Ir para o conteúdo

Emulador de Microterminais (FUTL0233)

Conhecer o Programa

Este programa possibilita realizar os apontamentos de produção com as opções de intervalo de hora, tempo padrão e tempo total. Permite, também, que a data e a hora sejam alteradas.

As operações de terceiros não podem ser apontadas pelo Emulador de Microterminais.

Passo a Passo do Cadastro

Passo a Passo do Cadastro

1) Os campos Data e Hora assumem os dados atualizados do servidor.

2) Digitar no campo Entrada o código da empresa e clicar no botão Entra ou pressionar a tecla Enter.

Observação

Não digitar o código da empresa consolidada, embora o sistema permita.

3) No campo Tela serão listadas as opção numeradas, escolher uma opção e digitar o seu número no campo Entrada e pressionar a tecla Enter ou clicar em Entra.

Observação

Caso ocorra algum engano e a informação precise ser alterada clicar no botão Anula e o sistema retorna para a tela anterior.

Passo a Passo para cada Opção

1) APONTAR OPERAÇÕES

Esta opção é utilizada para informar o operador/funcionário.

a) No campo Entrada digitar o código do operador/funcionário. Ao clicar no botão Entra ou pressionar a tecla Enter aparece no campo Tela o nome do operador/funcionário. Caso aparecer a mensagem "OPERADOR NÃO CADASTRADO", anular e conferir o código no Cadastro de Funcionários (FADM0200).

b) Após confirmar o operador o sistema solicita o número da OF (ordem de fabricação).

c) Em seguida a OPERAÇÃO. Digitar o código da operação a ser apontada e pressionar Enter. Caso o cadastro do roteiro esteja como operação obrigatória "Sim" o sistema não permite que seja apontada a segunda operação sem que as primeiras que são obrigatórias sejam apontadas, validando sempre a quantidade apontada na primeira operação em casos de apontamento parcial.

d) O sistema informa o saldo disponível para o apontamento da operação e permite apontamento de quantidades maiores que o saldo, contanto que o parâmetro "22 - Permite Apontar Quantidades Maiores Que A Da Ordem Produção", da Manufatura, esteja com resposta igual a "S".

e) Antes de apontar a quantidade informar o recurso/máquina. Somente será possível informar os recursos cadastrados no roteiro no momento que foi gerada a ordem. Os mesmos podem ser incluídos no programa Manutenção de Ordens (FPRD0200).

Se a quantidade apontada for menor que o saldo o sistema solicita a quantidade de peças refugadas.

Caso não exista refugo, informar zero se o parâmetro "16 - Permite Apontar Com Qtde Zero E Refugo Zero No Microternial Tr200?", da Produção, estiver como "S".

  1. Após informar a quantidade, se a resposta do parâmetro “ 65 - Permite Apontamentos no Intervalo da Parada de Máquina” for igual a N e a máquina informada estiver parada, será exibida mensagem informando.

f) Após o apontamento o sistema retorna para a tela de cadastro do operador.

Se for necessário alterar a opção de apontamento, clicar em Anula, ou prosseguir informando o código do operador/funcionário.

g) Se o parâmetro "12 - Informa Qual Tipo De Tempo Utilizado No Microternial Tr200?", da produção, for igual a IT (intervalo de hora) e alguma ordem já tiver sido inciada pelo operador, o programa abre uma tela com as seguintes opções:

1) Início de produção: pode dar início a mesma ordem/operação em máquinas diferentes, sendo que neste caso o apontamento deverá ser realizado nas duas máquinas. Não será permitido apontar toda quantidade em uma única máquina.

2) Fim produção: utilizado para finalizar uma operação que já foi iniciada.

3) Início parada: utilizado para informar a parada de máquina, porém, o sistema solicita a quantidade de peças produzidas até o momento da parada. Após informar o código da máquina e esta estiver vinculada a uma OF com apontamento em aberto, o sistema solicita os dados de fim de produção para depois iniciar a parada de máquina.

2) ENTREGA DE OF'S

a) Ao informar o código aparecem 2 opções:

1) MANUAL: O sistema solicita os dados da Ordem, quantidade, almoxarifado (o sistema traz o cadastro do item pasta Estoque) e a data (o sistema traz do servidor, caso se deseja alterar se deve seguir o mesmo padrão (DDMMAA) sem barras) e entrega a ordem no estoque caso o parâmetro "7", da Manufatura, esteja como "Finaliza a Ordem de Produção na última Operação".

2) BARRAS: Esta opção é utilizada para fazer a entrega de ordens de produção de itens que controlam série, informando na barra o número de série gerado no programa Geração de Etiquetas por Ordem de Fabricação (série) (FPRD0207).

3) PARADA DE MÁQ.

a) No campo Entrada digitar o código do operador/funcionário. Ao clicar no botão Entra ou pressionar a tecla Enter aparece no campo Tela o nome do operador/funcionário. Caso aparecer a mensagem "OPERADOR NÃO CADASTRADO", anular e conferir o código no Cadastro de Funcionários (FADM0200).

b) Informar a máquina, o número da OF que será zero, pois esta opção é utilizada principalmente para máquinas que não possuem vínculo com a OF mas que deve ser registrada a parada, a operação e o código do motivo da parada de máquina, tal informação que vem do programa Cadastro do Motivo de Apontamento (FPRD0110).

c) Após estes cadastros a parada de máquina é iniciada. Quando o operador desejar encerrar esta parada, repetir a operação descrita anteriormente, porém, após informar a máquina o sistema questiona se o operador deseja ou não encerrar a parada, ao confirmar a parada estará concluída, caso contrário a máquina continuará em situação de parada.

4) REFUGO

a) No campo Entrada digitar o código do operador/funcionário que deve estar cadastrado com as funções "Funcionário" e "Outros". Ao clicar no botão Entra ou pressionar a tecla Enter aparece no campo Tela o nome do operador/funcionário. Caso aparecer a mensagem "OPERADOR NÃO CADASTRADO", anular e conferir o código no Cadastro de Funcionários (FADM0200).

b) Informar o código do item, código do centro de custo de origem (informação do Cadastro de Centro de Custos (FCTB0102), campo Cód. Red.), data, almoxarifado, quantidade, motivo e causa.

c) Após estes cadastros o sistema faz uma requisição não planejada para realizar o movimento de saída do estoque do item informado.

Observação

No Cadastro de Roteiro de Fabricação (FENG0202), se o campo Apontamento for igual a "Sim" e o campo Obrigatório for igual a "Não", o programa mostra a seguinte mensagem na tela do coletor ou do emulador: OPERAÇÃO COM APONT. NÃO OBRIGATÓRIO DESEJA APONTAR SOMENTE REFUGO? Se Sim, pressione a tecla ENTER, se Não ANULAR a operação.

Pressionando o ENTER, o programa exige a quantidade de refugo. Ao digitar a quantidade de refugo, o sistema aponta a quantidade. Se for digitado 0 (Zero), o sistema não aponta nada e, automaticamente, altera o roteiro da ordem de fabricação nos campos Apontamento e Obrigatório para "Não" e "Não", independentemente se a quantidade de refugo for zero ou maior que zero.

Pressionando o ANULA, o programa retorna para o menu principal e, automaticamente, altera o roteiro da ordem de fabricação nos campos Apontamento e Obrigatório para "Sim" e "Sim". As quantidades podem ser apontada normalmente.

Processos deste Programa

Processos deste Programa

Este programa faz parte do processo:

Emulador de Microterminais