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Emissão de Cupom Fiscal Eletrônico (FNFC0200 CFE)

Conhecer o Programa

Este programa possibilita emitir o Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e) para a UF do Ceará e funciona conforme um programa de frente de caixa.

Neste momento, não exibe o botão de geração de adiantamentos manuais.

A comunicação não é feita diretamente com a SEFAZ, e sim com o equipamento MFE. Para isso, o Integrador Fiscal (disponibilizado pelo Governo do Estado do Ceará) deverá estar aberto e em operação.

Teclas de atalho que podem ser utilizadas na emissão da CF-e:

  • ESC - Cancelar (botão presente em diversas janelas)

  • CTRL+ A - Cancelar Venda

  • F1 - Help

  • F3 - Novo Pagamento

  • F4 - Pedido/Orçamento

  • F5 - Cliente

  • F6 - Representante

  • F7 - Excluir Item

  • F8 - Desconto/Acréscimos

  • F9 - Produto

  • F10 - Finalizar Venda / Finalizar

Importante

Para a utilização deste programa é necessário cadastrar os caixas no Cadastro de Caixas (FNFC0100 e verificar os Parâmetros do Cupom Fiscal Eletrônico (FUTL0125 CFE CFE), sendo que todos os parâmetros são de preenchimento obrigatório.

Não é possível acessar este programa através da empresa consolidada.

O programa Cadastro Tipo Cálculo Imposto Nota Saída (FPDV0104) possibilita cadastrar a forma de cálculo dos impostos para a nota.

Ao acessar o programa será exibida a tela de Caixas com as opções de: Abrir Caixa, Fechar Caixa e Selecionar Caixa já Aberto.

Abrir Caixa

O caixa poderá ser aberto através da tecla de atalho F6, selecionando a linha do caixa que deseja abrir. Para a abertura do caixa será necessário informar um valor inicial de caixa.

Selecionar Caixa

Só é possível selecionar caixas abertos. Para selecionar o caixa também é possível utilizar a tecla F5.

O sistema irá permitir que usuários diferentes selecionem um mesmo caixa.

Fechar Caixa

Ao clicar neste botão, ou pressionar a tecla F7, se o usuário que deseja fechar o caixa for o mesmo que abriu o caixa, será exibida a tela com todos os valores das movimentações feitas no caixa.

Se o usuário for diferente, o sistema irá verificar a permissão do usuário no cadastro de permissões de usuário (FNFC0101).

No momento do fechamento do caixa será exibida a tela do fechamento de caixa com todas as formas de pagamento que foram utilizadas.

Campo a Campo

Campo a Campo

Cliente

O sistema irá exibir por padrão o cliente consumidor informado no parâmetro "2 - Cliente Default Para Nota Fiscal Ao Consumidor" dos Parâmetros de Notas Fiscais de Saída (FUTL0125 NFS NFS). O preenchimento deste parâmetro é obrigatório para a emissão do CF-e.

Ao clicar na lupa ou pressionar a tecla F5, a tela de dados dos clientes será exibida possibilitando selecionar o cliente desejado. As informações do cliente ficarão conforme o cadastro de clientes (FCLI0200), pasta estabelecimento, dados de faturamento do cliente e não poderão ser alteradas.

Importante

O sistema só irá buscar os dados do cliente caso o mesmo não seja consumidor final. Para consumidor final os campos devem ser preenchidos manualmente.

O cliente selecionado deve possuir tabela de venda cadastrada.

O campo Ind. De Presença possui as opções "Operação presencial" e "CF-e em operação com entrega a domicílio".

A opção "CF-e-e em operação com entrega a domicílio" não poderá ser utilizada quando o estado da empresa for diferente do estado do endereço do cliente.

Ao selecionar a opção "CF-e em operação com entrega a domicílio" todo os campos com exceção do campo Complemento ficarão com preenchimento obrigatório.

Vendedor (F6)

O sistema trará como padrão o vendedor informado no parâmetro 11 - Representante Default Para Emissões no Ponto de Venda (FUTL0125 PVE PVE). Para alterar o vendedor basta pressionar a tecla F6. O vendedor é um representante no FoccoERP.

