
-
-
Cabeçalho
-
Relatórios
-
Permite a criação e geração de documento de orçamentos e pedidos de venda.
-
A central de vendas disponibiliza os dados referente a operação comercial, para que usuários com permissão (Parâmetros Gerais de Permissões de Acesso) possam construir layouts de acordo com a necessidade da empresa.
-
Estes documentos podem ser exportados como PDF e/ou planilha Excel.
-
-
Copiar
-
Permite copiar o orçamento ou pedido de venda.
-
Importante: A cópia é exatamente a mesma, não validando configurações de produtos.
-
-
Excluir
- Permite excluir o orçamento ou pedido de venda de acordo com permissão e status.
-
Compartilhar
-
Permite compartilhar o orçamento ou pedido de venda através de e-mail e/ou WhatsApp.
-
Quando e-mail permite enviar anexos dos relatórios configurados no formato PDF.
-
Quando WhatsApp enviará um link no lugar do PDF para que permita o destinatário realizar o download.
-
-
Consultar
- Permite consultar orçamentos e/ou pedidos de venda, carregando em uma nova página caso seja necessário visualizar os detalhes.
-
Nova Venda
- Permite iniciar uma nova venda a partir da página de detalhes da venda.
-
Ações
-
Botão genérico que permite executar ações na venda.
-
Neste momento disponível:
-
Enviar para Separação no WMS.
-
Administradora de Pagamentos.
-
Gerar Itens Ambientes.
-
Desoneração.
-
Retenções.
-
-
-
Informações Adicionais¶
Informações Adicionais
Regras de Negócio Pedido de Venda
As regras de negócio de orçamentos e pedidos venda do FoccoERP seguem o conceito padrão do FoccoERP, por isso, os detalhamentos permanecem no HELP do programa FPDV0200.