Console de Integrações Financeiras (FFIN0251)¶
Conhecer o Programa¶
A Console de Integrações Financeiras tem a finalidade de permitir a configuração de integrações com softwares terceiros no módulo financeiro do FoccoERP, automatizando os processos de geração/envio de remessa e recebimento de retorno, permitindo a geração de QRCode nos boletos.
A Console de Integrações Financeiras é dividida em abas:
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Parceiros/Bancos
Irá apresentar os possíveis Softwares de Terceiros que se integram com o FoccoERP e para cada um será possível definir os portadores que estão configurados para aquele software terceiro;
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Remessa
Registros que podem ou foram enviados ao software terceiro;
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Retorno
Registros que foram recebidos dos softwares terceiros;
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Logs
Logs gerais da aplicação/comunicação com os softwares terceiros;
Configurações de Integração
A configuração de um novo banco (portador) para integração com do FoccoERP com um software terceiro é feita a partir da ação de seleção do nome de um dos Softwares de Terceiros disponibilizados no menu de abas lateral (Conforme destacado na imagem) e após a opção “Novo”.
Importante
As plataformas/softwares terceiros são disponibilizadas conforme a liberação comercial.
A ação de pressionar a opção “Novo” apresentará a janela de edição de portador, onde constam campos de preenchimento para a realização da configuração:
Campo a Campo
Empresa
Campo para informar a empresa que irá integrar. Este campo somente estará habilitado, para preenchimento de informação, caso o usuário estiver conectado na empresa consolidada para a inclusão/configuração desta. Se o usuário estiver conectado em uma empresa filha esse campo estará desabilitado e, automaticamente, com a empresa selecionada.
Portador
Campo para o usuário informar qual portador irá integrar para aquela empresa naquela plataforma/software terceiro. Somente serão listados os portadores vinculados a bancos disponíveis para a plataforma selecionada.
Registro em tempo real
Indica se para aquele banco (portador) o registro será enviado em tempo real ou não, ou seja, se a opção estiver marcada, o FoccoERP, de forma automática, enviará os títulos numa remessa para o software terceiro que, por sua vez, registrará no banco. O envio para registro em tempo real é feito no faturamento após a autorização da nota eletrônica.
Configuração de Autenticação
As configurações de autenticação variam conforme a plataforma/software terceiro que está sendo configurado, estes são os dados utilizados para autenticação no software terceiro por exemplo:
- Key
Campo para informar a chave de autenticação com o software terceiro (essa informação é fornecida pela plataforma).
- Hash
Campo para informar o código de autenticação com o software terceiro (essa informação é fornecida pela plataforma).
Tipo de Cobrança
Este campo apresentará os possíveis tipos de cobranças para o portador informado, variando para cada plataforma.
Opções Disponíveis:
- Boleto Híbrido: Indica que será realizada a geração/registro de boletos com código de barras e QRCode.
Data de Referência
Campo para indicar a data de referência dos títulos do portador para consultas e integração com a plataforma, exemplo filtro dos títulos considerados na aba “Remessa”.
Observação
Se for informado a data 12/05/2025 nesse campo. Na aba “Remessas” só será mostrado os títulos onde a data de emissão for maior ou igual a 12/05/2025.
Webhooks
Nesta sessão estão disponíveis as informações para configuração de Webhooks no software terceiro, essa informação pode variar por plataforma/software terceiro, por exemplo:
- Webhook Financeiro
Esta é a URL do FoccoERP que deve ser fornecida/configurada no Software Terceiro para disparo dos gatilhos no processo de integração do Software Terceiro para o FoccoERP.
Botão Salvar
Ao ser pressionado as informações o registro de configuração é salvo e o usuário é direcionado para a tela principal (listagem de portadores da plataforma).
Após salvar os dados, as informações preenchidas criarão um registro vinculado ao Software de Terceiros, selecionado na Console de Integrações Financeiras. A linha de registro apresenta informações sobre o seu cadastro, como: Empresa, portador, tipo de cobrança, status, registro em tempo real e editar registro.
Assim se dá como concluída a configurada a integração com o Software de Terceiros.
Importante
Caso algum dos portadores for configurado como “Boleto Híbrido” no campo “Tipo de cobrança” é necessário acessar o Cadastro de Bancos, Agências e Contas (FFIN0030) e verificar se o banco vinculado a integração possui a informação de chave PIX cadastrada, esta informação é obrigatória para o registro de cobranças do tipo “Boleto Híbrido”.
