Cadastro do Pedido de Compra de Serviço (FPDC0200 SER)¶
Conhecer o Programa¶
Este programa possibilita gerar um documento em layout próprio com uma relação dos itens a comprar, dados do fornecedor, formas de entrega e pagamento.
Campo a Campo¶
Campo a Campo
Pedido
Informar um código para o pedido de compra de serviço. Caso não seja informado, será gerado um código automaticamente para o pedido.
Tipo
Mostra o tipo do pedido de compra de serviço. Quando for de compra de serviço o tipo vai ser sempre OCS.
Alçada
Mostra a letra correspondente ao Status da Alçada do pedido selecionado:
A = Aprovado
B = Bloqueado
R = Rejeitado
I = Inexistência de Critérios
N = Não descontou a Alçada.
Fornecedor
Selecionar o fornecedor para o pedido de compra de serviço.
Emissão
Informar a data de emissão para o pedido de compra de serviço.
Entrega
Informar uma data de entrega para o pedido de compra de serviço.
Moeda
Selecionar uma moeda para o pedido de compra de serviço. Caso não seja informada uma moeda para o pedido será usada a moeda nacional Real (R$).
Data Moeda
Selecionar uma data para a moeda do contrato. A data escolhida vai ser levada em consideração na conversão da moeda. Este campo será de preenchimento obrigatório se for informada uma moeda.
Tipo NF
Selecionar o tipo da nota fiscal na Lista de Valores.
Cta. Fin.
Selecionar o tipo de solicitação na Lista de Valores.
Dados do Transporte
Tp. Frete
Selecionar o tipo de frete. As opções são: Cif-Contrat.; Daf; Cif-Próprio; Fob-Contrat.; Fob-Próprio; Sem Frete; Convenio; Retira; Cortesia e Terceiros.
Clique aqui para conhecer os Tipos de Frete.
Caso o parâmetro "51 - PERMITE INFORMAR TRANSPORTADORA QUANDO FRETE SELECIONADO FOR CIF? estiver respondido como "N", e o tipo de frete informado for "Cif Contrat." ou "Cif Próprio" e tiver sido informada alguma transportadora, o sistema exibe uma mensagem de bloqueio, pois não é permitido informar transportadora quando o tipo de frete é CIF.
Tp. Valor
Selecionar o tipo do valor do pedido de compra de serviço.
Tp. Valor Frete
Selecionar o tipo do valor do frete, se é por valor unitário ou valor total.
Vlr
Informar o valor de acordo com que foi selecionado no campo Tp Valor.
Transp.
Selecionar a transportadora preferencial do fornecedor.
Moeda
Selecionar a moeda de pagamento do frete. Se nada for selecionado o sistema considerará como padrão o Real (R$).
Data Vcto.
Selecionar a data de vencimento para agrupamento das faturas.
Subsequente?
Selecionar se deve tratar ou não o mês subsequente.
Tipo Vcto.
Selecionar o tipo de vencimento do frete: Fixo, Posterga, Antecipa ou Útil.
Tipo Pgto.
Selecionar o tipo de pagamento: Mensal ou Semanal.
Botão Acrésc/Desc
Este botão possibilita aplicar descontos ou acréscimos aos itens ou ao pedido.
Valor: Informar o valor do desconto/acréscimo dos itens ou do pedido.
Tipo Operação: Selecionar se esta operação é um desconto ou um acréscimo.
Tipo Valor: Selecionar o tipo de valor do desconto/acréscimo.
Aplicação: Selecionar se esta operação deve ser aplicada sobre os itens ou no total do pedido.
Botão Pagamentos
Este botão possibilita definir o prazo de pagamento e as datas de vencimentos do pedido.
Dias: Informar a quantidade de dias para o vencimento. Assim, gera a data de vencimento automaticamente. Ex.: Se for colocado 28 dias, considerando a data atual como 01/01 o vencimento será dia 28/01.
Vencimento: Mostra a data de vencimento calculada através do número de dias informado no campo anterior.
Caso a forma de pagamento tenha sido preenchida no cadastro do fornecedor os campos serão preenchidos automaticamente com as informações do fornecedor. Se existir mais de uma forma de pagamento cadastrada o sistema irá exibir a de menor ranking.
Botão Resumo
Este botão possibilita fazer um resumo da totalização de valores do pedido de compra.
Botão Impressão
Este botão possibilita visualizar o documento para impressão que contém os dados para a Emissão do Pedido de Compra.
Botão E-mail
Este botão possibilita enviar e-mail contendo em anexo um documento em formato PDF, o qual possui as informações do Pedido de Compra em questão.
Botão Vencimentos
Este botão possibilita inserir valores.
Pastas do Programa¶
Pastas do Programa
As pastas deste Programa são:
Itens
Esta pasta reúne as informações referentes aos itens do pedido de compra.
