Ir para o conteúdo

Relatório de Custos Industriais por Classificação (FCST0351)

Conhecer o Programa

Este programa permite listar os itens e seus custos, separando-os por classificação de itens. Para cada item serão listados os custos de material, Mão de Obra Direta (MOD), Mão de Obra de Terceiros (MOT), Mão de Obra Indireta (MOI), Gastos Gerais Fixos (GGF), Gastos Gerais de Variáveis (GGV) e Incidências Administrativa Geral, Incidência Administrativa de Vendas, Incidência Administrativa de Exportação e o Percentual que cada um dos valores exerce sobre o custo total do item.

As informações listadas no relatório são geradas no momento de sua execução, buscando os dados reais e atuais e não informações já geradas, por este motivo não é necessário realizar o cálculo do custo standard.

Campo a Campo

Campo a Campo

Class.

Indica o tipo de classificação a ser exibida no campo Class. Item.

Class. Item

Aparecem apenas os itens do tipo de classificação escolhido no campo Class.. A classificação escolhida neste campo será utilizada para aplicar a regra em questão para todos os itens pertencentes a ela, evitando cadastrar item a item a mesma regra que é genérica. Para cada classificação serão listados os itens e as máscaras que fazem parte da classificação.

Se não informado nada neste campo, serão listadas todas as classificações existentes no sistema. Por ser o principal filtro, sempre lista as classificações, independentemente do que for escolhido no campo Item.

Item

Selecionar apenas os itens que se deseja listar. Os itens respeitarão a quebra por classificação. Se for informada uma ou mais classificações e existir um item que não está cadastrado nestas classificações, no relatório serão impressas as classificações escolhidas nos filtros, nenhum item será listado.

Tipo

Selecionar se o tipo de escolha para informar no campo item será:

Código: Para aparecer na tela de seleção o código do item (opção default).

Descrição: Para aparecer na tela de seleção o nome/descrição do item.

Configurado

Selecionar a configuração do item. Campo habilitado quando há um só item selecionado no campo Item e o mesmo for um item configurado.

Botão Config.

Abre a tela do Configurador de Produto. Botão habilitado quando há um só item selecionado no campo Item e o mesmo for um item configurado.

Data Custo

Informar a data a ser considerada para os cálculos de custos. Esta data será utilizada para buscar os valores de estrutura de produto, roteiro de fabricação e custos.

Tipo do Custo

Informar o tipo de custo que será utilizado para cálculo das matérias primas que compõem o item. As opções são:

Custo Material: Utiliza o valor de reposição + frete - Impostos (esta é a opção default).

Custo Médio: Utiliza o valor conforme a movimentação do item.

Roteiro

Selecionar o tipo de roteiro de fabricação que foi previamente cadastrado no programa Cadastro do Roteiro de Fabricação (FENG0202). As opções são:

Padrão: Selecionar esta opção para listar o roteiro padrão do item.

Alernativo1, Alernativo2, Alernativo3, Alernativo4, Alernativo5, Alernativo6, Alernativo7, Alernativo8, Alernativo9 e Alernativo10: O item pode possuir roteiros de fabricação alternativo, estas opções devem ser selecionas para listar o roteiro alternativo desejado.

Formação do Custo

Selecionar a opção referente aos valores que serão utilizados para compor o custo do item. As opções são:

Custeio Direto + MOI + GGF + GGV: Se selecionada esta opção o sistema soma ao Custeio Direto a Mão de Obra Indireta (MOI) os Gastos Gerais de Fabricação (GGF) e os Gastos Gerais Variáveis (GGV). O custeio direto é composto pelo valor dos materiais mais a mão de obra direta (MOD) e a mão de obra de terceiros (MOT).

Custeio Integral: Se selecionada esta opção o sistema soma o custo dos materiais, Mão de Obra Direta (MOD), Mão de Obra de Terceiros (MOT), Mão de Obra Indireta (MOI), Gastos Gerais de Fabricação (GGF), Gastos Gerais Variáveis (GGV) e as Incidências Administrativas.

Campos do Relatório

Cód. Item

Código do Item que compõe a estrutura de produto. Este código estará endentado conforme seu nível na estrutura.

