Ir para o conteúdo

Cadastro de Títulos Contas a Receber (FCTR0200)

Conhecer o Programa

Este programa possibilita manter o controle do que a empresa tem a receber de seus clientes.

Importante

Caso o movimento esteja vinculado a uma conciliação bancária, não será permitida a exclusão do título.

Campo a Campo

Campo a Campo

Tipo Doc.

Selecionar o tipo de documento a ser utilizado no título. Informações no programa Cadastro de Tipos de Documentos (FFIN0020).

Título

Informar o código do título.

Parcela

Informar a parcela do título. Pode ser utilizada tanto sequência numérica quanto alfanumérica.

Emissão

Informar a data de emissão do título.

Botão Histórico

Este botão possibilita acessar a movimentação do título: variação cambial ativa, passiva, cotação moeda e data cotação. Nesta tela de históricos estão reunidas as informações sobre os históricos de movimentação do título e é possível excluir movimentos. Caso o título esteja envolvido em algum processo de reversão ou pagamento por adiantamento será emitida uma mensagem solicitando a confirmação ou não da exclusão do histórico. Só é possível a exclusão do último histórico do título, salvo nos casos em que este seja de emissão.

Campos deste Botão

Não é possível excluir manualmente um histórico de movimento de um título do Contas a Receber, quando ocorrer uma das situações abaixo:

1) O movimento foi gerado por uma negociação com cliente;

2) O movimento foi gerado por uma negociação com fornecedores;

3) O movimento gerou um adiantamento ao cliente devido à uma compensação de cheques;

4) O movimento gerou outros movimentos a partir da devolução do cheque.

5) O movimento for de um depósito de cheque do contas a receber e o cheque já não esteja mais em posse da empresa, pois foi efetivamente depositado no banco.

Seq.

Informar a sequência do movimento dentro de todos os movimentos do título.

Tipo Movimento

Selecionar o tipo de movimentação que foi realizada no respectivo movimento do título.

Histórico

Informar algum dado adicional sobre a origem/motivo do movimento.

Valor Movimento

Informar o valor do movimento.

Data Movimento

Informar a data na qual o movimento foi realizado.

Valor Aberto

Informar o valor remanescente aberto do título.

Valor Presente

Mostrar o valor presente dos movimentos gerados pelas negociações com clientes através do programa Negociação com Clientes (FNEG0200).

Valor Juro

Informar o valor de juros do movimento.

Valor Desconto

Informar o valor de desconto que foi aplicado ao título no movimento.

Outras Despesas

Informar outras despesas para utilizar na integração contábil de outras despesas do título como, por exemplo, nos custos de cobrança, despesas de cartório, entre outros.

Portador

Selecionar o portador do movimento.

Cheque

Informar um cheque para vincular ao movimento de pagamento do título. Para um determinado cheque poder ser vinculado ao movimento o mesmo deve possuir a mesma conta do banco informada no cheque.

Banco

Informar o banco onde será realizado o pagamento do título, sempre respeitando a forma de pagamento.

Agência

Informar a agência do banco.

Conta

Informar a conta do banco.

Cliente

Selecionar o cliente do título

Observação

Caso seja informado um cliente e este for igual ao parâmetro das notas fiscais ("NOTAS_FISCAIS_SAIDA','CLI_CONSUM") será possível personalizar algumas informações como, por exemplo: Nome, CEP, Cidade, Bairro, Endereço, CNPJ/CPF, Inscrição Estadual, Telefone.

Cli. Estatístico

Selecionar a qual loja do cliente o título pertence, agindo deste modo como um centralizador de títulos do cliente.

Será habilitado somente se o cliente possuir clientes estatísticos ATIVOS vinculados a ele no Cadastro de Clientes, e, neste caso, será um campo de preenchimento obrigatório.

Estab. Fatura.

Selecionar para qual estabelecimento do cliente será faturado o título.

Estab. Cobrança

Selecionar qual estabelecimento do cliente será o estabelecimento de cobrança do título.

Moeda Título

Selecionar qual é a moeda do título, se nenhuma for selecionada o sistema considera que o título é em moeda nacional. Moedas cadastradas no Cadastro de Moedas e Inclusão de Cotações (FFIN0010).

