Consulta/Lista e Envia Títulos (FCOB0210)¶
Conhecer o Programa¶
Este programa possibilita gerar arquivos da cobrança escritural para envio ao banco, bem como consultar/listar os títulos a serem enviados em uma remessa.
Importante
Para que um título seja enviado para a cobrança escritural o tipo de documento do título deve estar marcado como "Envia Banco" igual a "Sim". Se o portador do título tiver informação na pasta "Bloqueto" do cadastro de portadores os títulos deste portador só serão enviados para a cobrança escritural caso ja tenha sido impresso o bloqueto para os mesmos, pois nestes casos o nosso número bancário deve ir preenchido.
O formato do Número do Documento a ser enviado nos arquivos de remessa de todos os bancos (posições 111 a 120 do Registro Detalhe) é montado conforme o parâmetro "02-Identifica o Formato de Impressão do Campo Número do Documento” dos Parâmetros da Emissão dos Boletos Bancários nos Parâmetros do Financeiro que poderão conter as opções: "Normal" ou "Negrito". A lógica utilizada para a formatação pode ser visualizada através deste fluxo.
Parâmetro: Exibir Dados de Cobrança do Cliente ou do Vinculado
Este parâmetro está localizado nos Parâmetros em Comum entre a Nota e o Pedido.
Quando for informado "C", irá considerar os dados do estabelecimento do cliente de cobrança e quando informado "V", irá considerar o CNPJ/CPF e nome do cliente do estabelecimento de faturamento e os demais dados do cliente vinculado.
Importante
Quando existirem informações na pasta Bloquetos do cadastro de portadores (FFIN0050) o responsável pela geração dos boletos será o Cliente e não o banco. Essa alteração foi realizada no bloco “P” do arquivo que irá conter o código "00", quando o "Banco" emitir o boleto, ou então o código "14" quando o "Cliente" emitir o boleto, para os layouts CNAB 240 do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Campo a Campo¶
Campo a Campo
Consulta/Lista/Envio de Títulos
Portador
Selecionar o portador que enviará os títulos para a cobrança escritural.
É importante que o cadastro dos dados do portador esteja completo para que os dados bancários (Banco, Agência e Conta) sejam enviados corretamente, além disto, é necessário o preenchimento correto dos campos de Instruções de Cobrança, Remessa e Número de Dias na pasta Cobrança do referido cadastro.
Só serão aceitos os portadores que possuírem informações de cobrança no cadastro do banco do portador para a empresa selecionada.
Título
Informar um intervalo de títulos a serem enviados para a cobrança escritural.
Emissão
Informar um intervalo de datas de emissão dos títulos a serem enviados para a cobrança escritural.
Vencimento
Informar um intervalo de datas de vencimento dos títulos a serem enviados para a cobrança escritural.
Ordenação Rel.
Selecionar a ordenação dos dados a serem listados quando for clicado no botão Relatório.
Tipo Doc.
Informar tipos de documentos a serem enviados para a cobrança escritural.
Opções de Remessa
Inst. Cobrança 1
Selecionar a primeira instrução de remessa do título.
Só será habilitado se o campo correspondente no cadastro do portador selecionado (na pasta Cobrança) estiver preenchido.
Inst. Cobrança 2
Selecionar a segunda instrução de remessa do título.
Só será habilitado se o campo correspondente no cadastro do portador selecionado (na pasta Cobrança) estiver preenchido.
Remessa
Selecionar o comando de remessa (ocorrência) dos títulos para o banco.
Dias
Mostra os dias de protesto conforme hierarquia, esta informação será levada para o arquivo de cobrança.
Hierarquia primeiramente o sistema verifica o cadastro do cliente (FCLI0200), se existe informações de dias de protesto, não havendo informação, o sistema busca do cadastro do Portador (FFIN0050) pasta Cobrança Escritural.
Botão Relatório
Este botão possibilita imprimir a relação dos títulos que serão enviados para a cobrança escritural.
Botão Consulta
Este botão possibilita visualizar a relação dos títulos que serão enviados para a cobrança escritural.
Botão Envia
Este botão possibilita gerar o(s) arquivo(s) de envio de remessa da cobrança escritural.