Ir para o conteúdo

Geração do MDF-e a partir de Chaves de Acesso (FFAT0271)

Conhecer o Programa

Este programa possibilita gerar MDF-e a partir de Chaves de Acesso de NF-e ou CT-e, sem a necessidade do documento estar previamente cadastrado no sistema.

O MDF-e gerado por este programa não fica vinculado a nenhum documento do sistema, e é possível visualizar na console do MDF-e (FFAT0265) o(s) documento(s) originário(s) de cada MDF-e.

Este cadastro é indicado para as situações em que a empresa vai retirar uma mercadoria no Fornecedor ou retirar uma devolução no Cliente, onde a própria empresa é o responsável pelo frete.

Importante: Podem ser incluídas várias chaves de acesso utilizando a SETA para BAIXO para incluir uma nova chave, ao final clicar em executar para seguir com a geração do MDF-e.

Campo a Campo

Campo a Campo

Empresa

Selecionar a empresa desejada para que o sistema possa gerar o MDF-e.

Chave de Acesso

Informar a (s) chave(s) de acesso que deseja emitir no MDF-e.

Observação

Ao informar a chave de acesso o sistema preenche automaticamente o número do documento, mês da emissão, série, modelo e o CNPJ da empresa emitente da NF-e.

Modal

É possível gerar apenas para o modal rodoviário.

Seg. Cód. de Barras

Este campo será habilitado, e obrigatório, nas situações onde for informada, no campo Chave de Acesso, uma chave referente a um documento emitido em contingência, dos tipos FS-DA e FS-IA. Neste campo deve ser informado o Código de Barras da Contingência, de tamanho igual a 36 caracteres.

Peso Bruto

Informar o peso bruto constante no documento a que se refere a chave de acesso.

Valor Total

Informar o valor total do documento a que se refere a chave de acesso.

Veículo

Informar a Placa do Veículo que irá realizar o transporte das mercadorias.

Motorista

Informar o motorista que irá realizar o transporte das mercadorias.

Cid. Carregamento

Informar a Cidade de Carregamento da mercadoria.

Cid. Descarregamento

Informar a Cidade de Descarregamento da mercadoria.

Botão + Veículos

Ao clicar neste botão abrirá a tela “Veículos de Reboque” (FPLC0100) que possibilita incluir os veículos de reboque referentes ao CT-e ou NF-e para gerar o MDF-e.

Botão + Motoristas

Ao clicar neste botão abrirá a tela “Motoristas”, que possibilitará incluir mais motoristas referentes ao CT-e ou NF-e para gerar o MDF-e.

Informações para a Geração

Dt. Emissão

Informar a data de emissão utilizada para gerar o documento de MDF-e. O campo vem preenchido com a data atual.

Série

Informar a série para realizar a geração do MDF-e.

Através da série informada o sistema irá buscar o número e o modelo do documento de MDF-e. O valor inicial da série é a resposta do Parâmetro "1 - Série padrão para geração do MDF-e". As séries são cadastradas no programa Cadastro de Séries (FFAT0100).

A série deve estar entre 1 e 999 e deve utilizar o modelo 58.

Emissão

Selecionar o tipo de emissão do MDF-e. As opções são: Normal e Contingência.

Emitente

Selecionar o tipo de emitente do MDF-e. As opções são: Prestador de Serviço e Transportador Carga Própria.

Tp. Transp.

Selecionar o tipo do transportador. As opções disponíveis são: ETC, TAC e CTC.

Campos da Seleção de MDF-e

Selecionar Todos

Checkbox: Marcar para que sejam selecionados todos os registros para geração do MDF-e. Caso o resgistro não possa ser selecionado ficará desmarcado.

Selecionar

Checkbox: Possibilita selecionar somente os registros desejados para a geração do MDF-e.

Importante

Quando um documento for selecionado, e para este documento, nenhuma nota estiver selecionada, todas as notas serão selecionadas, se possível, e quando pelo menos uma nota for selecionada, este documento será selecionado.

O registro não será selecionado quando: Dois documentos MDF-e forem selecionados para a mesma placa com duas UFS de destino diferentes na mesma geração.

Exemplo

O campo Qtde. Documento for igual ao campo Qtde. Doc. Util., pois significa que os documentos informados para este manifesto já fazem parte de outro documento de manifesto.

O documento de MDF-e não tiver nenhuma nota fiscal selecionada.

UF Rem.

