Ir para o conteúdo

Relatório do Planejamento Financeiro (FPLF0301)

Conhecer o Programa

Este programa possibilita emitir o fluxo financeiro (recebimentos/pagamentos previstos e/ou efetivos) agrupados por conta financeira ou detalhado, documento a documento. Considera os valores cadastrados na previsão financeira (FPLF0200) e no Cadastro de Lançamentos de Conta Corrente (FCCR0201).

No caso de ser emitido agrupado por conta financeira a visualização será pelo período selecionado (diário, semanal, mensal) onde é mostrado o previsto informado (previsões financeiras cadastradas) x previsto realizado (títulos, pedidos, impostos) x realizado (movimentos do contas a pagar e a receber e lançamentos contábeis do tipo "Outros").

O agrupamento por contas financeiras é montado a partir de contas informadas nos seguintes cadastros (por ordem de hierarquia):

1) Título (válido somente para os títulos do Contas a Pagar);

2) Cadastro de Cliente/Fornecedor por empresa;

3) Tipo de Fornecedor (válido apenas para fornecedores);

4) Tipo de Documento;

5) Parâmetro do sistema para conta financeira padrão (default) de Clientes/Fornecedores por empresa;

6) Se não encontrar a conta financeira em nenhum dos itens anteriores agrupa no item "Conta Indefinida".

Para os lançamentos contábeis a hierarquia não é levada em conta. A conta financeira que estiver no nível da empresa da conta contábil será levada para o relatório. Contas Contábeis que não possuem a conta financeira informada não terão os seus lançamentos levados em conta para o relatório.

Observação

Para as previsões financeiras cadastradas não é obrigatório informar fornecedor/cliente. A conta pode ser informada direto no cadastro de previsões.

Campo a Campo

Campo a Campo

Saldo Inicial Previsto Realizado

É o saldo implantado mais o saldo de movimentações entre as contas a receber e a pagar

% Previsto de Recebimento

Informar um percentual previsto de recebimento a ser aplicado sobre os títulos do contas a receber que ainda não foram pagos, este será considerado na geração do relatório. Este campo virá preenchido automaticamente com o percentual informado no parâmetro "6 - Percentual Previsto de Recebimento Padrão", do planejamento financeiro. Caso não seja informado o valor considerado será 100%. Pode ser bastante utilizado quando a empresa possui conhecimento de uma média de inadimplência de seus clientes, tornando o planejamento mais realista.

Previsão Informada

Checkbox. Marcar para listar as previsões informadas no cadastro de previsões financeiras, levando em conta as previsões informadas conforme o seu tipo (Pagamento/ Recebimento) desde que a data útil do vencimento esteja dentro do intervalo de datas informado na tela e a conta financeira esteja dentro do intervalo selecionado.

CR - Contas a Receber

Checkbox. Marcar para listar os títulos com valor em aberto do Contas a Receber para os quais o documento deve ser pendência financeira. O Portador deve estar considerado no Planejamento Financeiro cujo vencimento útil seja menor do que a data inicial do intervalo solicitado no Período Vencimento e a conta financeira esteja dentro do intervalo selecionado.

CHR - Cheques a Receber

Checkbox. Marcar para listar os títulos do contas a receber com o tipo de movimento marcado para considerar no planejamento financeiro e com o tipo de documento informado no parâmetro "1 - Tipo De Documento Utilizado Para Cheques", do controle de cheques de terceiros. Caso o parâmetro "1 "do controle de cheques de terceiros, não esteja informado e esta opção for marcada o relatório não será executado.

CP - Contas a Pagar

Checkbox. Marcar para listar os títulos com o valor em aberto do Contas a Pagar mais o valor de juros compror (caso haja) para os quais o documento deve ser pendência financeira. O Portador deve estar considerado no Planejamento Financeiro cujo vencimento útil esteja entre a menor e a maior data do intervalo solicitado Período Vencimento e a conta financeira esteja dentro do intervalo selecionado.

PER - Previsão Recebimento

Checkbox. Marcar para listar os pedidos de venda liberados pendentes cujo portador seja considerado no Planejamento Financeiro e os itens do pedido não estejam por faturamento direto pelo fornecedor.

O valor dos pedidos de venda considera o valor com IPI dos itens, observando os seguintes critérios:

  • Data de entrega do item deve ser menor ou igual a maior data no relatório;

  • O tipo de nota do item deve gerar receita.

Realiza o parcelamento do pedido de venda conforme os dados de parcelamento do pedido e considera somente as parcelas cuja data útil de vencimento (acrescida do campo Dias mais do portador do pedido) esteja entre a menor e a maior data informada no campo Data Vencimento da conta financeira e esteja dentro do intervalo selecionado.

PEP - Previsão de Pagamento

Checkbox. Marcar para listar os pedidos de compra pendentes e o valor dos pedidos de compra, considerando o valor dos itens com IPI + ICMS ST. Deste valor é verificado o valor informado de adiantamentos no pedido de compra até a data de emissão do relatório. O seguinte critério é observado para que o valor do item seja levado em conta no relatório:

  • Data de entrega do item que deve ser menor ou igual a maior data no relatório.

Realiza o parcelamento do pedido de compra conforme os dados de parcelamento do pedido e considera somente as parcelas cuja data útil de vencimento esteja entre a menor e a maior data informada no campo Período Vencimento e cuja conta financeira esteja dentro do intervalo selecionado.

