Relatório de Custos Industriais dos Itens (FCST0350)¶
Conhecer o Programa¶
Este programa permite listar os custos industriais, dividindo os custos do item e dos componentes com os percentuais para uma análise detalhada.
Possui a opção de listar o resumo dos materiais agrupados com seus custos unitários e totais, junto com o percentual que cada item representa sobre o custo total do item. Lista também a última compra do item com o valor unitário de compra e o fornecedor deste item.
Neste relatório existe a opção de listar o resumo das operações agrupadas pela operação e centro de trabalho.
Para uma melhor visão dos custos é possível listar junto com os resumos a estrutura de produto com seus custos e roteiros de fabricação.
As informações listadas no relatório são geradas no momento da execução do relatório buscando os dados reais e atuais e não informações já geradas, por este motivo não é necessário realizar o cálculo do custo standard.
Campo a Campo¶
Campo a Campo
Item
Selecionar apenas os itens que se deseja listar. Os itens respeitarão a quebra por classificação. Se for informada uma ou mais classificações e um item que não está cadastrado nestas classificações, no relatório serão somente impressas a classificações escolhida nos filtros, nenhum item será listado.
Tipo
Selecionar se o tipo de escolha para informar no campo Item será:
Código: Para aparecer na tela de seleção o código do item (opção padrão).
Descrição: Para aparecer na tela de seleção o nome/ descrição do item.
Configurado
Selecionar a configuração do item. Campo habilitado quando há um só item selecionado no campo Item e o mesmo for um item configurado.
Botão Config.
Abre a tela do Configurador de Produto. Botão habilitado quando há um só item selecionado no campo Item e o mesmo for um item configurado.
Class.
Indica o tipo de classificação a ser exibida no campo Class. Item.
Class. Item
Aparecem apenas os itens do tipo de classificação escolhido no campo Class.. A classificação escolhida neste campo será utilizada para aplicar a regra em questão para todos os itens pertencentes a ela, evitando cadastrar item a item a mesma regra que é genérica. Para cada classificação serão listados os itens e as máscaras que fazem parte da classificação.
Data Efetiv.
Informar a data a ser considerada para os cálculos de custos. Esta data será utilizada como base para buscar os valores de estrutura de produto, roteiro de fabricação e custos, validos para o dia informado.
Tipo do Custo
Informar o tipo de custo que será utilizado para o cálculo das matérias primas que compõem o item. As opções são:
Custo Material: Utiliza o Valor de Reposição + Frete - Impostos, conforme está respondido os parâmetros do módulo de custos. (está é a opção default).
Custo Médio: Utiliza o Custo Médio conforme a movimentação do Item. Considerado apenas para os itens filhos que compõem a Estrutura PADRÃO do Produto na Engenharia de Materiais, conforme Data de Efetividade.
Observação
A opção de impressão no Tipo de Custo = CUSTO MÉDIO, serve apenas para buscar o Custo Médio Unitário dos Itens Comprados, ou seja, para os itens filhos. O sistema considerará a Estrutura de Produto Padrão da engenharia referente as quantidades. Por isso, o custo do item pai demonstrado no relatório de Custos Industriais poderá ser diferente do custo médio que consta no Extrato do Item pai, que é originado da Valorização das Ordens de Fabricação, a qual considera as movimentações dos consumos realizados, onde a quantidade pode ser diferente da planejada, e também as requisições podem ocorrer em datas diferentes com custo médio dos insumos diferentes.
Exemplo: FCST0350 = (Qtde 1 x 0,4308) + (Qtde 1 x 0,1479) = R$ 0,5887
FEST0401 = R$ 1,5910 (proveniente da valorização de ordens)
Roteiro
Selecionar o tipo de roteiro de fabricação que foi previamente cadastrado no programa Cadastro do Roteiro de Fabricação (FENG0202). As opções são:
Padrão: Selecionar esta opção para listar o roteiro padrão do item.
Alternativo1, Alternativo2, Alternativo3, Alternativo4, Alternativo5, Alternativo6, Alternativo7, Alternativo8, Alternativo9 e Alternativo10: O item pode possuir roteiros de fabricação alternativo, estas opções devem ser selecionas para listar o roteiro alternativo desejado.
Formação do Custo
Selecionar a opção referente aos valores que serão utilizados para compor o custo do item. As opções são:
Custeio Direto + MOI + GGF + GGV: Se selecionada esta opção o sistema irá somar ao Custeio Direto a Mão de Obra Indireta (MOI) os Gastos Gerais Fixos (GGF) e os Gastos Gerais Variáveis (GGV). O custeio direto é composto pelo valor dos materiais mais a Mão de Obra Direta (MOD) e a Mão de Obra de Terceiros (MOT).
