Cadastro de Títulos Contas a Pagar (FCTP0200)¶
Conhecer o Programa¶
Este programa possibilita realizar o controle dos títulos que a empresa deve aos fornecedores.
Importante
Caso o movimento ou o lote estejam vinculados a uma conciliação bancária, não será permitida a exclusão do título.
Não é permito apagar um título do contas a pagar que tenha sido gerado pelo programa Cadastro/Emissão de Cheques Próprios (FCTP0303).
Campo a Campo¶
Campo a Campo
Tipo Doc.
Selecionar o tipo de documento a ser utilizado no título. Informações no programa Cadastro de Tipos de Documentos (FFIN0020).
Título
Informar o código do título.
Parcela
Informar a parcela do título. Pode ser utilizada tanto sequência numérica quanto alfanumérica.
Emissão
Informar a data de emissão do título.
Botão Histórico
Este botão mostra o detalhamento das movimentações do título desde o momento da sua emissão até o pagamento.
A pasta de históricos reúne as informações sobre os históricos de movimentação do título, sendo possível também que sejam excluídos movimentos. Caso o título esteja envolvido em qualquer processo de reversão, pagamento por adiantamento, é emitida uma mensagem solicitando a confirmação da exclusão do histórico. Cabe lembrar que só é possível a exclusão do último histórico do título, salvo os casos em que este for o de emissão.
Campos da tela Histórico
Não é possível excluir manualmente um histórico de movimento de um título do Contas a Pagar quando o movimento foi gerado por uma negociação com fornecedores.
Seq.
Informar a sequência do movimento dentro de todos os movimentos do título.
Tipo Movimento
Selecionar o tipo de movimentação que foi realizada no respectivo movimento do título.
Histórico
Informar algum dado adicional sobre a origem/motivo do movimento.
Valor Movimento
Informar o valor do movimento.
Data Movimento
Informar a data na qual o movimento foi realizado.
Valor Aberto
Informar o valor remanescente em aberto do título.
Valor Presente
Mostra o valor presente dos movimentos gerados pelas negociações com fornecedores através do programa Negociação com Fornecedores (FNEG0201).
Valor Juro
Informar o valor de juros do movimento.
Valor Desconto
Informar o valor de desconto que foi aplicado ao título no movimento.
Outras Despesas
Informar outras despesas para utilizar na integração contábil de outras despesas do título como, por exemplo, nos custos de cobrança, despesas de cartório, entre outros.
Portador
Selecionar o portador do movimento.
Cheque
Selecionar o número do cheque próprio que gerou o movimento de emissão ou pagamento. Os cheques são cadastrados no programa Cadastro/Emissão de Cheques Próprios (FCTP0303).
Para um determinado cheque poder ser vinculado ao movimento o mesmo deve possuir a mesma conta do banco informada no cheque.
Não é possível vincular um cheque próprio a um movimento de estorno.
Banco
Onde será realizado o pagamento do título, sempre respeitando a forma de pagamento
Agência
Agência do banco.
Conta
Conta do banco.
Fornecedor
Selecionar o fornecedor do título, o qual já está cadastrado no Cadastro de Fornecedores (FFOR0200).
Cta Financeira
Selecionar uma conta financeira para o título, conta cadastrada no Cadastro de Contas Financeiras (FPLF0101). A conta selecionada será utilizada nos relatórios do planejamento financeiro.
Moeda Título
Selecionar qual é a moeda do título, se nenhuma for selecionada o sistema considera que o título é em moeda nacional. Moedas cadastradas no Cadastro de Moedas e Inclusão de Cotações (FFIN0010). Quando o título possuir o campo Moeda Título preenchido estará disponível o campo Valor Aberto R$ que será o valor do título * a cotação da moeda título.
Importante
Para títulos com moeda de variação cambial estará disponível o campo Var. Cambial Ativa ou Var. Cambial Passiva que será o resultado das variações passiva - (menos) as variações ativas do título.
No Valor Aberto e Valor Pago são consideradas as variações.
Quando a resposta do parâmetro "Controlar variação cambial" for N, o campo Moe. Var. Cambial e o botão ME não estarão disponíveis.
As casas decimais dos valores em Moeda Estrangeira serão conforme o número de casas da moeda utilizada que é informada no Cadastro de Moedas e Inclusão de Cotação (FFIN0010).
