Ir para o conteúdo

Relatório de Conta Corrente (FCCR0301)

Conhecer o Programa

Este programa possibilita extrair informações relativas às movimentações do módulo de Conta Corrente, bem como os saldos das Contas. Acessa as informações de:

  • Movimentações de títulos do Contas a Pagar e a Receber que possuem Tipos de Movimento parametrizados para atualizar o Conta Corrente.

  • Lançamentos Manuais de Conta Corrente.

O saldo total é formado pela soma dos recebimentos bloqueados e disponíveis menos os pagamentos futuros e realizados no período impresso.

O saldo bloqueado é calculado considerando todos os recebimentos bloqueados e pagamentos futuros do período apurado.

O saldo disponível é aquele cujo resultado é a diferença entre o saldo total e o saldo bloqueado.

Observações

É possível implantar um saldo inicial para os portadores através do programa Cadastro de Saldos de Portadores (FCCR0200). O saldo implantado será compreendido pelo sistema como o saldo atual total da data informada, e será integrado ao saldo anterior total dos dias posteriores.

Os movimentos de crédito serão listados como "Entrada" e os movimentos de débito serão listados como "Saída" no relatório. O indicador de débito e crédito dos tipos de movimento são informados nos programas Cadastro de Movimentos do Contas a Receber (FCTR0101) e Cadastro de Movimentos do Contas a Pagar (FCTP0101) no campo Débito/Crédito.

Importante

Os lançamentos de conta corrente são buscados conforme parametrização dos tipos de movimentos do contas a receber e do contas a pagar. Além disso, também é possível gerar lançamentos manuais com tipos de movimentos específicos para o conta corrente através do programa Cadastro de Lançamentos Manuais de Conta Corrente (FCCR0201).

Os movimentos financeiros do contas a receber serão exibidos no conta corrente como lançamentos de valor recebido, valor estornado, valor emitido, ou valor recebido através de cupons fiscais.

Os movimentos financeiros do contas a pagar serão exibidos no conta corrente como lançamentos de valor pago, valor estornado, ou valor emitido.

Também é possível parametrizar o conta corrente para exibir os valores bloqueados e futuros através dos parâmetros:

1) "4 - Apurar Lançamentos Bloqueados No Conta Corrente" da categoria Parâmetros do Conta Corrente (FUTL0125 DT_FIN):

  • Se estiver respondido com "S", ou seja, se parametrizado para lançar os valores bloqueados, então os movimentos de depósito de cheques de terceiros, que estejam parametrizados para movimentar o conta corrente na aba Conta Corrente do Cadastro de Movimentos do Contas a Receber (FCTR0101), serão listados em dois lançamentos, um como "VALOR BLOQUEADO" pela data de movimento para indicar o depósito e bloqueio do cheque, e outro como "VALOR RECEBIDO" pela data contábil para indicar a compensação ou a devolução do cheque. Desta forma, o relatório pode ser emitido retroativamente sem gerar diferenças com os relatórios já impressos.

Os cheques de terceiros são os títulos do Contas a Receber cujo tipo de documento é igual ao do parâmetro "1 - Tipo De Documento Utilizado Para Cheques" da categoria Parâmetros do Controle de Cheques de Terceiros (FUTL0125 CHQ CHQ).

O histórico dos valores bloqueados será exibido da seguinte forma:

"VALOR BLOQUEADO [NÚMERO DO TÍTULO]/[PARCELA DO TÍTULO] [DESCRIÇÃO DO CLIENTE] (CHEQUE A COMPENSAR)".

  • Se a resposta do parâmetro for "N", então os lançamentos bloqueados serão listados como valor efetivamente recebido pela data contábil.

2) "5 - Apurar Lançamentos Futuros No Conta Corrente" da categoria Parâmetros do Conta Corrente (FUTL0125 DT_FIN):

  • Quando a resposta for "S", então os movimentos de emissão dos cheques próprios parametrizados para movimentar a conta corrente na aba Conta Corrente do Cadastro de Movimentos do Contas a Pagar (FCTP0101) serão listados como "VALOR FUTURO", pois o pagamento somente será efetivado quando o fornecedor compensar o cheque e este for baixado no contas a pagar. E os valores futuros serão listados como SAÍDA independente do indicador de debito/credito dos tipos de movimento.

Os valores futuros são todos os movimentos de emissão de cheques próprios, títulos do Contas a Pagar cujo tipo de documento é igual ao do parâmetro "17 - Tipo De Documento Utilizado Para Cheques Próprios" da categoria Gerais do Contas a Pagar (FUTL0125 CTP CTP), que estão parametrizados para movimentar a Conta Corrente.

