Ir para o conteúdo

Emissão de Notas Fiscais por Carga (FFAT0220)

Conhecer o Programa

Programa utilizado para emitir notas fiscais de saída através de uma carga gerada no programa de Montagem de Cargas (FPLC0200).

Este programa gera o XML das notas caso a empresa possua NF-e. Caso o XML não seja gerado com sucesso o sistema permite que seja verificado o erro dando um duplo clique na nota que apresenta problema.

Não permite digitações para clientes e fornecedores com situação irregular e permite definir a quantidade máxima de itens por nota.

Importante

Para emitir notas via carga, verificar a resposta dos parâmetros "2 - Considerar para agrupar pedidos nas notas fiscais - (cargas) dos Parâmetros de Notas Fiscais de Saída (FUTL0125 NFS NFS).

O programa Cadastro Tipo Cálculo Imposto Nota Saída (FPDV0104) possibilita cadastrar a forma de calculo dos impostos para a nota.

Não será permitida a seleção de série que possua o checkbox NFS-e ou RPS marcado como resposta para o parâmetro "18 - Série para impressão da nota fiscal de saída via carga" dos Parâmetros de Notas Fiscais de Saída.

Antes de gerar as notas ficais o sistema verifica o parâmetro "60 - GERAR PEDIDO DE COMPRA DE FRETE AO FATURAR" caso a resposta seja "1", o tipo de frete do pedido for "Cif Contrat." ou "Cif Próprio", não existir diária para o veículo da carga e o pedido não possuir valor de frete, o sistema irá exibir uma mensagem informando que o pedido não possui valor de frete informado.

Após as notas fiscais serem geradas, o sistema irá verificar novamente a resposta do parâmetro "60 - GERAR PEDIDO DE COMPRA DE FRETE AO FATURAR", caso a resposta seja "1", o sistema irá gerar pedido de compra de frete. Neste caso, o sistema irá gerar recibos, para as notas fiscais da carga que tiverem tipo de frete "Cif Contrat.", "Cif Próprio", "Fob Contrat." ou "Fob Próprio". Neste momento, em relação a valores, existe uma particularidade: Se o valor do frete da nota for igual a zero e o tipo de frete da nota for "Fob Contrat." ou "Fob Próprio" e a nota fiscal não for de transferência, então o sistema considera como valor de frete o valor mínimo da política de frete.

Observação

Ao emitir uma nota fiscal por carga o sistema irá validar a resposta do parâmetro "12 - Permite cancelar saldo do pedido durante a geração da nota fiscal" dos parâmetros gerais para geração e emissão de NFS.

Resposta igual a N ou S o sistema irá prosseguir o faturamento normalmente;

Resposta igual a T o sistema irá cancelar o saldo pendente dos itens dos pedidos de venda faturados pela carga.

Ao emitir a nota fiscal caso o item seja do tipo comercial e o almoxarifado seja do tipo WMS o almoxarifado da baixa dos itens filhos será o mesmo do item pai.

Caso algum dos pedidos possua um tipo de nota de serviço, os indicadores de Incentivo Fiscal e Exigibilidade, existentes no cadastro do tipo de nota serão enviados para o item. A data de prestação de serviço será exibida conforme informado para o pedido, na Manutenção de Cargas, caso não estiver sido informada será exibida a data de emissão.

As informações de Indicador de Presença, Motivos de Desoneração e Data Prestação de Serviço dos pedidos de venda estarão nas regras do agrupamento de pedidos na emissão por carga, definido pelo parâmetro "1 - Agrupar Pedidos na Emissão de Emissão de Notas por Carga". Quando a resposta do parâmetro for "N", o sistema irá gerar uma nota para cada pedido de venda. Caso a resposta do parâmetro for "S" as regras são:

  • Quando mais de um pedido da carga for selecionado, e os valores de Indicador de Presença, seus Motivos de Desoneração e Data de Prestação de Serviço forem divergentes, o sistema irá gerar uma nota para cada pedido de venda.

  • Quando a empresa utilizar o TMS Lincros, cargas que tenham sido sincronizadas com a plataforma não terão os seus pedidos agrupados, pois existem informações do XML da nota fiscal de saída eletrônica que precisam ser discriminadas para cada pedido.