O código do vendedor pode ser informado via LOV ou via leitura de código de barras. No caso de ser código de barras, o código será o próprio código do representante.

Empresa

Mostra o código e a descrição da empresa que está sendo acessada.

Logo

Mostra o logo da empresa que está sendo acessada.

O logo é cadastrado no Cadastro de Empresas (FUTL0001), aba NFC-e, se não tiver informado o logo para NFC-e, o sistema irá utilizar o logo do cadastro de empresas, aba empresas.

Produto (F9)

O item pode ser informado manualmente ou via leitura de código de barras.

Pressionar a tecla F9, ou clicar na lupa, para informar um item manualmente.

Para leitura via código de barras, o código de barras do produto deve estar cadastrado no Cadastro de Códigos de Barras por Item (FEXP0107).

Importante

Algumas leitoras de código de barras colocam automaticamente o "Enter" após ler o código, não sendo necessário pressionar a tecla "Enter" após informar o item.

Para informar a quantidade é necessário digitar antes de informar o item a quantidade desejada e o sinal " * ".

A baixa dos itens com controle de lote/endereço será realizada conforme Botão Lote com uma diferença, quando a baixa for por FIFO a tela não será exibida em nenhum momento e quando for manual a tela será aberta ao inserir o item, selecionando um item da LOV ou ao informar o código de barras.

Ao informar um item, caso este possua uma imagem em seu cadastro, Cadastro de Itens (FITE0200) pasta imagem, a mesma será exibida ao lado, caso o item seja configurado, a imagem referente a configuração será exibida, caso exista.

A imagem do item somente será exibida se a respostas do parâmetro "5 - Exibe Imagem Do Item Na Tela " dos Parâmetros do Ponto de Venda (FUTL0125 PVE PVE) for "S".

Para cada item incluído o sistema irá gravar o CNAE do produto, caso atenda as regras:

  • Tipo de Nota com checkbox Receita marcado;

  • Tipo de Nota com checkbox Lista Valor Contábil marcado.

A hierarquia que o sistema irá seguir para a utilização do CNAE é:

  1. Cadastro de CNAE por Classificação Fiscal;

  2. Cadastro de Empresa.

Quantidade

Mostra a quantidade (1) um, caso informado manualmente o item, ou a quantidade informada no código de barras, caso utilizado leitura de código de barras.

Importante

Somente será possível informar uma quantidade para o item caso o usuário possua permissão no Cadastro de Caixas por Usuário (FNFC0101) checkbox Informar Quantidade.

A formação do código de barras pode conter a quantidade do produto. Neste caso, a quantidade será automaticamente preenchida com a quantidade informada no Cadastro de Códigos de Barras por Item (FEXP0107).

A quantidade de casas decimais ficará conforme resposta do parâmetro PRECISAO_QTD acessado através do Cadastro de Parametrização c/ Árvore (FUTL0075 FOCCO3I).

Valor Unitário

Mostra o valor unitário do item, conforme tabela de venda. A tabela de venda será conforme o cadastro do cliente (FCLI0200) pasta Dados do Faturamento.

Importante

Após incluir o primeiro item a tabela de venda não poderá ser alterada.

Caso um cliente seja informado, após algum item já ser lido e a sua tabela de vendas for diferente da tabela de vendas anterior (consumidor final), o sistema irá exibir uma mensagem de alerta e não irá permitir alterar a tabela. Somente será possível alterar a tabela se todos os itens forem excluídos.

A quantidade de casas decimais ficará conforme resposta do parâmetro PRECISAO_UNIT acessado através do Cadastro de Parametrização c/ Árvore (FUTL0075 FOCCO3I).

Descrição do Item

Mostra a descrição comercial do Item, conforme Cadastro de Itens (FITE0200) pasta comercial, se a mesma não estiver informada o sistema irá exibir a descrição técnica.

Total do Produto (R$)

Mostra o valor total do produto multiplicado pela quantidade.

Importante

A quantidade de casas decimais ficará conforme resposta do parâmetro PRECISAO_VAL (Parametrização c/Árvore).

