Consulta de Pedido de Venda (CPDV0410 PDV)¶
Conhecer o Programa¶
Este programa possibilita consultar pedidos de vendas e dados do pedido de venda, conforme seleção na tela.
Campo a Campo¶
Campo a campo
Pedido
Informar o número do pedido desejado para consulta ou selecionar os pedidos pela lista de valores. Para informar mais de um pedido é necessário separá-los com vírgula.
Origem
Origem
Escolher a origem do(s) pedido(os) de venda(s) selecionados. As opções são:
Assistência
Pedido de assistência técnica cadastrado no programa Gera Pedido de Assistência Técnica (FASS0202).
Cópia
F6 e F4 copia e cola.
Dependente
Um único pedido de venda é dividido em vários pedidos dependentes deste pedido, quando seus itens são produzidos por empresas distintas, conforme cadastro no programa Desmembra Pedidos (FPDV0235).
Também é utilizado para desmembrar o pedido em dois, quando o pedido tiver itens com ICMS ST e itens sem ICMS ST, dividindo em dois pedidos, um com os itens que possuem e outro com os itens que não possuem ICMS ST. Este último fica com o campo Origem igual a "Dependente".
EDI
Pedido gerado a partir de um EDI (Troca Eletrônica de Documentos).
Exportação
Pedido cadastrado no módulo de Exportação.
FoccoLOJAS
Cadastrado no FoccoLOJAS.
FoccoMOBILE
Cadastrado no FoccoMOBILE.
FoccoWEB
Cadastrado no FoccoWEB.
Importado
Pedido importado pelo programa Importação de Pedidos (layout configurável) (FPDV0237 PDV) ou pelo programa Importação de Pedidos via Arquivo (FPDV0221).
Inter-Fábrica
Pedido gerado pelo processo Inter-Fábrica.
Normal
Pedido normal cadastrado no FoccoERP.
Reserva
Para fazer uma reserva de estoque para o pedido. Utiliza o programa reserva de Estoque para Pedidos (FPDV0242).
Dt. Emissão
Data em que o pedido foi emitido (impresso). Selecionar o intervalo de datas de emissão desejado para realizar a consulta. Caso não for informado o sistema traz uma data de intervalo default. As datas devem ser separadas com o sinal "|" (até).
Ordem de Compra
Informar o(s) número(s) da(s) ordem(ns) de compra do cliente ou pesquisar entre as ordens cadastradas no pedido de venda.
No parâmetro "17 - Prompt Para O Campo: Ordem De Compra", nos parâmetros do pedido de venda, é possível definir o nome (descrição) do campo para visualização nas consultas, cadastros e relatórios.
Cliente(s)
Informar um cliente ou um intervalo de clientes para pesquisar os pedidos relacionados a eles.
Tipo: Selecionar o tipo de seleção do cliente, caso a resposta seja código, no campo cliente deve ser digitados o(s) código(s) do cliente, caso seja descrição no campo cliente deve-se digitar a descrição do(s) cliente(s) desejado(s).
Cli Estatístico(s)
Informar o(s) cliente(s) estatístico(s) financeiro(s). Pode-se informar um intervalo de clientes separando por vírgula. O cliente estatístico financeiro esta vinculado ao cliente no cadastro de cliente (FCLI0200), na pasta Est. Financeiro.
Tipo: Selecionar o tipo de seleção do cliente estatístico.
Se a opção for "Código", no campo Cli Estatístico(s) deve(m) ser inserido(s) o(s) código(s) do cli. Estatístico(s).
Se a opção for "Descrição", no campo Cli Estatístico(s) deve-se digitar a descrição do(s) cliente(s) estatístico(s) desejado(s).
Estabelecimento(s)
Esta opção só será habilitada quando informado cliente, pois será possível selecionar os estabelecimentos cadastrados no Cadastro do Cliente (FCLI0200), pasta Estabelecimento.
Tipo: Escolher o tipo de seleção do estabelecimento. As opções são:
Entrega: São listados somente os estabelecimentos de entrega.
Cobrança: São listados somente os estabelecimentos de cobrança
Faturamento: São listados somente os estabelecimento de faturamento.