IMP - Impostos a Pagar

Checkbox. Marcar para listar o saldo dos impostos apurados nas notas fiscais de saída e de entrada e nisto serão desconsideradas as notas fiscais canceladas e as notas fiscais cujo tipo de nota não saia nos livros fiscais.

Impostos cobertos:

ICMS / IPI: Obedecem aos mesmos moldes da apuração de saldos na contabilidade sendo listados só quando há saldo a pagar.

PIS: Busca o imposto a pagar nas notas de entrada (PIS sobre serviços).

COFINS: Busca o imposto a pagar nas notas de entrada (COFINS sobre serviços).

CSLL: Busca o imposto a pagar nas notas de entrada (CSLL sobre serviços).

INSS: Busca o imposto a pagar nas notas de entrada e nos cadastros de recibos na contabilidade.

IR: Busca o imposto a pagar nas notas de entrada, nos cadastros de recibos, na contabilidade e no cadastro de rendimentos da contabilidade.

PIS/COFINS/CSLL: Busca o imposto a pagar nas notas de entrada (quando o imposto não vem separado).

ISS: Busca o imposto a pagar nas notas de entrada e nos cadastros de recibos na contabilidade.

Caso exista saldo de imposto a pagar o sistema calculará o vencimento conforme a parametrização do Cadastro de Obrigações/ Vencimentos (localizado no módulo Financeiro / Planejamento Financeiro).

RCR - Contas a Receber

Checkbox. Marcar para listar os movimentos dos títulos do Contas a Receber para os quais o documento deve ser pendência financeira. O Portador deve estar considerado no Planejamento Financeiro cuja data do movimento esteja dentro do período selecionado no campo Período Vencimento e a conta financeira esteja dentro do intervalo selecionado.

Cabe uma consideração quanto ao tipo de movimento. Se o mesmo for de "Crédito" (caso típico de pagamentos) o valor pago no movimento será somado ao valor total e caso o mesmo seja de "Débito" (caso típico de estornos) o valor pago no movimento será subtraído do valor total.

Observação

O valor a ser levado para o relatório será o Valor do Movimento menos o Desconto mais os Juros.

RCP - Contas a Pagar

Checkbox. Marcar para listar os movimentos dos títulos do Contas a Pagar para os quais o documento deve ser pendência financeira. O Portador deve estar considerado no Planejamento Financeiro cuja data do movimento esteja dentro do período selecionado no campo Período Vencimento e a conta financeira esteja dentro do intervalo selecionado.

Cabe uma consideração quanto ao tipo de movimento. Se o mesmo for de "Crédito" (caso típico de estornos) o valor pago no movimento será subtraído do valor total e caso o mesmo seja de "Débito" (caso típico de pagamentos) o valor pago no movimento será somado ao valor total.

Observação

O valor a ser levado para o relatório será o Valor do Movimento menos o Desconto mais os Juros e as Outras Despesas.

LCT - Lançamentos Contábeis

Checkbox. Marcar para listar os lançamentos contábeis das contas contábeis (nível da empresa) que tem contas financeiras vinculadas cuja data do lançamento seja menor que a data inicial do intervalo informado no campo Período Vencimento e a conta financeira esteja dentro do intervalo selecionado e que seja do tipo "OUTROS".

Cabe uma consideração quanto ao fato da conta contábil estar como conta crédito ou como conta débito no lançamento. Se a conta estiver como crédito irá entrar como recebimento nos relatórios. Se estiver como débito irá entrar como pagamento nos relatórios. Em ambos os casos o sinal será positivo.

CCR - Conta Corrente

Checkbox. Marcar para listar os lançamentos de crédito (recebimento) do conta corrente que possuem conta financeira informada e tipo de movimento considerado no planejamento financeiro.

DCR - Conta Corrente

Checkbox. Marcar para listar os lançamentos de débito (pagamento) do conta corrente que possuem conta financeira informada e tipo de movimento considerado no planejamento financeiro.

CR - Contas a Receber

Checkbox. Marcar para listar os títulos com o valor em aberto do Contas a Receber para os quais o documento deve ser pendência financeira. O Portador deve estar considerado no Planejamento Financeiro cujo vencimento útil seja menor que a data inicial do intervalo informado no campo Período Vencimento e a conta financeira esteja dentro do intervalo selecionado.

CP - Contas a Pagar

Checkbox. Marcar para listar os títulos com o valor em aberto do Contas a Pagar mais o valor de juros (caso haja) para os quais o documento deve ser pendência financeira. O Portador deve estar considerado no Planejamento Financeiro cujo o vencimento útil seja menor que a data inicial do intervalo informado no campo Período Vencimento e a conta financeira esteja dentro do intervalo selecionado.

Cotação

Conversão de moedas estrangeiras no relatório. Selecionar o tipo de conversão de moeda desejado. As opções são:

  • Cotação do Dia: Neste caso os valores em moeda estrangeira serão convertidos pela data de emissão do relatório, exceto as previsões financeiras manuais que serão convertidas pela data de vencimento da previsão.

  • Cotação Informada: Neste caso será solicitado (em uma janela) informar as cotações que se deseja utilizar para a conversão de valores em moeda estrangeira.

Processos deste Programa

Processos deste Programa

Este programa faz parte dos seguintes processos:

Negociação Entre Documentos

Variação Cambial CP

Variação Cambial CR