Lista de Produtos (F7 para Editar)

Exibe todos os itens informados através do campo Produto (F9).

Ao pressionar a tecla F7 será exibida a tela com a Lista de Itens. Nesta tela é possível incluir, alterar e excluir descontos para o item.

Ao clicar no botão Excluir ou pressionar a tecla F7 novamente, uma tela de confirmação de exclusão será exibida e ao clicar no botão OK, o sistema irá exigir a informação de um código e uma senha para confirmar a exclusão do item.

Ao pressionar o botão Desc/Acrésc (F8) uma tela para informar o percentual ou o valor de desconto para o item será exibida e ao clicar no botão OK, o sistema irá exigir a informação de um código e uma senha para confirmar a aplicação do desconto.

Importante

Somente será possível cancelar/excluir itens caso o usuário possua permissão no Cadastro de Caixas por Usuário (FNFC0101) checkbox Cancelar Itens/Cancelar venda. Caso contrário a tela solicitando um código e uma senha será exibida.

Somente será possível informar descontos para o item caso o usuário possua permissão no Cadastro de Caixas por Usuário (FNFC0101) checkbox Incluir/Alterar/Excluir Descontos. Caso contrário, a tela solicitando um código e uma senha será exibida.

Dica

Se no Cadastro de Permissões de Caixa por Usuário (FNFC0101) estiver marcado o checkbox Enviar e-mail após utilização da senha, o sistema irá enviar um e-mail para o usuário que digitou a senha (e-mail do cadastro de usuários).

Regras

Para cada item que for inserido, o sistema irá verificar:

1.1. Se o item aceita quantidade fracionada, caso informada uma quantidade fracionada.

1.2. Se a CFOP informado é válido. Se a CFOP não for válida, o tipo de nota não será utilizado, e o sistema não irá alterar.

1.3 O estoque do item. Caso o item não possua estoque, o sistema irá:

1.3.1 Caso o parâmetro "108 - Tipo de movimento do estoque para ajuste manual" dos Parâmetros de Notas Fiscais de Saída (FUTL0125 NFS NFS) estiver preenchido, o sistema irá exibir uma tela, com todos os itens que não possuem estoque, a quantidade atual, quantidade necessária (quantidade a ser movimentada) e a quantidade de acerto (diferença entre a quantidade necessária e a quantidade atual). O campo quantidade de acerto pode ser alterado para a quantidade desejada, permitindo o ajuste do estoque para a emissão da NFC-e.

Ao realizar o ajuste do estoque a movimentação ficará com a descrição "Quantidade ajustada para emissão de NFC-e".

1.3.2 Caso o parâmetro "108 - Tipo de movimento do estoque para ajuste manual" dos Parâmetros de Notas Fiscais de Saída (FUTL0125 NFS NFS) não estiver preenchido, o sistema irá exibir uma mensagem com os itens que não possuem estoque e a quantidade faltante e não irá permitir a emissão da NFC-e.

Valor Total (R$)

Mostra o valor total de todos os produtos informados/lidos.

Importante

A quantidade de casas decimais ficará conforme resposta do parâmetro PRECISAO_VAL.

Finalizar Venda (F10)

Ao clicar neste botão ou pressionar a tecla F10,os seguintes botões serão exibidos: Novo Pagamento (F3), Desc/Acrés (F8), Excluir (F7), Voltar (F4) e Finalizar Venda (F10).

Finalizar Venda (F10)

Botão Novo Pagamento (F3)

Ao clicar neste botão ou pressionar a tecla F3 a tela com as formas de pagamento e valor será exibida. O valor padrão do novo pagamento será o saldo restante a pagar na CF-e.

Serão exibidas todas as formas de pagamento disponíveis para emissão do CF-e de forma agrupada, cadastradas no Cadastro de Formas de Pagamento (FNFC0103). O agrupamento será conforme o campo Forma Pgto. deste cadastro.

Ao selecionar uma forma de pagamento que possua mais de uma linha de cadastro, o sistema irá exibir a tela de pagamento, para que a forma de pagamento, a condição e o valor a ser pago sejam informados, até que o valor a pagar seja zerado.