Representante(s)
Informar o(s) representante(s) que se deseja pesquisar os pedidos.
Item(ns)
Informar um item ou um intervalo de itens caso desejado pesquisar os pedidos por item.
Máscara
Esta opção só estará habilitada quando o item informado for configurado, a mesma é utilizada para listar os pedidos/itens que possuem itens da configuração (máscara) informada.
Botão Configurados
Caso o item informado seja configurado, através deste botão é possível selecionar uma resposta para as características do item no configurador e assim são listados os pedidos que possuem itens com estas respostas de características em sua configuração (máscara).
Código da característica: Informar o código da característica do item configurado conforme cadastrado no programa Manutenção de Características do Item (FENG0107).
Operador: Indicar como será aplicada a resposta da característica.
Respostas Possíveis para a Característica: Selecionar a resposta para a característica conforme a necessidade.
Botão Confirma: Confirma os dados informados e a consulta será com base nestas informações.
Botão Apaga: Apaga os dados informados.
Botão Cancela: Cancela a consulta do botão sem realizar nenhuma alteração.
Dt. Entrega
Selecionar um intervalo de datas de entrega desejado para realizar a consulta (a data de entrega pode ser calculada pelo processo de promessa de entrega). Caso não seja informado o sistema traz um intervalo de datas padrão. As datas devem ser separadas com o sinal "|" (até).
Dt. Entrega Cli.
Selecionar um intervalo de datas de entrega de cliente (as datas de cliente são informadas manualmente no pedido de venda). As datas devem ser separadas com o sinal "|" (até).
Dt. Digitação
Selecionar um intervalo de datas de digitação (data que o pedido foi digitado) desejado para realizar a consulta. Caso não for informado o sistema traz um intervalo de datas padrão. As datas devem ser separadas com o sinal "|" (até).
Valor do Pedido
Selecionar a forma como são listado os valores do pedido/itens de venda, com valores de ICMS ou desconsiderando (subtraindo) os valores de ICMS. O padrão é com ICMS.
Transportadora(s)
Informar transportadora(s) para realizar a consulta de pedidos por transportadora. Para informar mais de uma separar com vírgula.
Tipo: Selecionar o tipo de seleção da transportadora.
Se a opção for Código, no campo Transportadora(s) deve(m) ser digitados o(s) código(s) da transportadora(s).
Se a opção for Descrição, no campo Transportadora(s) deve ser digitada a descrição da(s) transportadora(s) desejada(s).
Data da Carga
Selecionar uma das opções ou informar manualmente uma data para pesquisar pedido/itens que estão em carga nesta data.
Carga(s)
Informar o número da carga desejada para realizar a pesquisa de pedidos/itens.
Divisão Venda
Informar uma divisão de venda para realizar a pesquisa de pedidos/itens.
Tipo: Selecionar o tipo de pesquisa da divisão de venda, pois os itens dos pedidos podem possuir divisão de venda diferente da divisão de venda informada na capa do pedido.
Se a opção for Itens o sistema localiza os pedidos/itens que possuem itens na divisão de venda informada.
Se a opção for Pedido o sistema não verifica os itens e retorna os pedidos que estão na divisão de venda informada.
Classificação(ões)
Informar a classificação de item desejada para realizar a consulta com base em pedidos que possuam itens que pertençam a esta classificação.
Forn. Preferencial
Selecionar o fornecedor preferencial para o sistema listar os pedidos de clientes que estiverem marcados como fornecedor e que este fornecedor seja preferencial. Este é cadastrado nos programas Cadastro de Descrições de Itens por Fornecedor (FFOR0201) e Cadastro de Itens por Fornecedor (FFOR0202).
Tipo: Selecionar o tipo de seleção do forn. preferencial.
Se a opção for Código, no campo Forn. Preferencial deve(m) ser digitados o(s) código(s) do forn. preferencial.
Se a opção for Descrição, no campo Forn. Preferencial deve ser digitada a descrição do forn. preferencial desejado(s).
Linha
Informar a linha do item no pedido de venda para selecionar somente os itens desta linha dos pedidos.
Repre.