  • Caso os pedidos tenham as mesmas informações, o sistema irá gerar uma única nota para todos os pedidos agrupados.

O sistema irá validar a reposta do parâmetro "18 - SERIE PARA IMPRESSAO DA NOTA FISCAL DE SAIDA VIA CARGA" da categoria "1 - PARÂMETROS GERAIS PARA GERAÇÃO E EMISSÃO DE NFS DE SAÍDA". Na série informada para emissão das notas não poderá conter o modelo 65. Caso tenha sido informada série deste modelo o sistema não irá permitir a geração das notas e exibirá uma mensagem informativa.

A validação que o sistema irá realizar caso algum item fique com o estoque negativo é conforme a resposta do parâmetro "108 - Tipo de movimento do estoque para ajuste manual", mesmo comportamento do antigo parâmetro "65 - Tipo De Movimento Do Estoque Para Ajuste Automático" dos Parâmetros de Notas Fiscais de Saída (FUTL0125 NFS NFS).

Campo a Campo

Campo a Campo

Data de Emissão

Ao abrir o programa este campo é preenchido automaticamente com a data e hora atual do servidor, porém, pode ser alterado.

Data de Saída

Ao abrir o programa este campo é preenchido automaticamente com a data e hora atual do servidor, porém, pode ser alterado.

Data Base

Inserir, se necessário, a data base para faturamento.

Data de Geração

Selecionar a carga para qual se deseja gerar a NFS. O campo assume a data de geração da carga selecionada. Campo de preenchimento obrigatório, se o mesmo não for respondido a consulta não será executada.

Carga

Campo preenchido automaticamente com o número da carga, após selecionada uma opção no campo Data de Geração.

Inter-Fábrica

Checkbox. É habilitado se a empresa selecionada no campo Empresa Pedido possuir o processo inter-fábrica.

Empresa Pedido

Caso a empresa possua o processo inter-fábrica, selecionar a empresa para a qual o pedido foi realizado.

Transportadora

Selecionar uma transportadora para a emissão de NFS. Se este campo for preenchido o campo Data de Geração é obrigatório.

Box

Selecionar o box da transportadora.

Ordem

Selecionar a ordem que será emitida/impressa as notas fiscais de saída.

Após efetuar as seleções acima e executar a consulta, deve-se selecionar na grade, marcando o checkbox, os pedidos que se deseja faturar.

Ao selecionar a opção "Carga/Sequência de Carregamento/Pedido" serão listados na grade as cargas pela seguinte ordem:

1) data e número da carga;

2) em seguida pelo campo Seq. (Sequência do Pedido na Carga);

3) em seguida pelo número pedido.

Botão Obs. p/ a Nota

Permite inserir observações para serem impressas na nota.

Botão Gerar

Ao clicar neste botão o sistema irá gerar as notas e emitir na tela uma nota para cada pedido, na ordem selecionada.

O sistema irá exibir nas notas fiscais as informações do Indicador de Presença, Motivos de Desoneração dos pedidos de venda e a Data Prestação de Serviço, informada na Manutenção de Cargas.

Importante

A movimentação de estoque dos itens filhos de itens comerciais que possuem controle de lote/endereço será feita automaticamente quando a resposta do parâmetro "109 - Tipo de baixa de lotes em notas fiscais de saída" dos Parâmetros de Notas Fiscais de Saída (FUTL0125 NFS NFS) for "F". Neste caso não é possível informar os lotes/endereços manualmente nos programas de Montagem e Manutenção de Cargas.

Demais Informações

Demais Informações

Destaque de Imposto pelo IBPT

Cálculo ICMS ST para Notas de Devolução

Hierarquia de busca do CEST para os itens da nota

ICMS Diferencial ou ICMS Interestadual

Cálculo Valor de Comissão da Margem de Contribuição do Item da NFS

Inclusão automática das Guias de Recolhimento do valor de ICMS ST, ICMS de Diferencial de Alíquota e de ICMS do FCP

Processos deste Programa

Processos deste Programa

Este programa faz parte dos seguintes processos:

Comissões

Faturamento

Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Especial

Validação Sefaz