Mostra a UF que o documento fiscal foi emitido. Quando este documento for um conhecimento de transporte o sistema irá buscar a UF do remetente informado no programa de Manutenção de Conhecimento de Transporte Eletrônico (FFAT0260). Quando for uma nota fiscal a UF virá da empresa emitente do documento.

UF Dest.

Mostra a UF destino do documento fiscal. Quando o documento for um conhecimento de transporte o sistema irá buscar a UF do destinatário no programa de Manutenção de Conhecimento de Transporte Eletrônico (FFAT0260). Quando for uma nota fiscal a UF será do estabelecimento de entrega no cadastro da nota fiscal.

Veículo

Mostra a placa do veículo que fará o transporte do documento.

Quando o documento for um conhecimento de transporte o sistema irá exibir a placa do veículo informado na pasta Rodoviário do programa de Manutenção de Conhecimento de Transporte Eletrônico (FFAT0260).

Caso for cadastrada mais de uma placa para o conhecimento a placa exibida será a do veículo de tração.

Quando for uma nota fiscal o sistema irá exibir a placa cadastrada nos dados para transporte.

Quando não for informada placa na nota ou não forem informados veículos no conhecimento, será mostrada a placa informada na tela de Documentos sem Vínculo.

Se for selecionado o modal "aquaviário" esse campo ficará como Navio.

Qtde. Document.

Mostra as quantidades de documentos com as mesmas UF remetente, destinatário e placa de veículo que foram gerados MDF-e. Neste campo serão exibidos documentos que já foram utilizados e documentos ainda pendentes.

Qtde. Doc. Util.

É a quantidade de documentos com a mesma UF remente, UF destinatário e placa de veículo que já foram gerados MDF-e. Esta informação é útil para verificar quantos documentos já foram utilizados na geração do MDF-e em relação a consulta que foi realizada.

Tp. Veículo

Mostra qual veículo está fazendo o transporte dos documentos. Esta informação é cadastrada no campo Tipo do programa Cadastro de Veículos (FPLC0100).

Se for selecionado o modal "aquaviário" esse campo não será exibido.

Rota

Selecionar a rota para que sejam utilizadas as UFs de percurso do estado origem até o estado destino. Não há necessidade de informar a rota quando o estado destino fizer fronteira com o estado origem.

Para as notas fiscais de saída será buscado automaticamente a rota informada na carga quando existir.

Para notas sem a rota informada na carga e conhecimentos de transporte será verificado se existe uma rota cadastrada no sistema com UF origem e UF destino iguais às UFS do documento de MDF-e que será gerado. Quando encontrar irá trazer esta rota automaticamente.

Botão Seguro

Possibilita informar os responsáveis pelo seguro. Busca os responsáveis informados no Cadastro de Regras de Seguro (FFAT0124) válidos na data de geração do MDF-e.

Botão Seguro

Resp. Seguro

Informar o responsável pelo Seguro.

CNPJ/CPF Resp.

Informar o CNPJ ou CPF do Responsável pelo Seguro.

Seguradora

Informar o nome da seguradora.

CNPJ Seg.

Informar o CNPJ da Seguradora.

Nro. Apólice

Informar o número da apólice.

Nro. Averbação

Informar o número da averbação.

Botão “Importação Automática”

Realiza a importação dos números de averbações à partir de arquivos XMLs de retorno da AT&M. Ao clicar no botão será aberta uma janela do Windows para seleção de arquivos. Permite selecionar um ou mais arquivos por vez. A seleção de arquivos já vem posicionada na pasta indicada no parâmetro “17 - Pasta padrão para busca de XMLs para importação do número da averbação” da categoria “Parâmetros do manifesto de documentos fiscais”.

Checkbox “Buscar todos os XMLs”

Quando marcado indica que, ao clicar em “Importação Automática”, o sistema irá buscar todos os XMLs presentes na pasta, sem realizar filtro nenhum. Quando DESMARCADO, serão filtrados apenas os arquivos que possuírem em algum trecho de seus nomes os números dos documentos fiscais selecionados na geração do MDFe e também, dentro desses arquivos, as tags “Numero” e “Serie” precisam ser correspondentes aos números e séries dos documentos fiscais do MDFe.

Botão CIOT

Possibilita informar os responsáveis pelo seguro. Busca os responsáveis informados no Cadastro de Regras de Seguro (FFAT0124) válidos na data de geração do MDF-e.

Botão CIOT

CIOT

Informar o Código Identificador da Operação de Transporte.

CNPJ/CPF Resp.

Informar o CNPJ ou CPF do Responsável pela geração do CIOT.