Títulos com moeda de variação cambial não poderão ser utilizados no processo de Reversão (FCTR0201).
Moe. Var. Cambial
Quando o título for gerado pela Nota Fiscal este campo é preenchido automaticamente.
Ao preencher este campo habilita o Botão ME.
Botão ME
Este botão possibilita informar a moeda de origem do título que será utilizada exclusivamente para se ter a informação da origem da moeda e do valor do título. Nos campos que seguem, informar os dados relativos ao título: Valor do Título; Valor Pago e Vencimento.
Este botão só estará disponível quando o campo Moe. Var. Cambial for preenchido.
Prorrogações
Este campo somente estará habilitado quando identificar que o título selecionado possui prorrogações, mostrando a quantidade das mesmas. Ao clicar no campo Prorrogações abre janela com os históricos gravados no programa Prorrogação de títulos Contas a Pagar (FCTP0205).
Valor Aberto
Este campo será atualizado a cada movimentação do título disponibilizando a informação atual do mesmo.
Última Mov.
Mostra sempre a última movimentação, no Botão histórico o usuário consegue visualizar todas as movimentações.
Data Contábil
Informar a data contábil da emissão do título.
Tipo Mov.
Selecionar o tipo de movimento de emissão utilizado no título. As opções vem do Cadastro de Tipos de Movimentação - CP (FCTP0101).
Desconto Especial
Informar o desconto especial que serão utilizados para o pagamento escritural no ato de envio desse título para o pagamento. Só poderá ser alterado se o título não estiver em pagamento escritural.
Vlr Juros Especial
Informar um valor de juros do título que será utilizado para o pagamento escritural no ato de envio desse título para o pagamento. Somente poderá ser alterado se o título não estiver em pagamento escritural.
Valor Juros
Informar o valor dos juros gerados pelo título.
Outras Despesas
Mostra o valor de outras despesas pagas no título.
Nota Fiscal
Selecionar uma nota fiscal para vincular um título a uma nota fiscal de entrada.
Para que uma nota fiscal possa ser associada a um título é preciso:
1) Ter o mesmo fornecedor do título;
2) Não estar cancelada;
3) Que o tipo de nota gere títulos se o tipo de documento do título for pendência financeira;
ou
Que o tipo de nota não gere títulos se o tipo de documento do título não for pendência financeira;
ou
Que o tipo de nota gere ou não gere títulos se o tipo de documento do título for comissão.
Série da Nota Fiscal
Emissão da Nota Fiscal
Número Borderô
Mostra o número do borderô de pagamento a que o título está vinculado. Os títulos vinculados a um borderô não poderão ser alterados nem excluídos.
Imposto
Lista de seleção que indica o tipo de imposto correspondente a um título do Contas a Pagar. Utilizado para identificação de títulos correspondentes à guias de impostos. Os tipos de Imposto que podem ser selecionados são: (nenhum), ICMS ST, DIFAL ou FCP.
Conta Contábil
Selecionar a conta contábil a que o título pertence. Esta conta será usada na integração contábil quando utilizar lançamento hierárquico.
As opções vem do Cadastro de Contas Contábeis (FCTB0100).
Importante
A conta selecionada deve estar válida para a data de emissão do recibo, considerando as datas de vigência da conta, caso contrário uma mensagem de aviso será exibida.
Centro de Custo
Selecionar o centro de custo a que o título pertence. Este centro de custo será usado na integração contábil quando utilizar lançamento hierárquico.
As opções vem do Cadastro de Centros de Custos (FCTB0102).
Importante
O centro de custo selecionado deve estar válido para a data de emissão do recibo, considerando as datas de vigência do mesmo, caso contrário uma mensagem de aviso será exibida.
Dados Bancários
Segmento
Se o título for enviado para pagamento escritural o mesmo será enviado como um título de outro banco (Opção "J (Títulos)") como um DOC (Opção "A (DOC/TED/Crédito em Conta/PIX)"), como conta de luz/água/telefone (Opção P) ou como uma Ordem de Pagamento (Opção O) .
Caso seja selecionada a primeira opção será solicitado que se informe o portador origem dos recursos para o pagamento do título.
