Cálculo do Planejamento (FPLA0200)¶
Conhecer o Programa¶
Este programa possibilita calcular os momentos e as quantidades que devem ser obtidas de cada um dos componentes para que não falte nem sobre nenhum deles no suprimento das necessidades dadas pela produção do referido produto.
Com base nos parâmetros informados no Cadastro do Item (FITE0200), na Pasta Planejamento, nos parâmetros do sistema, na manutenção de planos de produção (FPLA0200) e na estrutura de produtos (FENG0210) o cálculo do planejamento gera as informações para compras e para a produção.
As ordens serão geradas com a numeração conforme a resposta do parâmetro "24" dos Parâmetros do Planejamento (FUTL0125 PLA PLA).
Ao realizar o cálculo do planejamento, caso o parâmetro "45 - Obrigar Controle De Estoque De Terceiros e Em Terceiros” dos parâmetros de Estoque e o "17 - indica se o cálculo do MRP deve tratar assistência técnica" dos parâmetros de Planejamento, estiverem respondidos como "S", para os pedidos de venda que possuem itens cuja divisão de venda for de assistência técnica, serão geradas ordens do tipo OAT. O almoxarifado do item da ordem será o informado no item do pedido de venda, que é o almoxarifado de assistência técnica específico do cliente. A entrega de produção planejada dessa ordem será realizada neste almoxarifado, de assistência técnica.
O almoxarifado do item da ordem pode ser visualizado pela Entrega de Itens (Planejada) (FEST0112).
Observação
As ordens de assistência técnica que utilizam o mesmo item não poderão ser agrupadas em uma única ordem, se os almoxarifados do item do pedido forem divergentes.
Campo a Campo¶
Campo a Campo
Plano
Selecionar o plano desejado conforme a visão desejada (conforme parametrização do plano de produção).
Ordem Inicial
Inserir o número da ordem inicial.
Gerar o LLC nos Itens?
Checkbox. Código de mais baixo nível é um número atribuído aos vários itens, o qual corresponde ao número do nível mais baixo em que o item aparece em qualquer estrutura de produto da organização. Ao rodar o cálculo do Planejamento com este checkbox marcado o sistema guarda esta informação no Cadastro do Item, na pasta Planejamento, para posterior consulta. Uma vez definido o LLC dos itens o sistema está pronto para definir a sequência com que calcula os registros básicos para evitar ter de recalcular itens com mais de uma ocorrência em estruturas de produtos.
A sequência é definida da seguinte forma: O sistema calcula os registros dos itens, dos níveis mais altos para os mais baixos (dos números mais baixos, iniciando pelo 0, correspondente ao nível dos produtos prontos).