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Console de Integrações Financeiras (FFIN0251)

Conhecer o Programa

A Console de Integrações Financeiras tem a finalidade de permitir a configuração de integrações com softwares terceiros no módulo financeiro do FoccoERP, automatizando os processos de geração/envio de remessa e recebimento de retorno, permitindo a geração de QRCode nos boletos.

A Console de Integrações Financeiras é dividida em abas:

  • Parceiros/Bancos

    Irá apresentar os possíveis Softwares de Terceiros que se integram com o FoccoERP e para cada um será possível definir os portadores que estão configurados para aquele software terceiro;

  • Remessa

    Registros que podem ou foram enviados ao software terceiro;

  • Retorno

    Registros que foram recebidos dos softwares terceiros;

  • Logs

    Logs gerais da aplicação/comunicação com os softwares terceiros;

Configurações de Integração

A configuração de um novo banco (portador) para integração com do FoccoERP com um software terceiro é feita a partir da ação de seleção do nome de um dos Softwares de Terceiros disponibilizados no menu de abas lateral (Conforme destacado na imagem) e após a opção “Novo”.

Importante

As plataformas/softwares terceiros são disponibilizadas conforme a liberação comercial.

A ação de pressionar a opção “Novo” apresentará a janela de edição de portador, onde constam campos de preenchimento para a realização da configuração:

Campo a Campo

Empresa

Campo para informar a empresa que irá integrar. Este campo somente estará habilitado, para preenchimento de informação, caso o usuário estiver conectado na empresa consolidada para a inclusão/configuração desta. Se o usuário estiver conectado em uma empresa filha esse campo estará desabilitado e, automaticamente, com a empresa selecionada.

Portador

Campo para o usuário informar qual portador irá integrar para aquela empresa naquela plataforma/software terceiro. Somente serão listados os portadores vinculados a bancos disponíveis para a plataforma selecionada.

Registro em tempo real

Indica se para aquele banco (portador) o registro será enviado em tempo real ou não, ou seja, se a opção estiver marcada, o FoccoERP, de forma automática, enviará os títulos numa remessa para o software terceiro que, por sua vez, registrará no banco. O envio para registro em tempo real é feito no faturamento após a autorização da nota eletrônica.

Configuração de Autenticação

As configurações de autenticação variam conforme a plataforma/software terceiro que está sendo configurado, estes são os dados utilizados para autenticação no software terceiro por exemplo:

  • Key

Campo para informar a chave de autenticação com o software terceiro (essa informação é fornecida pela plataforma).

  • Hash

Campo para informar o código de autenticação com o software terceiro (essa informação é fornecida pela plataforma).

Tipo de Cobrança

Este campo apresentará os possíveis tipos de cobranças para o portador informado, variando para cada plataforma.

Opções Disponíveis:

  • Boleto Híbrido: Indica que será realizada a geração/registro de boletos com código de barras e QRCode.

Data de Referência

Campo para indicar a data de referência dos títulos do portador para consultas e integração com a plataforma, exemplo filtro dos títulos considerados na aba “Remessa”.

Observação

Se for informado a data 12/05/2025 nesse campo. Na aba “Remessas” só será mostrado os títulos onde a data de emissão for maior ou igual a 12/05/2025.

Webhooks

Nesta sessão estão disponíveis as informações para configuração de Webhooks no software terceiro, essa informação pode variar por plataforma/software terceiro, por exemplo:

  • Webhook Financeiro

Esta é a URL do FoccoERP que deve ser fornecida/configurada no Software Terceiro para disparo dos gatilhos no processo de integração do Software Terceiro para o FoccoERP.

Botão Salvar

Ao ser pressionado as informações o registro de configuração é salvo e o usuário é direcionado para a tela principal (listagem de portadores da plataforma).

Após salvar os dados, as informações preenchidas criarão um registro vinculado ao Software de Terceiros, selecionado na Console de Integrações Financeiras. A linha de registro apresenta informações sobre o seu cadastro, como: Empresa, portador, tipo de cobrança, status, registro em tempo real e editar registro.

Assim se dá como concluída a configurada a integração com o Software de Terceiros.

Importante

Caso algum dos portadores for configurado como “Boleto Híbrido” no campo “Tipo de cobrança” é necessário acessar o Cadastro de Bancos, Agências e Contas (FFIN0030) e verificar se o banco vinculado a integração possui a informação de chave PIX cadastrada, esta informação é obrigatória para o registro de cobranças do tipo “Boleto Híbrido”.