Descrição

Descrição Técnica do item no Cadastro de Itens.

Tp

Tipo do Item cadastrado na pasta Engenharia, do item da estrutura. Pode ser C - Comprado ou T - Terceiro

UM

Unidade de Medida cadastrada na pasta estoque do item.

Material

Matérias-Primas utilizadas na fabricação do item.

Valor: Valor unitário de compra do item multiplicado pela quantidade total do item na estrutura.

%: Percentual que o valor material exerce sobre o custo total do item.

MOD

Mão-de-obra Direta empregada na fabricação do item.

Valor: É a soma da multiplicação dos tempos do roteiro de fabricação pela taxa MOD do centro de custo ligado ao centro de trabalho da operação.

%: Percentual que o valor MOD exerce sobre o custo total do item.

MOT

Mão-de-obra de Terceiros empregada na fabricação do item.

Valor: É a quantidade total do item da estrutura multiplicado pelo preço do serviço de terceiro cadastrado no programa Manutenção de Preços de Serviços de Terceiros (FTER0200).

%: Percentual que o valor MOT exerce sobre o custo total do item.

MOI

Mão-de-obra Indireta empregada na fabricação do item.

Valor: É a soma da multiplicação dos tempos do roteiro de fabricação pela taxa MOI do centro de custo ligado ao centro de trabalho da operação.

%: Percentual que o valor MOI exerce sobre o custo total do item.

GGF

Gastos Gerais de Fabricação empregados na fabricação do item.

Valor: É a soma da multiplicação dos tempos do roteiro de fabricação pela taxa GGF do centro de custo ligado ao centro de trabalho da operação.

%: Percentual que o valor GGF exerce sobre o custo total do item.

GGV

Gastos Gerais Variáveis empregados na fabricação do item.

Valor: É a soma da multiplicação dos tempos do roteiro de fabricação pela taxa GGV do centro de custo ligado ao centro de trabalho da operação.

%: Percentual que o valor GGV exerce sobre o custo total do item.

Incid. Geral

Percentual de Incidências Administrativas Gerais aplicadas sobre o valor de MOD do item. Este valor é calculado somente quando no "Tipo de Formação do Custo" estiver selecionado a opção "Custeio Integral".

Valor: É a aplicação do percentual de Incidência Administrativa Geral cadastrada no programa Cadastro de Incidências Administrativas (FCST0105) sobre o valor de MOD do item.

%: Percentual que o valor Incid Geral exerce sobre o custo total do item.

Incid Vendas

Percentual de Incidências Administrativas de Vendas aplicadas sobre o valor de MOD do item. Este valor é calculado somente quando no "Tipo de Formação do Custo" estiver selecionado a opção "Custeio Integral".

Valor: É a aplicação do percentual de Incidência Administrativa de Vendas cadastrada no programa Cadastro de Incidências Administrativas (FCST0105) sobre o valor de MOD do item.

%: Percentual que o valor Incid Vendas exerce sobre o custo total do item.

Incid. Export

Percentual de Incidências Administrativas de Exportação aplicadas sobre o valor de MOD do item. Este valor é calculado somente quando no "Tipo de Formação do Custo" estiver selecionado a opção "Custeio Integral".

Valor: É a aplicação do percentual de Incidência Administrativa de Exportação cadastrada no programa Cadastro de Incidências Administrativas (FCST0105) sobre o valor de MOD do item.

%: Percentual que o valor Incid. Export exerce sobre o custo total do item.

Total

Soma de todos os custos descritos acima. Este campo é o custo total do item.

Valor: É a soma dos custos de Material, MOD, MOT, MOI, GGF, GGV, Incid. Geral, Incid. Vendas e Incid. Export.

%: Percentual que o valor total exerce sobre o custo total do item.

Críticas do Cálculo de Custos

Críticas do Cálculo de Custos

Este processo permite parametrizar as críticas consideradas no cálculo de custos e através destas facilitar a identificação dos fatos geradores das inconsistências no valor calculado para um item.

Acesse este link para saber mais informações sobre as Críticas do Cálculo de Custo.