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Painel de Gerenciamento Logístico por Rota (FPLC0253)

Conhecer o Programa

O Painel de Gerenciamento Logístico por Rota tem como objetivo a alocação e gerenciamento dos itens de pedidos de venda em cargas de transporte para embarque e destinação conforme rotas de entrega.

Os pedidos de venda são alocados às rotas/cargas conforme o endereço do estabelecimento de entrega do cliente, considerando cidade e/ou bairro de acordo com os dados cadastrados no Cadastro de Rotas (FPLC0101). A frequência usada para o cálculo das rotas é determinada conforme o cadastro da pasta “Ger. Log Rota”. Todos os pedidos que forem gerados até o horário máximo permitido da próxima frequência válida (campo “Hor. Ped.” Do Cadastro e Rotas) farão parte desta frequência, e logo, parte de uma carga.

Exemplo

No caso do Pedido C e Rota 20, quando apenas a cidade da rota estiver de acordo com o estabelecimento de entrega do pedido, a carga só será gerada caso encontre uma rota para a mesma cidade e que a mesma não possua bairro informado. Caso contrário a carga não será gerada.

Nos Parâmetros de Gerenciamento Logístico por Rota (FUTL0125 GLR GLR), através do parâmetro “1 - Empresa Para Gerenciamento Logístico Por Rota” é possível informar, por empresa, qual matriz/filial será responsável por gerenciar as cargas das empresas. Neste caso, as rotas válidas a serem consideradas para os pedidos serão a da empresa informada nesse parâmetro.

Exemplo

Para as filiais 100, 200 e 300 é informado respectivamente para cada empresa no parâmetro “1 - Empresa Para Gerenciamento Logístico Por Rota” a empresa 10. Neste caso, ao acessar o Painel de Gerenciamento Logístico por Rota usando a empresa 10, os pedidos destas empresas possuírem cargas geradas serão exibidos conforme a data de partida. Neste caso, quando da geração de cargas pela empresa 100, por exemplo, serão consideradas as rotas cadastradas pela empresa informada no parâmetro, neste caso a empresa 10.

Outro parâmetro utilizado é o “2 – Intervalo De Tipos De Frete Que Serão Considerados No Gerenciamento Logístico Por Rota”. Com ele, apenas para os pedidos que possuam os tipos de frete informados serão direcionados para as rotas.

Os pedidos não entrarão em nenhuma rota e não gerarão carga nas seguintes situações:

  • Caso possuam qualquer tipo de bloqueio. Neste caso, só serão encaixados em uma carga caso, além de pertencerem a uma rota válida, tiverem seus respectivos motivos de bloqueios liberados.

  • Caso não sejam encontradas rotas válidas, conforme cidade/bairro do endereço do estabelecimento de entrega.

  • Caso sejam encontradas rotas exatamente iguais para um pedido.

  • Caso não existam respostas para os parâmetros “1 - Empresa Para Gerenciamento Logístico Por Rota” e “2 – Intervalo De Tipos De Frete Que Serão Considerados No Gerenciamento Logístico Por Rota”.

  • Caso não se encaixe em nenhum tipo de frete conforme o parâmetro “2 – Intervalo De Tipos De Frete Que Serão Considerados No Gerenciamento Logístico Por Rota”.

Os pedidos serão retirados de uma carga nas seguintes situações:

  • Caso por algum motivo forem bloqueados novamente. Neste caso quando liberado entrará novamente em uma carga calculada pelo Sistema. A partir disso, para o cálculo das frequências das rotas passa a ser considerada a data de liberação do pedido e não mais a data de inclusão.

  • Caso tenham o seu tipo de frete alterado para um que não pertença ao respondido no parâmetro “2 – Intervalo De Tipos De Frete Que Serão Considerados No Gerenciamento Logístico Por Rota”, o mesmo será retirado da carga.

  • Caso sejam totalmente cancelados. Quando apenas alguns itens/quantidades de um pedido que esteja em carga forem cancelados, apenas estes itens/quantidades serão retirados da carga.

Quanto a transportadora: ao vincular pedidos a uma carga já existente, caso a transportadora do pedido que está sendo incluído for diferente da transportadora da carga, a transportadora da carga será apagada.

Quanto ao vínculo dos itens dos pedidos a carga: sempre será considerada toda a quantidade do item, ou seja, não será possível vincular na carga apenas uma parte da quantidade do item.

Principais Campos

Principais Campos
Tela Inicial

Os pedidos que entraram nas rotas poderão ser totalizados em tela conforme as seguintes situações:

Separação Pendente

Quantidade de pedidos, vinculados a carga, que estão no FoccoERP e ainda não foi enviado para separação no WMS.

Em Separação

Quantidade de pedidos, vinculado a carga, que foram enviados para separação no WMS e ainda não foram separados no WMS.

Conferência Pendente

Quantidade de pedidos, vinculados a carga, que foram separados no WMS e ainda não foram conferidos no WMS.

Nota Fiscal Pendente

Quantidade de pedidos, vinculados a carga, que foram conferidos no WMS. Este será o primeiro status dos pedidos que possuem itens com almoxarifados que não controlem WMS.

Nota Fiscal Emitida

Quantidade de pedidos, vinculados a carga, que foram faturados ou atendidos via Cancelamento / Atendimento Pedidos de Venda (FPDV0205 PDV).