Aba Remessa

Nesta aba é possível realizar a consulta e acompanhamento dos títulos gerados para os bancos (portadores) configurados para integração com software terceiro, permitindo a visualização e ações sobre a remessa (registro) do título no banco/plataforma.

É possível a aplicação de alguns filtros para localização de análise de títulos, como:

  • Empresa
  • Plataforma
  • Portador
  • Intervalo de Data Emissão
  • Intervalo de Data de Vencimento

Na listagem são exibidos os títulos conforme os filtros informados com as principais informações do título e de remessa:

  • Plataforma
  • Empresa
  • Documento
  • Título
  • Parcela
  • Emissão
  • Vencimento
  • Nota Fiscal
  • Cliente
  • Portador
  • Valor do Título
  • Valor Aberto
  • Nosso Número
  • Remessa
  • Status
    • Situações possíveis
      • Não Enviado: Indica que o registro não foi enviado ao software terceiro.
      • Enviado: Indica que o registro foi enviado ao software terceiro com sucesso.
      • Falha: Indica que o registro foi enviado ao software terceiro, porém não foi concluído com sucesso. Nesse caso, precisa ser analisado os logs a fim de identificar o possível problema.
      • Falha ERP: Indica que o registro teve falha por parte do ERP.
      • Pago: Indica que o registro está pago.
  • Ações
    • Histórico: Permite a visualização do histórico de eventos do título.
      • No histórico é possível verificar as ocorrências de registro do título na plataforma bem como avaliar o motivo de divergências e erros ocorridos no processo.
Aba Retorno

Nesta aba é possível realizar a consulta e acompanhamento dos retornos de títulos enviados para os bancos (portadores) configurados para integração com software terceiro, permitindo a visualização e ações sobre o registro do título no banco/plataforma.

É possível a aplicação de alguns filtros para localização de análise de títulos, como:

  • Empresa
  • Plataforma
  • Portador
  • Intervalo de Data de Entrada
  • Situação
  • Recursos de Pesquisa da Listagem

Na listagem são exibidos os títulos conforme os filtros informados com as principais informações do título e de remessa:

  • Plataforma
  • Empresa
  • Título
  • Parcela
  • Cliente
  • Evento
  • Processamento
  • Data Entrada Banco
  • Data Crédito
  • Situação
    • Situações possíveis:
      • Falha: Indica que ocorreu uma falha no processamento da baixa/retorno.
      • Processado: Indica que foi feito o processamento da baixa/retorno.
      • Não Processado: Indica que o processamento do retorno não foi realizado.
  • Valor Desconto
  • Valor Juros
  • Valor Pago
  • Valor Outras Despesas
  • Valor Des. Cob.
  • Valor Tarifa
  • Nosso Número
  • Observações
  • Ações
    • Histórico: Permite a visualização do histórico de eventos do título.
      • Dados principais do título
      • Eventos
      • No histórico é possível verificar as ocorrências de retorno do título da plataforma bem como avaliar o motivo de divergências e erros ocorridos no processamento da baixa.
  • Processar
    • Executa o processamento da baixa dos retornos selecionados na listagem, realizando a movimentação do título do Contas a Receber correspondente se necessário.

Importante

O comando de retorno é buscado para o banco do portador do título e a movimentação do título é realizada conforme a configuração do comando de retorno realizada no Cadastro de Comandos de Retorno da Cobrança Escritural (FCOB0102).

Caso o processamento da baixa foi realizado com sucesso o registro de retorno ficará com a Situação “Processado” caso ocorrer algum erro no processamento do retorno ficará com a situação “Falha” e será possível consultar o motivo da falha no histórico do retorno/registro correspondente.

Aba Logs

Nesta aba é possível realizar a consulta e acompanhamento dos logs de comunicação entre o FoccoERP e o software de terceiros configurado para integração financeira.

É possível a aplicação de alguns filtros para facilidade na localização de log, como:

  • Data Inicial do Evento
  • Data Final do Evento
  • Recursos de Pesquisa da Listagem

Na listagem são exibidos os títulos conforme os filtros informados com as principais informações do título e de remessa:

  • Plataforma
  • Empresa
  • Data de Envio
  • Ação/Operação
  • Status
  • Ações