Relatório de Títulos do Contas a Receber (FCTR0301)¶
Conhecer o Programa¶
Este programa possibilita listar, acompanhar, movimentar e emitir resumos dos títulos.
Importante
Este programa verifica o saldo contábil dos títulos do contas a receber, pois a data contábil não segue a sequência dos históricos de movimento, que a data de movimento segue. Dessa forma, podem ocorrer diversas situações onde o saldo contábil é diferente do saldo financeiro.
Exemplo
Quando o cliente negocia o saldo de um título do contas a receber com uma nota de devolução de mercadoria, antes de receber o retorno bancário de um pagamento parcial do título, através do processo de cobrança escritural.
Então independente da posição, financeira ou contábil, o valor aberto será o mesmo quando impresso um relatório de títulos do contas a receber com a data de referência do dia 06/11/2014.
Campo a Campo¶
Campo a Campo
Título(s)
Informar o número dos títulos a serem listados.
Tipo de Documento(s)
Selecionar um intervalo de tipos de documentos a serem listados.
Tipo Cliente(s)
Selecionar se o cliente é uma empresa ou um consumidor final.
Cliente(s)
Selecionar um intervalo de clientes dos títulos a serem listados.
Estab.(s)
Selecionar o estabelecimento do cliente
Representante(s)
Selecionar um intervalo de representantes dos títulos a serem listados.
Cidade(s)
Selecionar um intervalo de cidades dos estabelecimentos de faturamento dos títulos a serem listados.
Estado(s)
Selecionar um intervalo de estados dos estabelecimentos de faturamento dos títulos a serem listados.
Portador(es)
Selecionar um intervalo de portadores dos títulos.
Tipo de Movimento de Emissão
Selecionar um intervalo de tipos de movimentos utilizados na emissão dos títulos.
Data Emissão
Informar um intervalo de datas de emissão dos títulos.
Data Vencimento
Informar um intervalo de datas de vencimento dos títulos.
Data Movimentação
Informar um intervalo de datas de movimentação dos títulos. Para os layouts que imprimem os movimentos, só serão listados os movimentos cujas datas obedecem ao intervalo informado e sejam dos tipos Pagamento ou Estorno. Para os layouts que não imprimem movimentos dos títulos serão listados os títulos que tiverem pelo menos uma movimentação no intervalo selecionado.
Moeda
Selecionar os valores originais dos títulos para a moeda selecionada. Caso não exista cotação do dia para a moeda será impresso nos campos valores a frase "Sem Cotação".
Situação
Selecionar a situação dos títulos a serem listados.
Posição
Selecionar se os valores do título (saldo, pagos, juros, etc) serão calculados com base na data dos movimentos do título (Opção "Financeira") ou com base na data contábil da movimentação (Opção "Contábil").
Layout
Selecionar o layout a ser impresso. Layouts Cliente, Cliente Paisagem, Default, Representante : São layouts padrões onde são listadas informações diversas sobre os títulos. Podem ser utilizados por qualquer cliente.
Layout Cliente: Utilizado para conferência de valores totais por cliente. Ele desconsidera os títulos que tenham sido totalmente revertidos, justamente para não “duplicar” os totais finais do cliente. Pode ser utilizado por qualquer cliente, mas deve apenas ser utilizado quando se há o objetivo de verificar valores totais finais por cliente, não com o objetivo de se verificar todas as parcelas de um determinado número de título, pois se alguma parcela foi totalmente revertida ela nem irá aparecer no relatório.
Layout Cliente (Paisagem): Utilizado para conferência de títulos/parcelas, e é listado em formato paisagem. Ele não analisa se os títulos foram ou não revertidos como o Layout ‘Cliente’ faz (ele lista todos os títulos conforme os demais filtros de tela). Pode ser utilizado por qualquer cliente.
Layout Conferência: Utilizado para confrontar os movimentos dos títulos tabulados pela data contábil do movimento. Pode ser utilizado por qualquer cliente.
Layout Títulos Baixados: Utilizado para listar os títulos que foram baixados por adiantamentos e depósitos à vista em negociações de pedidos de venda/títulos. Este relatório não será funcional no caso dos clientes que não utilizam negociação de pedidos/títulos.
Layout Títulos Baixados (Cheques): Utilizado para listar os títulos que foram baixados por Cheques em negociações de pedidos de venda/títulos. Este relatório não será funcional no caso dos clientes que não utilizam negociação de pedidos/títulos.
Layout Clientes X Moeda: Utilizado para listar os títulos levando em conta a cotação para uma moeda específica. Pode ser utilizado por qualquer cliente.
Layout Impostos: Utilizado para listar os impostos do título. Pode ser utilizado por qualquer cliente desde que o mesmo tenha as informações sobre os impostos gravadas nos títulos.
Agrupamento
Selecionar a quebra do relatório.
Ordem
Selecionar a ordenação dos títulos dentro da quebra.
Data Ref.
Informar a data de referência para o cálculo de valores em aberto, juros, valores pagos do título.
