Configurações FoccoHub¶
Conhecer o Programa¶
As configurações do FoccoHUB têm como objetivo parametrizar como o mesmo será utilizado na empresa, além de permitir a configuração dos status intermediários.
Parâmetros por Empresa¶
Parâmetros por Empresa
As configurações disponíveis para serem feitas por empresas são:
Permite editar o SKU do produto e suas variações
Indica se é permitida a edição do SKU da Variação do cadastro de produtos, desde que o mesmo não tenha registro de envio para nenhuma plataforma.
Utiliza tabela de venda para o envio e o recebimento de preços
Indica se a empresa utiliza tabela de venda para envio e recebimento de preços da plataforma. Quando marcado será possível a visualização de preços de produtos na consulta de preços e será executado o envio de preços de produtos conforme as configurações da plataforma.
Envia o preço com o IPI
Indica se o envio de preços para as plataformas deve ser feito considerando o valor de IPI. O valor de IPI considerado é conforme o valor ou percentual informado no cadastro do produto/variação do FoccoHUB.
Subtrai o estoque comprometido do estoque disponível para venda
Indica se deverá ser realizada a subtração do estoque comprometido da quantidade de estoque para envio para as plataformas. A composição do estoque comprometido é configurada no cadastro da plataforma.
Na divergência do endereço de cobrança da pessoa física, atualiza o estabelecimento do cliente atual?
Indica se o cadastro de endereços de clientes já existentes no FoccoERP será atualizado com as novas informações recebidas no pedido de venda. A importação/atualização do cadastro do cliente é executada no momento da importação do pedido de venda. Para atualização do endereço é considerado o estabelecimento do cliente que possui o mesmo CEP recebido da plataforma no pedido em questão.
Importa os pedidos como firmes
Indica se os pedidos de venda importados do FoccoHUB serão importados como "firmes". Isso faz com que os pedidos indicados como "firmes" não sejam considerados nos cálculos de promessa de entrega, mantendo a data de entrega original do pedido.
Utiliza processo de assinaturas
Indica se a empresa utiliza o recebimento de pedidos de assinaturas. Quando marcado, serão disponibilizadas no FoccoHUB, funcionalidades para cadastro, manutenção e visualização de assinaturas no pedido do FoccoHUB.
Utiliza Notas Fiscais
Indica que a empresa utiliza o processo de Notas Fiscais. Este processo é utilizado apenas por algumas plataformas que emitem notas fiscais em nome da empresa e estas notas fiscais precisam ser importadas para o FoccoERP. Quando marcado serão disponibilizadas funcionalidades no FoccoHUB para configuração e acompanhamento do processo de importação de notas fiscais das plataformas.
Classificação dos Itens
Indica quais serão as classificações de itens que poderão ser comercializadas no FoccoHUB. Quando informadas classificações fiscais serão apresentados apenas itens destas classificações para serem vinculados no cadastro de variações. Caso não sejam informadas classificações fiscais, serão consideradas todas as classificações de itens da empresa.
Gestão de Produtos via Excel
Indica quantas seções e atributos por seção serão Exportadas/Importadas, no processo de exportação e importação de produtos, disponível no cadastro de produtos do FoccoHUB.
Realizar Desmembramento de Produtos por Quantidade
Indica se irá realizar o desmembramentos de produtos por quantidade no FoccoHUB. Caso marcado, quando o pedido for recebido de uma plataforma com quantidade maior que 1, ocorrerá o processo de desmembramento, no qual consiste em considerar cada unidade com um item independente no pedido. Exemplo: foi recebido a um pedido com quantidade 5 para o item X, então o processo irá criar 5 linhas do item X cada linha correspondente à uma unidade.
Caso o item for correspondente à uma assinatura, o processo de desmembramento não ocorrerá.
Status do pedido de venda Fulfillment
Indica o Status que o pedido do FoccoHUB irá receber quando for do tipo Fulfillment, este Status será atribuído automaticamente no recebimento do pedido quando o tipo do mesmo for Fulfilment (identificado pela plataforma).
Permitir importação de pedidos sem informar portador e/ou condição de pagamento
Indica se permitirá a importação de pedidos sem obrigar o preenchimento de portador e/ou condição de pagamento. Se estiver selecionado e não for informado portador ou condição de pagamento no pedido do FoccoHUB, será considerado o portador e condição de pagamento informados nos Dados de Faturamento do cadastro de clientes (FCLI0200).
Status Intermediários¶
Status Intermediários
O processo de Status Intermediário é responsável por possibilitar a inclusão de novas etapas de Status além dos padrões (Processado, Importado no ERP, Faturado, Cancelado e Erro) para os pedidos do FoccoHUB garantindo ao usuário o acompanhamento da etapa que o pedido se encontra em seu ciclo de vida.
Através do monitoramento automático os pedidos terão seu status atualizado sem a intervenção manual do usuário caso atenda as regras padrões do sistema.
Ao começar a utilizar status intermediários serão criados seis novos status para acompanhamento de pedidos sendo eles:
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Em Produção
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Produzido
-
Em Separação
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Conferido
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Enviado
-
Finalizado
A ordenação em que determinadas etapas acontecem podem ser alteradas para adequar ao processo produtivo da empresa. Uma tarefa automática é executada periodicamente analisando os pedidos do FoccoHUB e caso atenda as condições para a mudança de status ele será atualizado para o status seguinte, ou anterior.