Todas as formas de pagamento informadas serão exibidas na tela.

Caso não exista uma condição de pagamento informada no Cadastro de Formas de Pagamento (FNFC0103), o sistema irá considerar a condição de pagamento do cadastro do cliente (FCLI0200). Neste caso, ao alterar o cliente, a condição de pagamento não será alterada.

Todas as formas de pagamento irão gerar títulos no contas a receber.

Importante

Se a venda for a prazo a informação do cliente será obrigatória, não será possível informar o cliente consumidor.

Ao informar mais de uma condição de pagamento o título será gerado de acordo com a condição de pagamento agrupadora informada no parâmetro "6 - Condição De Pagamento Para Múltiplos Pagamentos " dos Parâmetros do Ponto de Venda (FUTL0125 PVE PVE).

Ao informar mais de uma forma de pagamento com condições de pagamento vinculadas diferentes entre elas, o sistema irá utilizar a condição de pagamento livre da capa da nota, informada no parâmetro "6 - Condição De Pagamento Para Múltiplos Pagamentos " dos Parâmetros do Ponto de Venda (FUTL0125 PVE PVE).

Os títulos serão gerados de acordo com o Cadastro de Formas de Pagamento (FNFC0103). Caso estes dados estejam em branco, o sistema irá considerar as informações da série da nota.

Os históricos gerados nos títulos serão "Inclusão por CF-e" e "Pagamento por CF-e".

Ao realizar um pagamento com cartão de credito ou debito com o cliente genérico o sistema irá:

  1. Permitir gerar títulos com cliente genérico;

  2. Armazenar o NSU e o código da autorização nas observações do título gerado, caso existirem;

O tipo de documento utilizado na geração do título será buscado a partir da condição de pagamento utilizada na nota fiscal. Caso o tipo de documento não esteja informado para a condição de pagamento, o sistema irá buscar da série da nota.

Caso seja selecionado uma forma de pagamento que utilize POS (no FNFC0103, campo TEF = Não), será exibido o campo “Equipamento POS”, contendo os equipamentos cadastrados no programa FCFE0101.

Caso o saldo a pagar da nota fiscal seja zero há a possibilidade de finalizar a venda automaticamente, no qual realizará o mesmo processo executado pelo botão “Finalizar Venda (F10)”. Para isto o parâmetro “27 - Finaliza Automaticamente A Venda Ao Zerar O Saldo A Pagar” dos Parâmetros do Ponto de Venda (FUTL0125 PVE PVE) deve estar respondido com a opção “S”.

Botão Desconto (F8)

Segue as mesmas regras descritas no Desc/Acrec (F8) da tela principal.

Não será possível conceder desconto caso o saldo a pagar esteja zerado, mas será possível acessar a tela para remover o valor de desconto.

Botão Excluir (F7)

Possibilita excluir um pagamento. Também é possível excluir o pagamento utilizando a tecla F7.

Ao clicar neste botão o sistema irá solicitar a linha do pagamento a ser excluída.

Botão Voltar (F4)

Retorna para a tela inicial.

Ao pressionar este botão o sistema irá exibir uma mensagem informando que todas as formas de pagamento inseridas serão perdidas. Caso algum pagamento efetuado tenha sido por TEF, o sistema irá obrigar o usuário a excluir esta forma de pagamento manualmente antes de prosseguir.

Botão Finalizar Venda (F10)

O cupom será impresso na impressora cadastrada para a estação de trabalho definida no Cadastro de Impressoras para NFC-e (FNFC0104).

Será possível imprimir o cupom fiscal eletrônico no layout simplificado, através do indicador “Imprime Extrato Resumo” nos Dados do Cliente.

Se não existir cadastro para a estação, o sistema irá imprimir na impressora padrão do Windows.

Ao finalizar a venda, caso uma das formas de pagamento informada seja dinheiro, o sistema irá calcular o troco.

O valor do troco será descontado no valor do título à vista.

Após imprimir o CF-e caso uma das formas de pagamento utilizadas esteja com o checkbox Conf. Dívida marcado no Cadastro de Forma de Pagamento (FNFC0103), o documento de confissão de dívida será impresso.