Status da Alçada
Mostra a letra correspondente ao Status da Alçada do pedido selecionado:
A = Aprovado
B = Bloqueado
R = Rejeitado
I = Inexistência de Critérios
N = Não descontou a Alçada.
Código da Empresa
Mostra o código da empresa.
Item
Selecionar o item desejado.
Descrição
Mostra a descrição do item selecionado.
UM
Selecionar a unidade de medida do estoque do item.
Quantidade
Informar a quantidade do item que deve ser entregue pelo fornecedor.
Caso o parâmetro "22 - Permite apontar quantidades maiores que a ordem de produção" estiver respondido como "N", não é possível informar uma quantidade maior que a quantidade da Ordem de Fabricação.
Caso exista uma ordem de serviço vinculada ao item, e a quantidade for alterada no momento da inclusão, os componentes (itens filhos) vinculados ao item também terão suas quantidades alteradas de acordo.
Não é permitido alterar a quantidade de um item de um pedido de compra de serviço, se algum dos componentes do item já foi remetido através de uma nota fiscal de saída.
Preço
Informar o valor unitário do item do pedido de compra.
Ao dar um clique duplo sobre este campo abrirá o programa Consulta Últimas Compras (CPDC0110) que mostrará os preços praticados nas últimas movimentações de compra.
Entrega
Informar a data de entrega do item do pedido de compra. Se nada for informado este campo será preenchido com a data atual do sistema.
Prometida
Mostra a data prometida para entrega.
% IPI
Mostra o %IPI da classificação fiscal do item.
% Tolerância
Mostra o percentual de tolerância da quantidade fornecida em relação ao que foi requisitado na nota e no pedido de compra da mercadoria.
Qtde. Atendida
Mostra a soma das quantidade de entregas parciais de um pedido de compra até o seu atendimento total.
Qtde Cancelada
Mostra a quantidade cancelada de um item do pedido de compra.
Qtde Canc. Tolerância
Mostra a quantidade cancelada pelo percentual de tolerância do item no recebimento da nota.
Centro de Custo
Selecionar o centro de custo do item do pedido de compra.
Cta Ctab.
Selecionar a conta contábil do item do pedido de compra.
Tp. Operação
Selecionar o tipo de operação para o item do pedido de frete de complemento. Caso exista um tipo de nota fiscal para o tipo de operação selecionada trará como sugestão este tipo de nota fiscal.
Tipo NF
Caso o tipo de nota fiscal para o tipo de operação selecionado não foi trazida como sugestão, selecionar um dos tipos de nota fiscal disponível.
Configurado
Selecionar uma configuração para o item selecionado caso este seja configurado.
Botão Solic. Compra
Este botão abre a tela para cadastrar a Solicitação de Compra.
Botão Dados Adic.
Este botão abre a tela para cadastrar Dados Adicionais do Item em questão.
Botão Obs./ Item
Este botão abre a tela que permite descrever observações sobre o item.
Botão Acrésc/ Desc
Este botão possibilita aplicar descontos ou acréscimos aos itens ou ao pedido.
Botão Itens
Este botão possibilita adicionar os itens para remessa no processo de Serviços de Terceiros.
Observação
Quando existir uma Ordem de Serviço, nesta tela poderão ser automaticamente preenchidos itens de acordo com a Operação de Terceiro do Roteiro de Fabricação. Caso a Operação possua Remessa de Itens Demanda o programa buscará automaticamente as Demandas que se encontram no Consumo da Operação, caso seja Item Ordem irá preencher com o item da Ordem de Fabricação.
Quando o parâmetro "6", dos parâmetros de Serviço de terceiros, estiver respondido como "S" apenas os itens da demanda que possuem marcados o indicador "Rem/Ret" nos consumos da Operação de Terceiros da ordem serão exibidos.
Se não existir nenhum consumo marcado, então todos os consumos serão carregados e o sistema irá exibir uma mensagem informativa, que não foram encontrados consumos com o indicador marcado e que todos os consumos serão levados para pedido de compra.
Quando o parâmetro "6" dos parâmetros de Serviços de Terceiros estiver como "N", todos os itens dos consumos serão levados para o pedido de compra.
Botão Desenhos
Este botão abre opção de escolha do desenho, caso já existam desenhos cadastrados. Da mesma forma o botão EM (Especificação de Materiais) dará acesso às especificações cadastradas.
Botão Pedido de Venda
Este botão possibilita o acesso ao pedido de venda do item em questão.
Complemento
Esta pasta permite cadastrar os dados complementares do item. Exemplo: Local de Entrega, Local Alternativo de Entrega e Dados do Redespacho.
Adiantamentos
Esta pasta permite lançar a data e o valor do adiantamento feito ao fornecedor.
Check List
Esta pasta possibilita busca os Check Lists cadastrados no programa Cadastro de CheckList por Fornecedor (FAVF0109) para o fornecedor selecionado.