Custeio Integral: Se selecionada esta opção o sistema irá somar o custo dos materiais, a Mão de Obra Direta (MOD), Mão de Obra de Terceiros (MOT), Mão de Obra Indireta (MOI), Gastos Gerais de Fabricação (GGF), Gastos Gerais Variáveis (GGV) e as Incidências Administrativas.
Opções de Listagem
Listar Resumo de Materiais
Checkbox. Quando marcado lista o resumo das matérias primas da estrutura de produto. O resumo dos Materiais consiste em agrupar as matérias-primas que compõem o item, listando a Quantidade total, o Custo Unitário utilizado, o Custo Total (Qtde. * Custo Unit.) e o percentual que o custo total representa sobre o total do custo do item. Para cada item, será listado a última Nota Fiscal de Compra, com o preço unitário e o custo unitário, junto com o Fornecedor e seu indicador preferencial.
Ordenação Materiais
Ordenação do Resumo de materiais. Somente estará habilitado quando o checkbox Listar Resumo de Materiais estiver marcado.
Listar Resumo de Operações
Checkbox. Quando marcado, lista o resumo das operações da estrutura de produto. O resumo das operações consiste em agrupar todas as operações e centros de trabalho iguais de todos os itens fabricados da estrutura de produto, somando os valores de MOD, MOT, MOI, GGF, GGV, Incidências Administrativas Gerais, Incidências Administrativas de Vendas e Incidências Administrativas de Exportação.
Para cada valor, possui o % que o mesmo exerce sobre o custo total do item e um Total Geral para cada operação.
Lista um totalizador para cada campo e seus % sobre o custo total do item.
Listar Custo Máquina / Homem
Checkbox. Quando marcado, faz um detalhamento dos valores por centro de custo Máquina e Homem.
Somente estará habilitado quando o checkbox Listar Resumo de Operações ou Listar Roteiro de Fabricação estiverem marcados.
Ordenação Operações
Ordenação do Resumo de Operações. Somente estará habilitado quando o checkbox Listar Resumo de Operações estiver marcado.
Listar Estrutura de Produtos c/Custo
Checkbox. Quando marcado, lista a estrutura de produto com seus custos conforme tipo de estrutura selecionado.
Listar Roteiro de Fabricação
Checkbox. Quando marcado, lista o roteiro de fabricação para os itens fabricados que possuírem roteiro. Somente estará habilitado quando o checkbox Listar Estrutura de Produtos c/Custo estiver marcado.
Esta opção valerá para ambos os tipos de estrutura de produto (analítica e sintética) e sua exibição será a mesma. A soma do roteiro de fabricação é exatamente o valor da linha Item.
Nível
Este campo serve para informar até que nível será listada a estrutura de produto. Utilizado somente para exibição, não será levado em consideração para o cálculo do custo (o cálculo sempre descerá toda a estrutura até o último nível que é o nível dos itens comprados).
Exemplo
1) Se o campo estiver nulo, não listará nenhum nível da estrutura.
2) Se o campo estiver com o valor 0 (zero), listará somente o nível zero da estrutura, que é o item pai.
3) Se o campo estiver com o valor 1 (um), listará até o nível 1 (um) da estrutura de produto e assim por diante.
Tipo Estrutura
Selecionar o tipo de estrutura de produto para listar no relatório. Somente estará habilitado se o checkbox Listar Estrutura de Produto c/Custo estiver marcado. Opções:
Estrutura Sintética: A estrutura de produtos com custos sintética consiste em listar somente o valor total dos custos. As quantidades sempre estarão resolvidas pela hierarquia dos níveis, sendo listada a quantidade unitária e a quantidade total. Os demais campos de custos sempre são multiplicados pela quantidade total do item.
Estrutura Analítica: As informações dos custos, nesta listagem da estrutura, estão divididas nos custos do próprio item, dos componentes e o total.
Na linha dos Itens, se o item for fabricado os custos contidos são os valores do roteiro de fabricação do próprio item, este não possuirá valor material. Se o item for comprado possuirá somente o custos material, não possuirá valores operacionais.
Os custos dos componentes é a soma dos custos dos itens de todos os níveis abaixo. Pode ser validado também, somando o campo Total dos itens filhos imediatos. Se o item for comprado, não possuirá nenhuma informação dos componentes, visto que um item comprado é o último nível da estrutura. O campo Total é a soma dos custos do item com os custos dos componentes.