Clientes s/ Pedido

Serão considerados aqui todos os clientes que se encaixem na rota e não possuam pedidos pendentes.


Em caso de desatendimento de pedidos, efetuados via Cancelamento / Atendimento Pedidos de Venda (FPDV0205 PDV), o status do pedido na carga retornará de “Nota Fiscal Emitida” para “Nota Fiscal Pendente”.

Principais totalizadores da tela:

Peso

Este campo exibe o peso bruto total dos itens dos pedidos de venda pertencentes a rota em relação à capacidade que o veículo informado no Cadastro de Rotas (FPLC0100) possui.

Cubagem

Este campo exibe a cubagem total dos itens dos pedidos de venda pertencentes a rota em relação à cubagem que o veículo informado no Cadastro de Rotas (FPLC0100) possui.

Pedidos sem rota

O campo (totalizador da tela principal) e a tela exibem os pedidos Pendentes de faturamento de todas as empresas que possuem a empresa corrente informada no parâmetro “1 - Empresa Para Gerenciamento Logístico Por Rota”, que possuem o tipo de frete informado no parâmetro “2 – Intervalo De Tipos De Frete Que Serão Considerados No Gerenciamento Logístico Por Rota” e que não estão vinculados a nenhuma carga.

Os pedidos de venda bloqueados não serão considerados no totalizador e nem exibidos na tela.

Além disso, na tela também é possível mover pedidos e itens para uma carga, desde que a carga não esteja finalizada.

Exibição de cargas vazias

Habilitando o parâmetro “3 - Permite Visualizar Cargas Sem Pedidos De Venda”, dos Parâmetros de Gerenciamento Logístico por Rota (FUTL0125 GLR GLR), é possível que na tela principal do painel sejam exibidas todas as possíveis cargas futuras conforme as rotas e seus respectivos itinerários planejados.

Exemplo:

Existem rotas para as cidades de Uruguaiana/RS (segundas até as 17hs), Fortaleza/CE (terças e quintas até as 18hs) e São Bernardo do Campo (sextas até as 22hs) porém não existem pedidos para as mesmas, logo, não existem cargas geradas e as mesmas não serão exibidas no painel.

Respondendo “S” para o parâmetro, estas possíveis cargas serão exibidas na tela e poderão ser editadas.

Inclusão Manual de Cargas

Na inclusão manual de cargas é possível inserir cargas para posterior movimentação de pedidos para a mesma ou inserção de pedidos (via Cadastro de Pedidos de Venda (FPDV0200 PDV).

Os seguintes campos serão buscados do cadastro de rotas: descrição, transportadora e veículo. O motorista será carregado conforme o motorista vinculado ao cadastro de Veículos (FPLC0100). O calor de frete é calculado conforme o tipo de veículo informado também no cadastro de rotas.

Exclusão de cargas e pedidos de venda

Quando uma carga for excluída, caso a mesma tenha pedidos de venda, estes serão destinados aos Pedidos sem rota.

Quando todos os pedidos forem excluídos de uma carga, a carga permanecerá cadastrada no Sistema.

Status das cargas

As cargas possuem dois status Aberto ou Fechado. Na tela de visualização de pedidos da carga é possível finalizar a carga. Uma carga poderá ser finalizada quando todos os seus pedidos estiverem com a situação “Nota Fiscal Emitida”. Caso a carga possua “Carreta” como tipo de veículo, só será permitido encerrar a carga caso todos os clientes aceitarem esse tipo de veículo, conforme o Cadastro de Clientes (FCLI0200), pasta “Ger. Log Rota”.

Após uma carga ser finalizada, ela não poderá mais ter seu status alterado. Além disso, uma carga finalizada não poderá:

  • ter seus pedidos/itens movidos para outras cargas

  • ter mais pedidos inclusos e/ou alterados

  • ser destino de outras cargas

Tela de Pedidos de Venda da Rota

Na tela inicial, ao clicar no link referente ao código/descrição da carga, serão exibidos os pedidos que fazem parte da mesma.

Nesta tela, também é possível mover os pedidos para outras cargas, desde que as mesmas não estejam finalizadas.

Frete de Terceiros

Nesta tela é possível adicionar itens avulsos ou do Sistema, com seus respectivas quantidades e pesos, que venham a compor a carga e que serão transportadas por uma empresa terceira. Não é possível mover os itens que compõe o frete de terceiro para uma nova carga, apenas toda a carga.

Tela de Itens dos Pedidos de Venda

Tela de Itens dos Pedidos de Vendas

Na tela de pedidos da carga, ao clicar no número do pedido, serão exibidos os itens pertencentes a ele.

No cabeçalho desta tela são exibidos os dados do cliente e da rota. Os campos “Horário de Agendamento” e “Horário de recebimento”, bem como os indicadores “Aceita Carreta”, “Descarga” e “Exige Ajudante”, referem-se aos campos de mesmo nome informados no Cadastro de Clientes (FCLI0200), pasta “Ger. Log. Rota”.

Nesta tela, também é possível mover itens para outras cargas, desde que as mesmas não estejam finalizadas. Quando a movimentação for parcial, ou seja, apenas alguns itens forem destinados à outras cargas, o pedido origem ficará com a tag “Parcial” indicando esta ação.