Os cheques próprios são os títulos do Contas a Pagar cujo tipo de documento é igual ao do parâmetro "17 - Tipo De Documento Utilizado Para Cheques Próprios" da categoria Gerais do Contas a Pagar (FUTL0125 CTP CTP).

O histórico dos valores futuros será exibido da seguinte forma:

VALOR FUTURO [NÚMERO DO TÍTULO]/[PARCELA DO TÍTULO] [DESCRIÇÃO DO FORNECEDOR] (CHEQUE A COMPENSAR).

  • Se a resposta do parâmetro for "N", então os mesmos movimentos serão listados apenas como "VALOR EMITIDO".

Entenda como o valor deste campo é calculado: Cálculo do Valor dos Lançamentos de Conta Corrente.

Campo a Campo

Campo a Campo

Período

Informar um intervalo de datas para listagem do relatório de conta corrente referente a este período.

Portador(es)

Selecionar um ou um intervalo de portador(es) para listagem do relatório de conta correte referente a este(s). Os portadores podem ser selecionados por código ou descrição conforme opção escolhida na lista suspensa que fica ao lado do campo.

Banco(s)

Selecionar um ou um intervalo de banco(s) para listagem do relatório de conta correte referente a este(s). Os bancos podem ser selecionados por código ou descrição conforme opção escolhida na lista suspensa que fica ao lado do campo.

Moeda

Possibilita selecionar uma moeda para conversão dos valores do relatório.

Por padrão, os valores em moeda estrangeira (ME) serão convertidos para a moeda corrente nacional (BRL - Real Brasileiro (R$)).

As moedas disponíveis na LOV são cadastradas no programa Cadastro de Moedas e Inclusão de Cotações (FFIN0010).

Ao informar uma moeda o sistema irá converter todos os valores do relatório (entradas, saídas, saldos implantados, saldos calculados, totalizadores e etc.), conforme Cálculos de Conversão Monetária.

Observação

Se a cotação de alguma data que possui movimentação no período ou em saldo anterior não foi informada no Cadastro de Moedas e Inclusão de Cotações (FFIN0010), e esta for necessária para realizar alguma conversão, então o sistema irá abrir a tela de cotações inexistentes (F3I_COTACOES). Caso, ainda assim, opte-se por não incluir a cotação de alguma data e continuar com a execução do relatório, o sistema irá imprimir a observação “Sem Cotação” no lugar do valor dos lançamentos daquela data.

Quebra

Selecionar o formato de quebra para o relatório. As opções são:

Data e Banco: Lista as movimentações de entrada e saída das contas correntes identificando no histórico: a data, o código e a descrição do banco, o tipo de lançamento, o número do título, a parcela, o cliente ou o fornecedor do título, a conta financeira e o valor de entrada ou de saída. Ordena de forma crescente pela data de movimentação, nome do banco e histórico, informando as movimentações por banco ocorridas na data. Pode ser totalizado informando o saldo anterior, os valores recebidos, os valores pagos e o saldo atual para cada banco, dia, e período impresso. Respeita as seleções de período, portador e banco quando estes forem informados.

Data, Banco e Portador: Lista as movimentações de entrada e saída das contas correntes identificando no histórico: a data, o código e a descrição do banco, o código e a descrição do portador, o tipo do lançamento, o número do título, a parcela, o cliente ou fornecedor do título, a conta financeira e o valor de entrada ou de saída. Ordena de forma crescente pela data de movimentação, nome do banco, nome do portador e histórico, informando as movimentações por banco e portador ocorridas na data. Pode ser totalizado informando o saldo anterior, os valores recebidos, os valores pagos e o saldo atual para cada portador, banco, dia e período impresso. Respeita as seleções de período, portador e banco quando estes forem informados.

Banco: Lista as movimentações de entrada e saída das contas correntes identificando no histórico: o código e a descrição do banco, a data, o tipo do lançamento, o número do título, a parcela, o cliente ou o fornecedor do título, a conta financeira e o valor de entrada ou de saída. Ordena de forma crescente pelo nome do banco, data de movimentação e histórico. Pode ser totalizado informando o saldo anterior, os valores recebidos, os valores pagos e o saldo atual para cada banco e período impresso. Respeita as seleções de período, portador e banco quando estes forem informados.

Banco e Portador: Lista as movimentações de entrada e saída das contas correntes identificando no histórico: o código e a descrição do banco, o código e a descrição do portador, a data, o tipo do lançamento, o número do título, a parcela, o cliente ou fornecedor do título, a conta financeira e o valor de entrada ou de saída. Ordena de forma crescente pelo nome do banco, nome do portador, data de movimentação e histórico. Pode ser totalizado informando o saldo anterior, os valores recebidos, os valores pagos e o saldo atual para cada portador, banco e período impresso. Respeita as seleções de período, portador e banco quando estes forem informados.

