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Cadastro do Pedido de Compra (FPDC0200)

Conhecer o Programa

Programa utilizado para gerar o pedido de compra e enviá-lo ao fornecedor.

Observação

Para pedidos de compra gerados a partir de acionamentos de Kanban não será permitido a exclusão do pedido, nem alteração de qualquer informação.

O cancelamento destes pedidos será possível através do programa Cancelamento/Atendimento Pedido de Compra (FPDC0205), que não gera movimentação de estoque ao atender/cancelar um pedido, sua funcionalidade padrão é de vincular o pedido de compra a uma nota de entrada quando por algum motivo isto não foi feito anteriormente.

Ao realizar consultas, sem informar um pedido específico, não lista os pedidos originados por acionamento de Kanban.

Ao consultar por um pedido específico e o mesmo for originado por acionamento de Kanban, não permite visualizar o pedido e exibe a seguinte mensagem: "Este pedido foi gerado por acionamento de Kanban e não pode ser alterado. Para visualizar seus dados utilize o programa Consulta de Pedidos de Compra (CPDC0400)."

As três primeiras cláusulas do Pedido de Compra são padrões e fixas do sistema FoccoERP e as demais são extraídas das observações do pedido de compra.

Importante

Na inclusão do Pedido de Compra, se o parâmetro "8 - Obriga O Cadastro Da Condição De Pagamento No Pedido De Compra" dos pedidos de compra estiver com resposta "N", o sistema irá exibir uma mensagem solicitando se o usuário deseja utilizar a condição de pagamento cadastrada no fornecedor.

Campo a Campo

Campo a Campo

Pedido

O número do pedido de compra é gerado automaticamente ao gravar os itens do pedido, conforme o parâmetro "3 - Geração do código" (M - Máximo, P - Próximo, S - Sequence, C - Contador e I - ID), dos parâmetros de pedidos de compra.

Tipo

O tipo do pedido de compra é gerado automaticamente e indica OCL (Ordem de Compra Liberada).

Nro. Talão

Informar o número do talão caso desejado.

Alçada

Indica o status da alçada (A = Aprovado, B = Bloqueado, R = Rejeitado, I = Inexistência de critérios e N = Não descontou da alçada).

Fornecedor

Informar o código do fornecedor e ou localizar na lista de valores.

Emissão

A data de emissão será preenchida automaticamente com a data do servidor, porém a mesma pode ser alterada.

Status

Status do Pedido de Compra. Pendente ou Atendido.

Tab. Preços

Caso a tabela de preço de compra tenha sido informada no Cadastro do Fornecedor a mesma vem por default. Caso contrário informar a tabela de preço de compra. Esta informação só será obrigatória se o parâmetro "28 - Indica Se Existe Tabela De Preço Cadastrada Na Capa Do Pedido De Compra, dos Pedidos de Compra, estiver com resposta igual a "Sim".

Moeda

Somente informar a moeda caso o pedido seja de importação.

Data Moeda

Informar a data de validade da moeda para a cotação.

Tipo NF

Informar o tipo de nota fiscal de entrada caso a mesma não tenha sido informada no Cadastro do Fornecedor.

Tipo Solc.

Informar o tipo de solicitação de compra cadastrado no programa Cadastro de Tipos de Solicitação (FPDC0103), caso desejado.

Cta. Fin.

Informar a conta financeira do fornecedor caso a mesma não tenha sido informada no Cadastro do Fornecedor.

Dados do Transporte

Tp. Frete

Informar o tipo de frete conforme o Cadastro do Fornecedor.

Tp. Valor

Caso o tipo de frete seja algum que seja cobrado este campo se tornará obrigatório. Informar o tipo do valor do frete o mesmo pode ser valor; ou percentual referente ao campo Vlr.

Tp. Vlr Frete

O tipo do valor do frete pode ser um valor unitário por produto do pedido ou o valor no valor total do pedido.

Vlr

É o valor que será cobrado pelo frete e dependerá dos campos Tp. Valor e Tp. Vlr. Frete.

Transp.

Este campo deve ser preenchido caso a transportadora não tenha sido informada no Cadastro do Fornecedor e o frete seja cobrado.

Moeda

Somente informar a moeda caso o transporte for de importação /exportação.

Vencimento e Pagamentos

Pagamento

Selecionar a condição de pagamento. Ao informar o fornecedor o sistema irá exibir a forma de pagamento de menor ranking cadastrada para o fornecedor.

Data base

Selecionar a data base para pagamento.

Data Vcto.

O vencimento pode ser considerado a partir da data de emissão da nota, da data de entrada da nota ou do dia de digitação da nota.

Subsequente?

Indica se deve ou não tratar do mês subsequente. Caso a resposta for "Sim" na nota de entrada o sistema joga o vencimento para o mês subsequente.