Percursos

Possibilita selecionar o percurso mais utilizado, baseado em MDF-es emitidos anteriormente para as mesmas UF remetente e UF destinatário. Este botão será habilitado quando não houver rota informada e a UF do remetente for diferente da UF do destinatário, desde que as mesmas não sejam vizinhas.

Botão Mais Percursos

Possibilita selecionar novos percursos sugeridos pelo Sistema. Este botão será habilitado quando não houver rota informada e a UF do remetente for diferente da UF do destinatário, desde que as mesmas não sejam vizinhas.

Botão Produto Pred.

Permite informar o produto predominante, que será obrigatório para MDF-e em que o emitente seja “Prestador de Serviço”.

Obs.: Caso o produto predominante não foi informado na geração, antes do envio do XML pela Console, será possível incluí-lo na Manutenção do MDF-e (FFAT0269) através da aba “Produto Pred.”.

Botão Produto Pred.

Produto Predominante

Permite informar o tipo de carga conforme resolução da ANTT nº 5.849/2019 e também o item, descrição, NCM e código de barras do produto predominante que está sendo transportado na carga.

Obs.: O Sistema irá sugerir um item, caso seja clicado no botão “Produto Pred.”, porém ele pode ser alterado pelo usuário.

Carregamento

Permite informar o CEP do local de carregamento do produto predominante, ou na falta deste, pode-se informar a latitude e a longitude.

Descarregamento

Permite informar o CEP do local de descarregamento do produto predominante, ou na falta deste, pode-se informar a latitude e a longitude.

Tela Seleção de Notas Fiscais e Conhecimentos

Selecionar Todos

Checkbox: Marcar para que sejam selecionados todos os registros para geração do MDF-e. É necessário ter ao menos um documento selecionado para gerar o MDF-e.

Selecionar

Checkbox: Possibilita marcar somente os documentos desejados para fazerem parte do MDF-e.

Importante

Quando a nota fiscal já estiver vinculada a um documento de MDF-e não será possível selecioná-la e será exibida uma mensagem.

Chave de Acesso

Mostra o número da chave de acesso da nota fiscal ou conhecimento de transporte, conforme o campo Tipo.

Número

Mostra o número da nota fiscal ou conhecimento de transporte, conforme o campo Tipo.

Mês

Mostra o mês identificado na chave de acesso da nota fiscal ou conhecimento de transporte.

Descrição

Mostra a descrição do cliente.

Tipo

Mostra o tipo de documento consultado. As opções são: CT-e (conhecimento de transporte eletrônico) e NF (nota fiscal avulsa e NF-e (nota fiscal eletrônica).

Reent.

Checkbox. Marcar para indicar reentrega.

Núm. MDF-e

Mostra o número do MDF-e que a nota ou conhecimento está vinculado.

O número da MDF-e será exibido quando um MDF-e já estiver sido gerado para o documento e uma nova consulta estiver sido realizada para este documento.

Para visualizar documentos que já foram gerados o checkbox Desconsiderar Gerados da tela Geração do MDF-e deve estar desmarcado.

Série

Mostra a série utilizada no MDF-e.

Dt. Geração

Mostra a data que o MDF-e foi gerado.

Usuário

Mostra o nome do usuário que gerou o MDF-e.

Botão Gerar

Ao clicar neste botão o sistema irá verificar se alguma informação do bloco de Seleção de MDF-e foi marcado para gerar o MDF-e. Caso nenhuma opção estiver selecionada o sistema irá cancelar a geração e exibirá uma mensagem de bloqueio.

Após a geração do MDF-e, os arquivos XML serão copiados para o diretório informado.

Ao finalizar a geração o sistema irá exibir uma mensagem que exibe o número do documento e a quantidade de documentos vinculados a cada MDF-e, após, irá retornar para tela de Geração do MDF-e.

Importante

A geração do MDF-e contempla somente o modal rodoviário.

A geração do MDF-e não contempla:

Controle de lacres da carga;

Informações referentes ao vale pedágio.

Botão Produtos Perigosos

Possibilita informar os dados dos produtos classificados pela ONU como perigosos.

Botão Produtos Perigosos

Num.ONU/UN

Informar o número ONU/UN.

Nome Embarque

Informar o nome apropriado para embarque do produto.

Classe e Risco

Informar a classe ou subclasse/divisão, e risco subsidiário/risco secundário.

Grupo Embalagem

Informar o grupo de embalagem.

Qtde. Tot. Produto

Informar a quantidade total por produto.

Qtde. Tipo Volume

Informar a quantidade e o tipo de volumes.