Cancelamento/ Atendimento Pedidos de Compra (FPDC0205)¶
Conhecer o Programa¶
Este programa possibilita cancelar, atender, descancelar ou desatender os pedidos de compra / serviço. No caso de pedidos de serviço só estarão disponíveis as opções de cancelamento / descancelamento e o botão Cancelar Todos não estará disponível.
Campo a Campo¶
Campo a Campo
Pedido
Selecionar o pedido de compra/serviço a ser cancelado/atendido. A descrição do fornecedor será exibida juntamente com o número do pedido.
Fornecedor
Informar o fornecedor do pedido de compra.
Tipo
Informar o tipo do pedido de compra. As opções são:
OCL - Pedido de Compra
OCI - Pedido de Compra Inter-fábrica
OCS - Pedido de Compra de Serviço
OCF - Pedido de Compra de Frete
OCV - Pedido de Compra de Frete de Devolução de Cliente
OCR - Pedido de Compra de Frete de Retorno de Armazenagem
OCC - Pedido de Compra de Complemento
Código do Item
Mostra o código do item.
Descrição
Mostra a descrição do item.
Núm. Ordem
Mostra o Número da Ordem de Serviço quando o pedido de compra é do tipo OCS.
Quantidade Solicitada
Mostra a quantidade que foi cadastrada para o item do pedido.
Quantidade Atendida
Mostra a quantidade que foi atendida manualmente ou através de Nota de Entrada. O histórico do atendimento é listado em "Histórico de Movimentação do Item", exceto para Pedidos de Frete.
Quantidade Cancelada
Mostra a quantidade que foi cancelada manualmente. O histórico será listado em "Histórico de Movimentação do Item".
Canc. Toler.
Mostra a quantidade cancelada pelo percentual de tolerância cadastrado no campo %Toler., no item do pedido.
Quantidade Saldo
Mostra o saldo em quantidade do item. O cálculo do saldo é (Solicitada - Atendida - Cancelada - Canc. Toler.).
Botão Atender/Cancelar
Abre uma janela para atender, cancelar, desatender ou descancelar uma quantidade para o item do pedido de compra.
Tipo: Selecionar o tipo de movimentação do histórico. Os tipos são: A | Atendimento, C | Cancelamento, DA | Desatendimento e DC | Descancelamento.
-
Se o tipo do pedido de compra for OCS, não serão listadas as opções "Atendimento" e "Desatendimento".
Se o tipo do pedido de compra for OCS, e for selecionado a opção "Cancelamento", então o botão para confirmar a operação será habilitado.
Se o tipo do pedido de compra for OCS, e for selecionado a opção "Descancelamento", então o botão para confirmar a operação será desabilitado, pois não é possível realizar o descancelamento de pedidos de compra de serviço.
Data: Informar a data em que o item vai ser cancelado ou atendido para gerar o histórico.
Nr. Doc.: Selecionar o número da nota fiscal de entrada através da qual o atendimento do pedido foi feito. Só estará disponível na opção de atendimento do pedido.
Série: Mostra a série da nota de entrada.
Linha NE: Mostra o número da linha da Nota de entrada.
Quantidade: Informar a quantidade que se deseja cancelar, atender, desatender ou descancelar. A quantidade deve ser menor ou igual a quantidade disponível.
Atender NFE: Selecionar para indicar que irá atender uma nota de entrada.
Ao confirmar o cancelamento se o parâmetro "26 - Indica se a ordem de serviço deve ser encerrada ao cancelar item" estiver respondido como "S", e não existir nenhum outro pedido de compra de serviço vinculado à ordem de serviço, então a ordem de serviço será encerrada, e caso não restar mais nenhuma operação pendente na Ordem de Fabricação, a mesma será encerrada.
Botão Cancelar Todos
Este botão possibilita abrir uma janela para cancelar todas as quantidades pendentes dos itens do pedido de compra.
Data: Informar a data em que serão canceladas todas as quantidades pendentes dos itens do pedido de compra.
Motivo: Selecionar o motivo de cancelamento de todas as quantidades pendentes do item do pedido de compra. Os motivos são cadastrados no Cadastro de Motivos de Cancelamento (FUTL0130 PDC).