Informar o código do pedido do representante para localizar o pedido pelo mesmo. Este código é cadastrado na capa do pedido de venda.
No parâmetro "18 - Prompt Para O Campo: Pedido Do Representante", nos parâmetros do pedido de venda, permite definir o nome (descrição) do campo para visualização nas consultas, cadastros e relatórios.
Região
Informar a região do representante vinculado ao cliente dos pedidos que serão consultados.
Microrregião
Informar a microrregião do representante vinculado ao cliente dos pedidos que serão consultados.
Cond. Pgto
Informar a condição de pagamento pela qual são pesquisados pedidos de venda.
Posição
Utilizada para consultar os pedidos de venda conforme a posição do pedido. As opções são:
Todos: Lista todos os pedidos.
Todos /Menos Cancelados: Lista os pedidos desconsiderando os pedidos que foram cancelados.
Atendidos: Lista todos os pedidos que já foram atendidos, ou seja faturados.
Parcialmente Atendidos: Lista todos os pedidos que possuem itens que foram faturados parcialmente (quantidade menor que a que estava no pedido de venda).
Pendentes: Lista os pedidos que possuem itens atendidos e itens pendentes.
Cancelados: Lista os pedidos que foram cancelados, não serão mais produzidos/vendidos.
Parcialmente Cancelados: Lista os pedidos que possuem itens que foram cancelados, não serão mais produzidos/vendidos e itens que ainda serão produzidos e vendidos.
Tipo de Nota
Informar este campo caso se deseja pesquisar os pedidos pelo tipo de nota.
Dt. Liberação
Informar o intervalo de datas de liberação dos pedidos caso se deseja localizar o pedido pela sua data de liberação no comercial e ou financeiro.
Grupo Comercial
Informar este campo caso se deseja visualizar os pedidos que pertencem a um dos grupos cadastrados no programa Cadastro do Grupo Comercial (FCLI0112) e é utilizado para criar um grupo de clientes.
Fatura(s)
Informar a fatura exportação desejada para pesquisar itens relacionados à fatura.
Situação
Informar a situação do pedido de venda que se deseja filtrar na pesquisa:
Bloqueados: São os pedidos que, por algum motivo, estão bloqueados no comercial, financeiro ou engenharia.
Liberados: São os pedidos que já foram analisados e liberados
Não Analisados: São os pedidos que necessitam de análise comercial.
Nota(s)
Informar uma nota para selecionar os pedidos de venda relacionados à nota informada, no caso pedidos que já tenha sido faturados.
Receita
É um indicador do tipo de nota. As opções são:
Todos: O sistema localiza todos os pedidos.
Receita: O sistema localiza todos os pedido vinculados à nota fiscal que gerou receita.
Não Receita: O sistema localiza os pedidos vinculados à nota que não gerou receita.
Processo(s) Exp.
Permite selecionar um ou mais processos de exportação, restringindo assim a busca dos pedidos de venda para considerar somente pedidos vinculados aos processos informados.
Faturamento
Comercial
Situação do pedido de venda na análise comercial de faturamento. As opções disponíveis são:
Todos: Lista todos os pedidos.
Liberado: Lista somente os pedidos liberados no comercial.
Bloqueado: Lista somente os pedidos bloqueados no comercial.
Financeiro
Situação do pedido de venda na análise financeira de faturamento. As opções disponíveis são:
Todos: Lista todos os pedidos.
Liberado: Lista somente os pedidos liberados no financeiro.
Bloqueado: Lista somente os pedidos bloqueados no financeiro.
Itens
Engenharia
Situação dos itens na análise da engenharia do pedido de venda. As opções disponíveis são:
Todos: Lista todos os pedidos.
Liberado: Lista somente os pedidos liberados na engenharia.
Bloqueado: Lista somente os pedidos bloqueados na engenharia.
Processo
Situação dos itens na análise de processo do pedido de venda. As opções disponíveis são:
Todos: Lista todos os pedidos.
Liberado: Lista somente os pedidos liberados no processo.
Bloqueado: Lista somente os pedidos bloqueados no processo.