Exemplo
Se um título X anteriormente "Aberto" foi pago no dia 22/08/2010 e for realizada uma emissão do relatório para o título X no dia 21/08/2010 o mesmo aparecerá como "Aberto". Caso seja repetida a emissão com a data de referência em qualquer dia igual ou superior a 22/08/2008 o título aparecerá como "Pago".
Data Contábil
Informar um intervalo de datas contábeis dos movimentos dos títulos. Para os layouts que imprimem os movimentos, somente serão listados os movimentos de Pagamento ou Estorno cujas datas contábeis obedecerem ao intervalo. Para os layouts que NÃO imprimem movimentos dos títulos serão listados os títulos que tiverem pelo menos uma movimentação dentro do intervalo selecionado.
Tipo Cobrança(s)
Selecionar o tipo de cobrança do título para filtrar a escolha do relatório.
Processo(s) Exp.
Permite selecionar um ou mais processos de exportação, restringindo assim a busca dos títulos do contas a receber para considerar somente títulos vinculados aos processos informados.
Imprime Resumo
Checkbox. Marcar para imprimir um resumo no final do relatório indicando os totais a cada quebra do relatório. É válido para todos os agrupamentos/ordens da seleção.
Salta Página
Checkbox. Marcar para que o relatório possua quebra de página a cada quebra dos dados. Válido para todos os agrupamentos/ordens da seleção.
Imprime Sit. Fin.
Checkbox. Marcar para imprimir uma espécie de "resumo" onde constarão os valores de títulos "Vencidos" e a "Vencer" com tabulações de número de dias, valor e percentual sobre o total. Válido para todos os agrupamentos/ordens da seleção.
Imprime Histórico
Checkbox. Marcar para que seja impresso o histórico de movimentação de cada título listado no relatório. Se esta opção for selecionada não poderão mais ser selecionadas as opções: Imprime Resumo e todas as referentes aos juros. É válido somente para agrupamento igual a "Cliente" com ordenação fixa pelo número do título e Posição Financeira dos Títulos.
Observação
Não será possível utilizar esta funcionalidade quando o indicador Imprime Quantidade estiver marcado.
Calcula Juros
Checkbox. Marcar para que o relatório calcule e liste os juros para cada título listado. Válido para todos os agrupamentos/ordenações da seleção.
%Juros
Campo que permite definir uma taxa mensal de juros a ser utilizada no relatório ao invés da taxa cadastrada no sistema. Só será possível utilizar esta opção se a opção Calcula Juros estiver marcada e a opção Cálculo Composto estiver desmarcada. Esta opção pode ser utilizada com todos os agrupamentos/ordenações da seleção.
Caso não seja informada uma taxa neste campo, o sistema irá considerar a taxa de juros parametrizada para o Cliente/Estabelecimento do título. Na inexistência desta, será utilizada a taxa cadastrada para a empresa.
Cálculo Composto
Checkbox. Marcar para definir o tipo de cálculo de juros que será utilizado pelo sistema na emissão do relatório. Se esta opção estiver selecionada os juros serão calculados como "Capitalizados Mensais" (juro sobre juros) e se não estiver marcada será calculada como "Juros Simples" com base na data de pagamento do título. Essa opção só poderá ser utilizada caso a opção "Calcula Juros" estiver marcada e não for informado o percentual de juros no campo "% Juros". Esta opção é válida para todos os agrupamentos/ordenações do relatório. As taxas mensais de capitalização devem ser cadastradas no programa Cadastro de Taxas de Juros (FFIN0157) nos Cadastros Auxiliares > Financeiro > Gerais.
Protestados
Checkbox. Marcar para definir se serão impressos somente os títulos em aberto onde a data de vencimento e a quantidade de dias para protesto forem menor do que a data base solicitada no relatório. Só é habilitado quando for selecionada a situação "Aberto" no campo Situação.
Calcula Deflação
Checkbox. Marcar para indicar se será calculada a deflação nos títulos listados. Serve para mostrar o desconto que será concedido ao título no momento da baixa quando ocorrer o pagamento antecipado do mesmo. Este indicador é válido somente para o agrupamento por cliente.
Vencimento Original
Checkbox. Marcar para determinar se será listado o vencimento original dos títulos prorrogados. Caso o título não tenha sofrido nenhuma prorrogação será listado o vencimento do título. Disponível para qualquer agrupamento/ordem. Quando esta opção for selecionada as colunas de representantes e portador serão excluídas para dar lugar à nova coluna do vencimento original.
Imprime Quantidade
Checkbox. Marcar para que os campos de quantidade de títulos sejam impressos no relatório. Este checkbox ficará visível quando selecionada a opção Default no campo Layout.
Observação
Não será possível utilizar esta funcionalidade quando o indicador Imprime Histórico estiver marcado.
Imprimir Parâmetros
Possibilita filtrar os parâmetros que são impressos no início do relatório. As opções são: Todos, Selecionados e Nenhum.