Tipo Vcto

O tipo do vencimento pode ser Fixo, Posterga, Antecipa ou Útil.

Tipo Pgto

O tipo do pagamento pode ser mensal e ou semanal.

Botões

Botão Acrésc/Desc

Permite informar um valor de desconto ou de acréscimo no total do pedido ou nos itens do pedido.

Botão Pagamentos

Permite informar a forma de pagamento do pedido para a nota de entrada.

Caso a forma de pagamento tenha sido preenchida no cadastro do fornecedor os campos serão preenchidos automaticamente com as informações do fornecedor. Se existir mais de uma forma de pagamento cadastrada o sistema irá exibir a de menor ranking.

Botão Resumo

Permite consultar um resumo do pedido de compra e os totais (valores) do pedido de compra.

Botão Impressão

Abre o programa de impressão do pedido de compra e gera o pedido na tela com o layout padrão (da empresa) do pedido de compra.

Botão E-mail

Permite enviar o pedido de compra diretamente para o e-mail do fornecedor cadastrado no cadastro do fornecedor, pasta E-mail e para o destinatário desejado que deve ser digitado (informado) manualmente. Existe o parâmetro "41 - Enviar E-Mail De Pedido De Compra Pelo Outlook", dos Pedidos de Compra, que indica se o e-mail será enviado pelo Outlook ou pela rotina interna do FoccoERP.

No parâmetro "42 - Mensagem Do Envio De E-Mail Do Pedido De Compra", dos Pedidos de Compra, é possível definir a mensagem que será enviada por e-mail, juntamente com o pedido em anexo com a extensão .pdf.

Observação

A mensagem definida não pode possuir uma nova linha com espaço entre as linhas (ENTER). Para adicionar uma nova linha deve ser usado o comando <br> para que o programa consiga interpretar corretamente.

Exemplo

utilização do comando <br>:

Parâmetro respondido com:

Quebra de<br>Linha do Corpo<br><br>do E-mail

A tag "<br>" faz a quebra de linha. O texto acima ficará:

    Quebra de

    Linha do Corpo

    do E-mail

Pastas do Programas

Pastas do Programa

As pastas deste Programa são:

Itens

Status

Indica o status da alçada (A= Aprovado, B= Bloqueado, R= Rejeitado, I= Inexistência de critérios e N = Não descontou da alçada).

Emp.

Informar o código da empresa onde o pedido foi realizado.

Linha

Mostra a linha do item no pedido de compra. A linha é um sequencial numérico gerado automaticamente pelo sistema no momento que o item é informado.

Item

Informar o Código do item. Ao informar o item, se o parâmetro "54 - Carrega Tipo De Nota Automático No Pedido De Compra” dos parâmetros do pedido de compra estiver com a resposta "S" e o tipo do pedido for compra (OCL), o tipo de nota deverá ser carregado no item do pedido seguindo a seguinte hierarquia:

  1. Cadastro de Redução, Substituição e Diferimento de ICMS/IPI (FITE0113);

  2. Cadastro de Fornecedores (FFOR0200) na pasta Empresas.

Para os demais pedidos diferente de compra, o tipo de nota não deve ser carregado, exceto quando o pedido for de serviço (OCS). Neste caso, a busca do tipo de nota será realizada somente no Cadastro de Fornecedores (FFOR0200) e quando o pedido for cadastrado manualmente.

Descrição

Informar a Descrição técnica do item, conforme cadastro do item. A descrição somente poderá ser alterada se o parâmetro "10 - Permite Alterar A Descrição Do Item", dos parâmetros do Pedido de Compra, estiver com resposta igual a "Sim".

Um

Informar a unidade de medida utilizada para o pedido de compra. Caso não existir fator de conversão para a UM da pasta Estoque do Cadastro de Itens (FITE0200), será aberto o Cadastro de Conversões por Item (FITE0112).

Para atender a solicitação/cotação, se alterada a UM do pedido, tanto na inclusão como na alteração do pedido, a quantidade é convertida automaticamente e é exibida uma mensagem informando a quantidade anterior e a nova quantidade.

A hierarquia que o programa utiliza para buscar a unidade de medida do item?

1º) Tabela de Preço Compra;

2º) Cadastro de Descrição de Itens por Fornecedor;

3º) Cadastro do Item / Pasta Suprimentos;

4º) Cadastro do Item / Pasta Estoque;

Qtde.

Informar a quantidade do item do pedido de compra.

Preço

Informar o preço do item no pedido de compra, caso exista uma tabela de preço de compra cadastrada o preço vira automaticamente da tabela. O preço só poderá ser alterado, caso exista tabela de compra, se o parâmetro "11 - Permite Alterar O Preço Dos Itens Com Tabela De Preço", dos Pedidos de Compra, estiver com resposta igual a "Sim".

