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Cadastro do Pedido de Compra de Serviço (FPDC0200 SER)

Conhecer o Programa

Este programa possibilita gerar um documento em layout próprio com uma relação dos itens a comprar, dados do fornecedor, formas de entrega e pagamento.

Campo a Campo

Campo a Campo

Pedido

Informar um código para o pedido de compra de serviço. Caso não seja informado, será gerado um código automaticamente para o pedido.

Tipo

Mostra o tipo do pedido de compra de serviço. Quando for de compra de serviço o tipo vai ser sempre OCS.

Alçada

Mostra a letra correspondente ao Status da Alçada do pedido selecionado:

A = Aprovado

B = Bloqueado

R = Rejeitado

I = Inexistência de Critérios

N = Não descontou a Alçada.

Fornecedor

Selecionar o fornecedor para o pedido de compra de serviço.

Emissão

Informar a data de emissão para o pedido de compra de serviço.

Entrega

Informar uma data de entrega para o pedido de compra de serviço.

Moeda

Selecionar uma moeda para o pedido de compra de serviço. Caso não seja informada uma moeda para o pedido será usada a moeda nacional Real (R$).

Data Moeda

Selecionar uma data para a moeda do contrato. A data escolhida vai ser levada em consideração na conversão da moeda. Este campo será de preenchimento obrigatório se for informada uma moeda.

Tipo NF

Selecionar o tipo da nota fiscal na Lista de Valores.

Cta. Fin.

Selecionar o tipo de solicitação na Lista de Valores.

Dados do Transporte

Tp. Frete

Selecionar o tipo de frete. As opções são: Cif-Contrat.; Daf; Cif-Próprio; Fob-Contrat.; Fob-Próprio; Sem Frete; Convenio; Retira; Cortesia e Terceiros.

Clique aqui para conhecer os Tipos de Frete.

Caso o parâmetro "51 - PERMITE INFORMAR TRANSPORTADORA QUANDO FRETE SELECIONADO FOR CIF? estiver respondido como "N", e o tipo de frete informado for "Cif Contrat." ou "Cif Próprio" e tiver sido informada alguma transportadora, o sistema exibe uma mensagem de bloqueio, pois não é permitido informar transportadora quando o tipo de frete é CIF.

Tp. Valor

Selecionar o tipo do valor do pedido de compra de serviço.

Tp. Valor Frete

Selecionar o tipo do valor do frete, se é por valor unitário ou valor total.

Vlr

Informar o valor de acordo com que foi selecionado no campo Tp Valor.

Transp.

Selecionar a transportadora preferencial do fornecedor.

Moeda

Selecionar a moeda de pagamento do frete. Se nada for selecionado o sistema considerará como padrão o Real (R$).

Data Vcto.

Selecionar a data de vencimento para agrupamento das faturas.

Subsequente?

Selecionar se deve tratar ou não o mês subsequente.

Tipo Vcto.

Selecionar o tipo de vencimento do frete: Fixo, Posterga, Antecipa ou Útil.

Tipo Pgto.

Selecionar o tipo de pagamento: Mensal ou Semanal.

Botão Acrésc/Desc

Este botão possibilita aplicar descontos ou acréscimos aos itens ou ao pedido.

Valor: Informar o valor do desconto/acréscimo dos itens ou do pedido.

Tipo Operação: Selecionar se esta operação é um desconto ou um acréscimo.

Tipo Valor: Selecionar o tipo de valor do desconto/acréscimo.

Aplicação: Selecionar se esta operação deve ser aplicada sobre os itens ou no total do pedido.

Botão Pagamentos

Este botão possibilita definir o prazo de pagamento e as datas de vencimentos do pedido.

Dias: Informar a quantidade de dias para o vencimento. Assim, gera a data de vencimento automaticamente. Ex.: Se for colocado 28 dias, considerando a data atual como 01/01 o vencimento será dia 28/01.

Vencimento: Mostra a data de vencimento calculada através do número de dias informado no campo anterior.

Caso a forma de pagamento tenha sido preenchida no cadastro do fornecedor os campos serão preenchidos automaticamente com as informações do fornecedor. Se existir mais de uma forma de pagamento cadastrada o sistema irá exibir a de menor ranking.

Botão Resumo

Este botão possibilita fazer um resumo da totalização de valores do pedido de compra.

Botão Impressão

Este botão possibilita visualizar o documento para impressão que contém os dados para a Emissão do Pedido de Compra.

Botão E-mail

Este botão possibilita enviar e-mail contendo em anexo um documento em formato PDF, o qual possui as informações do Pedido de Compra em questão.

Botão Vencimentos

Este botão possibilita inserir valores.

Pastas do Programa

Pastas do Programa

As pastas deste Programa são:

Itens

Esta pasta reúne as informações referentes aos itens do pedido de compra.