Comercial
Situação dos itens na análise do comercial do pedido de venda. As opções disponíveis são:
Todos: Lista todos os pedidos.
Liberado: Lista somente os pedidos liberados no comercial.
Bloqueado: Lista somente os pedidos bloqueados no comercial.
Bloqueado Em Alguma Situação
Checkbox. Verifica se o pedido possui algum bloqueio em todas as opções de análise de pedido e de itens.
Quando este checkbox for marcado, todos os campos de situação são desabilitados, com exceção do campo Todos que é automaticamente marcado, não permitindo alteração.
Quando o campo Bloqueado Em Alguma Situação for desmarcado, os campos voltam a ficar habilitados e navegáveis como anteriormente.
Na Grade
Legenda
Indica algumas posições do Pedido de Venda, preenchendo o fundo da linha da grade conforme as cores abaixo:
Verde: Pedido de faturamento antecipado - sem Nota Fiscal de Faturamento Antecipado gerada.
Vermelho: Pedido de remessa de faturamento antecipado - com Nota Fiscal de Faturamento Antecipado gerada e sem Nota de Remessa gerada.
Amarelo: Pedido de Remessa de Faturamento antecipado, atendido parcialmente - Nota de Remessa gerada, porém, com parte da quantidade do pedido.
Laranja: Pedido atendido parcialmente.
Emp.
Informa o código da empresa em que o pedido está sendo consultado.
Cliente/Estabelecimento
Descrição do estabelecimento do cliente onde o pedido foi realizado, conforme Cadastro do Cliente, pasta Estabelecimentos.
Pedido
Número do pedido de venda consultado.
Ordem De Compra
Número da ordem de compra, conforme informado no pedido de venda.
Total
Valor total do pedido com IPI. O ICMS será ou não considerado dependendo da resposta do campo Valor do Pedido.
Entrega
Data de entrega do pedido, conforme calculado na promessa de entrega, caso a empresa possua o módulo implementado, do contrário pode ser a data sugerida pelo sistema ou ainda pode ser com base no campo Dias Mínimos para Entrega do Cadastro do Cliente (FCLI0200), pasta Divisão de Venda.
Emissão
Data em que o pedido de venda foi emitido/impresso.
Posição
Mostra a seleção feita no campo Posição da capa.
Cond. Pgto.
Mostra a forma que o cliente realizará o pagamento, conforme informado no pedido de venda.
Volumes
Mostra a quantidade de volumes dos itens (soma de todos os itens/volumes do pedido) conforme Cadastro do Item, pasta Comercial, campo Fator de Conv. Volumes.
Peso Brut. Pedido
Mostra o peso bruto (peso do item com a embalagem) de todos os itens do pedido, conforme Cadastro do Item, pasta Engenharia, campo Peso Bruto.
Peso Líq. Pedido
Mostra o peso líquido (peso do item sem a embalagem) de todos os itens do pedido, conforme Cadastro do Item, pasta Engenharia, campo Peso Líquido.
Cubagem Pedido
Mostra a cubagem (quantidade/tamanho dos itens em metros cúbicos) de todos os itens do pedido, conforme Cadastro do Item, pasta Engenharia, campo Peso Cubagem.
Representante
Mostra o representante do pedido de venda, conforme Cadastro do Cliente, pasta Representante.
Dt. Digitac.
Mostra a data em que o pedido foi digitado.
Situação
Situação do pedido de venda: Bloqueado ou Liberado. Para consultar o motivo do bloqueio dar um duplo clique sobre o campo.
Ped. Repres.
Mostra o número do pedido do representante, caso o mesmo tenha sido informado no campo Ped. Repres., no Cadastro do Pedido de Venda.
Tabela de Venda
Traz a tabela de venda informada no Cadastro do Pedido de Venda. Se informada a Tabela de Venda (FPRV0200) e o item possuir valores no Cadastro do Preço da Tabela de Vendas (FPRV0201) estes valores não precisaram ser digitados no pedido, virão automaticamente deste cadastro.
Tipo NF Padrão
Mostra o tipo de nota informado no pedido de venda. Ao dar um duplo clique com o mouse sobre este campo, será exibida uma tela com o resumo dos tipos de Notas Fiscais utilizados no pedido de venda selecionado.