Nota

Se o parâmetro "28 - Indica Se Existe Tabela De Preço Cadastrada Na Capa Do Pedido De Compra", dos Pedidos de Compra, estiver com resposta igual a "Sim" será obrigatório o preenchimento da tabela de compra na capa do pedido. Se o parâmetro "33 - Exige Tabela De Preços De Compra", dos Pedidos de Compra, estiver com resposta igual a "Sim", o uso da tabela será obrigatório e os itens deverão estar cadastrados na tabela de preço de compra (FPDC0102).

Um Int.

Caso a unidade de medida de compra for diferente da unidade de medida de estocagem, neste campo irá constar a unidade de medida da pasta Estoque do Cadastro do Item, que é a unidade de medida interna do item.

Qtde. Interna

Informar a quantidade de itens que será estocada conforme conversão da unidade de medida, caso a unidade de medida de compra for diferente da unidade de medida de estocagem.

Preço Interno

Informar o preço do item conforme a conversão de unidade caso a UM de estocagem seja diferente da UM de compra.

Entrega

Informar a data de entrega do item conforme informado na capa do pedido de compra, caso não tenha sido informada na capa será obrigatório o preenchimento para cada item do pedido.

Prometida

Informar a data de entrega prometida pelo fornecedor, mesma data de entrega.

% IPI

Informar o percentual de IPI que deve ser cadastrado na classificação fiscal do item (FITE0106), porém o mesmo pode ser alterado no lançamento do pedido.

% ICMS

Este campo está habilitado porém não permite alteração o mesmo será preenchido com a alíquota de ICMS calculada pelo sistema. A alíquota somente será calculada quando o tipo de nota for informado e o tipo de ICMS estiver como tributado.

% ICMS ST

Este campo será preenchido com a alíquota de ICMS Substituição se for informado tipo de nota no item do pedido e o tipo de nota indicar que calcula ICMS Substituição. Este campo não permite alterações, a alíquota é apresentada conforme programa de Cadastro de Redução, Substituição e Diferimento de ICMS/IPI (FITE0113).

% Toler

Informar o percentual de tolerância que será utilizado ao dar entrada na nota. O sistema irá fazer a consistência entre a quantidade informada no pedido de compra e a quantidade que está sendo lançada na nota de entrada (enviada pelo fornecedor).

Qt. Atend.

Informar a quantidade atendida do pedido de compra, ou seja, a quantidade que já foi recebida e lançada a nota do fornecedor.

Qt. Canc.

Informar a quantidade cancelada do item do pedido de compra.

Qt. Canc. Toler

Informar a quantidade de itens para cancelamentos toleráveis, o sistema irá fazer esta consistência no momento do lançamento da nota de entrada.

Tp Operação

Informar o tipo de operação para o item do pedido, o tipo de operação vem do cadastro de tipos de operação de entrada (FREC0105 ENT).

Tipo NF

Caso o pedido possua itens com tipo de nota diferentes informar o tipo de nota fiscal para o item do pedido. Caso o tipo de nota tenha sido informado na capa o campo será preenchido automaticamente.

Cta Ctab

Informar a conta contábil do item, caso a mesma não tenha sido informada no cadastro do item pasta contábil. A conta contábil só será obrigatória caso o parâmetro "9 - Obriga Informar A Conta Contábil", dos Pedidos de Compra, estiver com resposta igual a "Sim".

As opções vem do Cadastro de Contas Contábeis (FCTB0100).

Importante

A conta selecionada deve estar válida para a data de emissão do recibo, considerando as datas de vigência da conta, caso contrário uma mensagem de aviso será exibida.

Centro de Custo

Informar o centro de custo do item caso o mesmo não tenha sido informado no cadastro do item, pasta Custos. O centro de custo só será obrigatório se o parâmetro "48 - Obriga Informar Centro De Custo", dos Pedidos de Compra, estiver com resposta igual a "Sim" e se o parâmetro "9 - Obriga Informar A Conta Contábil", também estiver com resposta igual a "Sim".

As opções vem do Cadastro de Centros de Custos (FCTB0102).

Importante

O centro de custo selecionado deve estar válido para a data de emissão do recibo, considerando as datas de vigência do mesmo, caso contrário uma mensagem de aviso será exibida.

Configurado

Caso o item seja configurado a máscara deste item poderá ser visualizada/alterada neste campo.

Tipo de Utilização

Selecionar o tipo de utilização conforme as opções:

Industrialização: Caso o item seja um material que será industrializado. Ex.: chapa de aço.

Consumo: Caso o item seja um material de uso e consumo. Ex.: álcool, caneta, etc..