Conta Financeira: Lista as movimentações de entrada e saída das contas correntes identificando no histórico: a conta financeira, a data, o tipo do lançamento, o número do título, a parcela, o cliente ou fornecedor do título e o valor de entrada ou de saída. Ordena de forma crescente pelo nome da conta financeira, data de movimentação e histórico. Totaliza as movimentações da conta corrente informando os totais de entrada e saída. Respeita as seleções de período, banco e portador quando estes forem informados.

Ao final, emite um resumo da movimentação referente aos bancos selecionados, ou todos, que pode ser totalizado informando o saldo inicial, os valores recebidos, os valores pagos e o saldo atual de cada banco.

Imprimir Resumo

Checkbox. Marcar para imprimir um resumo no final do relatório das movimentações dos bancos no período informado.

Imprimir Todos Totalizadores

Checkbox. Marcar para imprimir todos os totalizadores do relatório.

Saldo Anterior

Todos: Checkbox. Marcar para imprimir todos os totalizadores de saldo anterior.

Bloqueado: Checkbox. Marcar para imprimir o totalizador do saldo anterior bloqueado.

O saldo anterior bloqueado é calculado da seguinte forma:

Saldo Anterior Bloqueado + Recebimento Bloqueado - Pagamento Futuro.

Disponível: Checkbox. Marcar para imprimir o totalizador do saldo anterior disponível.

O saldo anterior disponível é calculado da seguinte forma:

Saldo Anterior Total - Saldo Anterior Bloqueado.

Total: Checkbox. Marcar para imprimir o totalizador do saldo anterior total.

O saldo anterior total é calculado da seguinte forma:

Saldo Anterior Total + Recebimento Bloqueado + Recebimento Disponível - Pagamento Realizado - Pagamento Futuro.

Recebimento

Todos: Checkbox. Marcar para imprimir todos os totalizadores de recebimento.

Bloqueado: Checkbox. Marcar para imprimir o totalizador de recebimento bloqueado.

O recebimento bloqueado é a soma de todos os movimentos de entrada de cheques de terceiros que foram depositados e aguardam a compensação, ou seja, é o valor que está dependendo de aprovação da instituição financeira para ser liberado.

Neste caso, o mesmo movimento de baixa do cheque será listado em dois lançamentos, pois um representa o depósito do cheque na data de movimento (recebimento bloqueado) e o outro irá representar a compensação ou devolução do cheque na data contábil (recebimento).

Importante

Independentemente de marcado ou não este checkbox, os lançamentos bloqueados somente serão apurados se o parâmetro "4 - Apurar Lançamentos Bloqueados No Conta Corrente" dos Parâmetros do Conta Corrente (FUTL0125 DT_FIN) estiver respondido com "S".

Disponível: Checkbox. Marcar para imprimir o totalizador de recebimento disponível.

O recebimento disponível é a soma de todos os movimentos de entrada liberados no período, inclusive o valor dos cheques de terceiros que foram compensados.

Pagamento

Todos: Checkbox. Marcar para imprimir todos os totalizadores de pagamento.

Futuro: Checkbox. Marcar para imprimir o totalizador de pagamento futuro.

O pagamento futuro é a soma de todos os movimentos de saída de cheques próprios que foram emitidos e aguardam a compensação, ou seja, é o valor que está em posse dos fornecedores e que ainda não foi depositado.

Importante

Independentemente de marcado ou não este checkbox, os lançamentos futuros somente serão apurados se o parâmetro "5 - Apurar Lançamentos Futuros No Conta Corrente" dos Parâmetros do Conta Corrente (FUTL0125 DT_FIN) estiver respondido com "S".

Realizado: Checkbox. Marcar para imprimir o totalizador de pagamento realizado.

O pagamento realizado é a soma de todos os movimentos de saída liberados no período.

Saldo Atual

Todos: Checkbox. Marcar para imprimir todos os totalizadores de saldo atual.

Bloqueado: Checkbox. Marcar para imprimir o totalizador do saldo atual bloqueado.

O saldo atual bloqueado é calculado da seguinte forma:

Saldo Anterior Bloqueado + Recebimento Bloqueado - Pagamento Futuro.

Disponível: Checkbox. Marcar para imprimir o totalizador do saldo atual disponível.

O saldo atual disponível é calculado da seguinte forma:

Saldo Atual Total - Saldo Atual Bloqueado.

Total: Checkbox. Marcar para imprimir o totalizador do saldo atual total.

O saldo atual total é calculado da seguinte forma:

Saldo Anterior Total + Recebimento Bloqueado + Recebimento Disponível - Pagamento Realizado - Pagamento Futuro.

Processos deste Programa

Processos deste Programa

Este programa faz parte dos seguintes processos:

Negociação Entre Documentos