Recebimento de Arquivos de Fornecedores (FEDS0251)¶
Conhecer o Programa¶
Este programa possibilita saber aonde estão localizados os arquivos a serem recebidos buscando-se primeiro os parâmetros do EDI.
Esse diretório pode ser variável.
Exemplo
c:\receber
c:\recebidos
Dentro desses diretórios existirão as pastas dos fornecedores e esse nome deverá ser fixo.
Exemplo
c:\receber\FOR000001
c:\receber\FOR000002
c:\recebidos\FOR0000001
As pastas dos fornecedores deverão ser compostas da seguinte forma: FOR (código do fornecedor com 6 números).
Exemplo
FOR000001
Para receber os arquivos dos Fornecedores deverão existir dentro da pasta dos fornecedores os arquivos:
Estoques: DOCEDIESTC.env
Notas de Saída: DOCEDINFSC.ddmmhhmm
DOCEDINFSIC.ddmmhhmm
Estes arquivos deverão estar com letra maiúscula.
O arquivo de estoque é sempre único, ou seja, sempre serão apagado os dados e os arquivos anteriores para fazer o recebimento desse arquivo.
Podem haver vários arquivos de notas de saída, pois a extensão deles é dia, mês, hora e minuto permitindo, desta forma, serão importados vários arquivos com dia, mês, hora e minuto diferentes, ou seja, é possível importar vários arquivos diariamente.
Sempre que existir algum problema no recebimento do arquivo será gerado um arquivo com extensão .log para cada arquivo que se tentou receber. É necessário corrigir e executar o processo novamente para que o mesmo seja movido para os arquivos já recebidos.
Sempre que tentar executar esse processo novamente:
No caso dos estoques: apagar e inserir novamente.
No caso das notas e de seus itens: apaga somente se a nota não foi importada. É considerada importada se essa nota já tiver sido transformada em nota de entrada e não apenas recebida em uma tabela.
Caso a nota tenha sido importada juntamente com alguns itens, pois ocorreu algum problema na importação dos outros itens da nota, será necessário fazer novamente a importação dos itens em que ocorreram problemas.
Importante
O item deve existir no cadastro Itens X Fornecedor. Irá buscar primeiramente o preferencial; caso não exista buscará o primeiro que encontrar e caso tenha mais de um preferencial buscará o primeiro preferencial que encontrar.
O item deve estar ativo na pasta da empresa e de suprimentos.
O tipo de nota pode ser 1 = Venda, 2 = Serviço ou 6 =Devolução. Dependendo de cada tipo buscará os parâmetros de EDI por Fornecedor para encontrar o tipo de nota correspondente.
Campo a Campo¶
Campo a Campo
Empresa
Selecionar a empresa na qual serão aplicadas as informações do programa corrente.
Através da empresa é possível identificar os parâmetros do EDI necessários para o recebimento dos arquivos, ou seja, o diretório aonde estão os arquivos a receber e os arquivos já recebidos dos Fornecedores. Os arquivos que ainda não foram recebidos ficam no diretório A RECEBER e após a importação desses arquivos (se não houver erro) eles são movidos para o diretórios JÁ RECEBIDOS. Para identificar quais fornecedores terão os arquivos recebidos é necessário selecionar todos os fornecedores que estão na empresa corrente. No caso de ser a empresa consolidada fará a execução para cada empresa filha.
Fornecedor
Selecionar os fornecedores da empresa corrente que terão os arquivos recebidos.
Tipo
Selecionar se irá fazer a seleção dos Fornecedores pelo Código ou pela Descrição.
Arquivos
Selecionar quais arquivos serão recebidos podendo optar por Nota de Saída, Estoque ou Todos.
Utiliza processo que incorpora o código do Item do fornecedor com 60 posições
Checkbox: Marcar este checkbox caso seja necessário utilizar este processo.