Campos do Relatório
Nvl
Nível do item na estrutura de produto. O pai sempre será o nível zero, crescendo a cada nível que a estrutura desce.
Item
Código do Item que compõe a estrutura de produto. Este código estará endentado conforme seu nível na estrutura.
Descrição
Descrição Técnica do item no Cadastro de Itens.
Tp
Tipo do Item cadastrado na pasta Engenharia, do item da estrutura. Pode ser C - Comprado ou T - Terceiro.
Quantidade
Unitária: Esta quantidade é a quantidade cadastrada na estrutura do produto. É a quantidade unitária para fazer um item pai.
Total: Esta quantidade esta resolvida pela hierarquia da estrutura, multiplicando as quantidades do item pai (nível zero) até o item em questão.
UM
Unidade de Medida cadastrada na pasta Estoque do item.
Material
Matérias-Primas utilizadas na fabricação do item.
Valor: Valor unitário de compra do item multiplicado pela quantidade total do item na estrutura.
%: Percentual que o valor material exerce sobre o custo total do item.
MOD
Mão-de-obra Direta empregada na fabricação do item.
Valor: É a soma da multiplicação dos tempos do roteiro de fabricação pela taxa MOD do centro de custo ligado ao centro de trabalho da operação.
%: Percentual que o valor MOD exerce sobre o custo total do item.
MOT
Mão-de-Obra de Terceiros empregada na fabricação do item.
Valor: É a quantidade total do item da estrutura multiplicado pelo preço do serviço de terceiro cadastrado no programa Manutenção de Preços de Serviços de Terceiros (FTER0200).
%: Percentual que o valor MOT exerce sobre o custo total do item.
MOI
Mão-de-Obra Indireta empregada na fabricação do item.
Valor: É a soma da multiplicação dos tempos do roteiro de fabricação pela taxa MOI do centro de custo ligado ao centro de trabalho da operação.
%: Percentual que o valor MOI exerce sobre o custo total do item.
GGF
Gastos Gerais de Fabricação empregados na fabricação do item.
Valor: É a soma da multiplicação dos tempos do roteiro de fabricação pela taxa GGF do centro de custo ligado ao centro de trabalho da operação.
%: Percentual que o valor GGF exerce sobre o custo total do item.
GGV
Gastos Gerais Variáveis empregados na fabricação do item.
Valor: É a soma da multiplicação dos tempos do roteiro de fabricação pela taxa GGV do centro de custo ligado ao centro de trabalho da operação.
%: Percentual que o valor GGV exerce sobre o custo total do item.
Incid. Geral
Percentual de Incidências Administrativas Gerais aplicadas sobre o valor de MOD do item. Este valor é calculado somente quando no "Tipo de Formação do Custo" estiver selecionado a opção "Custeio Integral".
Valor: É a aplicação do percentual de Incidência Administrativa Geral cadastrada no programa Cadastro de Incidências Administrativas (FCST0105) sobre o valor de MOD do item.
%: Percentual que o valor Incid Geral exerce sobre o custo total do item.
Incid. Vendas
Percentual de Incidências Administrativas de Vendas aplicadas sobre o valor de MOD do item. Este valor é calculado somente quando no "Tipo de Formação do Custo" estiver selecionado a opção "Custeio Integral".
Valor: É a aplicação do percentual de Incidência Administrativa de Vendas cadastrada no programa Cadastro de Incidências Administrativas (FCST0105) sobre o valor de MOD do item.
%: Percentual que o valor Incid Vendas exerce sobre o custo total do item.
Incid. Export
Percentual de Incidências Administrativas de Exportação aplicadas sobre o valor de MOD do item. Este valor é calculado somente quando no "Tipo de Formação do Custo" estiver selecionado a opção "Custeio Integral".
Valor: É a aplicação do percentual de Incidência Administrativa de Exportação cadastrada no programa Cadastro de Incidências Administrativas (FCST0105) sobre o valor de MOD do item.
%: Percentual que o valor Incid. Export exerce sobre o custo total do item.
Total
Soma de todos os custos descritos acima, ou seja, é o custo total do item.
Valor: É a soma dos custos de Material, MOD, MOT, MOI, GGF, GGV, Incid. Geral, Incid. Vendas e Incid. Export.
%: Percentual que o valor total exerce sobre o custo total do item.
Críticas do Cálculo de Custos¶
Críticas do Cálculo de Custos
Este processo permite parametrizar as críticas consideradas no cálculo de custos e através destas facilitar a identificação dos fatos geradores das inconsistências no valor calculado para um item.
Acesse este link para saber mais informações sobre as Críticas do Cálculo de Custo.