Importante

Somente uma forma de pagamento que gere confissão de dívida pode ser selecionada.

Ao informar a forma de pagamento, se no Cadastro de Forma de Pagamento (FNFC0103) o campo TEF estiver marcado como "Não" o sistema irá abrir uma tela solicitando a autorização, NSU, bandeira e credenciadora, caso não obtenha retorno do pagamento no POS.

Gerenciador TEF da Focco: Será utilizado quando o possuir a resposta “S” no parâmetro “26 - Utiliza O Gerenciador Tef Da Focco” dos Parâmetros do Ponto de Venda (FUTL0125 PVE PVE), possuindo as funcionalidades descritas abaixo:

  • O gerenciador identificará automaticamente a transação realizada, a partir da forma de pagamento selecionada.

    • Para os pagamentos com cartão de crédito, serão apresentados o valor e a quantidade de parcelas.

    • Para os pagamentos com cartão de débito, será apresentado apenas o valor.

  • O gerenciador também identificará automaticamente a bandeira do cartão utilizado na transação, desta forma, caso seja informada uma bandeira e um CNPJ da credenciadora, terá a informação do cadastro ignorada, enviando para o Sefaz as informações corretas do cartão.

    • Quando o parâmetro “26 - Utiliza O Gerenciador Tef Da Focco” dos Parâmetros do Ponto de Venda (FUTL0125 PVE PVE) estiver com a resposta “S”, o cadastro de formas de pagamento terá uma funcionalidade um pouco diferente para a emissão da NFCe, conforme descrito abaixo:

      • As funcionalidades referentes a resposta do parâmetro são válidas para as formas de pagamento do tipo “Cartão de Crédito” e “Cartão de Débito” com o tipo TEF selecionado com a resposta “Sim”.

      • Não será mais necessário cadastrar as formas de pagamento para cada bandeira, sendo possível assim, criar uma forma de pagamento com os seguintes exemplos de descrição, “DÉBITO TEF”, “CRÉDITO 2X”, “CRÉDITO 5X”.

      • Continua sendo necessário informar a condição de pagamento, que definirá o parcelamento do pagamento.

      • Não será necessário informar a bandeira e o CNPJ da credenciadora, por serem campos obrigatórios, pode ser preenchido com “Outros” para a bandeira e “00.000.000/0000-00” para o CNPJ.

  • Comportamento da janela do gerenciador:

    • O gerenciador não permitirá ser movido de posição e nem minimizado, ficando sempre sobreposto ao programa utilizado.

    • Será possível fechar o gerenciador através do botão cancelar e o botão fechar “X”, sendo possível ainda utilizar a tecla “Esc”.

    • Só será possível fechar o gerenciador quando ele disponibilizar tal funcionalidade, ou seja, em uma situação de busca da porta com ou leitura do cartão, a funcionalidade não estará disponível.

    • O cancelamento também pode ser solicitado a partir do pinpad, ficando a confirmação a cargo do operador.

  • Comportamento das mensagens de erro:

    • Para as mensagens de “Cartão removido”, o gerenciador exibirá a mensagem de erro por 2,5 segundos e após, fechara a aplicação ou solicitará para que o cartão seja inserido novamente.

    • Para o restante dos erros, será exibida a mensagem de erro e será solicitado para o operador pressionar “Enter”, ou qualquer outra tecla, após, será fechada a aplicação ou será reiniciada a operação.

  • O operador não adicionará nenhuma informação ao gerenciador, ficando restrito a realizar a transação definida.

  • Para o funcionamento do gerenciador, é necessário estar com o GP Direção ativo e configurado.

  • Os parâmetros do Ponto de Venda (FUTL0125 PVE PVE) descritos abaixo devem estar respondidos para que gerenciador funcione corretamente:

    • “28 - Diretório De Armazenamento Dos Comprovantes Tef”: Parâmetro utilizado para definir o diretório de leitura dos comprovantes armazenados pelo GP Direção. A resposta padrão é “c:\dpos8\cupons\”, sendo este o valor padrão definido no aplicativo GP Direção, caso essa resposta seja alterada no GP Direção, deverá ser utilizado este parâmetro para que a CFE consiga ler e imprimir o comprovante.