Processado
Status inicial do pedido, indica que o mesmo foi recebido com sucesso do Marketplace.
Importado no ERP
Indica que o pedido foi importado para o FoccoERP com sucesso. A partir daqui todo o processo de produção e faturamento deve ser realizado no sistema FoccoERP.
Em Produção
Indica que o pedido está em produção. Para este status o sistema considera se há uma ou mais ordens de compra/fabricação vinculadas a ele. Somente é possível a utilização deste Status caso a empresa utilize o planejamento por MRP de Projeto.
Produzido
Indica que o pedido está produzido. Para este status o sistema verifica/considera se todas as ordens de compra/fabricação vinculadas a ele estão com a situação entregue/atendida.
Faturado
Quando um pedido é faturado no FoccoERP passa a ficar com esse status. Significa que o pedido está atendido. Neste processo é feito também o envio dos dados de faturamento para as plataformas. Quando ocorre o faturamento, uma exclamação de cor laranja irá aparecer ao lado do status Faturado na tela de pedidos do FoccoHUB, isso irá ocorrer apenas quando a nota ainda estiver pendente de autorização no SEFAZ, é possível verificar a situação da nota posicionando o cursor do mouse sobre o símbolo da exclamação.
Em separação
Indica que o pedido foi enviado para separação. Para este status o sistema considera se o pedido foi enviado para separação através do Monitor de Expedição.
Conferido
Indica que o pedido foi separado e conferido. Para este status o sistema considera se o pedido foi incluído em um romaneio de carregamento através do programa Monitor de Expedição.
Enviado
Indica que o pedido foi enviado. Para este status o sistema considera se o pedido foi totalmente conferido através do APP de Conferência de Pedidos e o romaneio de carregamento atrelado ao pedido esteja com o status “Conferido Carregamento”.
Informação
Quando o status Enviado possuir as configurações de visibilidade “Externa” e identificadores específicos, é possível realizar o envio da URL de rastreio para plataformas que possuem essa funcionalidade.
A URL de rastreio é informada no cadastro da transportadora no programa “Cadastro de Fornecedores (FFOR0200)”.
As plataformas que possuem esta funcionalidade são Anymarket e Skyhub, os identificadores que devem ser informados na configuração do Status para envio para a plataforma (utilizando visibilidade Externo) são: para a Anymarket “PAID_WAITING_DELIVERY” e para a Skyhub “shipments”, ambos sem as aspas. Desta maneira, quando o pedido estiver no Status Enviado para estas plataformas, será enviado para a plataforma o status de envio do pedido com as informações da URL de rastreio da transportadora, ficando esta informação disponível para o cliente final na plataforma.
Finalizado
Indica que o pedido passou por todas etapas de produção e entrega. Para este status o sistema verifica se há um registro de “Entrega” recebido para a nota fiscal do pedido pelo processo de Rastreabilidade de Entregas, configurado por transportadora.
Cancelado
O cancelamento do pedido pode acontecer tanto pela plataforma quanto pelo FoccoERP, quando executado um cancelamento, se o pedido estiver com o status Processado, será feito o cancelamento do pedido no FoccoHUB e impedirá a importação e o faturamento do mesmo. Caso o pedido já esteja importado no ERP, será feito o cancelamento do pedido gerado no ERP e cancelado também o pedido no FoccoHUB. Já nas situações onde o pedido estiver faturado, caso ocorra um cancelamento, o pedido não será cancelado no FoccoHUB e seu status será alterado para erro, informando que um pedido faturado não pode ser cancelado. Além disso, caso for cancelado um pedido do FoccoERP gerado de um pedido do FoccoHUB, automaticamente o pedido do FoccoHUB terá seu Status alterado para Cancelado.
Erro
O pedido ficara com este status se durante a importação ou recebimento do mesmo teve algum problema. É possível visualizar qual foi a causa do erro clicando no próprio status na listagem, ou no botão “Histórico” na tela de detalhes do pedido.
Status Manuais
É possível adicionar status manuais para controles internos de pedidos do FoccoHUB conforme a necessidade da empresa, isso pode ser feito através do botão “Novo Status”, na aba de Status Intermediário das configurações.
Durante a criação de um Status Manual, o mesmo permite selecionar para quais plataformas o Status será utilizado e qual será a visibilidade do mesmo.
A visibilidade “Interno” indica que o Status será apenas para controle interno do processo, não realizando nenhum sincronismo do Status Manual com a plataforma em questão.
Quando a visibilidade for “Externo”, no momento que o pedido for alterado para o Status Manual em questão, o sistema irá enviar para a plataforma a informação do Status. O identificador que será enviado para a plataforma será conforme preenchido no campo “Identificador” no momento do cadastro do Status Manual.
O sequenciamento de status manuais é definido pelo usuário e pode estar entre os status intermediários conforme o processo produtivo da empresa. A única restrição é que não pode estar posicionado antes do status “Processado” que é o primeiro status do fluxo de pedidos do FoccoHUB.
É possível atualizar os status de pedidos do FoccoHUB para Status Manuais através dos botões "Avançar Status" e "Retroceder Status" presentes na tela principal de pedidos do FoccoHUB e nos detalhes do pedido. Para avançar para um Status Manual é preciso que o Status seguinte seja um status manual, o mesmo ocorre para retroceder status, caso o Status anterior ao Status do pedido não seja um Status manual, o sistema não permitirá retroceder.