Imobilizado: Caso o item seja um bem que será imobilizado. Ex.: máquina, veiculo, etc.

Este campo será preenchido conforme resposta do campo Tipo Utilização do Cadastro de Itens (FITE0200), pasta suprimentos.

Solicitante

Informar o Código do funcionário solicitante do item do pedido de compra, o mesmo não é obrigatório e vem preenchido automaticamente caso o pedido tenha sido feito através de uma solicitação de compra.

Contrato

Caso o fornecedor/item do pedido possua um contrato de fornecedores (FCON0200) o campo será preenchido com o número do contrato.

Cotação

Caso o item do pedido de compra tenha passado por cotação de compra (FCOT0202) e a mesma tenha sido gerada (FCOT0200) o campo será preenchido com o número da cotação de compra.

Botão Solic. Compra

Abre o programa seleção de solicitações de compra (FPDC0204).

Botão Dados Adic.

Abre os dados adicionais do Item da Compra.

Para que sejam exibidas informações na LOV são necessários os seguintes cadastros:

  1. No Cadastro de Dados Especiais (FUTL0140) campo Nome informar EXIGE_MARCAS e no campo Cadastro selecionar a opção "Itens engenharia".

  2. Acessar os dados especiais do item, no Cadastro de Itens (FITE0200) na pasta engenharia e informar uma resposta com a letra "S".

  3. Acessar o programa Relação Itens X Marcas Homologadas (FITE0134) e realizar o vínculo entre o item e a marca homologada. O programa para cadastrar a marca homologada é o Cadastro de Marcas Homologadas (FITE0133).

Descrição Cfe. Fornecedor

Caso o item possua uma descrição de fornecedor cadastrado nos programa Cadastro de Item por Fornecedor (FFOR0202) e ou Cadastro Descrições Itens por Fornecedor (FFOR0201), a mesma irá aparecer neste campo.

Botão Obs./Item

Permite informar observações para o item do pedido de compra.

Botão Acrésc/Desc

Permite informar descontos/acréscimos para o item do pedido de compra.

Botão Desenhos

Permite visualizar informações do cadastro de desenhos (FENG0203).

Botão Ped. Venda

Caso o tipo de MRP seja de projeto, este botão permite visualizar o pedido de venda que originou a compra.

Total Pedido

É composto por:

  • Soma dos valores totais dos itens ((quantidade * preço unitário) - descontos + acréscimos + valor de IPI + valor de ICMS ST);;

  • Valores de frete (frete e frete redespacho) quando estes forem do tipo "Fob";

  • Descontos e Acréscimos aplicados somente no pedido.

Para visualizar o valor total do pedido considerando os descontos e acréscimos, é necessário gravar o pedido.

Complemento

Contato

É o contato do fornecedor que vem do Cadastro do Fornecedor, pasta Contatos.

Comprador

É o comprador da empresa para o fornecedor, cadastrado no Cadastro de Fornecedores, pasta Compradores.

Fornecedor

Permite selecionar um fornecedor do Cadastro de Fornecedores para realizar a entrega do pedido de compra.

Cliente

Permite selecionar um cliente para realizar a entrega do pedido de compra, diretamente neste cliente.

Estab.

Permite selecionar um estabelecimento do cliente para realizar a entrega do pedido de compra diretamente neste estabelecimento do cliente.

Redesp.

Permite selecionar uma transportadora redespacho para o pedido de compra.

Moeda

Caso o redespacho seja cobrado em alguma moeda diferente do real (pedido de importação/exportação) a mesma deve ser informada.

Tp. Frete

Informar o tipo de frete para o transporte redespacho.

Tp. Valor

Informar o tipo do valor do redespacho referente ao campo Tp Frete.

Valor

Informar o valor do redespacho referente ao campo Tp Frete.

Observação

Informar uma observação para o pedido de compra.

Botão Obs. Complementares

Informar uma Informação complementar que vem do cadastro de observações do pedido de compra (FPDC0106).

Adiantamento

Data

Informar a data válida do pagamento para calcular o desconto do adiantamento.

Valor

É o valor do adiantamento.

Observação

Antes de gerar o pedido de compra verificar o parâmetro "3 - Geração do Código (M - Máximo, P - Próximo, S - Sequence, C - Contador e I - ID), dos parâmetros de Pedidos de Compra. O mesmo deve estar com resposta igual a "M" (Máximo) caso desejado que a numeração dos pedidos de compra seja ordenada e que os pedidos possam ser gravados concomitantemente.

Processos deste Programa

Processos deste Programa

Este programa faz parte dos seguintes processos:

Avaliação de Fornecedores

Cálculo Pauta ICMS e ICMS ST

Kanban