    • “29 - Diretório De Armazenamento Dos Logs De Transações Tef”: Parâmetro utilizado para definir o diretório de leitura dos logs das transações realizadas. A resposta padrão é “c:\dpos8\interno\”, sendo este o valor padrão definido no aplicativo GP Direção, caso essa resposta seja alterada no GP Direção, deverá ser utilizado este parâmetro para que a CFE consiga ler e armazenar as informações necessárias.

O layout padrão dos arquivos de comunicação é o layout da Pay&Go e o gerenciador de TEF padrão homologado é o D-TEF (Linx Direção).

Importante

O tipo de nota do CF-e não pode calcular IPI e ST.

Ao finalizar a venda o sistema irá verificar o almoxarifado padrão do item conforme:

  1. Resposta do parâmetro "16 - Almoxarifado padrão de varejo" dos Parâmetros do Ponto de Venda (FUTL0125 PVE PVE).

  2. Resposta do parâmetro "63" das Notas Fiscais de Saída, caso o cliente seja consumidor final.

  3. Caso o parâmetro esteja em branco ou o cliente não seja consumidor final, utiliza o almoxarifado padrão que consta no cadastro de itens (FITE0200), pasta Estoque, caso o item não seja configurado.

  4. Caso o item seja configurado, verifica o almoxarifado da configuração do item.

Importante

O almoxarifado deve estar com o checkbox Disp. marcado no cadastro de almoxarifados (FITE0103).

Validações TEF

Se durante a emissão a transação TEF já tenha sido realizada e por algum motivo houver falha na aplicação (aborte o programa, por exemplo), ao voltar para o programa (FNFC0200 CFE), o sistema irá desfazer a transação sem imprimir comprovantes.

Ao excluir uma forma de pagamento TEF durante a emissão da NFC-e não, o sistema irá desfazer a transação.

Todas as operações TEF desfeitas não irão mais imprimir comprovante nem solicitar que o usuário passe o cartão novamente. Somente os cancelamentos de operações TEF irão imprimir comprovantes através do programa FNFC0250 (Gerenciamento de Operações TEF).

Excluir Item (F7)

Este botão possibilita excluir um item da CF-e, mesma função da tecla F7. Descrito no campo Lista de Produtos (F7 para Editar).

Ao selecionar esta opção o sistema irá abrir a tela com todos os itens da CF-e possibilitando a seleção do item desejado para exclusão.

Desc/Acres (F8)

Este botão possibilita informar desconto para o item da CF-e, mesma função da tecla F8.

Ao clicar neste botão a tela para selecionar a opção de conceder descontos ou acréscimos será exibida e posteriormente a tela com as opções de desconto/acréscimo:

  1. Conceder desconto no total da nota - Ao escolher essa opção a tela para informar um percentual e ou um valor de desconto ou de acréscimo para o total da NFC-e, será exibida.

  2. Conceder desconto no último item do pedido - Ao escolher essa opção a tela para informar um percentual e ou um valor de desconto ou de acréscimo para o último item, será exibida.

  3. Conceder desconto em outro item - Ao escolher essa opção uma lista de todos os itens informados será exibida, possibilitando selecionar o item desejado para conceder o desconto ou acréscimo, através do botão Desc/Acresc (F8).

Importante

Caso o usuário não possua permissão de conceder descontos/acréscimos, será exibida a tela para informar um código e uma senha de um usuário que possua permissão de conceder descontos ou acréscimos de itens no Cadastro de Permissões de Caixa por Usuário (FNFC0101), ou seja, o checkbox Incluir/Alterar/Excluir Descontos / Acréscimos deve estar marcado.

Dica

Se no Cadastro de Permissões de Caixa por Usuário (FNFC0101) estiver marcado o checkbox Enviar e-mail após utilização da senha, o sistema irá enviar um e-mail para o usuário que digitou a senha (e-mail do cadastro de usuários) com o assunto "Autorização de operação", e no corpo da mensagem irá constar a data, hora, usuário que solicitou a senha e a permissão que foi concedida.