Importante

Para títulos com moeda de variação cambial estará disponível o campo Var. Cambial Ativa ou Var. Cambial Passiva que será o resultado das variações ativas - (menos) variações passivas do título.

No Valor Aberto e Valor Pago são consideradas as variações.

Quando a resposta do parâmetro "Controlar variação cambial" for N, o campo Moe. Var. Cambial e o botão ME não estarão disponíveis.

Quando o título possuir o campo Moeda título preenchido, estará disponível o campo Valor Aberto R$ que será o Valor Título x cotação da Moeda Título.

As casas decimais dos valores em Moeda Estrangeira serão conforme o número de casas da moeda utilizada que é informada no Cadastro de Moedas e Inclusão de Cotação (FFIN0010).

Moe. Var. Cambial

Quando o título for gerado pela Nota Fiscal este campo é preenchido automaticamente.

Ao preencher este campo habilita o botão ME. Quando lançado manualmente selecionar a moeda que será calculada a variação cambial. Os valores dos títulos são em R$ (reais).

Botão ME

Este botão possibilita informar a moeda de origem do título que será utilizada exclusivamente para se ter a informação da origem da moeda e do valor do título. Informar a moeda que será utilizada na variação cambial do título.

Nos campos que seguem, informar os dados relativos ao título em questão:

Valor do Título

Valor Pago

Vencimento

Prorrogações

Este campo somente estará habilitado quando identificar que o título selecionado possui prorrogações, mostrando a quantidade das mesmas. Ao clicar no campo Prorrogações abre janela com os históricos gravados no programa Prorrogação de títulos Contas a Receber (FCTR0205).

Valor Aberto

Este campo será atualizado a cada movimentação do título disponibilizando a informação atual do mesmo.

Última Mov.

Mostra sempre a última movimentação, no botão Histórico é possível visualizar todas as movimentações.

Status BLU

Caso o título esteja vinculado à processos da BLU, mostra seu status atual. (Administrador de Pagamentos)

Valor Negociado

Mostra o valor negociado referente ao cheques de terceiros. Este campo será exibido quando o documento consultado for do tipo informado no parâmetro "1 - Tipo De Documento Utilizado Para Cheque", da categoria Controle de Cheques de Terceiros.

Valor Disponível

Mostra o valor disponível para negociação referente ao cheques de terceiros. Este campo será exibido quando o documento consultado for do tipo informado no parâmetro "1 - Tipo De Documento Utilizado Para Cheque", da categoria Controle de Cheques de Terceiros

Valor Atualizado

Tipo Mov.

Selecionar o tipo de movimentação do contas a receber que será utilizado para o movimento de emissão do título. Se o tipo de movimento escolhido possuir um tipo de movimento para pagamento automático associado ao título será automaticamente gerado como pago. Ao escolher o tipo Emissão este não movimentará a Conta Corrente. As opções vem do Cadastro de Tipos de Movimentação - CR (FCTR0101).

Desc. Especial

Informar o desconto especial que serão utilizados para a cobrança escritural no ato de recebimento desse título. Só poderá ser alterado se o título não estiver em cobrança escritural.

Valor Desconto

Desp. Cartório

Informar o valor pago em despesas de cartório para o título. Este campo é preenchido automaticamente quando houver o retorno do título da cobrança escritural.

Valor Multa

Pode ser utilizado de duas formas distintas. A forma que a empresa irá utilizar deve ser definida no ato da implantação do sistema, não devendo ser alterada após isso, pois irá acarretar diferenças nos saldos do fluxo de caixa, nos saldos do módulo de conta corrente e diferenças nos valores integrados na contabilidade.

Para definir a forma de utilização, basta responder o parâmetro número 58 do contas a receber.

Referente as formas de utilização:

1) Como um valor de multa que a empresa pagou para o cliente: Existem empresas que por força de contrato, cobram uma multa de seus fornecedores caso algum item seja descumprido. Esta é uma multa que abate do valor recebido do título. RESPOSTA PARÂMETRO = DESCONTO.

2) Como um valor tradicional de multa, onde a multa é um valor pago pelo cliente a mais para a empresa. RESPOSTA PARÂMETRO = MULTA.