Tipo Imposto
Selecionar o tipo de imposto do pedido. Completa o campo automaticamente com o tipo de imposto do Cadastro do Cliente (FCLI0200). Este tipo de imposto é utilizado para cálculos de ICMS e IPI no pedido.
Este campo só poderá ser alterado se o parâmetro "29 - Permite Alterar O Tipo De Nota E O Tipo De Imposto", dos pedidos de venda, estiver com "S".
Origem
Origem do pedido de venda. Mostra a seleção feita na capa.
Moeda
É utilizada somente quando o pedido for de exportação. Mostra a moeda conforme Cadastro do Pedido de Venda.
Origem Inicial
Mostra a origem inicial do pedido, caso a origem do mesmo tenha sido alterada estará diferente do campo Origem, citado anteriormente.
%Margem
Mostra o percentual da margem de lucro do pedido de venda. Conforme cálculo do programa Geração da Margem de Contribuição (FCST0254).
Botão Básico
Permite visualizar em uma única tela os dados completos da capa do pedido de vendas. Tela somente para visualização, não permite alterações.
Botão Botão Transporte
Permite visualizar os dados da transportadora/ transportadora redespacho do pedido de venda.
Botão Desc./Acresc.
Descontos / Acréscimos
Permite visualizar a política de desconto e acréscimo do pedido de venda. As políticas são cadastradas no Cadastro de Políticas de Desconto (FPDV0108) e Cadastro de Políticas de Acréscimo (FPDV0109).
Retenções
Permite visualizar o valor de retenções de impostos cálculados para o pedido de venda. O cálculo de retenções é realizado conforme a configuração de "Retenção de Impostos" do Cadastro de Tipos de Notas Fiscais de Saída (FPDV0103), sendo possível realizar a retenção dos impostos IR, PIS, COFINS, CSLL, INSS e ISS. A retenção será realizada conforme o percentual informado no tipo de nota, quando o indicador de onde será retido o imposto estiver selecionado como "Nota", impactando diretamente no valor final do pedido.
Botão Adicionais
Abre a mesma tela dos adicionais do Pedido de Vendas, porém, apenas para consulta, não é permitido realizar alterações.
Botão Comissões
Abre tela com as informações das comissões da capa do Pedido de Vendas.
Observação
Somente pode ser aberta esta tela de comissões se o usuário em questão tiver permissão para acessar os programas: Cadastro de Pedido de Venda (FPDV0200 PDV); Cadastro de Orçamentos (FPDV0200 ORC); Cadastro de Faturas (FEXP0200).
Botão Observação
Utilizado para consultar as observações do pedido de venda.
Botão Itens
Utilizado para consultar os itens do pedido de venda, histórico, valores, etc.
Botão Totais
Permite que sejam visualizados os totais referente a todos os pedidos consultados, totais de valores e pesos. Para consultar os Totais dos Pedidos com Moeda Estrangeira é necessário clicar no neste botão Totais e em seguida no botão Moeda Estrangeira. O botão Moeda Estrangeira somente estará disponível se todos os itens do pedido consultado estiverem em moeda estrangeira.
Botão Forma de Pagto
Permite consultar a forma de pagamento para o PDV, caso esta tenha sido informada no pedido de venda.
Campos deste botão:
Forma de Pagamento
Mostra a forma de pagamento para o PDV informada no pedido de venda.
Valor
Mostra o valor informado para a forma de pagamento no pedido de venda.
Total de Pagamento
Mostra o valor total de pagamentos informados no pedido de venda.
Botão OK
Retorna para a tela principal.
Botão Desoneração
Botão Desoneração
Permite consultar a desoneração caso algum item do pedido possua um tipo de nota que obriga que seja informado o motivo de desoneração. A desoneração é cadastrada no pedido de venda.
Campos deste botão:
Tipo de Nota
Mostra o tipo de nota informado no pedido de venda.
CST
Mostra o CST do tipo de nota.
Motivo de Desoneração
Mostra o motivo de desoneração do CST.
Botão OK
Retorna para a tela principal.