Status da Alçada

Mostra a letra correspondente ao Status da Alçada do pedido selecionado:

A = Aprovado

B = Bloqueado

R = Rejeitado

I = Inexistência de Critérios

N = Não descontou a Alçada.

Código da Empresa

Mostra o código da empresa.

Item

Selecionar o item desejado.

Descrição

Mostra a descrição do item selecionado.

UM

Selecionar a unidade de medida do estoque do item.

Quantidade

Informar a quantidade do item que deve ser entregue pelo fornecedor.

Caso o parâmetro "22 - Permite apontar quantidades maiores que a ordem de produção" estiver respondido como "N", não é possível informar uma quantidade maior que a quantidade da Ordem de Fabricação.

Caso exista uma ordem de serviço vinculada ao item, e a quantidade for alterada no momento da inclusão, os componentes (itens filhos) vinculados ao item também terão suas quantidades alteradas de acordo.

Não é permitido alterar a quantidade de um item de um pedido de compra de serviço, se algum dos componentes do item já foi remetido através de uma nota fiscal de saída.

Preço

Informar o valor unitário do item do pedido de compra.

Ao dar um clique duplo sobre este campo abrirá o programa Consulta Últimas Compras (CPDC0110) que mostrará os preços praticados nas últimas movimentações de compra.

Entrega

Informar a data de entrega do item do pedido de compra. Se nada for informado este campo será preenchido com a data atual do sistema.

Prometida

Mostra a data prometida para entrega.

% IPI

Mostra o %IPI da classificação fiscal do item.

% Tolerância

Mostra o percentual de tolerância da quantidade fornecida em relação ao que foi requisitado na nota e no pedido de compra da mercadoria.

Qtde. Atendida

Mostra a soma das quantidade de entregas parciais de um pedido de compra até o seu atendimento total.

Qtde Cancelada

Mostra a quantidade cancelada de um item do pedido de compra.

Qtde Canc. Tolerância

Mostra a quantidade cancelada pelo percentual de tolerância do item no recebimento da nota.

Centro de Custo

Selecionar o centro de custo do item do pedido de compra.

Cta Ctab.

Selecionar a conta contábil do item do pedido de compra.

Tp. Operação

Selecionar o tipo de operação para o item do pedido de frete de complemento. Caso exista um tipo de nota fiscal para o tipo de operação selecionada trará como sugestão este tipo de nota fiscal.

Tipo NF

Caso o tipo de nota fiscal para o tipo de operação selecionado não foi trazida como sugestão, selecionar um dos tipos de nota fiscal disponível.

Configurado

Selecionar uma configuração para o item selecionado caso este seja configurado.

Botão Solic. Compra

Este botão abre a tela para cadastrar a Solicitação de Compra.

Botão Dados Adic.

Este botão abre a tela para cadastrar Dados Adicionais do Item em questão.

Botão Obs./ Item

Este botão abre a tela que permite descrever observações sobre o item.

Botão Acrésc/ Desc

Este botão possibilita aplicar descontos ou acréscimos aos itens ou ao pedido.

Botão Itens

Este botão possibilita adicionar os itens para remessa no processo de Serviços de Terceiros.

Observação

Quando existir uma Ordem de Serviço, nesta tela poderão ser automaticamente preenchidos itens de acordo com a Operação de Terceiro do Roteiro de Fabricação. Caso a Operação possua Remessa de Itens Demanda o programa buscará automaticamente as Demandas que se encontram no Consumo da Operação, caso seja Item Ordem irá preencher com o item da Ordem de Fabricação.

Quando o parâmetro "6", dos parâmetros de Serviço de terceiros, estiver respondido como "S" apenas os itens da demanda que possuem marcados o indicador "Rem/Ret" nos consumos da Operação de Terceiros da ordem serão exibidos.

Se não existir nenhum consumo marcado, então todos os consumos serão carregados e o sistema irá exibir uma mensagem informativa, que não foram encontrados consumos com o indicador marcado e que todos os consumos serão levados para pedido de compra.

Quando o parâmetro "6" dos parâmetros de Serviços de Terceiros estiver como "N", todos os itens dos consumos serão levados para o pedido de compra.

Botão Desenhos

Este botão abre opção de escolha do desenho, caso já existam desenhos cadastrados. Da mesma forma o botão EM (Especificação de Materiais) dará acesso às especificações cadastradas.

Botão Pedido de Venda

Este botão possibilita o acesso ao pedido de venda do item em questão.

Complemento

Esta pasta permite cadastrar os dados complementares do item. Exemplo: Local de Entrega, Local Alternativo de Entrega e Dados do Redespacho.

Adiantamentos

Esta pasta permite lançar a data e o valor do adiantamento feito ao fornecedor.

Check List

Esta pasta possibilita busca os Check Lists cadastrados no programa Cadastro de CheckList por Fornecedor (FAVF0109) para o fornecedor selecionado.

Processos deste Programa

Processos deste Programa

Este programa faz parte dos seguintes processos:

Serviço de Terceiros