Valor Juros

Informar o valor dos juros aplicados ao título. Este campo é preenchido automaticamente quando houver o retorno do título da cobrança escritural.

Outras Despesas

Informar o valor de outras despesas que foram aplicadas ao título (ex.: tarifas de cobrança dos bancos). Este campo é preenchido automaticamente quando houver o retorno do título da cobrança escritural.

Representante

Selecionar o primeiro representante do Título. Se o parâmetro do Pedido de Venda/12 estiver com "S"(Sim) para informar mais Representantes/Percentuais de Comissão para o título, deve ser dado um clique duplo com o mouse no campo Representante. Será aberta uma tela para que sejam informados os demais representantes/% de comissão do título. Se o parâmetro do Pedido de Venda/40 estiver com "S" (Sim) então ao dar um clique duplo neste campo será aberta uma nova janela aonde poderá ser informado o representante preposto. Se ambos os parâmetros estiverem com "S"(Sim) o que será válido será o para informar mais de um representante.

Base Comissão

Informar o valor que servirá de base de comissão para o título.

Observação

Quando a comissão (gerada ou estornada) do título estiver integrada à contabilidade não será possível alterar a base de comissão.

% Comissão

Informar qual será o percentual de comissão do primeiro representante do título.

Observação

Quando a comissão (gerada ou estornada) do título estiver integrada à contabilidade não será possível alterar o percentual de comissão.

Data de Venda

Data de venda do título. Campo que permite informar a data em que ocorreu a venda. Para operações de cartão essa data é o momento em que ocorre a transação. Esta informação é utilizada no Conciliador de Cartões.

Nota Fiscal

Selecionar um título a ser ligado a uma nota fiscal cadastrada no sistema.

Este campo estará habilitado para edição quando o título for incluído manualmente, ou seja, o histórico referente à emissão deste título estiver como "Inclusão Manual".

Para que uma nota fiscal possa ser associada a um título é preciso:

1) Ter o mesmo fornecedor do título;

2) Não estar cancelada;

3) Que o tipo de nota gere títulos se o tipo de documento do título for pendência financeira;

ou

Que o tipo de nota não gere títulos se o tipo de documento do título não for pendência financeira;

ou

Que o tipo de nota gere ou não gere títulos se o tipo de documento do título for comissão.

Situação

Mostra a situação atual do cheque. As opções são: Liberado, Bloqueado, Compensado, Depositado, Devolvido, Negociado, Repassado, Resgatado, Sem Fundo ou Substituído. Este campo ficará visível ao consultar um título do tipo de documento informado no parâmetro "1 - Tipo De Documento Utilizado Para Cheques" dos Parâmetros do Controle de Cheques de Terceiros (FUTL0125 CHQ CHQ).

Núm. Pedido

Mostra o número do pedido, quando o título for originado de um pedido com operação de cartão.

Canal de Venda

Mostra o canal de origem do pedido de venda, podendo ser editado livremente. Alguns pedidos são importados via marketplace e sua origem é identificada pelo canal de venda. Caso o título for originado do faturamento de pedidos de diferentes canais, os canais serão agrupados/concatenados por vírgulas.

NSU

Informar o número sequencial único. Podendo ser alterado caso necessário.

Cód. Autorização

Informar o código de autorização. Podendo ser alterado caso necessário.

ID Transação

Utilizado para manter o identificador da transação quando o título for originado de operações com pagamento via PIX. Quando utilizado PIX integrado ao FoccoERP, este campo será preenchido automaticamente e também permitirá edição caso necessário.

Botão Desconto Concedido

Abre janela para indicar a Data Limite e o Valor do Desconto Concedido.

Botão Impostos

Abre a janela com os totais de Impostos IRPJ, PIS, COFINS, CSLL, ISSQN e o Ind. Ret. PIS/COFINS, e os totais de imposto faturamento Base PIS, Alíquota PIS, Valor PIS, Base PIS ZF, Alíq. PIS ST, Valor PIS ST, Base COFINS, Aliquota COFINS, Valor COFINS, Base COFINS ST, Alíq. COFINS ST e Valor COFINS ST, referentes ao título em questão. Estes campos podem ser alterados, desde que não exista nenhuma movimentação no título, além da emissão. Se o título estiver vinculado a uma Nota Fiscal e os campos de Alíquota possuírem valor estes não poderão ser alterados.