Aba Remessa
Nesta aba é possível realizar a consulta e acompanhamento dos títulos gerados para os bancos (portadores) configurados para integração com software terceiro, permitindo a visualização e ações sobre a remessa (registro) do título no banco/plataforma.
É possível a aplicação de alguns filtros para localização de análise de títulos, como:
- Empresa
- Plataforma
- Portador
- Intervalo de Data Emissão
- Intervalo de Data de Vencimento
Na listagem são exibidos os títulos conforme os filtros informados com as principais informações do título e de remessa:
- Plataforma
- Empresa
- Documento
- Título
- Parcela
- Emissão
- Vencimento
- Nota Fiscal
- Cliente
- Portador
- Valor do Título
- Valor Aberto
- Nosso Número
- Remessa
- Status
- Situações possíveis
- Não Enviado: Indica que o registro não foi enviado ao software terceiro.
- Enviado: Indica que o registro foi enviado ao software terceiro com sucesso.
- Falha: Indica que o registro foi enviado ao software terceiro, porém não foi concluído com sucesso. Nesse caso, precisa ser analisado os logs a fim de identificar o possível problema.
- Falha ERP: Indica que o registro teve falha por parte do ERP.
- Pago: Indica que o registro está pago.
- Situações possíveis
- Ações
- Histórico: Permite a visualização do histórico de eventos do título.
- No histórico é possível verificar as ocorrências de registro do título na plataforma bem como avaliar o motivo de divergências e erros ocorridos no processo.
- Histórico: Permite a visualização do histórico de eventos do título.
Aba Retorno
Nesta aba é possível realizar a consulta e acompanhamento dos retornos de títulos enviados para os bancos (portadores) configurados para integração com software terceiro, permitindo a visualização e ações sobre o registro do título no banco/plataforma.
É possível a aplicação de alguns filtros para localização de análise de títulos, como:
- Empresa
- Plataforma
- Portador
- Intervalo de Data de Entrada
- Situação
- Recursos de Pesquisa da Listagem
Na listagem são exibidos os títulos conforme os filtros informados com as principais informações do título e de remessa:
- Plataforma
- Empresa
- Título
- Parcela
- Cliente
- Evento
- Processamento
- Data Entrada Banco
- Data Crédito
- Situação
- Situações possíveis:
- Falha: Indica que ocorreu uma falha no processamento da baixa/retorno.
- Processado: Indica que foi feito o processamento da baixa/retorno.
- Não Processado: Indica que o processamento do retorno não foi realizado.
- Situações possíveis:
- Valor Desconto
- Valor Juros
- Valor Pago
- Valor Outras Despesas
- Valor Des. Cob.
- Valor Tarifa
- Nosso Número
- Observações
- Ações
- Histórico: Permite a visualização do histórico de eventos do título.
- Dados principais do título
- Eventos
- No histórico é possível verificar as ocorrências de retorno do título da plataforma bem como avaliar o motivo de divergências e erros ocorridos no processamento da baixa.
- Histórico: Permite a visualização do histórico de eventos do título.
- Processar
- Executa o processamento da baixa dos retornos selecionados na listagem, realizando a movimentação do título do Contas a Receber correspondente se necessário.
Importante
O comando de retorno é buscado para o banco do portador do título e a movimentação do título é realizada conforme a configuração do comando de retorno realizada no Cadastro de Comandos de Retorno da Cobrança Escritural (FCOB0102).
Caso o processamento da baixa foi realizado com sucesso o registro de retorno ficará com a Situação “Processado” caso ocorrer algum erro no processamento do retorno ficará com a situação “Falha” e será possível consultar o motivo da falha no histórico do retorno/registro correspondente.
Aba Logs
Nesta aba é possível realizar a consulta e acompanhamento dos logs de comunicação entre o FoccoERP e o software de terceiros configurado para integração financeira.
É possível a aplicação de alguns filtros para facilidade na localização de log, como:
- Data Inicial do Evento
- Data Final do Evento
- Recursos de Pesquisa da Listagem
Na listagem são exibidos os títulos conforme os filtros informados com as principais informações do título e de remessa:
- Plataforma
- Empresa
- Data de Envio
- Ação/Operação
- Status
- Ações