Ir para o conteúdo

Cadastro do Aviso de Recebimento (FAVR0200)

Conhecer o Programa

Este programa possibilita dar manutenção ao Aviso de Recebimento de acordo com o fluxo do processo destas informações, conforme descrito abaixo:

O responsável pelo recebimento digita o Aviso de Recebimento baseando-se, ou não, no Pedido de Compra. Depois destes dados serem cadastrados não poderão ser alterados e será possível apenas informar a quantidade recebida.

No momento da digitação do Aviso de Recebimento serão verificadas as divergências do que foi pedido e do que está sendo entregue (considerando a tolerância). Assim, caso necessário, é possível bloquear o recebimento e avisar através de uma mensagem na tela. Também é enviado um e-mail para o Comprador do Pedido de Compra avisando a necessidade de fazer o desbloqueio dessa divergência.

O Aviso de Recebimento ficará bloqueado até que o comprador cadastrado no Pedido de Compra libere o bloqueio. Enquanto o Aviso de Recebimento estiver bloqueado a Nota de Entrada não poderá ser cadastrada. Somente o comprador do Pedido de Compra poderá fazer o desbloqueio das divergências. Caso o Pedido não tenha comprador qualquer usuário poderá fazer o desbloqueio.

Uma vez liberado, o Aviso de Recebimento somente será bloqueado novamente se este tiver sofrido alguma alteração (Quantidade do item, Data de Entrega, Valor Unitário ou Quantidade Recebida do Item), com base nos Critérios de Bloqueio cadastrados para o Fornecedor.

Após o desbloqueio será impresso o Aviso de Recebimento indicando o local (almoxarifado) em que será entregue a mercadoria.

Quando o Aviso de Recebimento chegar ao almoxarifado este será conferido e será necessário informar a quantidade recebida. Na Nota de Entrada não será permitido incluir/excluir itens e a quantidade que terá validade será a do Aviso de Recebimento.

A quantidade recebida é informada na própria tela do Item do Aviso de Recebimento. Somente poderá ser cadastrada a Nota de Entrada a partir do Aviso de Recebimento quando todos os itens possuírem quantidade recebida informada, porém a quantidade dos itens na Nota de Entrada será a quantidade digitada para o item no Aviso, e não a quantidade recebida.

O botão Divergência permite visualizar a divergência entre a quantidade recebida (física) e a quantidade digitada para o item.

A Nota Fiscal gera toda a movimentação de estoques e atualizações dos pedidos.

Campo a Campo

Campo a Campo

Fornecedor

Selecionar o fornecedor do Aviso de Recebimento.

Núm. Nota

Informar o número da Nota Fiscal do Aviso de Recebimento.

Série

Informar a série da Nota do Aviso de Recebimento.

Dt. Entr.

Informar a data de Entrada do Aviso de Recebimento.

Dt. Emis.

Informar a data de emissão da Nota Fiscal no fornecedor. Esta informação é cadastrada no programa de Manutenção de Nota Fiscal de Entrada (FREC0200) quando o aviso é associado à Nota de Entrada. Este campo não é obrigatório, no entanto, é possível torná-lo obrigatório alterando o parâmetro "8 - Exige Data de Emissão No Aviso De Recebimento", dos Parâmetros do Aviso de Recebimento.

Situação

Campo preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o mesmo for incluído. Caso o sistema encontre divergências, geradas pelos critérios cadastrados no programa (FAVR0101), ficará com a situação bloqueado e atendido quando for realizada a Entrada da Nota referente ao mesmo.

Valor Total

O valor total será preenchido após clicar no botão Itens e informar os valores referentes ao item.

Botão Itens

Após informar os valores da tela principal é necessário informar os itens do Aviso de Recebimento. Este botão é então utilizado para cadastrar os itens e as quantidades, conforme está na Nota recebida. O lote/série deverá ser informado nos itens do Aviso caso a resposta do parâmetro "3 - Obrigatório Informar Lote/Série No Item Do Aviso De Recebimento", nos Parâmetros do Aviso de Recebimento, for igual a "S".

Importante

Caso o tipo de lote seja "Certificado" e o tipo de baixa do lote do item seja FEFO (informados na pasta "Estoque" do programa de Cadastro de Itens), serão obrigatórias as informações de data de fabricação e data de validade do lote. Caso o lote já possua as informações de data de fabricação e data de validade, estas não poderão ser alteradas.

Botão Nota Fiscal Saída

Informar uma Nota Fiscal de Saída caso o Aviso de Recebimento possa ser realizado através da mesma, dessa forma os itens do Aviso de Recebimento serão preenchidos conforme a Nota Fiscal de Saída (exemplo: Nota Fiscal de Remessa - serviço de terceiro).

Botão Pedido

O botão pedido é utilizado caso a Nota de Entrada possua um Pedido de Compra para ser vinculado e o mesmo possa ser utilizado para lançar o Aviso de Recebimento.

Botão Divergência

Imprime o relatório das divergências entre o Aviso de Recebimento e o Pedido de Compra, o Aviso de Recebimento e a Nota Fiscal de Entrada para a Avaliação de Fornecedores.

Importação de Notas utilizando o produto IntegraNF-e

Importação de Notas utilizando o produto IntegraNF-e

Este processo somente é válido para clientes que possuem o produto IntegraNF-e.

O processo do IntegraNF-e permite importar o Aviso de Recebimento a partir do arquivo XML. Esta importação deve ser acionada através do processo de importação do IntegraNF-e (FNFX0200), que carregará as informações do XML para o Aviso de Recebimento. Serão importadas as informações dos itens e da Nota Fiscal conforme dados do arquivo XML apresentados no processo de importação.

Todos os Avisos de Recebimento que foram gerados utilizando o produto do IntegraNF-e serão identificados com a informação "Aviso de Recebimento gerado via IntegraNF-e", antes do campo Fornecedor.

Informações que não existem no XML, como série, lote e endereçamento devem ser selecionadas no programa de Cadastro de Aviso de Recebimento.

Processos deste Programa

Processos deste Programa

Este programa faz parte dos seguintes processos:

Nota Fiscal de Importação

Inspeção de Recebimento

IntegraNF-e