Caso o título esteja vinculado a uma Nota Fiscal, os valores informados nos campos de Base e Valor não poderão ser maiores do que os valores da Nota Fiscal referenciada.

Botão Agendamento Cobrança

Abre janela elencando o histórico e os dados de agendamento de cobrança.

Botão Consumidor Final

Abre a janela com as informações de identificação e contato do consumidor final. Os campos podem ser alterados, desde que o título não esteja baixado.

Botão Consumidor Final

Abre a janela com as informações de identificação e contato do consumidor final. Os campos podem ser alterados, desde que o título não esteja baixado.

Dados Bancários

Portador

O portador padrão (default) vem do estabelecimento de cobrança do título. Se o título estiver liquidado na lista de valores para seleção irão aparecer somente os portadores que estão no histórico do título. Ao informar um portador, e este portador não estiver no histórico do título, o sistema irá mostrar a seguinte mensagem: "O título está liquidado. O portador informado não é nenhum dos portadores informados nos históricos do título. Verifique os portadores.".

Troca de Portador do Título em cobrança escritural ou com nosso número informado:

A troca de portador de títulos, que já estão em cobrança escritural e / ou com nosso número bancário cadastrado no título, só é possível nas seguintes condições:

Portador destino deve ter:

1) Mesmo banco,agência e conta do portador origem, para que os parâmetros bancários da cobrança não sejam alterados (Ex.: faixa de nosso número).

2) Nos casos em que a empresa emitir boletos bancários, o portador destino deve também possuir dados na pasta Bloqueto do cadastro do portador e os campos número do convênio e carteira devem ser iguais aos do portador origem. Isso se faz necessário, pois para emissão/reemissão do boleto de cobrança esses dados são levados para o boleto, compondo tanto o layout de impressão quanto o código de barras do título a ser impresso.

Tipo Cob.: Selecionar o tipo de cobrança do título. O padrão (default) vem do portador do título.

Banco

Agência

Conta

Data Banco: Informar a data em que o título entrou na cobrança escritural do banco. Somente será preenchido quando houver a confirmação de entrada do título no retorno da cobrança escritural.

Núm. Banco: Informar qual é o número do título no banco. Somente será preenchido quando houver a impressão do boleto de cobrança pelo cliente ou no ato da confirmação de entrada do título no retorno da cobrança escritural.

Remessa: Informar em qual remessa do banco o título foi enviado para cobrança escritural.

Obs.: Informar observações gerais ao título. Também é utilizado nas rotinas de reversão de títulos, pagamento por adiantamento e geração de CDCI para indicar a relação entre o título e os que deram origem a ele ou liquidaram o mesmo.

Ind. Ret. Pis/Cofins: Código Indicador de Retenção de PIS e COFINS. Nas situações referentes a implantação onde não tem nota fiscal referenciada, o sistema irá buscar o código de retenção do segmento do cliente no programa Cadastro de Segmentos de Mercado (FCLI0102). Esta informação poderá ser alterada. O valor informado neste campo será carregado no registro F600 do SPED PIS e COFINS.

Código de Barras

Digitado

Mostra a linha digitável do boleto bancário gerado para o título.

Leitura

Mostra o código de barras do boleto bancário gerado para o título.

Pastas deste Programa

Pastas deste Programa

As pastas deste programa são:

Históricos

Situação

Mostra a situação do cheque após a geração ou alteração do histórico do movimento. As opções são: Liberado, Bloqueado, Compensado, Depositado, Devolvido, Negociado, Repassado, Resgatado, Sem Fundo ou Substituído. Este campo ficará visível ao consultar um título do tipo de documento informado no parâmetro "1 - Tipo De Documento Utilizado Para Cheques" dos Parâmetros do Controle de Cheques de Terceiros ([FUTL0125 CHQ CHQ]((../../Parâmetros%20do%20Sistema/Parâmetros%20do%20Financeiro/FUTL0125_CHQ_CHQ.md){:target="_blank"}.

Processos deste Programa

Processos deste Programa

Este programa faz parte dos seguintes processos:

Integração FoccoMOBILE

Variação Cambial CR