Caso seja selecionada a segunda opção se deve informar além do portador os dados de destino do DOC (ou TED se o valor do título for igual ou superior a R$5.000,00) que são: Banco Destino, Agência e Conta (Os valores default vem do Cadastro de Informações Fiscais / Financeiras do Fornecedor (FFIS0142).
Se for selecionada a terceira opção o código de barras a ser informado é diferente dos bloquetos comuns, pois contas de concessionárias que se enquadrem nesse segmento não possuem um banco associado como um bloqueto comum possuiria. Esta forma está disponível somente para o banco Itaú, pois os outros bancos não disponibilizam esta opção em seus layouts de pagamento escritural.
A quarta e última opção é utilizada para ordem de pagamento direta a fornecedores que não se enquadram nem em DOCs e não possuem código de barras para a digitação.
Tipo Pessoa
Tipo de Pessoa (Jurídica/Física).
CNPJ/CPF
CNPJ ou CPF do proprietário do título.
Portador
Definir o portador do título. As opções vem do Cadastro de Portadores (FFIN0050). Preenchendo este campo os campos seguintes são preenchidos automaticamente.
Finalidade
Este campo estará disponível quando for selecionada a opção "A (DOC/TED/Crédito em Conta/PIX)" no campo Segmento.
Selecionar a finalidade do código adotado pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) e pelo BACEN (Banco Central) para identificar a finalidade de um DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou de uma TED (Transferência Eletrônica Disponível).
Este campo será preenchido automaticamente na criação do título, conforme:
-
Cadastro de Informações Fiscais/Financeiras do Fornecedor (FFIS0142) campo Finalidade;
-
Cadastro de Tipos de Documentos (FFIN0020) campo Finalidade.
Essa informação será utilizada na geração do arquivo de remessa para pagamento escritural, conforme o layout configurado para o banco do portador do título, através do programa Consulta/Lista e Envia Títulos (FPAG0210).
O código de finalidade 10001 (Pagamento via PIX) é de uso interno para identificar o pagamento de títulos com a modalidade PIX, sendo identificado conforme o layout do banco do portador do título no arquivo de remessa de pagamento escritural, através do programa Consulta/Lista e Envia Títulos (FPAG0210).
Clique aqui para visualizar os códigos disponíveis.
Tipo Chave Pix
Este campo estará disponível quando for selecionada a opção "A (DOC/TED/Crédito em Conta/PIX)" no campo Segmento, e o layout de pagamento escritural configurado para o banco do portador do título possuir a funcionalidade de "Pagamento PIX" disponível.
Selecionar o tipo de chave pix (Chave aleatória, telefone, email, CPF ou CNPJ), e informar o valor da chave pix para o título conforme o tipo de chave selecionada, conforme o formato:
- Telefone: DDNNNNNNNNN
- E-mail: E-mail válido
- CPF: NNN.NNN.NNN-NN
- CNPJ: NN.NNN.NNN/NNNN-NN
- Chave aleatória: Tamanho igual a 32 caracteres
Este campo será preenchido automaticamente na criação do título, conforme:
- Cadastro de Informações Fiscais/Financeiras do Fornecedor (FFIS0142) campo Tp. Chave PIX;
QR Code
Este campo estará disponível quando for selecionada a opção "A (DOC/TED/Crédito em Conta/PIX)" no campo Segmento, e o layout de pagamento escritural configurado para o banco do portador do título possuir a funcionalidade de "Pagamento PIX via QR Code" disponível.
Informar o código de QR Code do título para pagamento via PIX.
Dados do Fornecedor
Este bloco estará disponível quando selecionado no campo Segmento uma das opções: "A (DOC/TED/Crédito em Conta/PIX)" ou "P (Ordem de Pagamento)".
Tipo Conta
Informar o tipo de conta como "Conta Corrente" ou "Conta Poupança".
Clique aqui para verificar mais informações sobre os tipos de conta.
Este campo será preenchido automaticamente com o valor informado no campo Tipo Conta do Cadastro de Informações Fiscais/Financeiras do Fornecedor (FFIS0142) para o fornecedor do título. Pois este campo é obrigatório para os títulos já cadastrados com o segmento A ou P.
Caso o fornecedor do título não possua informação, então a opção padrão será "Conta Corrente".